Futebol
"VIVE DO DESEQUILÍBRIO" - MARTÍNEZ EXPLICA SURPRESA DO SPORTING NA CONVOCATÓRIA DA LIGA DAS NAÇÕES
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Após diversas críticas a Roberto Martínez após deixar de fora Pedro Gonçalves nas últimas convocatória, o selecionar nacional rendeu-se e incluiu o jogador do Sporting na sua lista de 25 jogadores para a Liga das Nações. Depois disso, o técnico comentou o percurso do craque leonino até ao momento.
"É um novo ciclo. Agora estamos a preparar o Mundial'2026. A Liga das Nações é o primeiro passo. A história de Portugal nesta competição é importante. É uma prova elitista, que coloca frente a frente as melhores seleções. É uma lista nova que abre a porta a jogadores que acompanhámos durante 17 meses”, começou por dizer.
“O Pedro Gonçalves... Fala-se muito. Internamente, sempre tivemos a mesma situação. É um jogador com muitas valências, muita competência. Começou bem a época e é importante numa equipa que ganha. Merece estar na seleção. Já esteve em várias pré-listas. São opções. Lembro-me que durante os primeiros cinco estágios era importante criar dinâmica no balneário. Agora há uma nova competição e o Pote merece estar nesta convocatória", rematou o selecionador.
Portugal integra o grupo A1 da competição e, desta vez, o grupo escolhido por Roberto Martínez irá defrontar a Croácia, a 5 de setembro, e a Escócia, a 8 de setembro. Além destas duas formações, também a Polónia faz parte do grupo das Quinas. Ambas as partidas serão disputadas no Estádio da Luz.
Pedro Gonçalves - que está avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já quatro golos e três assistências em três partidas, nas quais disputou um total de 255 minutos.
Jogador formado no Sporting foi distinguido pela UEFA durante o sorteio da maior competição europeia de clubes
|
0Cristiano Ronaldo foi distinguido pela UEFA durante o sorteio da Liga dos Campeões, nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, por ser o melhor marcador de todos os tempos da prova milionária. No momento, o jogador formado no Sporting não negou uma nova participação na competição no seu futuro.
“Como sabem, a Liga dos Campeões é o maior no futebol, os recordes falam por si, mas o prazer de jogar nesta competição, como dizem... a motivação quando ouvem a música, é de loucos. Para mim é especial, porque ganhei tantas vezes, os troféus, os títulos de melhor marcador. É muito bom estar aqui, tive boas memórias quando cheguei aqui ao Mónaco para esta gala”, começou por dizer.
De seguida, o atual jogador do Al Nassr não fechou a porta a um eventual regresso ao futebol europeu e, como tal, à Liga dos Campeões: “As nossas vidas são memórias, portanto tenho boas memórias. Não digo que possa regressar, nunca se sabe, mas vamos ver o que o futuro traz”, atirou.
Cristiano Ronaldo, depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr, com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24, contabiliza já quatro encontros na nova temporada desportiva com quatro golos marcados e duas assistências pela equipa de Luís Castro.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande na nova temporada desportiva. O Al Nassr prepara-se agora para a terceira jornada na liga saudita com a receção ao Al Ahli. O encontro está marcado apenas para sexta-feira, dia 13 de setembro, às 19h00.
Verdes e brancos ficaram a conhecer os seus adversários nesta quinta-feira, dia 29 de agosto
|
0A Liga dos Campeões tem um novo formato que garante uma fase de apuramento emocionante até o último dia, onde a diferença de golos provavelmente decidirá várias posições finais. A questão agora é saber quantos são os pontos necessários para que o Sporting consiga aceder ao apuramento direto para os oitavos de final.
Segundo a UEFA: “Nas nossas simulações, calculámos que o número de pontos necessário para ser 8.º no fim são 17.1 pontos. Mas não se trata de uma garantia e os resultados podem variar", disse Stéphane Anselmo, o responsável pelo desenvolvimento estratégico das competições, acabando por afirmar que para se alcançar o top 24 terá de se ter no mínimo 7,6 pontos, por outras palavras, dois empates e duas vitórias.
Neste novo formato a diferença de golos provavelmente decidirá várias posições finais. A diferença entre o 12.º e o 13.º lugar influencia os prémios finais, mas o mais importante é a distinção entre o 8.º lugar (que garante acesso direto aos oitavos de final) e o 9.º lugar (que obriga a disputar o play-off), assim como entre o 24.º lugar (última posição que dá acesso ao play-off) e o 25.º (que resulta na eliminação das competições europeias).
Os critérios para o desempate também mudaram, agora o confronto direto deixou de contar e utilizar-se-á, pela respetiva ordem: melhor diferença de golos; maior número de golos marcados; maior número de golos marcados fora de casa; maior número de vitórias; maior número de vitórias fora; maior número total de pontos dos adversários defrontados; melhor diferença de golos dos adversários defrontados; maior número de golos marcados dos adversários defrontados; melhor registo disciplinar (amarelo vale um ponto e vermelho três); melhor ranking da UEFA.
Recorde-se que, nesta nova edição, a Champions irá deixar de ter grupos, mas sim uma liga única entre os 36 clubes participantes e o Sporting já conhece os seus adversários: Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora).
Foram chamados pelo selecionador nacional quatro jogadores do Clube de Alvalade para as primeiras jornadas da Liga das Nações
|
0Gonçalo Inácio, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda foram os quatro jogadores do Sporting convocados por Roberto Martínez para os primeiros jogos de Portugal após o Euro 2024, desta vez com vista às duas primeiras jornadas da Liga das Nações.
Depois de várias críticas ao selecionador nacional, que deixou Trincão e Pote fora dos chamados para o Campeonato da Europa, desta vez a lista de 25 portugueses conta com essas duas novidades e, ainda, Quenda, que terá a oportunidade de se estrear na equipa A das Quinas.
No que toca a jogadores formados no Clube de Alvalade, temos sete nomes que também estão entre os escolhidos para levar as quinas ao peito: Renato Veiga (Chelsea), Tiago Santos (Lille), Nuno Mendes (PSG), João Palhinha (Bayern Munique), Bruno Fernandes (Manchester United), Rafael Leão (Milan) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
Confira todos os convocados: Diogo Costa, José Sá e Rui Silva; Rúben Dias, António Silva, Renato Veiga, Gonçalo Inácio, Tiago Santos, Diogo Dalot, Nuno Mendes e Nélson Semedo; João Palhinha, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rúben Neves; João Félix, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Rafael Leão, Geovany Quenda, Pedro Neto, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Portugal integra o grupo A1 da competição e, desta vez, o grupo escolhido por Roberto Martínez irá defrontar a Croácia, a 5 de setembro, e a Escócia, a 8 de setembro. Além destas duas formações, também a Polónia faz parte do grupo das Quinas. Ambas as partidas serão disputadas no Estádio da Luz.