Futebol Formação
Sporting marca aos 90+4 minutos e passa aos oitavos da Youth League (2-1)
04 Fev 2026 | 17:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
21 Jan 2021 | 10:45 |
A turma sub-23 dos leões entra em campo esta quinta-feira, 21 de janeiro, pelas 15h00m frente ao Vitória SC. Na antevisão do encontro válido para a quarta jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação, Filipe Pedro, treinador da formação Leonina, garantiu esperar um adversário complicado. "Será uma partida bastante difícil. O Vitória SC tem uma equipa muito competitiva, está há cinco jogos sem perder e tem tido resultados positivos, portanto no que diz respeito à parte psicológica a equipa vem motivada e pronta para nos defrontar. Do ponto de vista estratégico organizam-se muito bem, sobretudo defensivamente e vai ser uma tarefa complicada para nós desfazer essa organização", começou por dizer o técnico leonino, prosseguindo. "O nosso foco é criar uma equipa que seja forte no processo defensivo, mas que também seja muito rica no processo ofensivo e que esteja preparada para enfrentar conjuntos que se coloquem numa posição mais recuada do terreno, ou que sejam mais pressionantes. É isso que estamos a conseguir conquistar. A confiança também traz mais facilidade para atingir estes objetivos e este jogo vai ser um grande desafio em termos ofensivos", disse Filipe Pedro, analisando de seguida o percurso dos seus jogadores. "Estamos em construção. Acreditamos que o nosso melhor momento ainda está para chegar e estamos a trabalhar para isso, mas é verdade que temos conseguido desenvolver a maioria dos atletas, não só a nível individual, como também coletivamente. Estamos mais consistentes e isso também se nota nos poucos golos que temos sofrido ultimamente, mas ainda temos muito campeonato para disputar, depois do Vitória SC temos dez jogos pela frente, ainda assim não deixa de ser um encontro importante", concluiu. “Queremos manter este ciclo de vitórias” Diego Callai, guardião leonino, também analisou o encontro, dando ênfase ao bom momento da equipa: "A Liga Revelação é uma prova difícil, estamos mentalizados de que temos de entrar fortes dentro de campo. O nosso adversário vem de uma vitória importante, mas nós também estamos num bom momento e queremos continuar a manter este ciclo de vitórias", começou por dizer. Ao finalizar, o atleta leonino aplicou o mesmo discurso que o seu técnico: "A vitória é importante para garantir pelo menos o segundo lugar, mas a classificação não é tudo. Primeiro está o processo, aquilo que deixamos dentro de campo, todo o trabalho diário nos treinos, esse é o nosso foco, os resultados serão consequência do trabalho".
Fotografia de Sporting CP
Leões vão medir forças com a equipa alemã na fase a eliminar da prova do velho continente , depois do sorteio realizado esta sexta-feira na Suíça
06 Fev 2026 | 12:55 |
A equipa de juniores do Sporting vai enfrentar o Eintracht Frankfurt nos oitavos de final da UEFA Youth League. O sorteio da prova foi realizado durante esta sexta-feira na Suíça, numa fase em que estão 16 emblemas ainda em competição europeia da categoria de sub-19-
Ainda não há uma data definitiva para o encontro entre leões e alemães, mas a mesma será estabelecida no dia 9 de fevereiro. Contudo, a partida vai ser disputada ou no dia 24 ou 25 de fevereiro, com a eliminatória a ser disputada a somente a uma mão.
Os quartos de final estão agendados para 17 ou 18 de março. As meias finais acontecem a 17 de abril, três dias antes da final, em Nyon. Caso o Sporting ultrapasse o Eintracht, joga contra Real Madrid ou Chelsea, também fora de casa. Já o Benfica defronta o AZ, e depois pode duelar com Inter de Milão ou Betis. Leões e águias só se podem defrontar na final.
Recorde-se que o Clube de Alvalade, na última quinta - feira, dia 5, venceu o Puskás Akadémia por 2-1, com o golo da vitória a aparecer aos 90+4. Ivanildo Mendes cabeceou para defesa de Mirkó Bozó. Na recarga, Miguel Almeida não falhou e foi o herói do encontro.
Com a vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.
Técnico dos verdes e brancos abordou o mais recente resultado da turma leonina e ousou olhar para a frente, mas sem grandes euforias
05 Fev 2026 | 12:09 |
Após a vitória por 2-1 frente ao Puskás Akadémia, que garantiu ao Sporting a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League, o treinador João Gião destacou o desempenho da equipa e analisou o encontro. Na leitura ao jogo, o técnico começou por apontar as dificuldades sentidas na primeira parte.
"O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado"
"Uma primeira parte em que o adversário foi ligeiramente superior a nós. Tivemos dificuldade em encaixar na pressão nos primeiros 20 minutos, demos muita bola ao Puskás, que tem jogadores com qualidade. Conseguiram empurrar-nos para trás sem criar grande perigo, mas com o conforto de ter bola. Equilibrámos e o jogo ficou mais dividido. O resultado ao intervalo ajusta-se porque não me lembro de oportunidades para qualquer equipa. O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado", começou por dizer.
Sobre a resposta da equipa na segunda metade, João Gião destacou os ajustes feitos e a reação após o golo sofrido: "Ajustámos na segunda parte, que foi conseguida. Nem sempre inspirada, mas com o domínio quase total do jogo. Chegámos ao 0-1, tivemos o segundo para fazer e eles empatam num contra-ataque numa altura em que não mereciam. Não acusámos, mentalmente, o golo e acreditámos sempre. Continuámos a ir para cima, a criar oportunidades e fortes na bola parada. Depois, chegámos justamente à vantagem. Quem veio do banco estava muito ligado, foi muito importante. Vitória difícil, mas merecida".
"Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar"
Já a pensar na próxima fase, ainda sem conhecer o adversário - o sorteio realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça -, o treinador deixou clara a ambição da equipa: "Queremos ganhar o próximo. É só uma mão, há 90 minutos e sem prolongamento. Muitos nomes sonantes já foram eliminados e podem acontecer surpresas. Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar, e em dar espaço a estes jogadores, que podem continuar a evoluir numa competição muito interessante. E representar, sempre de forma digna, o Sporting. É a nossa obrigação".
Com esta vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.
Atleta do Clube de Alvalade termina longa vinculação com os leões e viaja para atuar em equipa histórica do futebol transalpino
04 Fev 2026 | 17:53 |
O Torino, da Serie A, anunciou, esta terça-feira, a contratação de Sandro Nascimento, jovem médio português, de 19 anos, proveniente do Sporting. Através de uma nota oficial, o clube de Turim revelou "que adquiriu em definitivo os direitos de contratação" do jovem médio ofensivo.
Sandro Nascimento termina, assim, uma ligação de oito anos ao Sporting, como já tinha sido avançado, onde chegou em 2018, proveniente do Benfica. O esquerdino, que é irmão de Liedson (modesto futebolista de 20 anos que jogou em clubes como Águias de Camarate e Portela) chegou ao patamar sub-23 na época transata, e esta temporada marcou dois golos e deu uma assistência em 10 partidas oficiais.
"Hoje fecha-se um capítulo muito especial da minha vida. Depois de oito anos de formação, chega o momento de me despedir do Sporting Clube de Portugal. Foram anos de aprendizagem, crescimento, sacrifícios, conquistas e também momentos difíceis — todos eles fundamentais para me moldarem como jogador e, acima de tudo, como pessoa. Levo comigo valores que este clube me ensinou desde o primeiro dia: trabalho, ambição, respeito e nunca desistir", escreveu o jovem, nas suas redes sociais.
Outro jogador que representa o Torino é Franco Israel. O antigo guarda-redes do Sporting, que esteve presente na conquista dos dois Campeonatos Nacionais nas últimas duas épocas, foi vendido ao clube de Turim por 4,5 milhões de euros, e será o novo companheiro de Sandro Nascimento.
Neste momento, a equipa sub-23 está no oitavo e último lugar da fase de apuramento de campeão com apenas um ponto conquistado. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.
Golo de canto direto de Sandro Nascimento:
Sporting marca aos 90+4 minutos e passa aos oitavos da Youth League (2-1)
04 Fev 2026 | 17:44
Oficial! Extremo do Sporting é emprestado a clube que luta para não descer de divisão
04 Fev 2026 | 11:50
Oficial! Sporting empresta defesa central a ex clube de Ronaldo
04 Fev 2026 | 11:12