
Modalidades
Treinador do Sporting explica jogo difícil com o Porto: "Surpreenderam-nos com dois golos"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Francisco Costa e Martim Costa estão no radar de alguns dos principais emblemas do andebol europeu. Os dois jovens leões estarão, certamente, em destaque no Campeonato da Europa, que arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Segundo informações recolhidas pelo Leonino, os manos Costa serão observados de muito perto precisamente nessa competição.
Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.
Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.
Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.
Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.
Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.
Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).
Jogador que é um dos mais importantes para o conjunto verde e branco concedeu, recentemente, uma entrevista, onde abordou o seu futuro
|
Kiko Costa foi uma das principais figuras da época tremenda que a equipa de andebol do Sporting assinou em 2024/25. O craque verde e branco concedeu, recentemente, uma entrevista ao jornal A Bola onde, entre outros temas, abordou o seu futuro, e explicou o que quer ganhar antes de deixar Alvalade: a Liga dos Campeões.
Kiko Costa: "Em Portugal já conquistamos tudo. O próximo passo é a Liga dos Campeões"
Depois de uma reflexão sobre a temporada, Kiko Costa não teve medo de se mostrar ambicioso: "Agora quero estar aqui, há um título que ainda me falta ganhar antes de sair do Sporting: a Liga dos Campeões. Em Portugal já conquistamos tudo, por isso, o próximo passo é a Liga dos Campeões".
De resto, o jogador não tem problema em afirmar que corre atrás de História: "Esse é o meu maior objetivo, ajudar Portugal a ganhar uma competição, uma medalha, o que é muito, muito difícil. Mas só faz sentido andar nesta vida se lutarmos por isso, se trabalharmos todos os dias. Não vou estar aqui a dizer que vai ser difícil e que um dia se calhar vou lutar. Não. Eu quero ganhar, quero ganhar uma medalha, quero ganhar uma competição. E um dos meus sonhos é ganhar a Liga dos Campeões com o Sporting. Esse é um dos motivos para eu também ficar cá, ganhar a Liga dos Campeões com o meu pai e com o meu irmão".
Kiko Costa: "Um dos meus sonhos é ganhar a Liga dos Campeões com o Sporting"
Depois, falou de um possível futuro longe do Sporting: "A Alemanha tem o melhor campeonato, mas é muito difícil. Não sei, acho que gostava de jogar em França, pavilhão está sempre cheio, no final dos jogos podes ir para a zona VIP falar com muitas pessoas, descontrair".
Por último, mencionou as ambições na Seleção: "Los Angeles será sempre um objetivo! Mas para estarmos lá temos de continuar a trabalhar, temos de fazer bons Europeus e Mundiais. Temos a oportunidade de ter o Europeu em Portugal em 2028, antes dos Jogos, e isso poderá ajudar."
Clube de Alvalade planeia o ataque ao tricampeonato na próxima temporada e faz movimentações no mercado de transferências
|
Com um negócio praticamente fechado para o Sporting, o Granollers - clube a quem os leões já contrataram um atleta que acabou de renovar - já se despediu de Victor Romero, numa publicação da página oficial de Instagram do emblema do andebol espanhol. Apesar de não revelar outras grandes informações, o pivot de 21 anos deve mesmo mudar-se para o Pavilhão João Rocha.
Victor Romero tem as malas feitas no Granollers, numa saída que já foi oficializada pelo clube. O Sporting procura reforçar a equipa comandada por Ricardo Costa, que busca o tricampeonato na próxima temporada, para além da confirmação na europa. O jogador espanhol pode ser uma peça importante em ambos os objetivos.
Caso se concretizem os rumores, o Sporting contará com um novo pivot para colmatar a saída de William Hoghielm. Na próxima temporada, o sueco irá praticar o seu andebol ao serviço do IFK Krinstianstad, naquele que será um regresso ao seu país natal, que já foi anunciado no passado mês de abril.
Victor Romero é um dos jovens mais promissores do andebol europeu. Com apenas 21 anos, o pivot foi chamado para participar no Mundial 2025 e esta temporada, tem sido uma das peças chave da equipa do Granollers, onde em 43 jogos já marcou uns impressionantes 188 golos.
No Instagram, o Granollers confirmou a saída de Victor Romero mas, sem a confirmação de nenhum clube em concreto no futuro do jogador, afirmando apenas que irá prosseguir a sua carreira no ‘andebol europeu’ apesar da sua transferência para o Sporting praticamente acertada. Confira aqui a publicação:
Em entrevista exclusiva ao Leonino, referência do Clube de Alvalade destaca trabalho feito nos últimos anos e aponta triunfo na prova milionária como objetivo
|
Bosko Bjelanovic não tem dúvidas que o Sporting domina o andebol português e pode aspirar, num futuro próximo, à conquista da Liga dos Campeões. Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo capitão dos leões deixa muitos elogios à equipa verde e branca, que se sagrou bicampeã nacional recentemente.
Bokso Bjelanovic: "Dá mesmo gosto ver esta equipa a jogar"
Bosko Bjelanovic - que recordou a conquista da Taça Challenge, em 2010 - começa por lamentar o facto de o Sporting não ter conseguido chegar à final-four da Liga dos Campeões, na presente temporada, depois de um “jogo menos conseguido” frente ao Nantes, nos quartos de final. Ainda assim, o ex-internacional português atribui “todo o mérito” ao treinador, Ricardo Costa, e aos jogadores leoninos: “Dá mesmo gosto ver esta equipa a jogar. A juventude, qualidade, e talento estão lá”.
O antigo atleta, que terminou a carreira em 2022, considera mesmo que a conquista da Liga dos Campeões “não será só um sonho”, num futuro bem próximo, desde que a equipa “se mantenha unida”, pois tem qualidade para “atingir esse patamar”. Para isso, Bosko Bjelanovic diz que a formação verde e branca deve também “manter-se humilde e continuar a trabalhar”, falando num “longo caminho a percorrer”.
Bokso Bjelanovic sobre a Liga dos Campeões: "Não será só um sonho"
No plano nacional, o antigo capitão do Clube de Alvalade destaca o domínio verde e branco: “O Sporting tem sido a equipa dominante nestes últimos dois anos em Portugal. Joga um andebol bastante rápido, bastante moderno e teve todo o mérito de ser campeão mais uma vez. Acredito que poderá manter-se dominante durante os anos que vêm”. Para Bjelanovic, o sucesso do Sporting também contribui muito para o maior prestígio do andebol português, no “palco internacional”.
A terminar, Bjelanovic lamenta que, sendo o futebol o desporto-rei, “não se dê tanto valor a outras modalidades”, como o andebol. No entanto, o ex-atleta destaca o “trabalho exemplar” da Federação de Andebol de Portugal e dos clubes, que apostam cada vez mais na modalidade. Bjelanovic pede ainda que Portugal se inspire no exemplo da Alemanha, onde atualmente reside, no que diz respeito à valorização de todas as modalidades desportivas: “No momento em que nós, em Portugal, percebermos que há muito mais do que futebol, muitas mais conquistas virão não só do andebol, mas de outras modalidades também”.