Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Nov 2024 | 11:31 |
João Pereira vai fazer a sua estreia em jogos das competições europeias, no jogo desta terça-feira, dia 26 de novembro, frente ao Arsenal. O treinador do Sporting aproveitou para promover, pela primeira vez, um jovem da equipa B à equipa principal: Mauro Couto é o jogador escolhido pelo técnico para o jogo da Liga dos Campeões.
Mauro Couto é um extremo de apenas 19 anos. O português era um dos jogadores mais utilizados por João Pereira quando comandava a equipa B do Sporting, pelo que o treinador conhece muito bem as qualidades do avançado. Já tinha treinado ontem com a equipa principal dos leões, e mereceu a confiança do novo técnico.
Mas a juventude e as promoções não param por aqui: João Simões, médio de 17 anos da formação leonina, voltou a ser chamado na convocatória de João Pereira para a equipa sénior. O médio português já tinha estado na convocatória do jogo frente ao Amarante, onde acabou por fazer a sua estreia pela equipa principal dos verdes e brancos.
Em sentido contrário, outro jovem jogador que esteve na lista de escolhidos no último jogo do Sporting, mas que, desta feita, não constou dessa lista: Henrique Arreiol, que também chegou a jogar frente ao Amarante, não foi convocado, e vai marcar presença no jogo dos leões frente ao Arsenal, a contar para a UEFA Youth League - que também se disputa esta terça feira, pelas 13h00.
Mauro Couto, que cumpriu os 19 anos no passado dia 15 de novembro, teve a sua formação partilhada entre Penafiel, Porto, Padroense e Paços de Ferreira (onde se chegou a estrear na Liga Portugal), antes de chegar ao Sporting no verão de 2023. Integrou, inicialmente, a equipa sub-23 dos leões, tendo passado depois à equipa B. Pelos verdes e brancos, entre equipa sub-23 e equipa B, o extremo realizou 24 jogos, onde fez seis golos e duas assistências.
Aos 55 minutos e depois de tentar ensaiar um sprint, o 'camisola 8' fez um sinal para o banco de suplentes e acabaria por ser substituído por Hidemasa Morita
09 Nov 2025 | 16:19 |
Pedro Gonçalves saiu lesionado da vitória do Sporting frente ao Santa Clara, nos Açores, e vai ser baixa na seleção nacional para os jogos com Irlanda e Arménia. Além do mais, o jogador poderá ainda falhar o dérbi frente ao Benfica, sendo que a paragem poderá chegar a um mês.
A informação é avançada, este domingo, dia 9 de novembro, pelo jornal Record. Tudo aconteceu já depois de ter feito o golo do empate. Aos 55 minutos e depois de tentar ensaiar um sprint, o 'camisola 8' fez um sinal para o banco de suplentes e acabaria por ser substituído pelo internacional japonês Hidemasa Morita.
Assim sendo, e tendo em conta a nova mazela física, Roberto Martínez será obrigado a riscar o nome de Pedro Gonçalves da lista de convocados. Quatro vezes internacional por Portugal, o percurso de Pote na equipa das quinas tem sido marcado por sucessivos episódios de lesões que o afastam das convocatórias.
Pese embora sem ter lugar cativo nas escolhas de Martínez e o pouco tempo em campo, o jogador de 27 anos tem tido presença regular nos convocados da Seleção Nacional que vai ter dois embates decisivos no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.
Jogo entre açorianos e verdes e brancos ficou marcado pela polémica ocorrida na tribuna do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada
09 Nov 2025 | 15:55 |
Bruno Vicintin, presidente da SAD do Santa Clara, reagiu este domingo, dia 9 de novembro, à derrota frente ao Sporting, em Ponta Delgada, num jogo marcado pela polémica ocorrida na tribuna do Estádio de São Miguel, onde Frederico Varandas, foi atingido por um copo de água atirado da bancada após o segundo golo leonino. O próprio Vicintin pediu desculpa ao dirigente máximo dos leões.
B. Vicintin: “Foi arremessado um copo de água na tribuna após o segundo golo do Sporting"
“Foi arremessado um copo de água na tribuna após o segundo golo do Sporting, em que atingiu não só os diretores do Sporting como a mim, ao Klauss Camara e ao presidente Ricardo Pacheco. Todos nós os três levantámo-nos e pedimos calma aos adeptos e não houve mais ocorrências”, escreveu na rede social Instagram.
B. Vicintin: “Já me desculpei com o presidente Varandas e com os seus diretores"
O dirigente assegurou que o Santa Clara está a trabalhar para identificar o autor do arremesso: “Já me desculpei com o presidente Varandas e com os seus diretores, já que esta não é a forma que nós açorianos recebemos visitantes e foi um caso isolado. Todos saíram tanto da tribuna quanto do estádio sem qualquer ocorrência e já pedi para a segurança tentar identificar quem arremessou os copos e a água pelas câmaras da CCTV”.
Bruno Vicintin reforçou a importância de manter o respeito e a serenidade, sublinhando que o Santa Clara continua comprometido em lutar por um futebol mais justo e equilibrado. Ainda assim, Frederico Varandas irá abordar o estado atual do futebol português na gala Rugidos de Leão. O evento realiza-se na próxima sexta-feira, dia 14 de novembro, na Quinta do Paúl, em Ortigosa (Leiria).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Futebolista é muito apreciado por Rui Borges, mas tem vivido fase complicada em Alvalade e vem sendo apontado a uma possível saída
09 Nov 2025 | 14:28 |
O Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, na 11.ª jornada do Campeonato Nacional. No final da partida, Hidemasa Morita, que foi lançado no decorrer do encontro, deixou uma mensagem de agradecimento aos adeptos e explicou estar a passar por uma fase difícil.
Hidemasa Morita: "Mesmo jogando fora de casa, estou muito grato por todo o apoio dos Sportinguistas"
"Mesmo jogando fora de casa, estou muito grato por todo o apoio dos Sportinguistas que nos empurraram do início ao fim. Foi um jogo difícil, mas alcançámos o nosso objetivo e regressámos a Lisboa com três pontos muito importantes", começou por escrever.
Numa fase complicada, Morita desabafou: "Neste momento, estou a lutar comigo mesmo. Todos os dias me questiono e trabalho arduamente. Regressar aos Açores, onde começou o meu caminho na Europa, e poder jogar contra o meu antigo clube, o Santa Clara, foi uma oportunidade muito especial para mim nesta fase pessoalmente difícil".
Hidemasa Morita: "Vou continuar a dar o meu máximo e a esforçar-me para vos fazer felizes"
"Ontem (sábado, 8 de novembro) senti o vosso carinho e apoio em todos os momentos. Muito obrigado. Vou continuar a dar o meu máximo e a esforçar-me para vos fazer felizes", admitiu Hidemasa Morita, que deverá deixar o Sporting no final da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma 14 partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 633 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.
Confira a publicação: