
Futebol Formação
Depois da vitória no dérbi, Sporting vence por 2-1 e cola-se ao líder da Liga
20 Ago 2025 | 18:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
09 Jun 2020 | 09:00 |
“Nos últimos anos, a formação do Sporting CP tem sido mais maltratada por pessoas do próprio Clube do que pelos seus adversários”. A afirmação é de Luís Martins, antigo responsável pela formação do Clube num passado recente, e que não tem dúvidas de que a mesma “não estava assim mal, não está mal e, nos próximos anos, dificilmente estará mal porque o Sporting CP tem uma bolsa de jogadores muito interessantes”.
Luís Martins acrescenta que a formação do Clube “não parou de trabalhar durante os últimos anos, o que pode ter acontecido foi algum desinvestimento em termos de recursos financeiros até devido à situação que o Clube atravessou no início da década”. O antigo coordenador técnico do Sporting CP diz também que é testemunha “do que se trabalhou e do que se recrutou. Podemos falar dos dois jogadores (Matheus Nunes e Eduardo Quaresma) que agora se estrearam, mas há outros dentro da formação do Clube que têm muito valor e, se lhes derem oportunidade, vão dar muito ao Sporting CP”.
Luís Martins defende ainda que “enquanto diretor técnico do Sporting CP, assisti a uma melhoria em diversos aspetos, nomeadamente no que diz respeito aos recursos humanos e nas infraestruturas do Clube”.
“Sporting CP tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são mais-valias para o futebol profissional”
O treinador do Sporting B na temporada de 2017/2018 defende que o “Sporting tem – dentro do Clube, fora do Clube e outros que optou por vender – jogadores que são categoricamente mais valias para o futebol do Clube”. Sobre esta questão, Luís Martins acredita que “do lado de fora, entendo que o futebol profissional despreza alguns nomes que, na minha modesta opinião, não devia desprezar”.
“Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não”
Relativamente às críticas de que a formação do Clube tem sido alvo, Luís Martins é perentório: “Se tínhamos dez jogadores capazes de jogar no Barcelona nos próximos dez anos? Não, mas, segundo o Presidente Frederico Varandas, também não era para ter porque o objetivo é vender os atletas assim que sejam promovidos à equipa A”.
“Vale a pena ganhar títulos na formação”
Questionado pelo Leonino sobre se é importante ganhar títulos na formação, o antigo treinador-adjunto do Tottenham (2012/2013) e do Zenit (2013/2014 e 2014/2015) não tem dúvidas de que “vale a pena ganhar títulos na formação e é muito importante que tal aconteça”, visto que “a equipa principal do Sporting CP precisa de ganhar. Como tal, a formação do Clube também precisa de ganhar”.
Quanto aos impactos que essas conquistas terão nos jogadores, afirma que “se estamos a formar jogadores para a primeira equipa do Sporting CP, ganhar títulos não lhe fará mal nenhum, bem pelo contrário, só lhes vai fazer bem até porque, quando se ganha um campeonato nacional da formação, estamos a valorizar os jogadores e não as equipas. Quem está no Sporting CP, tem de querer ganhar sempre”.
Atleta, que joga no meio-campo do Clube de Alvalade, chegou ao emblema verde e branco em 2023/2024 e não esconde satisfação pelo novo passo
27 Ago 2025 | 18:51 |
É oficial. Maria Alves é a mais recente jovem jogadora a assinar contrato de formação com o Sporting, anunciaram os leões, esta quarta-feira, dia 27 de agosto. A futebolista de 1,65m joga no meio-campo, tem 15 anos de idade e chegou ao emblema verde e branco em 2023/2024.
Maria Alves: “Demonstra o trabalho que tenho feito ao longo dos anos e ajuda-me, também, a continuar a dar mais”
“Demonstra o trabalho que tenho feito ao longo dos anos e ajuda-me, também, a continuar a dar mais”, disse a futebolista em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade. A atleta está feliz por dar continuidade ao seu desenvolvimento no Sporting.
Maria Alves: "Todo o staff faz de nós melhores jogadoras"
“Todo o staff faz de nós melhores jogadoras, mas também melhores pessoas”, acrescentou. A jovem jogadora não escondeu que quer “chegar à equipa A. É um sonho que espero tornar realidade”. Maria Alves diz que Brenda Pérez é a sua principal referência no mundo do futebol
“É uma jogadora que está em todo o campo, ajuda muito a equipa e sabe sempre o que fazer, mesmo sob pressão”, terminou. A equipa A de futebol feminino do Sporting venceu o Racing Power por 3-0, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos do clube da Margem Sul.
