Modalidades
Sporting vence duelo de Lisboa e mantém registo 100% vitorioso na Liga
13 Dez 2025 | 20:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
10 Jan 2024 | 06:00 |
Francisco Costa e Martim Costa serão duas das grandes figuras de Portugal no Campeonato da Europa de andebol, que se realiza na Alemanha e arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Ao que apurou em exclusivo o Leonino, os dois leões serão observados de muito perto por alguns dos principais emblemas europeus.
Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.
Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.
Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.
Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.
Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.
Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).
Confira aqui os melhores momentos de Francisco Costa:
Direção do Clube de Alvalade não está preocupada com o interesse dos culés numa das principais estrelas da equipa verde e branca
30 Dez 2025 | 03:00 |
O Sporting está tranquilo em relação ao assédio a Francisco Costa, sabe o Leonino. O Barcelona mantém o interesse no jogador da equipa de andebol dos verdes e brancos, mas a Direção acredita que o lateral irá continuar em Alvalade.
Apesar de o emblema culé ter o internacional português nos seus planos para a renovação do plantel, atualmente, Kiko Costa encontra-se muito feliz no Sporting e não está a equacionar deixar o plantel dos bicampeões nacionais num futuro próximo.
Com saídas importantes no final da temporada, o Barcelona começa a preparar o futuro. A transferência do lateral francês Dika Mem - que deverá estar a caminho dos alemães do Füchse Berlin - surge como principal motivo para esta cobiça ao jogador do Clube de Alvalade.
Além da vontade de Kiko Costa estar alinhada com o Sporting, a verdade é que este tem contrato com os verdes e brancos até 2030 - depois de renovação em maio deste ano - e está 'preso' ao Clube de Alvalade por uma cláusula de rescisão que ronda 1 milhão de euros. No entanto, esta acabará por reduzir no final da duração do contrato.
Na temporada 2025/26, Kiko Costa continua em destaque no Sporting. Até agora, o internacional português já soma 26 partidas - dez na EHF Champions League, 13 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais já apontou 160 tiros certeiros.
Equipa verde e branca foi disputar o dérbi da 13.ª jornada do Campeonato Nacional à Luz e acabou por não sentir grandes dificuldades frente ao eterno rival
19 Dez 2025 | 21:45 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou por 37-29, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro. Em duelo da 13.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao eterno rival no dérbi eterno e continua apenas a conhecer o sabor da vitória
Num duelo disputado no Pavilhão da Luz, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. A certa altura, os leões venciam por uma diferença de oito golos e, ao intervalo, os pupilos de Ricardo Costa levavam uma vantagem justificada pelo poderio ofensivo leonino (21-16).
Na segunda metade do encontro, a situação não se inverteu. Apesar do Benfica ter entrado melhor e reduzido a vantagem para quatro tiros certeiros, os verdes e brancos continuaram sempre em cima da partida, acabando mesmo por vencer o encontro, por 37-29.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com onze golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Natan Suárez (7) e Salvador Salvador (4). Do lado do Benfica, Ander Izquierdo foi o melhor dos encarnados (7).
Com esta vitória - a 24.ª em 30 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 51 pontos. Os leões têm agora uma longa paragem pela frente, devido ao Campeonato da Europa da modalidade e voltam apenas a entrar em campo a 5 de fevereiro, para os 16 avos de final da Taça de Portugal, frente ao Samora Correia.
Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda do Campeonato Nacional
16 Dez 2025 | 21:11 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 43-22, esta terça-feira, dia 16 de dezembro. Em duelo da 17.ª jornada da fase regular, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao opositor, depois da vitória no dérbi da última ronda.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais 16 tentos apontados do que o adversário, sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte (26-10).
A formação minhota, de Gabriel Oliveira, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades perante o 12.º e último classificado da Liga, que ainda não venceu qualquer partida na presente época.
Jan Gurri e Leonardo Anastácio terminaram como melhores marcadores do encontro, com 12 golos apontados, seguido de Carlos Álvarez e Orri e Thorkelsson (cinco). Do lado da equipa do Arsenal da Devesa, Hugo Oliveira e Manuel Costa apontaram cinco golos cada.
Com esta vitória - a 23.ª em 29 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 48 pontos. O Benfica está no segundo posto com 44. O próximo jogo, a contar para a 13.ª ronda, está marcado para sexta-feira, dia 19 de dezembro, frente ao Benfica às 20h00, na Luz.