Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Realizou-se na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, a gala Quinas de Ouro, que visa premiar os feitos de desportistas portugueses. Manuel Fernandes, lenda do Sporting e da seleção nacional, faleceu no passado mês de junho e não teve sequer uma palavra de apreço por parte da FPF, o que irritou o filho, Tiago.
"Mais uma vez, faz lembrar o México'86... No ano em que partiste, olhamos para trás e vimos a marca que deixaste no futebol português, como o jogador com mais jogos de sempre no campeonato. Fazer uma gala, nem um obrigado ou um simples reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Futebol, como filho e como português dou-te razão, obrigado pai por seres quem foste do primeiro ao último dia da tua vida", escreveu, Tiago Fernandes, no Instagram.
Recorde-se que Manuel Fernandes faleceu em junho de 2024, aos 73 anos. O jogador, que atuou no emblema verde e branco e na Seleção Nacional, foi considerado um dos melhores jogadores portugueses de sempre e detém o recorde de segundo melhor marcador da história do Sporting.
Nos 12 anos que passou ao serviço dos leões (1975 a 1987), o Eterno Capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.
O antigo jogador está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – colocando-o como 'número dois' de uma prestigiada lista de craques, apenas atrás de Fernando Peyroteo (524).
Defesa central dos leões fez questão de marcar momento especial com uma publicação direcionada aos apoiantes do Clube de Alvalade
|
0Gonçalo Inácio foi um dos jogadores do Sporting que regressou à competição no último jogo dos leões, que terminou com vitória por 3-0 diante do Rio Ave, em Vila de Conde, numa partida que contou para a 18ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Hidemasa Morita e Daniel Bragança também começaram no banco, mas o jovem internacional português voltou mesmo para o onze inicial.
O jovem leão assinalou o regresso às competições com uma partilha feita através da sua conta pessoal da rede social Instagram, onde deixou uma mensagem para os adeptos leoninos acerca da titularidade que voltou a assumir na partida contra o Rio Ave, que terminou com vitória por 3-0 para o Sporting.
"Muito feliz por estar de volta e pela grande exibição da equipa. Obrigado a todos os adeptos que se deslocaram a Vila do Conde! Lado a lado", escreveu, então, o internacional português na partilha que fez com os seus seguidores.
Relembrar que Gonçalo Inácio estava afastado dos relvados desde dia 5 de novembro, quando alinhou os 90 minutos da partida frente ao Moreirense. Esteve depois fora da equipa durante seis jogos - quatro para o campeonato, um para a Taça de Portugal e outro para a Liga dos Campeões. Voltou ao banco de suplentes, de onde não saiu, nos dois desafios da final four da Taça da Liga, e voltou agora ao onze inicial, no encontro em Vila do Conde.
O regresso de Gonçalo Inácio coincidiu com uma vitória por 3-0 do Sporting frente ao Rio Ave. Com esse triunfo, os leões mantiveram-se no primeiro lugar isolado da Liga Portugal Betclic, em virtude dos 44 pontos somados em 18 jogos realizados. O segundo classificado, Benfica, soma 41 pontos, e o Porto segue depois, com 40 pontos conquistados.
Treinador alemão deixou fortes críticas aos seus jogadores depois de jogo no campeonato. Próximo adversário são os verdes e brancos
|
0Marco Rose não tem tido tarefa fácil ao serviço do RB Leipzig durante a temporada 24/25. A sua equipa tem demonstrado falta de consistência, e passou por mais um momento complicado antes do jogo frente ao Sporting - para o qual Rui Silva não vai ser convocado. Deixou fortes críticas ao próprios jogadores.
Aconteceu no último sábado, dia 18 de janeiro. O Leipzig deslocou-se ao terreno do Bochum para disputar a partida referente à 18ª. jornada da Bundesliga. O jogo começou melhor para os próximos adversários do Sporting, que aos 21 minutos já venciam por 3-0, uma vantagem confortável que iriam manter até ao intervalo.
Mas a segunda parte foi um balde de água gelada para os comandados de Marco Rose. Sofreram aos 48', 57' e 61' minutos - hat trick de Boadu, do Bochum - deixando escapar uma vantagem de três golos em menos de 20 minutos disputados. O marcador não voltou a mexer até ao fim do jogo e as duas equipas acabaram por dividir os pontos num jogo que pareceu resolvido desde cedo para o lado do Leipzig.
Este acontecimento terá deixado o treinador dos alemães bastante desagradado com a exibição dos seus pupilos. No final da partida, nas habituais declarações dos técnicos, Marco Rose deixou um aviso a todos os jogadores: "Descuidadamente, colocámos em causa os nossos objetivos. Para mim, é uma questão de atitude e profissionalismo", atirou.
Relembrar que os alemães têm tido uma temporada bastante inconstante. São quintos no campeonato alemão, com 31 pontos em 18 jogos, já a 14 do primeiro classificado. Estão nos quartos de final da Taça da Alemanha, mas na Liga dos Campeões estão em 34º. lugar em 36 equipas, sem qualquer ponto somado ao fim de seis partidas.
O treinador do Manchester City estará muito interessado em contar com jogador que passou por Portugal e pelo Clube de Alvalade
|
0Pep Guardiola, o treinador do Manchester City, estará muito interessado em contar com Raphinha, jogador brasileiro do Barcelona que tem estado em grande plano, e tem chamado a atenção de gigantes europeus. O clube inglês do treinador espanhol é mais um interessado.
De acordo com o portal Transfer NewsLive, o Barcelona, equipa do jogador, só aceita vender o brasileiro por números a rondar os 100 milhões de euros. Valor elevado, mas que para uma equipa com o poderio financeiro do City não deverá ser um entrave, principalmente caso Guardiola realmente queira contar com o extremo.
Raphinha tem estado em grande plano esta época no Barcelona e, se no início da temporada muitos adeptos diziam que não teria lugar na equipa blaugrana, tem realizado uma grande temporada e conta já com 29 encontros em todas as competições, onde apontou 20 golos - que é já o melhor registo na carreira - e nove assistências, que iguala o melhor registo.
Recorde-se que o extremo foi internacional brasileiro por 31 vezes onde marcou 10 golos. Chegou ao Sporting proveniente do Vitória de Guimarães na época de 18/19 a troco de 6.5 milhões de euros. Transferiu-se da Equipa Leonina para o Rennes de França, rendendo á SAD liderada por Frederico Varandas cerca de 21 milhões de euros.
Ao serviço do Sporting, Raphinha disputou, entre a época de 18/19 e o início da época 19/20, 41 encontros, tendo apenas apontado sete golos e realizado duas assistências. Apesar da curta passagem, ajudou a conquistar uma Taça da Liga, e uma Taça de Portugal - a última que os Leões conquistaram - ambas em 2019.