Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

EXCLUSIVO LEONINO – FRANCISCO COSTA E MARTIM COSTA TÊM ‘ENCONTRO’ MARCADO COM GIGANTES EUROPEUS, MAS SPORTING ESTÁ ‘AVISADO’

Duas das grandes estrelas do andebol verde e branco continuam a chamar a atenção de alguns dos maiores clubes do velho continente

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Jan 2024 | 14:00 |

Icon Comentário0

Francisco Costa e Martim Costa estão no radar de alguns dos principais emblemas do andebol europeu. Os dois jovens leões estarão, certamente, em destaque no Campeonato da Europa, que arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Segundo informações recolhidas pelo Leonino, os manos Costa serão observados de muito perto precisamente nessa competição.


Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.


Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.


Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.

Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.


Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.

Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).


Modalidades

Sporting 'carrega' Portugal e garante final do Euro

Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países

Tomás e Bernardo Paçó forma preponderantes para a vitória da seleção nacional de futsal de Portugal frente à França. Fotografia de FPF
Tomás e Bernardo Paçó forma preponderantes para a vitória da seleção nacional de futsal de Portugal frente à França. Fotografia de FPF

05 Fev 2026 | 11:29 |

Icon Comentário0

Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.


Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.


Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.


Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.

Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.


Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.


Modalidades

Sporting perde com o PAOK e está em último lugar do grupo

Clube de Alvalade não conseguiu contrariar poderio da equipa grega e continua sem qualquer vitória nesta fase da competição europeia

Sporting perdeu frente ao PAOK, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup
Sporting perdeu frente ao PAOK, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup

04 Fev 2026 | 17:20 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao PAOK por 101-67, esta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, em jogo da quinta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no reduto da turma grega, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, foram derrotados pela turma de Jure Zdovc.


Após o triunfo frente ao Benfica no último jogo, os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 28-17. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 29 pontos a favor da turma adversária (54-25).


No terceiro parcial, o Clube de Alvalade não conseguiu encurtar distâncias e entrou nos últimos 10 minutos a 32 pontos da turma do helénica (78-46). No último quarto, o conjunto verde e branco viu novamente a turma contrária superiorizar-se na partida (101-67).


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi André Cruz. O internacional português somou 13 pontos, três ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan somou 11 pontos, três ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta derrota - a nona em 29 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no quarto lugar do Grupo M com cinco pontos. O Bilbao Basket é primeiro com 10, seguido de PAOK (nove) e Prievidza (seis). O próximo duelo, a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 7 de fevereiro, frente ao Porto, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Defesa do Sporting sai no final da época

Tal como revelado inicialmente pelo nosso Jornal, verdes e brancos vão permitir o 'adeus' de um dos portugueses do plantel principal

Exclusivo Leonino confirmado! Henrique Magalhães está de saída do Sporting no final da presente temporada desportiva
Exclusivo Leonino confirmado! Henrique Magalhães está de saída do Sporting no final da presente temporada desportiva

03 Fev 2026 | 11:41 |

Icon Comentário0

Exclusivo Leonino confirmado! Henrique Magalhães irá deixar o Sporting no final da presente época. O internacional português prepara-se para concluir a sua segunda passagem pelos leões, somando um total de sete temporadas ao serviço do clube de Alvalade.


Tal como o nosso Jornal já havia avançado, depois de, na temporada anterior, a saída ter estado praticamente definida, o jogador acabou por permanecer mais um ano no plantel. Desta vez, no entanto, o regresso à cidade do Porto surge como um cenário dado como certo, escreve o Zerozero.


Em todo o caso, o Leonino sabe que, nesta fase, o destino mais provável para Henrique Magalhães será a Oliveirense. Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto do jogador em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o hoquista poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na equipa de Oliveira de Azeméis antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.


Na presente temporada, o hoquista português já realizou 24 partidas oficiais, nas quais registou um total de sete golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.

Por seu turno, a equipa de hóquei em patins do Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente à própria Oliveirense. O encontro diante da turma liderada por Nuno Resende, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, pelas 18h30.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Suárez vai sair do Sporting no final da temporada
Modalidades

Exclusivo Leonino - Suárez vai sair do Sporting no final da temporada

01 Fev 2026 | 13:18

Icon Comentário0
Ala do Sporting marca à Bélgica e ajuda a colocar Portugal nas meias-finais do Europeu
Modalidades

Ala do Sporting marca à Bélgica e ajuda a colocar Portugal nas meias-finais do Europeu

01 Fev 2026 | 17:21

Icon Comentário0
Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
Modalidades

Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa

31 Jan 2026 | 16:51

Icon Comentário0