
Futebol
Flop do Man United tem proposta para sair e Amorim pode perder jogar; Ex Sporting faz contas
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting recebe o Santa Clara na próxima quarta-feira, 18 de dezembro, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Com várias baixas por lesão, João Pereira vai ser obrigado a recorrer à prata da casa. Nesse sentido, João Simões - que tem ouvido vários elogios - deve voltar a ser titular, tal como Geovany Quenda, ambos com 17 anos.
Atualmente, o plantel leonino conta com a ausência de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita e Daniel Bragança, isto para lá de Nuno Santos. Assim sendo, o técnico verde e branco 'apostará tudo' na dupla que subiu à equipa principal esta temporada. Importa relembrar que, ainda na altura de Ruben Amorim, a geração de 2007 já era uma grande aposta nos onze iniciais.
Para recuar a um tempo em que os verdes e brancos tiveram presentes em campo jovens de 17 anos, é necessário voltar ao dia 29 de dezembro de 2022, data que marcou a estreia de Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro, num jogo contra o Paços de Ferreira.
Esta temporada, na equipa principal do Sporting, João Simões já foi opção por quatro ocasiões, estreando-se diante do Amarante, para a Taça de Portugal - partida na qual completou 24 minutos. O primeiro encontro a titular foi frente ao Club Brugge, na Liga dos Campeões. O atleta foi, ainda, opção frente ao Arsenal e ao Moreirense.
Por sua vez, ao serviço do Sporting na presente época, Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas, nas quais disputou 1.610 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. O camisola 57 marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade.
Compatriota do capitão do Clube de Alvalade diz que futebolista tem surpreendido nos últimos meses e aponta Premier League como destino ideal
|
Niklas Bendtner, glória da seleção dinamarquesa, deixou elogios a Morten Hjulmand, capitão do Sporting - que só vai vender o jogador pela cláusula - considerando que o comandado de Rui Borges está preparado para jogar numa das melhores ligas europeias, referindo Newcastle ou Aston Villa como clubes ideais.
"Ele, de facto, conseguiu impressionar-me"
"Tenho de dizer que não sabia muito sobre o Hjulmand até há poucos anos e ele de facto conseguiu impressionar-me. Não só na seleção mas também no Sporting onde é o capitão e isso diz alguma coisa", afirmou ao portal 'Indkast'. "Da forma como ele joga e com a mentalidade competitiva que tem pode jogar em Inglaterra ou Espanha e nos grandes clubes, creio que não há dúvidas sobre isso."
Nicklas Bendtner diz que o compatriota vai rumar a um clube que lhe permita jogar ao mais alto nível: "Ele não quer ir para qualquer sítio que não lhe permita ganhar títulos, vai querer equipas que lhe permitam vencer. Sinto que ele é tão bom que se vai conseguir adaptar à Premier League ou a La Liga".
"São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas"
O antigo jogador falou sobre um possível ingresso na Premier League: "Ia-se adaptar perfeitamente a esse meio-campo do Newcastle que tem uma dinâmica insana com três jogadores, mas também sinto que pode evoluir no Aston Villa. São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas", completou.
Na presente temporada, 2024/25, o médio - avaliado em 45 milhões de euros - soma 41 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.402 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Encontro marcado para dia 25 de maio pode não ser disputada no Estádio Nacional se duelo decisivo colocar frente a frente leões e águias
|
A final da Taça de Portugal poderá não ser jogada no habitual Estádio do Jamor, caso o derradeiro encontro da prova rainha do futebol português coloque frente a frente as equipas do Sporting, de Rui Borges, e a formação do Benfica, orientada por Bruno Lage.
O podcast 'Fora de Jogo' adianta, esta quarta-feira, dia 16 de abril, que, se Clube de Alvalade e encarnados chegarem à final, a mesma deverá ser disputada no Estádio do Algarve, no dia 25 de maio. A principal razão com a possível alteração prende-se com "o elevado grau de insegurança" do Estádio Nacional.
De recordar que Sporting e Benfica não se encontram na final da Taça de Portugal há quase 30 anos desde o fatídico episódio do ´Very Light´, que vitimou um adepto leonino, a 18 de maio de 1996. Hugo Inácio, adepto do Benfica, atirou um very-light para a bancada sul do estádio e atingiu mortalmente Rui Mendes, adepto de 36 anos do Sporting, episódio que as águias continuam a relembrar e a 'celebrar' em duelos frente ao Sporting.
O homem responsável pela tragédia acabaria, em 1998, por ser condenado a quatro anos de prisão. Fugiu da mesma em 2000 e só voltou a ser capturado em 2011. Atualmente com mais de 44 anos, Hugo Inácio voltou a ser condenado em 2016 a três anos de prisão e proibição de entrar em recintos desportivos durante sete anos, por posse de material pirotécnico.
Certo é que, na primeira mão das meias-finais da presente edição, o Sporting está em vantagem na eliminatória, depois de ter batido o Rio Ave por 2-0, no Estádio José Alvalade. Já a turma encarnada também está perto de marcar encontro na final, após goleada sobre o Tirsense (5-0), em Barcelos.
Veja a publicação em causa:
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para jogos da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 16 de abril, as equipas de arbitragem nomeadas para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic de 2024/25. Fábio Veríssimo foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Moreirense.
O juiz da Associação de Futebol de Leiria foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Pedro Martins e Hugo Martins como assistentes. Já o quatro juiz será José Rodrigues, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Costa. Carlos Campos está no AVAR.
De recordar que Fábio Veríssimo é um árbitro de má memória para os leões. No jogo entre AFS e leões (2-2), à passagem dos 78 minutos - com os leões a vencer por 2-1 - Ousmane Diomande viu o segundo amarelo e foi expulso, por uma falta sobre Gustavo Mendonça (Recorde AQUI).
A jogar com menos um até ao final, a equipa adversária viria mesmo a chegar ao golo do empate. Na sequência de um pontapé de canto e após um corte da defesa leonina, a bola sobrou para Gustavo Mendonça que à entrada da área fez o 2-2 aos 90+6 minutos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.