Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Nov 2025 | 20:52 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol arquivou a queixa do Sporting contra André Villas-Boas, referente ao episódio recente em que o Presidente do Porto pareceu chamar "calimero" aos homólogos do Clube de Alvalade e do Benfica.
As autoridades competentes julgaram "totalmente improcedente a acusação" levada a cabo pelo Sporting. Sendo assim, o Conselho de Disciplina da FPF decidiu absolver André Villas-Boas "da prática de uma infração disciplinar" relacionada com "lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros".
Em causa, relembre-se, estão as palavras de André Villas-Boas nos 'Portugal Football Globes', onde o Presidente do Porto disse o seguinte: "a ausência de um dos melhores VAR portugueses, Tiago Martins, que tem sido amplamente criticado pelo presidente do Sporting e do Benfica e está afastado dos clássicos (...) a coação feita pelos presidentes dos rivais tem impacto direto nas nomeações (...) Estamos todos ansiosos para ver a quem será hoje atribuído o prémio de 'Calimero do Ano'. Não faltam candidatos…".
Segundo informações a que o jornal Record teve acesso, a defesa de Villas-Boas terá apresentado os seguintes argumentos: "As expressões que proferiu se inserem no legítimo exercício da liberdade de expressão, em contexto institucional e de debate público sobre o futebol, não contendo qualquer imputação de factos falsos, desonrosos ou ofensivos da honra de árbitros ou agentes desportivos".
O Presidente do Porto atacou ainda a queixa do Sporting, explicando que viola "o princípio da igualdade e da coerência decisória, mostrando que, em casos substancialmente idênticos, incluindo, no seu entender, declarações muito mais graves proferidas por dirigentes de outros clubes — não foram instaurados procedimentos disciplinares nem aplicadas sanções".
Jovem jogador, que no ano passado fez parte das conquistas do plantel principal verde e branco, não vai vivendo o melhor momento no seu conjunto nacional
13 Nov 2025 | 19:56 |
David Moreira, defesa do Sporting, não somou qualquer minuto no amigável entre Cabo Verde e Irão. O jovem jogador, que costuma jogar nas camadas de formação dos leões, conquistou a dobradinha pelo Clube de Alvalade na última época, mas não vive momentos felizes na Seleção. Recentemente, revelou como chegou a Alvalade.
Numa partida com muitos nomes conhecidos do campeonato português - na ficha de jogo, eram seis os elementos cabo-verdianos que alinham na Liga Portugal - David Moreira foi mesmo o único representante com ligação ao Sporting convocado para o Cabo Verde - Irão, encontro amigável de preparação para o Mundial 2026.
Na partida que se disputou no Estádio Hazza bin Zayed, reduto do Al Ain, nos Emirados Arábes Unidos, a primeira parte arrancou sem grandes oportunidades de parte a parte. O jogo entre Cabo Verde e Irão iria chegar ao intervalo com o marcador a registar uma igualdade a zero golos.
Ambos os treinadores operaram várias alterações ao intervalo, bem como na segunda parte - com destaque para David Moreira, que não saiu do banco. No entanto, as substituições não surtiram efeito, uma vez que nenhum dos conjuntos nacionais conseguiu desfazer o nulo no placar.
Cabo Verde e Irão vão prosseguiu a sua preparação para o Mundial 2026. Para David Moreira, as perspetivas não são as melhores. O defesa-central do Sporting tem sido convocado para representar o seu conjunto nacional, mas tem passado a maior parte do seu tempo no banco de suplentes, e não soma minutos desde o mês de maio.
Jogador que alinha pelo Gil Vicente ultrapassou as duas estrelas do Clube de Alvalade, num prémio importante referente a setembro e outubro
13 Nov 2025 | 19:45 |
Pedro Gonçalves e Francisco Trincão foram ultrapassados por Pablo, jogador do Gil Vicente, na distinção do melhor jogadores dos meses de setembro e outubro, na Liga Portugal Betclic. Os craques do Sporting não foram contemplados nesta edição dos galardões.
