
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foca todas as atenções na conquista do bicampeonato e a formação orientada por Rui Borges prepara, com a máxima atenção, o dérbi frente ao Benfica, marcado para o próximo sábado. Ainda assim, os dirigentes do Clube de Alvalade já preparam a próxima temporada e o plano está bem definido, sendo que, entre algumas entradas e saídas, a ideia passa por privilegiar a estabilidade.
Neste cenário, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, sabe que a exceção será a inevitável saída de Viktor Gyokeres. Pretendido por vários clubes europeus, o goleador sueco deve mesmo deixar Alvalade, a troco de uma quantia que não deverá ser inferior a 70 milhões de euros. A esse eventual encaixe com a venda do 'camisola 9' somam-se os cerca de 74 milhões de euros pagos pelo Chelsea pelas transferências já confirmadas de Geovany Quenda – que continuará a representar os leões até 2026 – e Dário Essugo.
Por outro lado, alguns dos principais jogadores da equipa verde e branca estão também no radar de vários clubes, tendo em vista uma eventual transferência, no próximo mercado de verão. Morten Hjulmand e Ousmane Diomande são dois desses casos, sendo que, apesar das respetivas cláusulas de rescisão estarem fixadas nos 80 milhões de euros, são muito cobiçados no mercado e podem deixar o Sporting. Por sua vez, Hidemasa Morita – que vai entrar na última época de contrato com o Clube de Alvalade e tem recusado as propostas de renovação – deverá transferir-se para outras paragens, enquanto Jeremiah St. Juste também poderá estar de saída.
A verba encaixada com as vendas deverá ser aplicada no reforço do plantel. Com as contratações do médio georgiano Giorgi Kochorashvili e do extremo brasileiro Alisson Santos já asseguradas, os responsáveis do Sporting planeiam ainda contratar um defesa-central, um lateral-direito, um extremo – Vagiannidis continua a ser o principal alvo - e um avançado, na janela de transferências de verão. A ideia é construir um plantel forte, que permita à equipa lutar pela conquista de títulos, com dois jogadores por posição e mais um dois atletas polivalentes, que sejam também opções válidas para o treinador.
De resto, Rui Borges deverá manter-se no comando técnico do Sporting. O treinador de 43 anos – que chegou a Alvalade em dezembro de 2024 - tem contrato com os leões até junho de 2026, sendo que a conquista do campeonato, na presente temporada, significará a prolongamento automático do vínculo por mais um ano.
Jogador que envergou Listada verde e branca fez passagem por Lisboa e não perdeu oportunidade de mostrar local onde foi feliz
|
Bruno Tabata esteve em Lisboa e partilhou uma foto do Estádio José de Alvalade. O antigo jogador do Sporting não esqueceu uma casa onde foi muito feliz. Quem também já mostra estar com saudades dos leões é Jeremiah St. Juste que também fez questão de publicar um momento vivido na casa dos verdes e brancos.
Através de uma foto partilhada na sua página oficial de Instagram, o atleta que vestiu a Listada verde e branca esteve nas imediações da sua antiga casa, o Estádio José de Alvalade, de onde saiu no verão de 2022, para rumar aos brasileiros do Palmeiras.
Depois da sua saída dos leões no início da temporada 2022/23, o antigo internacional jovem brasileiro regressou ao seu país natal para representar o 'verdão', onde conseguiu sagrar-se campeão, apesar da pouca utilização por parte do técnico Abel Ferreira.
A falta de influência na equipa do verdão veio mesmo a confirmar-se quando a direção do clube de São Paulo emprestou o avançado à formação do Qatar. Já na época 2024, o canhoto saiu a definitivo para o Internacional de Porto Alegre, onde se mantém aos dias de hoje.
Bruno Tabata representou os leões durante duas temporadas, depois de ter trocado o Portimonense pelos verdes e brancos. Ao serviço do Sporting, o antigo 'camisola 7' fez 52 partidas onde marcou oito golos e fez seis assistências. Venceu ainda uma Liga Portuguesa, duas Taças da Liga e uma Supertaça.
