Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Francisco Costa e Martim Costa serão duas das grandes figuras de Portugal no Campeonato da Europa de andebol, que se realiza na Alemanha e arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Ao que apurou em exclusivo o Leonino, os dois leões serão observados de muito perto por alguns dos principais emblemas europeus.
Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.
Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.
Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.
Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.
Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.
Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).
Confira aqui os melhores momentos de Francisco Costa: