Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

FIBA EUROPE CUP: SPORTING – IONIKOS AO MINUTO

Siga aqui todas as emoções da terceira jornada da prova

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Out 2021 | 20:46 |

Icon Comentário0

40' - FINAL DO ENCONTRO. O Sporting vence o Ionikis, por 87-54, e soma a segunda vitória na fase de grupos da FIBA Europe Cup.


https://twitter.com/SCPModalidades/status/1453107226600787969


37' - Triplo para Miguel Maria Cardoso (77-48).


36' - Triplo para António Monteiro (74-48).

35' - Conjunto de Luís Magalhães tem a vitória no bolso (71-48).


33' - Daniel Relvão converte dois lances livres (71-48).

32' - Travante Williams converte dois lances livres (67-45).

31' - Início do último período.

30' - FINAL DO TERCEIRO QUARTO. Os leões disparam no marcador e já vencem por 20 pontos (65-45). Últimos cinco minutos com um parcial de 20-2.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1453101443418841091

28' - Leões com vantagem confortável (61-45).

26' - Triplo para Diogo Ventura (56-43).

25' - Travante falhou o triplo, mas foi buscar o ressalto e conseguiu marcar dois pontos (53-43). Bela sequência dos leões. Desconto de tempo pedido pelos gregos.

25' - Triplo para Joshua Martin (51-43).

24' - Gregos aproximam-se no marcador (46-43).

23' - Joshua Martin converte dois lances livres (43-38).

22' - Triplo para Diogo Ventura (41-32).

21' - Recomeça a partida.

20' - Intervalo na partida com vantagem leonina, por 38-30. Travante Williams, com 13 pontos, é o melhor marcador dos leões.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1453093059898580996

19' - Vai-se mantendo a vantagem (35-27)

17' - Triplo dos visitantes em busca da igualdade (33-23)

16' - Micah Downs faz novo triplo (33-20)

16' - Gigante Joshua Patton com um afundanço (30-20)

15' - Desconto de tempo: Ionikos (28-20)

14' - Grande triplo de Micah Downs após assistência de Travante (26-20)

13' - Novamente Travante a aumentar a vantagem (23-20)

12' - Leões tomam dianteira do marcador (21-18)

11' - Recomeça a partida

SEGUNDO QUARTO

10' - Final do primeiro quarto com igualdade no marcador (18-18)

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1453086720304586755?s=20

8' - Travante a fazer mais dois pontos após insistência leonina (17-12)

7' - Desconto de tempo: Sporting (14-9)

6' - Travante Williams com triplo para o Sporting (11-7)

5' - Novamente Joshua Martin a dar vantagem aos leões (8-7)

3' - Triplo para Joshua Martin (5-4)

1' - Martin com os primeiros pontos através de um afundanço (2-2)

1' - Começa a partida no Pavilhão João Rocha

PRIMEIRO QUARTO

0’ – Na antevisão à partida, Daniel Machado confessou esperar uma partida equilibrada.

https://twitter.com/leoninopt/status/1452962137769488392?s=20

0’ – O Sporting ocupa o segundo lugar do grupo F, com três pontos em dois jogos, os mesmos que o Ionikos.

0’ – No último jogo, o Ionikos foi derrotado, tendo perdido, por 88-81, diante do Kolossos Rhodes, na Liga Grega.

0’ – No último encontro, os leões venceram na visita ao Póvoa, por 68-71.

https://twitter.com/leoninopt/status/1451987135159013381?s=20

0’ – O Leonino leva até si todas as emoções da terceira jornada da FIBA Europe League.

0’ – O basquetebol do Sporting recebe, esta terça-feira, 26 de outubro, pelas 20h30, o Ionikos.


Modalidades

Sporting desperdiça vantagem ao intervalo e perde Supertaça para o Porto

Leões entraram muito fortes e chegaram a estar confortáveis no marcador, mas não conseguiram manter o ritmo na segunda parte

Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira
Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira

26 Set 2026 | 18:20 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu este sábado a Supertaça de basquetebol, ao ser derrotado pelo Porto por 80-76, em Albufeira. Os leões entraram muito fortes e chegaram ao intervalo com uma vantagem de 10 pontos, mas não conseguiram manter o ritmo na segunda parte.


A equipa orientada por Bernardo Pires teve uma entrada de grande eficácia, sobretudo no lançamento exterior. O Sporting falhou apenas um dos primeiros sete triplos tentados e chegou ao descanso a vencer por 41-31, depois de uma primeira parte em que conseguiu impor o seu ritmo.


Após o intervalo, os leões começaram a perder fulgor ofensivo e permitiram a aproximação do adversário nortenho. A vantagem foi desaparecendo progressivamente e o Clube de Alvalade entrou no último período já em desvantagem, por 54-52.


A formação leonina ainda reagiu nos minutos finais e conseguiu chegar ao empate (72-72), mas não teve a eficácia necessária para recuperar a liderança. Um triplo de Corey Allen-Williams voltou a colocar o Porto na frente por 75-72 e o Sporting já não conseguiu inverter o resultado.

Francisco Amarante foi o grande destaque individual dos leões, com 12 pontos, oito ressaltos e 10 assistências, ficando a apenas dois ressaltos de um triplo-duplo. Já Javian Davis terminou com 15 pontos e sete ressaltos. De recordar que, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, Frederico Varandas entende que existe um fosso entre leões e rivais.



Modalidades

Oficial! Varandas aproveita vaga no mercado e garante reforço de 23 anos para o Sporting

Nova aquisição mostrou satisfação com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com míster do Clube de Alvalade

Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas
Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting; Poste moçambicana, de 23 anos, chega a acordo com Varandas

26 Set 2026 | 10:29 |

Icon Comentário0

É oficial. Suraya Rijal é a mais recente contratação da equipa feminina de basquetebol do Sporting. A poste moçambicana, de 23 anos, chega a Alvalade para dar mais opções ao jogo interior das Leoas e mostrou-se bastante satisfeita com o novo desafio, sobretudo pela possibilidade de voltar a trabalhar com Gilda Ferreira.


S. Rijal: "O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar"


“Quando tive a reunião com a treinadora e ela me apresentou a proposta para esta época, identifiquei-me muito com os objetivos que o Sporting procura. O facto de já ter trabalhado com a Gilda também acabou por influenciar. É espetacular, é mesmo incrível. Até agora, tem sido muito bom”.


A atleta começou a jogar basquetebol aos 13 anos, em Moçambique, e chegou a Portugal um ano depois. Passou nove temporadas no Quinta dos Lombos, onde esteve durante três épocas e conquistou dois títulos nacionais. Na temporada passada representou o Imortal e o 1.º de Agosto (Angola) por empréstimo. O emblema do Algarve deixou de inscrever as equipas seniores masculina e feminina nas principais competições nacionais e os leões, de Frederico Varandas, aproveitaram.

“Sou uma jogadora agressiva. Sou poste e estou sempre a lutar, principalmente pelos ressaltos. Nunca desisto de uma bola. Enquanto não estiver na mão de alguém, ainda dá para lutar por ela. Posso acrescentar um pouco mais de agressividade dentro do garrafão e também nos ressaltos. Estou aqui para ajudar nisso”.


A nova reforço já começou também a integrar-se no grupo e revelou ter uma relação próxima com a capitã Emília Ferreira: “Já conversei um bocadinho com ela e agora estou a ter a oportunidade de conhecer as outras jogadoras, principalmente as mais novas, que não conhecia”, contou. Também Gabrielle Eliott é reforço.


Modalidades

3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto

Resultado acabou por ficar para segundo plano perante confusão que marcou encontro entre verdes e brancos e rivais nortenhos

Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano
Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano

14 Set 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas o resultado acabou por ficar para segundo plano perante a confusão que marcou o encontro. O momento aconteceu já no último período, numa altura em que a partida permanecia completamente em aberto (66-61).


Tudo começou num contra-ataque do rival, quando o reforço Trevor Baskin agarrou por trás os braços de Childe Dundão, impedindo o base portista de concluir o lançamento e provocando a sua queda. A falta desencadeou de imediato a reação de Tanner Omlid, que se dirigiu a Baskin e deu início a uma troca de empurrões entre elementos das duas equipas.


A situação rapidamente ganhou maiores proporções, com jogadores, treinadores e elementos do staff de ambos os lados a envolverem-se na confusão. Houve vários momentos de tensão e tentativas de separar os intervenientes, num episódio que acabou por manchar uma final que estava a ser disputada de forma equilibrada e intensa.


Do lado do Sporting, Trevor Baskin acabou expulso, enquanto João Fernandes também recebeu uma falta técnica no meio da confusão e viria posteriormente a deixar o jogo. Tanner Omlid, ex Sporting, foi o jogador do Porto a receber ordem de expulsão.

Após a confusão, o Porto garantiu a vitória por 88-77 e o troféu. O Sporting fica assim com o segundo lugar no torneio, mas terá pouco tempo para esperar por nova oportunidade de desforra: as duas equipas voltam a defrontar-se a 26 de setembro, na Supertaça, em Albufeira.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia

12 Set 2026 | 15:34

Icon Comentário0
Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi
Modalidades

Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi

07 Set 2026 | 12:37

Icon Comentário0
Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final
Modalidades

Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final

06 Set 2026 | 10:55

Icon Comentário0