
Futebol
Viktor Gyokeres define o futuro no Sporting! Estrela dos leões já avisou a SAD dos seus planos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O selecionador da Grécia, Ivan Jovanovic, recebeu muitas críticas pela derrota (1-0) com a Escócia, desta quinta-feira, dia 20 de março e, particularmente, por ter dado a titularidade a Fotis Ioannidis e não a Vangelis Pavlidis, que entrou somente aos 72 minutos, quando a equipa já estava em desvantagem.
O treinador sérvio elegeu para o onze o jogador do Panathinaikos e alvo do Sporting no último verão, mas que passa por fase de menor fulgor, com apenas um golo no espaço de um mês. Já o atacante do Benfica é visto como um jogador em melhor forma e muito considerado pelos golos na Liga dos Campeões.
De acordo com informações dos media gregos, terá tomado a decisão de lançar Fotis Ioannidis no primeiro jogo e de colocar Pavlidis como titular no segundo, este domingo, na Escócia, considerando que o ponta de lança do Benfica está desgastado por um calendário de jogos.
Fotis Ioannidis foi muito cobiçado pela Direção verde e branca, sendo que os responsáveis leoninos chegaram a oferecer cerca de 20 milhões de euros, mais 3 por objetivos. Durante o processo de negociações, também o jogador mostrou um forte interesse em jogar no Sporting, mas a transferência não se concretizou. Mathias Kvistgaarden também poderia ter sido reforço, mas o negócio não se concretizou.
Esta temporada, Fotis Ioannidis – avaliado em 18 milhões de euros – leva quatro tentos em 38 encontros, com um total de 2.532 minutos em campo pelo Panathinaikos, mostrando a clara quebra de rendimento. Ainda assim, o ponta de lança de 25 anos soma 10 golos e duas assistências pelo conjunto helénico.
Guardião verde e branco chegou a Alvalade em janeiro de 2025, mas assumiu imediatamente a titularidade na baliza leonina e papel importante no plantel
|
Rui Silva chegou ao Sporting em janeiro de 2025, e assumiu-se imediatamente como o titular na baliza verde e branca. O guardião vai disputar uma partida especial contra o Rio Ave, na próxima terça feira, dia 22 de abril, uma vez que foi contra os vila condenses que se estreou de leão ao peito.
Depois de um período conturbado na baliza verde e branca, onde Vladan Kovacevic e Franco Israel não se conseguiram assumir como titulares indiscutíveis e dar segurança à defensiva leonina, o Sporting avançou para a contratação de Rui Silva ao Bétis de Sevilha, negócio que concluiu por menos de cinco milhões de euros.
A aposta parece ter sido acertada, uma vez que o guardião internacional por Portugal pegou de estaca na equipa comandada por Rui Borges, que não teve dúvidas em oferecer-lhe imediatamente a titularidade na baliza verde e branca. E fê-lo, exatamente, contra o Rio Ave, a 18 de janeiro de 2025 - o primeiro jogo de Rui Silva de leão ao peito.
Esse jogo, que contou para a 18ª jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com resultado final de 3-0 a favor do Sporting. Entretanto Rui Silva defrontou outra vez a equipa de Vila do Conde, na primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, quando os leões venceram por 2-0. Feitas contas, folha limpa para o guardião verde e branco após dois jogos frente ao Rio Ave.
Resta ainda apontar que Rui Silva não se tem destacado só dentro das quatro linhas. O guarda redes do Sporting tem ganho cada vez maior estatuto no balneário dos leões, e deve ser mesmo promovido ao lote de capitães em Alvalade na próxima temporada.
Avançado que passou por Alvalade em 2021/22 encantou massa associativa dos verdes e brancos e pode regressar aos leões no verão
|
Pablo Sarabia está a ser equacionado pelos responsáveis do Sporting para um possível regresso a Alvalade. O avançado espanhol marcou o único golo que o Wolverhampton bateu o Manchester United (1-0) e, no final do encontro, revelou guardar com carinho a caminhada com a camisola leonina.
"Fui muito feliz com ele (Ruben Amorim) em Lisboa. Ele é um ótimo treinador e espero que ele também seja feliz com o Manchester United", disse o antigo 'camisola 17' dos verdes e brancos, após o apito final do encontro, que á maior esperança aos wolves.
Sobre o triunfo, Sarabia garantiu ser "uma vitória gigante". "Estamos muito felizes por vencer hoje e também por mim. Lutamos em cada jogo, tentamos fazer o nosso melhor e estamos a melhorar imenso. Esta tem sido uma época muito difícil, mas agora estamos a desfrutar", terminou.
Vale recordar que o interesse no internacional espanhol foi noticiado anteriormente, com a SAD verde e branca a estudar a possibilidade de trazer Sarabia de volta ao Sporting. A experiência do avançado é um dos fatores a ter em conta pelos responsáveis leoninos.
Pablo Sarabia - avaliado em 7 milhões de euros - soma três remates certeiros e duas assistências ao longo das 24 partidas disputadas esta temporada. O atleta foi muito importante no Sporting na temporada de 2021/22, chegando por empréstimo do Paris-Saint Germain. Em Alvalade, fez uma das melhores épocas da carreira, tendo participado em 45 jogos, com 21 golos marcados e oito assistências.
Veja o golaço de Sarabia:
Lateral-direito do Panathinaikos interessa à estrutura do Clube de Alvalade, mas há outros emblemas que vão cobiçando contratação do grego
|
O Benfica está interessado na contratação de Georgios Vagiannidis. O Sporting, tendo em conta os 14 milhões de euros pedidos pelo Panathinaikos, pondera desistir da contratação do lateral-direito, colocando as negociações com os helénicos em standby.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a estrutura verde e branca, liderada por Frederico Varandas, não quer pagar o valor exigido pelo jogador. Desta forma, surgem os diversos interpresados na contratação do grego, sendo que o emblema da Luz é um dos clubes abertos a negociar o atleta.
O valor pedido pelos atenienses é de 14 milhões de euros fixos, montante ao qual o emblema de Alvalade 'torce o nariz' por achar que não se trata de um valor justo para as qualidades do jogador. Além de Sporting e Benfica também Fulham e Ajax querem Vagiannidis.
Recentemente, foi revelado que o Sporting poderia avançar por um defesa da Serie A. Os leões podem colmatar as lacunas no plantel de Rui Borges com um jogador que já acompanham há algum tempo, analisando possíceis investidas no mercado.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - soma um golo e uma assistência em 36 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.741 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.