Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Exclusivo Leonino - Varandas desiludido com equipa do Sporting: Presidente esperava mais

Líder máximo do Clube de Alvalade mostrou-se bastante desapontado com as prestações dos leões e definiu objetivos para o que resta da época

Frederico Varandas desiludido com hóquei em patins do Sporting
Frederico Varandas desiludido com hóquei em patins do Sporting

14 Nov 2024 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas está desiludido com a equipa de hóquei em patins do Sporting, sabe o Leonino. O Presidente do Clube de Alvalade não esperava um arranque de época tão negativo e espera que a temporada ainda acabe de forma positiva para os leões.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, a eliminação dos verdes e brancos na Liga dos Campeões deixou Varandas bastante desapontado, uma vez que o Sporting venceu a competição na temporada passada e, em 2024/25, não conseguiu atingir a fase de grupos.


A contratação de Edo Bosch foi vista não só como uma preparação para o futuro do hóquei verde e branco, mas também para ter resultados imediatos. Depois de uma grande época com a Oliveirense, em que chegou à final da Liga dos Campeões, meias-finais do campeonato, da Taça de Portugal e da Elite Cup, o técnico ainda não encontrou a fórmula vencedora em Alvalade.


Afastados da Champions e com uma derrota pesada (6-1) diante do Benfica nas meias-finais da Elite Cup, os verdes e brancos têm apenas o Campeonato Placard e a Taça de Portugal para disputar esta temporada e o Presidente espera a conquista de títulos.

Na prova rainha da modalidade, o Sporting tem encontro marcado com o Parede, no próximo dia 4 de dezembro. Na liga, os leões de Edo Bosch ocupam, de momento, o primeiro lugar da tabela, com 12 pontos conquistados, em igualdade com Benfica, Porto e Barcelos, sendo que os últimos dois têm mais um encontro que leões e águias.


Veja aqui os melhores momentos da vitória do hóquei do Sporting frente à Sanjoanense, na jornada 5 do Campeonato Placard:


Modalidades

Craque que Varandas despachou do Sporting marca golo à Itália (5-3)

Atleta que saiu do emblema verde e branco pela porta pequena fez um dos golos da vitória de Portugal na última partida frente aos transalpinos

Itália começou a vencer, mas craque que passou pelo Sporting e Frederico Varandas escorraçou do Clube de Alvalade, ajudou a bater seleção transalpina
Itália começou a vencer, mas craque que passou pelo Sporting e Frederico Varandas escorraçou do Clube de Alvalade, ajudou a bater seleção transalpina

09 Set 2025 | 18:02 |

Icon Comentário0

A seleção feminina de hóquei em patins entrou, esta segunda-feira, dia 8 de setembro, da melhor forma no Europeu da modalidade ao vencer na estreia a Itália por 5-3, num prova que se encontra a decorrer em Paredes. Sofia Moncóvio, antiga jogadora do Sporting, marcou um dos golos.


No Pavilhão Rota do móveis, as italianas colocaram-se cedo na frente após um golo de Sofia Bertinato. Portugal respondeu da melhor forma e Leonor Coelho empatou a contenda (6'). Raquel Santos e Catarina Costa apontaram a reviravolta ainda nos primeiros 25 minutos.


No segundo tempo, Sofia Moncóvio (26') e Maria Sofia Silva (37') dilataram o marcador para a equipa das quinas. Até final, a Itália marcou mais dois golos por intermédio de Pamela Lapolla (44') e novamente Bertinato (46'), mas a vitória já não fugiu à turma de Ricardo Barreiros.


De recordar que Sofia Moncóvio foi uma das principais contratações do Sporting no ano de arranque da secção, em 2019. Em 2021, a goleadora foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Europeu e na categoria Mundial em 2022. No verão de 2023, mudou-se para a Luz, aquando da extinção da secção em Alvalade.

Com a hoquista portuguesa, o Sporting foi vice-campeão nacional em 2021 e 2022, perdendo nas duas ocasiões para o eterno rival, emblema pelo qual voltou a ser eliminado esta época, mas nos quartos de final do play-off do Campeonato Nacional. Depois de quatro temporadas com a Listada verde e branca, a atleta despediu-se com 106 jogos realizados e 112 golos marcados na conta pessoal.



Modalidades

Técnico que esteve vários anos no Sporting sem medos: "Não vejo mérito na vitória de Portugal"

Treinador português de 53 anos, que passou pelo Clube de Alvalade, mostrou-se inconformado com o desfecho e sobretudo com o formato da prova

Técnico que esteve no Sporting deixou duras críticas à prestação de Portugal e não vê mérito no triunfo da equipa lusa
Técnico que esteve no Sporting deixou duras críticas à prestação de Portugal e não vê mérito no triunfo da equipa lusa

07 Set 2025 | 18:50 |

Icon Comentário0

A seleção francesa de hóquei em patins falhou, este sábado, dia 6 de setembro, a conquista do Europeu da modalidade, ao perder por 4-1 frente a Portugal. No final o selecionador dos gauleses, Nuno Lopes, técnico que passou pelo Sporting, mostrou-se inconformado com o desfecho e sobretudo com o formato da prova.


