Modalidades
Prémios Leonino 2024: João Gomes é o escolhido para Revelação do Ano do Sporting (Modalidades)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0Martim Costa tem estado em destaque na equipa de andebol do Sporting desta temporada, mas pode estar de saída do Clube de Alvalade. O Veszprém demonstrou interesse em contar com o lateral esquerdo de 22 anos, que tem assim permanência incerta no emblema leonino.
O 'DailyHandball' escreve, esta sexta-feira, dia 1 de novembro, que o pupilo de Ricardo Costa é o alvo número prioritário para a equipa húngara para o próximo verão. O poderoso clube magiar deverá mesmo fazer uma grande oferta pelo internacional português.
Apesar de ter contrato com os verdes e brancos até 2027, o atleta pode mesmo abandonar o Sporting. As exibições do jogador, nomeadamente na EHF Champions League, não têm passado despercebidas e aguçam o apetite dos grandes emblemas do andebol europeu.
Martim Costa chegou ao Sporting em 2021, oriundo do Porto, com Frederico Varandas a pagar a cláusula de rescisão. Desde então, participou em 161 jogos e conseguiu 830 finalizações certeiras. Em Alvalade, já conquistou seis títulos: um Campeonato Nacional (2023/24), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24), duas Supertaças (2023 e 2024).
Nas competições europeias, os leões têm nove pontos e estão no quarto lugar do grupo A. Já o Veszprém lidera com 12. O andebol do Sporting vira agora atenções para a Liga portuguesa e vai enfrentar o Porto no sábado, dia 2 de novembro, às 18h30, na Dragão Arena.
Recorde um golaço de Martim na Liga dos Campeões:
Numa das melhores temporadas de sempre da modalidade leonina, o técnico conquistou o inédito triplete e tornou os leões numa das equipas mais temidas da Europa
|
0Ricardo Costa é o Treinador do Ano do Sporting para a Redação do Leonino. O técnico da equipa de andebol dos leões conquistou o inédito “triplete” e conseguiu quebrar a longa hegemonia do Porto na modalidade. Depois das duas primeiras épocas em Alvalade, onde conquistou 'somente' duas Taça de Portugal e uma Supertaça, a época 2023/24 vai ficar para a História do Clube.
Os verdes e brancos arrebataram tudo a nível nacional na temporada transata, fazendo uma caminhada interna a roçar a perfeição nas provas nacionais, com apenas uma derrota em 35 duelos disputados, conquistando Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.
Em 2024/25, além de estar na liderança do Campeonato Placard e na luta pela conquista do bicampeonato, que foge desde 2017/18, e os leões já venceram a Supertaça frente ao Benfica e estão a realizar uma temporada sensacional na Liga dos Campeões, ocupando a terceira posição do Grupo A e na luta pelos dois primeiros postos que garantem passaporte para as oito melhores equipas da Europa.
As vitórias épicas frente a Veszprém (39-30) e PSG (39-28) no Pavilhão João Rocha continuam a deixar sonhar aos adeptos verdes e brancos e fizeram com que a Direção do Clube de Alvalade alterasse alguns dos objetivos para a atual temporada desportiva, sendo que o objetivo para os comandados de Ricardo Costa é o de chegar quartos-de-final da prova internacional.
Apesar de ser uma meta ambiciosa, as exibições apresentadas esta temporada permitem que a equipa leonina acredite de forma objetiva em estar entre as oito melhores da Europa. Ricardo Costa, que foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Treinador em 2024, não escondeu recentemente o sonho de estar na final-four da competição europeia.
Comandados de Ricardo Costa não deram hipótese aos rivais e fizeram do Pavilhão João Rocha a grande fortaleza na Liga dos Campeões
|
0A formação de andebol do Sporting é a vencedora do Prémio Equipa do Ano (Modalidades), atribuído pela Redação do Leonino. Os comandados de Ricardo Costa destaque durante 2024, ‘limpando’ todos os troféus nacionais que disputaram, encostando os rivais a um canto.
A conquista do triplete é o grande destaque dos leões. Os verdes e brancos fizeram um campeonato praticamente imaculado, com 27 vitórias e apenas uma derrota, ao qual juntaram a Taça de Portugal (vitória por 34-30 contra o Porto), e a Supertaça (vitória por 37-21, frente ao Benfica).
No campeonato, o percurso foi incrível: na fase regular, os verdes e brancos fizeram o pleno e dominaram por completo, com 22 vitórias em outros tantos jogos. Na fase das decisões, a equipa correspondeu e venceu cinco dos seis jogos derradeiros, terminando a prova com mais quatro pontos do que os dragões.
Com esta conquista, os comandados de Ricardo Costa conseguiram o apuramento para a Liga dos Campeões e a participação da equipa na maior prova de clubes tem sido fenomenal. Vitórias contra os todo-poderosos Veszprém, PSG e Fuchse Berlim colocaram o plantel na história da modalidade leonina.
2025 avizinha-se novo ano de grandes conquistas para o andebol do Sporting, que fez do Pavilhão João Rocha a sua fortaleza. O bicampeonato e a conquista de todos os troféus em Portugal é o foco primário dos verdes e brancos.
Jogador português chegou a Alvalade em 2021 e tem-se assumido como um dos grandes destaques de uma equipa que vai encantando os adeptos
|
0Martim Costa é o eleito da Redação do Leonino para o prémio de Jogador do Ano (Modalidades). O lateral do andebol do Sporting é uma das novas coqueluches da modalidade a nível Mundial, e numa equipa de estrelas, vem sendo destaque com a Listada verde e branca.
Martim começou o ano com a representação da Seleção Nacional de andebol no Europeu da modalidade, onde acabou por ser eleito o melhor lateral esquerdo da competição, sendo o goleador do torneio, com 54 remates certeiros. Transpôs a boa forma para o Sporting e foi o maior destaque na tremenda conquista do triplete conseguido pelos leões em 2023/24.
De facto, o campeonato da Europa lançou o português para um ano de que poucos lusos se podem gabar no andebol. Para culminar todas as conquistas, o jovem de 22 anos foi coroado como o melhor jogador jovem do mundo de 23/24, num prémio atribuído na EHF Excellence Awards 2024, no passado mês de novembro. Esteve também nomeado para integrar a melhor equipa do ano.
O desempenho pelo Sporting nos últimos tempos, envolveu Martim Costa em rumores de uma transferência para uma das melhores equipas do Mundo: os húngaros do Veszprém - um dos conjuntos com maior poderio financeiro e desportivo do andebol Mundial.
A consistência e qualidade das suas exibições valeram-lhe, recentemente, o Prémio Stromp na categoria de Atleta do Ano. Martim Costa teve um 2024 para mais tarde recordar e os Sportinguistas anseiam pelo que o novo ano trará ao jovem craque.