Futebol Formação
Sporting continua fase negativa e cede empate em descontos de loucos
30 Out 2025 | 13:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
09 Jun 2020 | 09:00 |
“Nos últimos anos, a formação do Sporting CP tem sido mais maltratada por pessoas do próprio Clube do que pelos seus adversários”. A afirmação é de Luís Martins, antigo responsável pela formação do Clube num passado recente, e que não tem dúvidas de que a mesma “não estava assim mal, não está mal e, nos próximos anos, dificilmente estará mal porque o Sporting CP tem uma bolsa de jogadores muito interessantes”.
Luís Martins acrescenta que a formação do Clube “não parou de trabalhar durante os últimos anos, o que pode ter acontecido foi algum desinvestimento em termos de recursos financeiros até devido à situação que o Clube atravessou no início da década”. O antigo coordenador técnico do Sporting CP diz também que é testemunha “do que se trabalhou e do que se recrutou. Podemos falar dos dois jogadores (Matheus Nunes e Eduardo Quaresma) que agora se estrearam, mas há outros dentro da formação do Clube que têm muito valor e, se lhes derem oportunidade, vão dar muito ao Sporting CP”.
Luís Martins defende ainda que “enquanto diretor técnico do Sporting CP, assisti a uma melhoria em diversos aspetos, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e nas infraestruturas do Clube”.
“Sporting CP tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são mais-valias para o futebol profissional”
O treinador do Sporting B na temporada de 2017/2018 defende que o “Sporting tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são categoricamente mais valias para o futebol do Clube”. Sobre esta questão, Luís Martins acredita que “do lado de fora, entendo que o futebol profissional despreza alguns nomes que, na minha modesta opinião, não devia desprezar”.
“Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não”
Relativamente às críticas de que a formação do Clube tem sido alvo, Luís Martins é perentório: “Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não, mas, segundo o Presidente Frederico Varandas, também não era para ter porque o objetivo é vender os atletas assim que sejam promovidos à equipa A”.
“Vale a pena ganhar títulos na formação”
Questionado pelo Leonino sobre se é importante ganhar títulos na formação, o antigo treinador-adjunto do Tottenham (2012/2013) e do Zenit (2013/2014 e 2014/2015) não tem dúvidas de que “vale a pena ganhar títulos na formação e é muito importante que tal aconteça”, visto que “a equipa principal do Sporting CP precisa de ganhar. Como tal, a formação do Clube também precisa de ganhar”.
Quanto aos impactos que essas conquistas terão nos jogadores, afirma que “se estamos a formar jogadores para a primeira equipa do Sporting CP, ganhar títulos não lhe fará mal nenhum, bem pelo contrário, só lhes vai fazer bem até porque, quando se ganha um campeonato nacional da formação, estamos a valorizar os jogadores e não as equipas. Quem está no Sporting CP, tem de querer ganhar sempre”.
Verdes e brancos estiveram perto de sofrer a primeira derrota na prova, mas resgataram um ponto nos minutos finais do encontro das competições europeias
04 Nov 2025 | 16:08 |
A equipa de juniores do Sporting empatou (2-2), esta terça-feira, dia 4 de novembro, diante da Juventus. Em duelo da quarta jornada da Youth League, os jovens verdes e brancos estiveram perto de sofrer a primeira derrota na prova, mas resgataram um ponto nos minutos finais do encontro.
Num encontro disputado na Juventus Center, em Turim, o Sporting quis mostrar favoritismo, mas teve algumas dificuldades em dominar o encontro e foi a turma adversária a chegar ao primeiro, aos 11 minutos. Depois de uma perda de bola dos leões, Josue Greulaud cruzou para o desvio de primeira de Patryk Mazur. O 2-0 para a 'vecchia signora' apareceu aos 26 minutos. Gabriele Finocchiaro disparou com estrondo à barra da baliza de Miguel Gouveia, antes de Marco Tiozzo rematar para o fundo das redes.
Na segunda parte, o Sporting correu atrás do prejuízo e conseguiu reduzir aos 88 minutos. Sandro Ferreira cruzou atrasado para Zaid Bafdili rematar sem hipóteses para Riccardo Radu. O tento da igualdade surgiu em cima do minuto 90. Flávio Gonçalves, através de livre direto, rematou à barra e, na recarga, Paulo Simão fez o 2-2, depois de também ter marcado na última ronda.
Com este empate - o quinto em 15 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião estão, à condição, no sétimo lugar da tabela classificativa com oito pontos. O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 26 de novembro, diante do Club Brugge, às 13h00, em Alcochete.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Daniel Costa, Eduardo Felicíssimo, Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Zaid Bafdili, Rafael Camacho, Chris Grombahi, Flávio Gonçalves e Diogo Martins.
Leões sofrerem para pontuar na receção aos gansos e encarnados acabaram por escorregar em casa, mantendo a tabela inalterada
02 Nov 2025 | 13:21 |
A equipa de juvenis do Sporting empatou 1-1 com o Casa Pia, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo a contar para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Depois de três goleadas seguidas, a primeira, por 5-0, diante do Torreense, os leões voltam não vencer.
No Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, o adversário entrou melhor na partida e chegou ao golo ainda na primeira parte. Aquando do apito do árbitro para ambas as equipas recolherem ao balneário para intervalo, o Casa Pia vencia 1-0.
O Sporting não desistiu e foi em busca do empate, que tardou a surgir. O golo que repôs a igualdade no marcador foi da autoria de Leonardo Paulin, com o avançado de 16 anos a fazer o gosto ao pé aos 82 minutos. O placard não mais se alterou.
Com este empate - o terceiro em 11 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 24 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo com 22 e o Alverca fecha o pódio (20). O Sporting volta a entrar em campo diante do Farense. O encontro está marcado para dia 23 de novembro, às 11h00, no Algarve.
Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Guilherme Fortunato (guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, David Almeida, Leonardo Varela, Martim Ribeiro, José Lino e Lewis Dawley.
Clube de Alvalade atingiu a nona vitória em dez jornadas do Campeonato Nacional e encarnados começam a perder fôlego na tabela da prova
01 Nov 2025 | 17:38 |
A equipa de iniciados do Sporting venceu a Académica por 4-1, este sábado, dia 1 de novembro, em jogo a contar para a décima jornada da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26. Os leões ainda não conhecem o sabor da derrota, tendo apenas um empate com o Benfica.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, os verdes e brancos entraram decididos em dominar a partida desde cedo. Aos 15 minutos, os leões venciam por 2-0, graças a um bis de Francisco Rodrigues (2', 15'), que fez os golos da primeira parte.
No segundo tempo, o Sporting voltou a conseguir colocar a bola dentro da baliza dos estudantes por mais duas ocasiões. Dinis Marques, aos 48 minutos, fez o terceiro e o quarto surgiu aos 77', por intermédio de Salmán Umarji, que fechou as contas.
Com esta vitória - a nona em dez jogos esta temporada - os comandados de António Cruz somam agora 28 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais oito pontos do que o Benfica (20), que tem um jogo a menos. Na próxima jornada, o Sporting visita o Belenenses. O encontro joga-se às 11h00 de dia 9 de novembro, no Campo Major Baptista da Silva.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Joaquim Cabeçana (guarda-redes), Diego Belmonte, Bernardo Lavos, Salman Umarji, Simão Margato, Jacobo Aparicio, Dinis Marques, Igor Ribeiro, João Rodrigues, David Terna e Duarte Gomes.