Nuno Lopes: "O primeiro golo nasceu de um erro individual nosso"


"Com todo o respeito por Portugal, que acabou por vencer, mas o primeiro golo nasceu de um erro individual nosso. Sofremos mais dois golos em bolas paradas e, mesmo no último, não tivemos felicidade. Um golo nosso teria relançado o jogo e intranquilizado Portugal, mas chegou tarde, até porque demos uma parte de avanço", começou por dizer.


Nuno Lopes: "Não vejo mérito nenhum na vitória de Portugal"

O técnico fala em erros próprios que custaram caro: "Fizemos faltas desnecessárias e, o que vou dizer pode soar deselegante, mas não vejo mérito nenhum na vitória de Portugal. Uma equipa que vence apenas um jogo num Campeonato da Europa não pode ser campeã, é a minha opinião. Já dei os parabéns a Portugal, neste palco magnífico, com uma organização exemplar, mas não concordo, nem aceito que quem ganha um único jogo seja coroado campeão", atirou.


Ainda assim, o selecionador dos franceses destacou o percurso positivo da sua equipa, apesar da desilusão com o resultado final. "Fizemos um grande Europeu e não ficamos contentes com o segundo lugar. Resta-nos aceitar e continuar a trabalhar", concluiu.

De recordar que Nuno Lopes foi treinador do Clube de Alvalade de 2014 a 2019. Nesse período, o técnico venceu uma Taça CERS e uma Supertaça. Em 2023/24, o Tomar, liderado pelo técnico português, bateu a equipa verde e branca na final da Taça de Portugal nas grandes penalidades.


Modalidades

Portugal bate França 'às costas' do Sporting e conquista Europeu de hóquei em patins

Equipa das quinas disputou a grande final da competição contra a seleção gaulesa e superiorizou-se, sem dúvidas, para vencer o campeonato da Europa

Portugal disputou a grande final da competição contra a França e superiorizou-se, com Sporting à mistura, para vencer o Europeu de hóquei
Portugal disputou a grande final da competição contra a França e superiorizou-se, com Sporting à mistura, para vencer o Europeu de hóquei

07 Set 2025 | 08:37 |

Icon Comentário0

Portugal bateu a França na final do Europeu, e sagrou-se campeão da Europa de hóquei em patins, no último sábado, dia 6 de setembro. A seleção nacional até começou por baixo, mas acabou por se superiorizar, com muito ajuda dos jogadores do Sporting que estiverem presentes na quadra - que já tinham brilhado nas meias.


Os primeiros minutos de jogo foram de algum sobressalto para Portugal: por três vezes Xano Edo, guarda-redes do Sporting, salvou Portugal de sofrer o primeiro golo da França, e arrancar a final em desvantagem. Também seria outro leão a garantir que tal não acontecia: Rafael Bessa fez o primeiro do jogo, para os lusos, com 15 minutos decorridos no encontro.


O jogador do Sporting esteve perto de assinar o 2-0, mas seria Alvarinho, de livre direto, a dobrar a vantagem de Portugal, aos 19 minutos. A França ficava numa posição complicada no Europeu de hóquei em patins, com a seleção nacional mais serena e com maior controlo do jogo.


O intervalo chegou com 2-0 no Portugal - França, e a final do Europeu de hóquei ficou ainda mais desequilibrada quando Gonçalo Alves fez o 3-0, aos 29 minutos. Nos últimos dez minutos de encontro, Rafael Bessa ainda voltou a marcar, e Xano Edo brilhou de novo, apesar de ainda ter sofrido o golo de honra dos gauleses.

Portugal voltou, assim, a conquistar o título europeu de hóquei em patins, desta feita contra a França. É o 22º campeonato da europa para as cores nacionais, num torneio que começou francamente mal na fase de grupos, mas no qual a equipa das quinas soube recuperar os índices de concentração, e voltar a praticar a modalidade de forma esclarecida.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Depois de deixar Sporting, Ângelo Girão assumiu nova função no Portugal - Espanha
Modalidades

Depois de deixar Sporting, Ângelo Girão assumiu nova função no Portugal - Espanha

06 Set 2025 | 13:40

Icon Comentário0
Já é conhecida a final do Europeu de hóquei em patins! Jogadores do Sporting brilham nas 'meias'
Modalidades

Já é conhecida a final do Europeu de hóquei em patins! Jogadores do Sporting brilham nas 'meias'

06 Set 2025 | 10:39

Icon Comentário0
Europeu de hóquei em patins: Portugal na final após jogo épico! Muito Sporting à mistura
Modalidades

Europeu de hóquei em patins: Portugal na final após jogo épico! Muito Sporting à mistura

06 Set 2025 | 08:21

Icon Comentário0