Futebol Formação
Técnico do Sporting antevê duelo com o Real Madrid: "Teremos de sofrer em alguns momentos"
17 Mar 2026 | 14:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
09 Jun 2020 | 09:00 |
“Nos últimos anos, a formação do Sporting CP tem sido mais maltratada por pessoas do próprio Clube do que pelos seus adversários”. A afirmação é de Luís Martins, antigo responsável pela formação do Clube num passado recente, e que não tem dúvidas de que a mesma “não estava assim mal, não está mal e, nos próximos anos, dificilmente estará mal porque o Sporting CP tem uma bolsa de jogadores muito interessantes”.
Luís Martins acrescenta que a formação do Clube “não parou de trabalhar durante os últimos anos, o que pode ter acontecido foi algum desinvestimento em termos de recursos financeiros até devido à situação que o Clube atravessou no início da década”. O antigo coordenador técnico do Sporting CP diz também que é testemunha “do que se trabalhou e do que se recrutou. Podemos falar dos dois jogadores (Matheus Nunes e Eduardo Quaresma) que agora se estrearam, mas há outros dentro da formação do Clube que têm muito valor e, se lhes derem oportunidade, vão dar muito ao Sporting CP”.
Luís Martins defende ainda que “enquanto diretor técnico do Sporting CP, assisti a uma melhoria em diversos aspetos, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e nas infraestruturas do Clube”.
“Sporting CP tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são mais-valias para o futebol profissional”
O treinador do Sporting B na temporada de 2017/2018 defende que o “Sporting tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são categoricamente mais valias para o futebol do Clube”. Sobre esta questão, Luís Martins acredita que “do lado de fora, entendo que o futebol profissional despreza alguns nomes que, na minha modesta opinião, não devia desprezar”.
“Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não”
Relativamente às críticas de que a formação do Clube tem sido alvo, Luís Martins é perentório: “Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não, mas, segundo o Presidente Frederico Varandas, também não era para ter porque o objetivo é vender os atletas assim que sejam promovidos à equipa A”.
“Vale a pena ganhar títulos na formação”
Questionado pelo Leonino sobre se é importante ganhar títulos na formação, o antigo treinador-adjunto do Tottenham (2012/2013) e do Zenit (2013/2014 e 2014/2015) não tem dúvidas de que “vale a pena ganhar títulos na formação e é muito importante que tal aconteça”, visto que “a equipa principal do Sporting CP precisa de ganhar. Como tal, a formação do Clube também precisa de ganhar”.
Quanto aos impactos que essas conquistas terão nos jogadores, afirma que “se estamos a formar jogadores para a primeira equipa do Sporting CP, ganhar títulos não lhe fará mal nenhum, bem pelo contrário, só lhes vai fazer bem até porque, quando se ganha um campeonato nacional da formação, estamos a valorizar os jogadores e não as equipas. Quem está no Sporting CP, tem de querer ganhar sempre”.
Técnico do Clube de Alvalade fez declarações após desaire que ditou saída da maior competição de clubes do continente europeu
19 Mar 2026 | 14:39 |
João Gião, treinador do Sporting na UEFA Youth League, fez elogios aos seus jogadores, apesar da eliminação aos pés do Real Madrid (2-1). O técnico acredita que a equipa merecia outro resultado e admitiu que o adversário é melhor individualmente.
João Gião: "Estou muito orgulhoso"
"Os rapazes mereciam outro desfecho, estou muito orgulhoso do que fizeram contra uma equipa que do ponto de vista técnico é melhor que nós" , começou por dizer o técnico da equipa dos leõezinhos, após ter eliminado o Eintracht Frankfurt na fase anterior.
O timoneiro de 39 anos elogiou a qualidade defensiva dos leões em bloco baixo sem a bola controlada. Na segunda parte, o equilíbrio custou caro. "Demos mais bola ao adversário e defendemos bem baixo, muito rigorosos. Saímos para o intervalo a vencer apesar das oportunidades para o Real. Não fazemos o 2-0 e sofremos no lance seguinte. A segunda parte foi muito dividida, oportunidades para os dois lados, creio que mais para nós, duas bolas ao poste", falou.
