Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

“FORMAÇÃO DO SPORTING TEM SIDO MAIS MALTRADA POR PESSOAS DO CLUBE DO QUE PELOS ADVERSÁRIOS”

Em declarações ao Leonino, Luís Martins, antigo responsável pela formação dos leões, abordou o presente e o passado recente da cantera verde e branca

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Nos últimos anos, a formação do Sporting CP tem sido mais maltratada por pessoas do próprio Clube do que pelos seus adversários”. A afirmação é de Luís Martins, antigo responsável pela formação do Clube num passado recente, e que não tem dúvidas de que a mesma “não estava assim mal, não está mal e, nos próximos anos, dificilmente estará mal porque o Sporting CP tem uma bolsa de jogadores muito interessantes”.


Luís Martins acrescenta que a formação do Clube “não parou de trabalhar durante os últimos anos, o que pode ter acontecido foi algum desinvestimento em termos de recursos financeiros até devido à situação que o Clube atravessou no início da década”. O antigo coordenador técnico do Sporting CP diz também que é testemunha “do que se trabalhou e do que se recrutou. Podemos falar dos dois jogadores (Matheus Nunes e Eduardo Quaresma) que agora se estrearam, mas há outros dentro da formação do Clube que têm muito valor e, se lhes derem oportunidade, vão dar muito ao Sporting CP”.


Luís Martins defende ainda que “enquanto diretor técnico do Sporting CP, assisti a uma melhoria em diversos aspetos, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e nas infraestruturas do Clube”.


“Sporting CP tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são mais-valias para o futebol profissional”

O treinador do Sporting B na temporada de 2017/2018 defende que o “Sporting tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são categoricamente mais valias para o futebol do Clube”. Sobre esta questão, Luís Martins acredita que “do lado de fora, entendo que o futebol profissional despreza alguns nomes que, na minha modesta opinião, não devia desprezar”.


“Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não”

Relativamente às críticas de que a formação do Clube tem sido alvo, Luís Martins é perentório: “Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não, mas, segundo o Presidente Frederico Varandas, também não era para ter porque o objetivo é vender os atletas assim que sejam promovidos à equipa A”.

“Vale a pena ganhar títulos na formação”

Questionado pelo Leonino sobre se é importante ganhar títulos na formação, o antigo treinador-adjunto do Tottenham (2012/2013) e do Zenit (2013/2014 e 2014/2015) não tem dúvidas de que “vale a pena ganhar títulos na formação e é muito importante que tal aconteça”, visto que “a equipa principal do Sporting CP precisa de ganhar. Como tal, a formação do Clube também precisa de ganhar”.

Quanto aos impactos que essas conquistas terão nos jogadores, afirma que “se estamos a formar jogadores para a primeira equipa do Sporting CP, ganhar títulos não lhe fará mal nenhum, bem pelo contrário, só lhes vai fazer bem até porque, quando se ganha um campeonato nacional da formação, estamos a valorizar os jogadores e não as equipas. Quem está no Sporting CP, tem de querer ganhar sempre”.


Futebol Formação

DIREÇÃO DE VARANDAS ANUNCIA NOVO PROTOCOLO PARA O SPORTING, COM O OBJETIVO DE...

Verdes e brancos passaram a ter um novo parceiro, tendo a novidade sido anunciada esta quinta-feira, 18 de julho

O Sporting, emblema liderado por Frederico Varandas, assinou um novo protocolo de cooperação com a AD Bobadelense
O Sporting, emblema liderado por Frederico Varandas, assinou um novo protocolo de cooperação com a AD Bobadelense

  |

Icon Comentário0

Esta quinta-feira, dia 18 de julho, o Sporting formalizou uma parceria com a Associação Desportiva Bobadelense (ADB) para o futebol de formação, numa altura em que tem assinado vários contratos com jogadores dos escalões leoninos. Trata-se de um “protocolo de cooperação” com o emblema do concelho de Loures que, com base em informação divulgada pelos verdes e brancos no site oficial, “visa a partilha de conhecimentos e criação de novas dinâmicas para a angariação de novos talentos”. Isto, com o objetivo de “implementar uma Academia Leonina em colaboração com o novo clube parceiro”.


"Faz parte de uma estratégia do Sporting de implementação e expansão da sua marca. A AD Bobadelense foi um clube que acolheu a nossa ideia e estamos muito contentes por celebrar este protocolo com eles. Vai ser um trabalho conjunto em que queremos rentabilizar os recursos humanos e as infraestruturas da AD Bobadelense para melhorarmos as qualidades dos jogadores que lá vão estar. No futuro, alguns podem ser jogadores do Sporting ", começou por dizer Paulo Gomes, co-diretor geral da Academia, aos meios de comunicação dos leões.


Para o dirigente, este tipo de associações são relevantes na medida que ajudam o Clube de Alvalade a ter “cada vez mais, um leque alargado de jogadores para o recrutamento”. “Queremos ter protocolos com vários clubes nesse sentido”, acrescentou ainda. Também a AD Bobadelense, representada por Ricardo Caldas, acredita que o acordo vai aumentar o número de praticantes e permitir o desenvolvimento dos treinadores sob a metodologia do Sporting, algo que vai melhorar o clube a nível competitivo.


"O Sporting tomou a iniciativa e ficámos muito agradados. Como é óbvio, tivemos logo a noção de que seria algo bastante grande que vai potenciar o nosso clube. Esse é sempre o nosso objetivo. Vai, também, aumentar as nossas possibilidades de crescer mais rapidamente. O Sporting vai ser uma ajuda fantástica", confessou Ricardo Caldas, em declarações aos meios de comunicação do Sporting.

