Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

GRANDE PROMESSA DO ANDEBOL LEONINO PERTO DO FC PORTO

Interesse dos dragões é real. Conjunto de Magnus Anderson já fez proposta a Salvador Salvador. Decisão nas mãos do jogador, que termina contrato no final da época. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Jan 2021 | 12:00 |

Icon Comentário0

Os rumores que dão conta do interesse do FC Porto em Salvador Salvador são reais. A nova coqueluche do andebol do Sporting CP termina contrato no final da presente temporada e os dragões procuram colmatar a já certa saída de André Gomes (ruma à Alemanha) e ainda a possível perda de Miguel Martins. Segundo o Leonino conseguiu apurar, o conjunto de Magnus Anderson já ‘oficializou’ a proposta e a decisão está nas mãos do jovem lateral de 19 anos.


Projeto europeu e valores podem falar mais alto


“O Salvador é um miúdo com um potencial tremendo. O Sporting CP sabe, há muito, do interesse do FC Porto, que, de resto, não é o único interessado. A estrutura devia ter-se precavido mais cedo, renovando com o atleta antes de o lançar na equipa principal”, disse uma fonte ao nosso jornal, lembrando que, tal como Joel Ribeiro, Salvador assinou contrato profissional com os leões em 2018.


A mesma fonte acrescenta que “por muito amor que ele (Salvador) possa ter ao Sporting CP, o FC Porto tem um projeto com ambições europeias, o que em Alvalade não acontece, bem pelo contrário. Segundo sei, a proposta, em termos financeiros, é também muito vantajosa para o atleta”, revelando ainda que “para já, nada está decidido. Se quiser manter o atleta, o Sporting CP tem de mostrar ao Salvador que tem um projeto ambicioso e melhorar-lhe o vencimento”.

Esta temporada, Salvador Salvador tem sido, gradualmente, aposta por parte de Rui Silva, tendo já realizado 22 jogos e marcado 57 golos. Em 2019/20, o jovem de 19 anos foi emprestado ao Boa-Hora, onde realizou uma excelente época: 27 jogos realizados e 150 golos marcados.


Na segunda metade da época, e com a notícia de que Frankis Carol já não deve regressar aos leões, a promessa do andebol europeu poderá assumir um papel ainda mais preponderante com a listada verde e branca.


Modalidades

Ricardo Costa e Moga sentiram-se mal no Porto - Sporting, mas há quem diga que foi tudo invenção

Treinador dos leões e o jogador sentiram-se indispostos antes do início do encontro na Dragão Arena e tiveram de receber assistência médica

André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus rivais e falou no caso de Ricardo Costa e Moga no Porto - Sporting
André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus rivais e falou no caso de Ricardo Costa e Moga no Porto - Sporting

21 Jun 2026 | 15:23 |

Icon Comentário0

André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus principais rivais e voltou a criticar duramente o Sporting. O presidente portista falou do polémico clássico de andebol, alegando que tudo não passou de uma invenção do Sporting.


De recordar que o treinador dos leões, Ricardo Costa, e o jogador Christian Moga sentiram-se indispostos antes do início do encontro e tiveram de receber assistência médica. Também uma delegada presente no local necessitou de apoio dos bombeiros, o que levou ao atraso do jogo em cerca de 15 minutos (Recorde AQUI).


A. Villas Boas: "Caso inventado pelo Sporting"


"O Sporting ultrapassou todos os limites do razoável. O Porto já deu todos os documentos bem sustentados ao Ministério Público, e o mais provável é acontecer um arquivamento desse caso inventado pelo Sporting. E, a partir daí, o Porto irá com tudo contra o Sporting", disse ao jornal 'O Jogo'.

Sobre a relação com o Benfica, o presidente portista destacou o respeito institucional existente entre ambos os clubes: "Houve mais exageros da minha parte, enquanto presidente do Porto, no sentido de Rui Costa, do que o contrário. Até já fiz recentemente um 'mea culpa'. Tento retratar-me sempre que posso e faço-o novamente aqui. Há uma rivalidade histórica com o clube líder no número de campeonatos nacionais - não no número de títulos nacionais e internacional de futebol, que esse é nosso - mas que o Porto quer ultrapassar o mais rapidamente possível".