Veja a publicação:
Confira, abaixo, a publicação de Bruno Tabata:
Nome do goleador internacional sueco foi riscado pelos responsáveis de clube histórico e a permanência do atleta em Alvalade é uma possibilidade
|
A Juventus está muito perto de garantir a contratação de Jonathan David. O avançado que está em final de contrato com o Lille é o nome pretendido para reforçar o ataque da equipa italiana. A confirmar-se a chegada do internacional canadiano a Turim, a ‘vecchia signora’ irá, ao que tudo indica, retirar-se da corrida pela contratação de Viktor Gyokeres, goleador do Sporting.
De acordo com a informação avançada pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport, Jonathan David baixou as exigências salariais e aceitou o ordenado de 6 milhões de euros limpos anuais, mais bónus, proposto pela Juventus. As negociações prosseguem, com as partes a tentar chegar a acordo quanto ao prémio de assinatura à comissão a pagar ao agente do avançado.
A transferência efetua-se a custo zero, uma vez que Jonathan David – avaliado em 45 milhões de euros - está em final de contrato com os franceses do Lille. O internacional canadiano está muito entusiasmado com a iminente mudança para a Juventus e terá mesmo dado indicações ao empresário para fechar o negócio o mais brevemente possível.
De resto, Jonathan David é, há várias semanas, o alvo prioritário da Juventus para o reforço do ataque da equipa treinada por Igor Tudor. Gyokeres e Victor Osimhen também estão bem referenciados pelos responsáveis do clube italiano, mas o substituto de Dusan Vlahovic, que está de saída da ‘vecchia signora’, deverá ser mesmo o internacional canadiano.
Vale sublinhar que, confirmando-se a contratação de Jonathan David pela Juventus, a possibilidade de Gyokeres se transferir para o clube italiano perde força. Ainda assim, o goleador internacional sueco continua a ser muito cobiçado em Inglaterra. O Liverpool juntou-se à luta pela transferência do atacante leonino e o Arsenal está a disposto a pagar 60 milhões de euros fixos para adquirir o jogador.
Avançado internacional colombiano é pretendido pelos leões para colmatar a eventual saída de Gyokeres e o clube espanhol já deu a conhecer as suas exigências
|
Luis Suárez é o alvo prioritário do Sporting para reforçar o ataque da equipa verde e branca, no mercado de verão. O Clube de Alvalade já iniciou as conversações com o Almería, tendo em vista a contratação do internacional colombiano, visto como o substituto ideal de Viktor Gyokeres - que é pretendido pelo Liverpool.
Segundo a informação avançada pelo jornal O Jogo, o clube espanhol informou o Sporting que exige 25 milhões de euros para aceitar a transferência de Luis Suárez. Os dois emblemas terão acordado voltar a conversar nos próximos dias, sendo que a SAD leonina deverá tentar baixar o valor pedido pelo Almería para a contratação do atleta, que tem contrato com os andaluzes válido até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 40 ME.
Ainda assim, vale sublinhar que o Sporting apenas deverá apresentar uma proposta formal ao Almería para a contratação de Luis Suárez – que é também pretendido por emblemas ingleses, italianos e sauditas - depois de confirmada a saída de Gyokeres. Os responsáveis do Clube de Alvalade tem outros avançados bem referenciados e, nesta altura, mantêm todas as hipóteses em aberto.
De resto, Luis Suárez reúne as características pretendidas pelo Sporting para o reforço do ataque. O internacional colombiano é um avançado forte fisicamente, de grande mobilidade e com boa capacidade de remate. Além disso, os responsáveis leoninos acreditam que o internacional colombiano ajudará a potenciar a evolução de Conrad Harder, jovem atacante dinamarquês em quem os leões depositam grandes esperanças, na próxima temporada.
Em 2024/25, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – somou 43 jogos, 31 golos e oito assistências, ao serviço do Almería. Os 27 remates certeiros assinados na segunda liga espanhola tornaram-no no melhor marcador da competição. No futebol europeu, o avançado já representou também Granada, Watford, Valladolid, Nástic, Real Zaragoza e Marselha.