O líder da AD Bobadelense mostrou-se ainda convicto de que “sendo o clube que é, o Sporting vai potenciar de forma estrondosa a nossa formação. É para isso que estamos aqui, para receber a ajuda do Sporting”. Deste modo, o emblema liderado por Frederico Varandas acrescenta mais um protocolo à lista, algo que promete enriquecer a formação dentro do mesmo.



Futebol Formação

OFICIAL: SPORTING FECHA CONTRATO COM DEFESA-CENTRAL UCRANIANO DE...

Leões anunciaram a novidade aos adeptos nesta quinta-feira, dia 18 de julho

 Illia Iablonskyi é o mais recente jovem a assinar contrato de formação com o Sporting
Illia Iablonskyi é o mais recente jovem a assinar contrato de formação com o Sporting

  |

Icon Comentário0

É oficial: Illia Iablonskyi, jogador ucraniano que pertence ao escalão de iniciados do Sporting, assinou contrato de formação com os verdes e brancos, anunciou o Clube de Alvalade na última quinta-feira, dia 18 de julho, com um comunicado através das suas plataformas oficiais.


O defesa-central chegou aos leões na temporada 2021/22, oriundo do Olhão. Desde então, o canhoto de 15 anos tem merecido o voto de confiança dos técnicos da formação do Sporting, garantindo, agora, um novo vínculo, que dará início a um novo passo na sua ainda curta carreira.


Pelos iniciados dos leões, onde marcou presença de forma mais assídua, Illia Iablonskyi disputou o total de 17 encontros. De resto, o jogador também foi utilizado na equipa de sub-16 - tendo registado um jogo e um tento - e, ainda, na sub-14 A, na qual realizou três partidas.


No que toca ao escalão de iniciados do Sporting - que irá mudar de treinador, após a saída de Bernardo Bruschy -, a verdade é que os jovens leões já conheceram o calendário para a próxima temporada e arrancam logo com... um dérbi, frente ao Benfica. A primeira jornada arranca no fim de semana de 18 e 19 de agosto, sendo que a turma de Alvalade desloca-se ao Seixal - onde empataram a zero na temporada que terminou -, no sábado. O encontro ainda não tem hora marcada, mas deverá ser definida brevemente.

A prova é dividida em duas fases, divididas por séries - Norte e Sul. Numa primeira instância, dez equipas de cada extremo do país irão acumular pontos ao longo do ano para, mais tarde, as melhores dez no total jogarem a Fase de Apuramento de Campeão e as restantes a Fase de Manutenção e Descida.



Futebol

JORNADA CHEIA DE ADN SPORTING: JOGADORES FORMADOS NO CLUBE DE ALVALADE BRILHAM DENTRO E FORA DE PORTAS

Atletas que cresceram na cantera verde e branca dão cartas com a camisola dos leões e não só

  |

Icon Comentário0

O Sporting saiu vitorioso do confronto contra o Braga no Estádio José Alvalade, por cinco bolas a zero, num partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic e que contou com a participação de quatro dos seus talentos formados na Academia Cristiano Ronaldo.


Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança foram quatro dos jogadores que somaram minutos na recepção à turma minhota e que contam com uma longa história no Clube de Alvalade. Os agora craques do plantel sénior iniciaram a sua formação desde muito cedo em Alcochete.


Mas não foi só neste campo que o ADN leonino brilhou na última jornada da Liga portuguesa. Fora das quatro linhas do Estádio José Alvalade, outros 10 jogadores com o mesmo selo verde e branco estiveram em ação e foram imprescindíveis para as equipas que agora representam.


Entre os emprestados, nomes como Dário Essugo (Chaves), Samuel Justo (Casa Pia) e Mateus Fernandes (Estoril) foram titulares nas suas atuais equipas, enquanto Afonso Moreira (Gil Vicente) entrou como suplente utilizado.

Além disso, ex-leões como Elves Baldé (Farense), Hevertton (Estrela da Amadora), Gonçalo Costa (Portimonense), Nuno Moreira (Casa Pia), Tomás Silva (Vizela) e Benny (Chaves) também tiveram participação ativa nos jogos.


Relembre-se que num confronto com uma verdadeira 'chuva de golos', foram: Francisco Trincão (9′), Eduardo Quaresma (18′), Viktor Gyokeres (71′), Daniel Bragança (73′) e Nuno Santos (85′) os grandes autores dos tentos pela equipa dos leões.

Depois da vitória expressiva para o campeonato português nesta jornada, a turma leonina, já na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, entra novamente em campo, desta vez para visitar o reduto dos Young Boys na Suíça. O jogo, referente à primeira mão do Play-Off da Liga Europa, terá início às 17h45 no Stade de Suisse.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


JÁ NÃO FOGE! VARANDAS GARANTIU CHEGADA AO SPORTING DE JOGADOR DO REAL MADRID COMPARADO A LAMINE YAMAL
Futebol Formação

JÁ NÃO FOGE! VARANDAS GARANTIU CHEGADA AO SPORTING DE JOGADOR DO REAL MADRID COMPARADO A LAMINE YAMAL

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING ANUNCIA ASSINATURA DE CONTRATO COM DEFESA COM TRÊS GOLOS NA ÚLTIMA ÉPOCA
Futebol Formação

OFICIAL! SPORTING ANUNCIA ASSINATURA DE CONTRATO COM DEFESA COM TRÊS GOLOS NA ÚLTIMA ÉPOCA

 

Icon Comentário0
HÁ DÉRBI A ABRIR: SPORTING E BENFICA ARRANCAM CAMPEONATO: CONHEÇA DATA E MUITO MAIS
Futebol Formação

HÁ DÉRBI A ABRIR: SPORTING E BENFICA ARRANCAM CAMPEONATO: CONHEÇA DATA E MUITO MAIS

 

Icon Comentário0