Relativamente ao Clube de Alvalade, o líder azul e branco deixou fortes críticas à direção leonina: "A liderança do Sporting, neste momento, entra por um patamar de injúria, calúnia e vitimização com o Porto que nós não podemos tolerar. E, apesar de haver alguma unificação do ponto de vista estratégico sobre o que o futebol português precisa, a realidade é que, fruto dessa vitimização permanente, das calúnias, das injúrias que semanalmente invocam contra o Porto, não há relação possível, nem pode haver relação possível".


Modalidades

Europa rende-se ao Sporting: há várias estrelas nomeadas

Com uma temporada desportiva de grande nível coletivo e individual, os atletas verdes e brancos ganham destaque no continente europeu

Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa
Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa

18 Jun 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Depois de já terem sido nomeados em 2025 para os prémios de melhor lateral direito e melhor lateral esquerdo, respetivamente, os irmãos Francisco Costa e Martim Costa, jogadores do Sporting, voltam a estar entre os possíveis vencedores para o prémio de melhor jogador europeu das suas respetivas posições.


Na participação no Campeonato da Europa de 2026, em que Portugal conseguiu um inédito quinto lugar, Francisco Costa foi eleito o melhor jogador jovem e o melhor lateral direito, para além de, com 61 golos, ter batido o recorde de golos de um português num campeonato continental.


Salvador Salvador, capitão dos leões e peça fundamental na estrutura de Ricardo Costa - que deverá continuar como técnico verde e branco -, está nomeado para melhor defensor de 2026, um prémio que já venceu no Europeu. Também Luís Frade, ex-Sporting, que venceu a Liga dos Campeões pelo Barcelona, está entre os candidatos ao galardão para pivô.


Depois uma temporada desportiva de grande sucesso, onde conquistaram o terceiro triplete consecutivo em Portugal e com um enorme percurso na EHF Champions League, o Sporting continua a destacar-se a nível europeu, no mundo do andebol e entre as melhores equipas da atualidade.

Desta forma, a votação irá ser realizada na aplicação da EHF, entre dia 17 e 21 junho. Os adeptos poderão votar e as suas decisões serão combinadas com as de treinadores, jogadores, jornalistas e, ainda, representantes da EHF. Os vencedores serão conhecidos a 23 e 24 de julho.



Modalidades

Oficial, Sporting! Ricardo C. é apresentado como... Selecionador Nacional

Treinador faz parte dos quadros do Clube de Alvalade e, em comunicado, Federação de Andebol de Portugal divulgou o seu mais recente cargo

Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.
Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.

17 Jun 2026 | 16:05 |

Icon Comentário0

Ricardo Candeias vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo. O até então treinador adjunto de Ricardo Costa - que ficará em Alvalade - na equipa do Sporting dá assim mais um passo na carreira e prepara-se para viver a primeira experiência como responsável máximo por uma equipa principal.


A confirmação foi feita pela própria Federação de Andebol de Portugal, que optou por promover uma solução interna para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens da seleção nacional.


"A continuidade do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais jovens ficará entregue a Ricardo Candeias, atual treinador adjunto de Carlos Martingo, que rumou ao Porto", pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que tutela a modalidade.


A Federação destaca ainda o conhecimento acumulado pelo técnico ao longo dos últimos anos junto das seleções nacionais. "Depois de ter acompanhado de perto este percurso e o trabalho diário da equipa técnica, Ricardo Candeias assumirá a liderança no novo ciclo, assegurando uma transição natural e dando seguimento ao projeto competitivo e formativo desenvolvido nos últimos anos", acrescenta o comunicado.

Antes de integrar a estrutura federativa, Ricardo Candeias construiu parte da carreira em França, onde desempenhou funções de treinador adjunto e de guarda-redes no Chartres. Posteriormente regressou a Portugal para integrar a equipa técnica do Sporting, Clube onde continuou a consolidar a sua experiência ao mais alto nível.


Festa do triplete:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27
Modalidades

Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27

16 Jun 2026 | 13:42

Icon Comentário0
Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono
Modalidades

Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono

12 Jun 2026 | 16:47

Icon Comentário0
Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"
Modalidades

Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"

09 Jun 2026 | 11:49

Icon Comentário0