Esta foi a primeira vitória do emblema leonino, antes do início oficial de temporada. Além deste triunfo, as verdes e brancas empataram frente às espanholas do Deportivo (1-1) e acabaram por sair derrotadas, em Alcochete, frente ao Athletic Bilbau (3-1).
Veja a publicação:
Clube de Alvalade esteve na frente do marcador até muito perto do fim do encontro, mas deixou a vantagem escapar nos instantes finais do jogo
25 Ago 2025 | 16:27 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu com o Alverca por 3-2, no último domingo, dia 24 de agosto, em encontro a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional do escalão de sub-19. A jogar no Centro de Formação do FC Alverca, os leões somaram a segunda derrota na liga, depois da vitória complicada na última partida.
O Clube de Alvalade entrou mais dominante e assumiu o controlo da posse de bola, aproximando-se com frequência da baliza contrária. Apesar do bom desempenho dos verdes e brancos, nem o Sporting nem o Alverca conseguiram marcar no primeiro tempo, e o jogo chegou ao intervalo com o nulo no marcador.
Na etapa complementar, uma história completamente diferente. André Machado fez o primeiro da partida, mas na própria baliza, e deixou o Sporting em desvantagem. Os leões reagiram com dois golos de rajada: aos 70', Miguel Almeida empatou o encontro, e dois minutos depois Cris Palamarchuk confirmou a reviravolta verde e branca. Muito perto do fim, um balde de água gelada para os pupilos de Mauro Miguel - o Alverca empatou a partida aos 88' (Afonso Ferreira), e confirmou a vitória aos 90+1', como golo de Dinis Souza, atirando o resultado final para 3-2 a favor da equipa da casa.
Com esta derrota - a segunda em quatro jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel seguem no segundo lugar da tabela, com seis pontos, a um do Torreense, primeiro classificado (menos um jogo). Os sub-19 leoninos voltam a jogar no sábado, dia 30 de agosto, frente ao Torreense, na Academia Cristiano Ronaldo.
Equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco: Luka Petric, André Machado, Cristiano Palamarchuck, Jakub Stasiak, Duarte Rosa, Paulo Simão, Frederico Gomes, Sandro Gamboa, Miguel Almeida, Simão Soares e Estefânio Domingos. No banco de suplentes, começaram William Lodmell, Santiago Fernandes, Edgar Cequeira, Diego Coxi, João Rodrigues, Sérgio Siza, José Mendes, Leonardo Tavares e Argyris Christodoulou.
Jogador alinhava por clube do distrito de Lisboa e prepara assim para uma nova aventura agora ao serviço do emblema verde e branco
22 Ago 2025 | 17:02 |
É oficial. Martim Martins é reforço do Sporting, anunciaram os leões, esta sexta-feira, dia 22 de agosto. O guarda-redes de 14 anos iniciou o seu percurso no Talaíde e, nas últimas quatro temporadas, representou a Escola de Futebol Os Belenenses de Oeiras, onde em 2024/2025 somou 18 jogos oficiais em diferentes escalões de formação.
O guardião dá agora um passo importante na sua ainda curta carreira, abraçando o desafio de continuar a crescer na Academia Cristiano Ronaldo e vai alinhar pela equipa de iniciados do emblema verde e branco e promete singrar de Leão ao peito num futuro próximo.
Recentemente, também Dinis Marques assinou um contrato de formação pelos leões. O jovem médio de apenas 14 anos de idade agradeceu a oportunidade aos responsáveis do emblema verde e branco e mostrou-se muito feliz pelo novo passo dado na sua carreira.
Frederico Varandas, Presidente dos leões, continua assim a aposta forte na famosa formação de Alcochete. Nas últimas semanas, Rodrigo Pedro também prolongou o vinculo com o Clube de Alvalade. O trio deverá alinhar pelos sub-15 na próxima época desportiva.
Os iniciados, comandados por António Cruz, ficaram no segundo lugar da Fase de Apuramento de Campeão em 2024/25 com 39 pontos. O Benfica sagrou-se campeão com 43. A nova temporada vai começar apenas em outubro com os leões a defrontarem o Farense na primeira jornada.