
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Francisco Costa e Martim Costa estão no radar de alguns dos principais emblemas do andebol europeu. Os dois jovens leões estarão, certamente, em destaque no Campeonato da Europa, que arranca esta quarta-feira, 10 de janeiro. Segundo informações recolhidas pelo Leonino, os manos Costa serão observados de muito perto precisamente nessa competição.
Apesar de já lhes ser reconhecido muito talento, que demonstram dentro e fora de portas (EHF European League) com a Listada verde e branca, os interessados irão aproveitar a oportunidade para tirar notas sobre o desempenho dos manos Costa em jogos de elevado grau de dificuldade, em particular na segunda fase da prova.
Importa ressalvar que, tal como o nosso Jornal já avançou em exclusivo, a continuidade de Francisco Costa, sobretudo, mas também de Martim Costa, está, em parte, dependente de um eventual título de Campeão Nacional, algo que, ao dia de hoje, até se afigura como bastante provável, dado que os leões lideram a prova, em igualdade pontual (45) com o Porto, mas com menos um encontro.
Note-se que a turma de Ricardo Costa já venceu o Benfica (em casa e fora de portas) e triunfou na deslocação ao reduto do Porto. Uma eventual vitória na receção aos dragões ainda nesta primeira fase – na etapa seguinte, os pontos serão divididos ao meio e os quatro primeiros classificados medirão forças entre si – coloca os leões com uma mão no tão desejado título, que ajudará, e muito, à continuidade dos manos Costa, sobretudo pela possibilidade de jogar Liga dos Campeões na temporada 2024/25.
Para lá de Francisco Costa e Martim Costa, lembrar que Salvador Salvador e Pedro Portela são os outros dois jogadores do Sporting que integram a turma de Paulo Pereira. Gonçalo Vieira e Luís Frade, que passaram recentemente pelos verdes e brancos, também foram chamados pelo selecionador nacional.
Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Grécia (11 de janeiro, às 17h00), Chéquia (13 de janeiro, 17h00) e Dinamarca (15 de janeiro, 19h30). Os dois primeiros classificados seguem para a fase seguinte. Os jogos terão transmissão na RTP 2.
Francisco Costa e Martim Costa chegaram ao Sporting em 2021, oriundos do Porto, com os leões a pagarem as respetivas cláusulas de rescisão. Desde então, o mais novo dos manos Costa (18 anos) realizou 122 encontros e marcou 724 golos. Por sua vez, o mais irmão mais velho participou em 117 jogos e conseguiu 578 finalizações certeiras. Em Alvalade, os dois já conquistaram três títulos: duas Taças de Portugal (2021/22 e 2022/23) e uma Supertaça (2023).
Clube de Alvalade venceu de forma categórica nos quartos de final da prova rainha e seguem na luta pela conquista de um título que não erguem há 35 anos
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o Braga por 6-1, este sábado, dia 15 de março, em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Depois da vitória na última ronda do Campeonato Nacional, os leões somaram a quarta vitória consecutiva, depois do triunfo frente à Juventude de Viana.
A jogar no Pavilhão João Rocha, o primeiro tempo foi bastante desequilibrado (3-0 ao intervalo), com Gonzalo Romero a fazer o primeiro dos leões, à passagem dos 5 minutos. O segundo surgiu por Facundo Bridge (22'), seguido de um tento de novo tento do argentino (23').
Na segunda parte, Alessandro Verona ampliou as contas para um 4-0, aos 33 minutos. Quem bisou depois foi Gonzalo Romero (42'), após receber atrasado de João Souto. O argentino recebeu no lado direito da área e rematou cruzado para a mão cheia de golos. À entrada para o último minuto da partida foi a vez de Roc Pujadas (49') também fazer o gosto ao stick. Pedro Mendes fez o tento de honra dos minhotos (50')
Com esta vitória - a 24.ª em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch seguem em frente na prova rainha e continuam na luta pela conquista do quarto título na prova, que não erguem há 35 anos, desde a temporada desportiva de 1989/1990.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de março, frente à Juventude Pacense. O encontro diante da turma liderada por Hugo Azevedo, a contar para a ronda 19 da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, às 19h30.
Emblema verde e branco triunfou de forma confortável na 16.ª jornada; Antigo jogador do clube da Luz fez o gosto ao pé na vitória do Clube de Alvalade
|
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Dínamo Sanjoanense por 5-0, este domingo, dia 15 de março, em jogo da 16.ª jornada da fase regular Liga Placard. Num duelo disputado no Pavilhão Municipal das Travessas, em São João da Madeira, os leões não deram hipóteses, depois da goleada na última ronda.
Na primeira parte, o primeiro golo surgiu aos oito minutos por Pauleta, depois de uma grande assistência de Zicky Té. O 2-0 apareceu aos 14' por Rúben Freire. No mesmo minuto, Wesley, com novo passe de Zicky Té, fez o terceiro dos leões ainda antes do intervalo.
Na etapa complementar, que foi jogada a um ritmo mais baixo, os leões chegaram ao 4-0 por intermédio de Rúben Freire (23'), que bisou assim no encontro. Antes do apito final, Rocha (24'), antigo jogador do Benfica, selou as contas no primeiro jogo que realizou nesta sua segunda passagem pelo Clube de Alvalade.
Com esta vitória – a 24.ª em 29 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam agora 44 pontos e estão no topo da tabela classificativa do campeonato português. O Benfica segue no segundo lugar com 39 pontos, mas tem menos um jogo realizado.
O emblema verde e branco vira atenções para a 17.ª jornada da Liga portuguesa. Os verdes e brancos vão defrontar o Braga. O encontro diante da turma liderada por Joel Rocha está marcado para o próximo sábado, dia 22 de março, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Equipa nacional voltou a vencer, apoiada nos craques da equipa verde e branca. Seleção mantém registo perfeito e já carimbou acesso a grande competição
|
A seleção nacional de Futsal entrou em campo na passada quarta feira, dia 12 de março, pelas 18h30, para defrontar a equipa dos Países Baixos. O encontro, referente à sexta jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo, decorreu em solo neerlandês, e terminou com vitória lusa por contundentes 7-4.
A seleção nacional iniciou a partida já qualificada para o próximo Mundial da modalidade. Os Países Baixos, por sua vez, lutavam ainda para alcançar a qualificação através da tabela classificativa dos melhores segundos lugares de cada grupo.
O jogo não foi fácil para a seleção de Portugal. Rocha inaugurou o marcador aos cinco minutos, mas os neerlandeses empataram três minutos depois. Através de Monteiro, e Rocha novamente, os lusos ganharam vantagem de dois golos, mas aos 15 minutos os Países Baixos reduziam para 3-2. Pany Varela, ex Sporting, voltou a pôr a diferença em dois golos, mas o adversário marcou mesmo antes do descanso, e a partida foi para intervalo com 4-3 no marcador.
A segunda parte começou com momento de magia: Bernardo Paço, guardião português do Sporting, estreou-se a marcar pela seleção nacional. Os Países Baixos voltaram a reduzir, para 5-4, mas Rocha e Maior mataram as esperanças dos neerlandeses, e carimbaram o resultado final de 7-4.
Portugal concluiu, assim, a qualificação perfeita, com seis vitórias em seis jogos, 18 pontos conquistados, 31 golos marcados e nove sofridos. Já os Países Baixos conseguiram a qualificação através da classificação dos segundos de cada grupo.
Confira, aqui, o golo de Bernardo Paço: