Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Realizou-se na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, a gala Quinas de Ouro, que visa premiar os feitos de desportistas portugueses. Manuel Fernandes, lenda do Sporting e da seleção nacional, faleceu no passado mês de junho e não teve sequer uma palavra de apreço por parte da FPF, o que irritou o filho, Tiago.
"Mais uma vez, faz lembrar o México'86... No ano em que partiste, olhamos para trás e vimos a marca que deixaste no futebol português, como o jogador com mais jogos de sempre no campeonato. Fazer uma gala, nem um obrigado ou um simples reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Futebol, como filho e como português dou-te razão, obrigado pai por seres quem foste do primeiro ao último dia da tua vida", escreveu, Tiago Fernandes, no Instagram.
Recorde-se que Manuel Fernandes faleceu em junho de 2024, aos 73 anos. O jogador, que atuou no emblema verde e branco e na Seleção Nacional, foi considerado um dos melhores jogadores portugueses de sempre e detém o recorde de segundo melhor marcador da história do Sporting.
Nos 12 anos que passou ao serviço dos leões (1975 a 1987), o Eterno Capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.
O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – colocando-o como 'número dois' de uma prestigiada lista de craques, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).