O avançado do Gil Vicente já tinha sido distinguido com dois prémios: foi eleito o melhor jogador jovem, bem como o melhor avançado da Liga Portugal Betclic, no período referente aos meses de setembro e outubro, uma prova do bom momento que vai vivendo.
Pablo conquistou, assim, o terceiro prémio referente aos dois últimos meses da Liga Portugal Betclic, conquistando também o galardão de melhor jogador. Obteve 26,14 por cento dos votos, superando, então, a dupla do Sporting composta por Pote (24,18%) e Trincão (5,88%).
Nem por isso Pote ficou de mãos a abanar, uma vez que o craque do Sporting já tinha, recentemente, sido distinguido como o melhor médio do período de setembro e outubro. Esse galardão, e o de melhor defesa, foram os únicos que não foram conquistados por elementos do Gil Vicente, que também conseguiram, então, os prémios de melhor guarda-redes e melhor treinador.
Relembrar que a dupla de extremos verde e branca se encontra indisponível para o treinador Rui Borges. Francisco Trincão está ao serviço da Seleção nacional, e Pote encontra-se lesionado, depois de ter contraído um problema muscular no último jogo do Sporting, frente ao Santa Clara.
Antigo capitão do Clube de Alvalade pendurou as botas recentemente, e concedeu uma entrevista ao Jornal oficial do Clube de Alvalade
13 Nov 2025 | 19:37 |
Adrien Silva terminou, recentemente, a carreira, e visitou a Academia Cristiano Ronaldo, onde iniciou o seu percurso no futebol. O antigo capitão do Sporting concedeu uma entrevista, ao Jornal oficial do Clube de Alvalade, onde refletiu sobre os anos que passou de leão ao peito - depois de também já ter lembrando o campeonato perdido em 2015/16.
Depois de terminar a carreira, Adrien Silva voltou onde tudo começou. O antigo capitão do Sporting esteve na Academia Cristiano Ronaldo, e concedeu uma entrevista ao Jornal oficial do Clube de Alvalade, onde refletiu sobre o seu tempo de leão ao peito - também relembrou, recentemente, uma desfeita que sofreu de verde e branco.
"Grande parte do meu caráter enquanto homem formou-se aqui. Além das viagens que fiz e das culturas que conheci e aprendi, acho que se não tivesse as bases da minha família e, depois, o seguimento na Academia, não teria sido a pessoa que sou hoje. [O Sporting] significa grande parte da minha educação e formação, porque aqui estamos muito tempo no campo, mas também fora, na Academia, com outros jovens e profissionais que estão sempre presentes para dar o máximo de apoio quando estamos longe dos pais e, no meu caso, também do irmão", começou por dizer Adrien Silva.
O antigo capitão do Sporting prosseguiu, lembrando também Aurélio Pereira: "Nunca vou esquecer tudo o que fez, tanto por mim como pelas outras crianças, uns que chegaram a profissionais e outros não, mas em todos teve impacto. Tinha sempre uma palavra amiga e de conselho ou piadas para nos animar quando os momentos não eram tão bons".
"Dei tudo e mais alguma coisa. Não deixei nada por dar no dia a dia, quer dentro como fora da Academia. Cheguei até onde não podia mais e foi nisso que me foquei durante todos estes anos. A entrega não podia faltar", explicou, depois, Adrien Silva, sobre as oito temporadas que passou no Sporting.
O antigo médio do Sporting terminou, emocionado: "Ser capitão é uma questão de caráter e algo natural. É um privilégio estar naquele quadro ao lado de grandes capitães do nosso clube ao longo dos anos. Deixar esse legado e que os meus filhos o possam ver é um troféu muito grande".
Adrien Silva lembrou a sua passagem pelo Sporting recentemente. Reveja aqui: