Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

“FORMAÇÃO DO SPORTING TEM SIDO MAIS MALTRADA POR PESSOAS DO CLUBE DO QUE PELOS ADVERSÁRIOS”

Em declarações ao Leonino, Luís Martins, antigo responsável pela formação dos leões, abordou o presente e o passado recente da cantera verde e branca

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Nos últimos anos, a formação do Sporting CP tem sido mais maltratada por pessoas do próprio Clube do que pelos seus adversários”. A afirmação é de Luís Martins, antigo responsável pela formação do Clube num passado recente, e que não tem dúvidas de que a mesma “não estava assim mal, não está mal e, nos próximos anos, dificilmente estará mal porque o Sporting CP tem uma bolsa de jogadores muito interessantes”.


Luís Martins acrescenta que a formação do Clube “não parou de trabalhar durante os últimos anos, o que pode ter acontecido foi algum desinvestimento em termos de recursos financeiros até devido à situação que o Clube atravessou no início da década”. O antigo coordenador técnico do Sporting CP diz também que é testemunha “do que se trabalhou e do que se recrutou. Podemos falar dos dois jogadores (Matheus Nunes e Eduardo Quaresma) que agora se estrearam, mas há outros dentro da formação do Clube que têm muito valor e, se lhes derem oportunidade, vão dar muito ao Sporting CP”.


Luís Martins defende ainda que “enquanto diretor técnico do Sporting CP, assisti a uma melhoria em diversos aspetos, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e nas infraestruturas do Clube”.


“Sporting CP tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são mais-valias para o futebol profissional”

O treinador do Sporting B na temporada de 2017/2018 defende que o “Sporting tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são categoricamente mais valias para o futebol do Clube”. Sobre esta questão, Luís Martins acredita que “do lado de fora, entendo que o futebol profissional despreza alguns nomes que, na minha modesta opinião, não devia desprezar”.


“Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não”

Relativamente às críticas de que a formação do Clube tem sido alvo, Luís Martins é perentório: “Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não, mas, segundo o Presidente Frederico Varandas, também não era para ter porque o objetivo é vender os atletas assim que sejam promovidos à equipa A”.

“Vale a pena ganhar títulos na formação”

Questionado pelo Leonino sobre se é importante ganhar títulos na formação, o antigo treinador-adjunto do Tottenham (2012/2013) e do Zenit (2013/2014 e 2014/2015) não tem dúvidas de que “vale a pena ganhar títulos na formação e é muito importante que tal aconteça”, visto que “a equipa principal do Sporting CP precisa de ganhar. Como tal, a formação do Clube também precisa de ganhar”.

Quanto aos impactos que essas conquistas terão nos jogadores, afirma que “se estamos a formar jogadores para a primeira equipa do Sporting CP, ganhar títulos não lhe fará mal nenhum, bem pelo contrário, só lhes vai fazer bem até porque, quando se ganha um campeonato nacional da formação, estamos a valorizar os jogadores e não as equipas. Quem está no Sporting CP, tem de querer ganhar sempre”.


Futebol Formação

Oficial! Varandas arregaça as mangas e oferece contrato a jogador que chegou do Porto

Presidente do Clube de Alvalade chegou-se à frente e firmou mais um vínculo, que foi anunciado na última terça-feira, dia 15 de outubro

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, assinou contrato com ex Porto
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, assinou contrato com ex Porto

  |

Icon Comentário0

É oficial: Rafael Fial assinou contrato de formação com o Sporting, anunciaram os leões esta terça-feira, dia 15 de outubro. O avançado, que representa o emblema verde e branco desde 2021, tem 15 anos e esta nova etapa evidencia a qualidade do jovem e justifica a confiança depositada por Frederico Varandas: "Sinto-me muito orgulhoso pelo meu primeiro contrato com o Sporting. É mais um passo para o meu sonho de chegar à equipa A", pode ler-se na publicação que o jovem fez no Instagram


A nova aposta do Clube chegou na temporada de 2021/22, oriunda do Porto, equipa que representou entre 2016 e 2021. Iniciou a sua trajetória de leão ao peito no escalão de juniores C (sub-15) e, atualmente, é figura de destaque nos juniores B (sub-17).


Para já, a equipa leonina está em terceiro lugar, com 16 pontos e oito jogos disputados. O segundo posto é ocupado pelo Vitória de Setúbal com 17 pontos, enquanto o Benfica lidera a tabela classificativa da Série Sul 2024/25, ao acumular 22 pontos.


Esta temporada, Rafael Fial já fez o gosto ao pé uma vez e realizou uma assistência em quatro jogos ao serviço dos juniores B do Sporting. Em 2023/24, o avançado disputou pela equipa leonina um total de 21 encontros, nos quais marcou golos em duas ocasiões.

O emblema verde e branco, em sub-17, volta a entrar em campo no domingo, dia 20 de outubro, frente ao Torreense. O jogo relativo à nona jornada do campeonato, realizar-se-á no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, às 11h00.



Futebol Formação

Craque do Sporting aponta golaço decisivo contra a Espanha e garante novo troféu (vídeo)

Avançado do Clube de Alvalade brilhou esta terça-feira, dia 15 de outubro, ao marcar um tento de fazer levantar os adeptos das bancadas

Flávio Gonçalves, do Sporting, marcou golo decisivo contra a Espanha
Flávio Gonçalves, do Sporting, marcou golo decisivo contra a Espanha

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional Sub-18 sagrou-se campeã do Torneio das Quatro Nações após empatar com a Espanha, na última partida da competição, realizada esta terça-feira, dia 15 de outubro, em Marco de Canaveses. O grande destaque da partida foi Flávio Gonçalves, jovem avançado do Sporting de apenas 17 anos, que abriu o marcador e desempenhou um papel fundamental na conquista portuguesa.


Tanto Portugal como Espanha chegaram ao confronto decisivo com duas vitórias nos jogos anteriores. Contudo, enquanto os espanhóis precisavam de vencer, os portugueses tinham a vantagem na diferença de golos, o que lhes dava a possibilidade de apenas precisar de um empate para garantir o título.


Logo aos oito minutos, Flávio Gonçalves mostrou o seu talento ao inaugurar o marcador com a execução perfeita de um livre direto, colocando Portugal em vantagem. A sua confiança e qualidade técnica destacaram-se desde o início, dando o impulso necessário para a equipa. Pouco depois, aos 16 minutos, Afonso Patrão, também na sequência de uma bola parada, ampliou a vantagem para 2-0.


Quando tudo parecia indicar que Portugal ia dominar o jogo, a Espanha reagiu. Sidney Osawuza reduziu a diferença aos 21 minutos, e Diego Aguado empatou o encontro, aos 44', ainda antes do intervalo.

A segunda parte não trouxe mais golos, mas o empate foi suficiente para Portugal, que conquistou o torneio com base na diferença de golos superior (9 golos marcados e 3 sofridos, contra 8-3 da Espanha). A contribuição decisiva de Flávio Gonçalves foi um dos pontos altos da campanha, destacando o jovem avançado como uma promessa para o futuro do futebol português.


Confira aqui o golo:


Futebol Formação

Sensacional! Sporting vence dérbi ao cair do pano e continua com registo imaculado na Liga

Clube de Alvalade sofreu golo do empate já na segunda parte, mas remate certeiro no tempo de compensação ofereceu mais três pontos aos leões

Sub-15 do Sporting derrotam Belenenses
Sub-15 do Sporting derrotam Belenenses

  |

Icon Comentário0

A equipa de iniciados do Sporting venceu o dérbi frente ao Belenenses por 2-1, este domingo, dia 13 de outubro, em jogo a contar para a sétima jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-15. Os leões continuam assim com um registo imaculado neste arranque de época.


No Campo Major Baptista da Silva, os jovens leões entraram pressionantes e chegaram ao intervalo em vantagem no marcador, através de um golo de Mélvin Rosário que finalizou uma grande jogada depois de uma primorosa assistência de Victor Bastianele aos sete minutos.


Na etapa complementar, os azuis do Restelo ainda conseguiram empatar a partida aos 59 minutos, mas o golo da vitória verde e branca viria a surgir já em tempo de compensação num remate de longa distância de Martim Baptista (80+2), após passe de Yanick Filipe.


Com esta vitória - a sétima em sete jogos desta temporada - os comandados de António Cruz estão no primeiro posto da tabela classificativa do campeonato nacional, com 21 pontos somados. O Belenenses é segundo com 16. O emblema leonino volta a entrar em campo no domingo, dia 20 de outubro, frente ao Farense. O encontro terá lugar no reduto do adversário, às 11h00.

Onze inicial apresentado pela equipa verde e branca: Guilherme Pinto (Guarda-redes), Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Lucas Francisco, Martim Baptista, Diogo Djabi, Victor Bastianele (Capitão), Mélvin Rosário, Yanick Filipe e Martim Ribeiro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Varandas assina contrato com avançado que marcou poker: Sporting tem goleador
Futebol Formação

Oficial! Varandas assina contrato com avançado que marcou poker: Sporting tem goleador

 

Icon Comentário0
Sporting vence em casa e mantém registo 100% vitorioso
Futebol Formação

Sporting vence em casa e mantém registo 100% vitorioso

 

Icon Comentário0
Sporting vence pela margem mínima no terreno do Vitória (1-0) e chega às quatro vitórias seguidas
Futebol Formação

Sporting vence pela margem mínima no terreno do Vitória (1-0) e chega às quatro vitórias seguidas

 

Icon Comentário0