João Gião: "O Sporting sai dignificado"
João Gião relembrou que os "Merengues" utilizaram atletas que já foram convocados para a equipa principal. "Jogámos os últimos 10 minutos com os sub-17, de 2009, lá dentro contra homens. Três jogadores do Real Madrid estiveram em Manchester com a primeira equipa ontem e chegaram hoje para jogar. É pena a primeira derrota ao nono jogo ditar a eliminação, mas sabíamos que seria assim. O Sporting sai dignificado e a formação também", reiterou o técnico leonino.
O treinador da equipa B já tem o próximo compromisso marcado. Será frente ao Feirense, em Santa Maria da Feira, a contar para a 27ª jornada da Liga Portugal 2 Meu Super. O encontro vai começar às 14h, no Estádio Marcolino Castro, neste domingo, dia 22.
Verdes e brancos permitiram a reviravolta da turma espanhola no decorrer da segunda parte do encontro e dizem adeus à competição
18 Mar 2026 | 14:55 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu com o Real Madrid por 2-1, esta quarta-feira, dia 18 de março. Em duelo dos quartos de final da Youth League, os jovens verdes e brancos acabaram por sofrer uma reviravolta da formação espanhola e falham o acesso às meias-finais da prova.
Depois do triunfo diante do Eintracht Frankfurt na eliminatória anterior, os leões tiveram de sofrer defensivamente, mas acabaram por conseguir ir para o descanso em vantagem, graças a um brinde de Rivas, que ofereceu o golo a Flávio Gonçalves que, na cara do guarda-redes, não desperdiçou (43').
Na segunda parte, o Real Madrid deu a volta ao encontro. Jacobo Ortega, em esforço, aproveitou uma abertura de Carlos Díaz para empatar as contas aos 51 minutos. Logo de seguida, Gabriel Silva esteve perto de voltar a colocar o Sporting em vantagem, mas atirou ao poste. O golo dos espanhóis chegou aos 63', com Martín a desferir um remate potente que Miguel Gouveia não conseguiu defender.
Com esta derrota - a nona em 34 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião despedem-se da competição após uma grande campanha. O Sporting volta a entrar em campo apenas a 4 de abril, sábado, diante do Benfica, às 16h00, no Seixal.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Miguel Gouveia, Afonso Lee, Rafael Mota, Lucas Taibo, Daniel Costa, Rayhan Momade, Eduardo, Felicíssimo, Zaïd Bafdili, Ivanildo Mendes, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva.
Confira o golo de Flávio Gonçalves:
Clube de Alvalade enfrenta um desafio exigente em competição europeia, mas os jogadores mostram segurança total num desfecho positivo
17 Mar 2026 | 17:43 |
O Sporting prepara-se para um dos desafios mais exigentes da temporada na UEFA Youth League, com os jovens leões a assumirem a dificuldade da partida dos quartos de final contra o Real Madrid, mas sem abdicar da ambição. Lucas Taibo e Daniel Costa mostraram confiança.
Lucas Taibo destacou a qualidade do adversário, sublinhando que será um encontro "muito difícil", mas garantiu que a equipa acredita nas suas armas. O defesa central apontou à união do grupo como um dos fatores-chave para o percurso até esta fase.
"Têm muitos jogadores de qualidade, alguns que já atuaram pela equipa principal, mas temos as nossas qualidades e a nossa união que nos trouxe até aqui. Estamos a preparar o jogo para ganhar", afirmou, em declarações aos meios de comunicação do Sporting, reforçando a confiança do grupo.
Também Daniel Costa esteve presente na antevisão e partilhou da mesma visão, garantindo que a equipa está motivada para continuar a fazer história na competição. "O jogo vai ser muito importante e, ao mesmo tempo, muito difícil. Eles têm vários jogadores de equipa principal, como nós, e vamos tentar elevar o nosso jogo", referiu.
João Gião, que defronta esta quarta-feira, dia 17 de março, às 13h00 os espanhóis do Real Madrid nos quartos de final da Youth League, já tinha feito a antevisão do encontro, destacando a importância da fase alcançada e a qualidade do adversário.