Futebol
Com máscara de Gyokeres à mistura, Sporting vence e avança na Liga dos Campeões (veja os golos)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O mais recente estudo do Observatório do Futebol, apresentado esta quarta-feira, dia 29 de maio, revela que Viktor Gyokeres é o 81.º jogador mais valioso do mundo. O avançado sueco, que tem sido muito cobiçado no mercado, apresenta um valor de mercado de cerca de 70, 5 milhões de euros, segundo o CIES.
Além do avançado sueco, também Gonçalo Inácio está presentes na lista dos 100 futebolistas mais valiosos da atualidade. Rafael Leão, antigo avançado do Clube de Alvalade e atual futebolista do Milan, é 31.º classificado, com um valor de mercado de 101,5 milhões de euros.
De referir que o líder da tabela é Jude Bellingham, médio do Real Madrid, avaliado em 280 milhões, seguido do norueguês Erling Haaland (Manchester City: 255,5 milhões) e Vinícius Jr. (Real Madrid: 240,8 milhões).
O estudo do CIES tem por base cerca de 5.500 transferências e tem como base critérios como idade, duração do contrato, minutos de jogo, partidas em que atuaram como titular, o nível dos jogos disputados, resultados, força económica do clube, da liga, do jogador e a dos potenciais compradores. A taxa de inflação é outra variável que influencia os resultados.
O avançado sueco foi o principal destaque do Sporting esta temporada. O goleador sueco foi o 'terror' das defesas adversárias e cada golo custou aos leões qualquer coisa como 82 mil euros, revelando que o investimento feito por Frederico Varandas saiu barato (Saiba mais AQUI).
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres –avaliado em 55 milhões de euros – leva, na soma de todas as provas, 50 encontros realizados (4.167 minutos), 43 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim e tendo tido grande influência na conquista do título.
Presidente dos leões tem tudo alinhavado para aumentar salário a jogador que é muito utilizado pelo técnico, Rúben Amorim
|
0O Sporting quer aumentar o salário de Viktor Gyokeres. O principal obreiro do título, dentro das quatro linhas, terá um maior vencimento em Alvalade, como forma de gratidão de Frederico Varandas. No entanto, não existirá qualquer anúncio público.
Segundo avança Record, o objetivo do Presidente leonino é premiar o avançado pela dedicação e lealdade ao Clube, mas mantendo discrição. O diário desportivo refere que o aumento da cláusula e renovação contratual não estão nos planos, mas sabe o nosso Jornal que foram abordados.
Tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, a SAD quer renovar o vínculo de Gyokeres ao Sporting e tem ainda um plano, de mais difícil concretização, que visa subir a cláusula para valores em torno dos 120 ou 150 milhões de euros (saiba mais AQUI).
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Futebolista da formação do Clube de Alvalade foi afastado do próximo encontro e justificação foi dada no último treino da equipa
|
0Gonçalo Inácio foi riscado do próximo jogo da seleção nacional. Portugal enfrenta a Escócia este domingo, dia 8 de setembro, e o central do Sporting está fora das contas de Roberto Martínez, que informou o 'camisola 25' de Rúben Amorim do motivo para tal.
A decisão deve-se apenas a uma opção técnica do treinador espanhol. O craque verde e branco tinha sido titular, na vitória por 2-1 frente à Croácia, e agora está fora da ficha de jogo, para Martínez avaliar outros jogadores da mesma posição, como é o caso de Renato Veiga.
“O Rúben Dias, neste momento, tem uma liderança e uma importância para nós muito alta e depois acreditámos no António Silva e no Gonçalo Inácio. Seria muito bom ver o Renato Veiga no relvado, porque uma coisa é chegar à seleção e outra é ganhar jogos com a seleção, com os seus desempenhos, faz parte do processo, mas acho que temos muitos jogadores para poder olhar para a frente", disse, após o encontro com os croatas.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Exibições do internacional português de 24 anos não têm passado despercebidas
|
0O Observatório do Futebol (CIES) elaborou um ranking com os extremos direitos com mais experiência fora das 'Big Five'. O nome de Francisco Trincão, pupilo de Rúben Amorim que completa 25 anos no próximo mês de dezembro, surge na quarta posição da tabela.
A lista tem em conta 63 campeonatos distintos, sendo que o futebolista do Sporting surge atrás de Andreas Skov Olsen (Club Brugge), com 24,6 anos. Nos lugares cimeiros encontram-se ainda os nomes de Johan Bakayoko (PSV) e Baris Yilmaz (Galatasaray). Gabriel Pec (LA Galaxy) é o quinto classificado.
Recentemente, o Observatório do Futebol também publicou um estudo sobre os defesas centrais mais jovens, mas com mais minutos jogados fora das cinco principais ligas europeias. Gonçalo Inácio estava no topo da lista. Ousmane Diomande e Zeno Debast integravam o top-5.
Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270) - nos quais acabou por marcar dez golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, foi titular nos primeiros dois jogos da época (Porto e Rio Ave).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 102 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Veja a lista do CIES: