Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Hidemasa Morita atingiu, frente ao Arsenal, na última terça-feira, dia 26 de novembro, a marca dos 100 jogos com a camisola do Sporting. Apesar do jogo não ter corrido como esperado, o dia não vai ser esquecido pelo médio japonês que chegou aos leões no verão de 2022.
Numa entrevista à Sporting TV, Morita falou um pouco sobre a marca atingida: “Não estava à espera disto. Estou muito feliz por estar aqui. Infelizmente não consegui celebrar o meu centésimo jogo com uma vitória, mas estou orgulhoso de mim”, começou por dizer.
“Estava muito nervoso. Agora estou habituado a isto tudo. O ambiente, as pessoas, tudo. Quando cheguei aqui, no primeiro dia, liguei ao (Luís) Neto. Perguntei-lhe como estava ou algo parecido. Disse-lhe que não falava bem inglês (risos). Sem problema. Ele disse que me ajudava, para ficar tranquilo”, disse o médio de 29 anos.
Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma 19 partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 1.184 minutos, com dois golos marcados e duas assistências. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma verde e branca.
O médio chegou ao Sporting em julho de 2022, contratado por Frederico Varandas ao Santa Clara, numa transferência avaliada em cerca de 3,45 milhões de euros. Desde então, com o Leão rampante ao peito, o internacional nipónico acumula 97 jogos, nove golos, nove assistências e um título conquistado (Campeonato Nacional de 2023/24).
Treinador dos leões já sabe que vai poder contar com mais um jogador para o próximo embate frente aos açorianos, a contar para o campeonato nacional
|
0João Pereira recebeu uma boa notícia na aproximação ao embate da próxima jornada do campeonato frente ao Santa Clara: Zeno Debast está de volta aos treinos. O defesa central tinha-se lesionado ao serviço da seleção belga na última pausa para o futebol internacional e ainda não tinha estado disponível desde então.
O treinador dos leões ganha, assim, um reforço, visto que ainda não tinha trabalhado com o central de 21 anos. O jogador esteve entregue ao departamento médico e não foi opção para os jogos frente ao Amarante, para a Taça de Portugal, e frente ao Arsenal, para a Liga dos Campeões. Está, agora, pronto para voltar ao lote de elegíveis de João Pereira para a décima segunda jornada da Liga Portuguesa.
Note-se que, no lugar de Zeno Debast, que normalmente ocupa o lado direito do eixo central da defesa do Sporting, o novo técnico tem utilizado Jeremiah St. Juste. O defesa neerlandês, que tem visto a sua passagem pelos leões fustigada por lesões, deve sair do onze para o próximo jogo para dar lugar ao belga, até por uma questão de gestão física - St. Juste não jogava os 90 minutos de um jogo desde abril, mais de sete meses sem uma partida completa.
Por outro lado, quem continua de fora é Eduardo Quaresma. O defesa central sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo em outubro e voltou às opções no jogo frente ao Manchester City, para a Liga dos Campeões. Apesar de não ter sido utilizado em Braga, nem durante a pausa das seleções, o jovem dos leões ressentiu-se da lesão e falhou o duelo com o Arsenal.
O Sporting recebe no próximo sábado, dia 30 de novembro, o Santa Clara em Alvalade, em jogo a contar para a décima segunda jornada da Liga Portuguesa. João Pereira continua dar seguimento ao início imaculado do campeonato, onde o Sporting soma 11 vitórias em 11 jogos, e responder da melhor maneira ao desaire do último jogo, frente ao Arsenal.
Verdes e brancos pretendem recuperar da derrota sofrida frente ao Arsenal e esperam atingir uma marca histórica no jogo frente ao Santa Clara
|
0João Pereira prepara-se para a sua estreia na Liga Portugal Betclic, que acontecerá no sábado, com a receção do Sporting ao Santa Clara. Este jogo ganha uma importância acrescida, após a pesada derrota, por 5-1, com o Arsenal, na passada terça-feira, na Liga dos Campeões. Apesar da vitória robusta por 6-0 sobre o Amarante, na Taça de Portugal, a goleada sofrida na competição europeia deixou marcas e aumentou a pressão sobre o novo treinador.
Para evitar que a mancha dessa derrota se perpetue e para afastar qualquer possibilidade de crise, o Sporting precisa urgentemente de um bom resultado contra o Santa Clara. A única opção que interessa aos leões é a vitória, que permitirá continuar a manter a série invicta no campeonato. Até ao momento, a equipa tem somado apenas triunfos em onze jogos, igualando o melhor arranque da sua história, o que confere ainda mais responsabilidade a João Pereira.
Se conseguir vencer no sábado, João Pereira terá a oportunidade de fazer história no clube, ao contribuir para um novo recorde: o melhor início de temporada de sempre. Com esse triunfo, os leões ultrapassariam o registo de 1990/91, alcançado por Marinho Peres, e ficariam a um passo de superar o desempenho do Porto na época 1939/40. No entanto, ainda teriam um longo caminho para alcançar o feito do Benfica em 1972/73, que venceu os primeiros 23 jogos consecutivos.
O Sporting é, neste momento, o líder destacado do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre o Porto e oito sobre o Benfica. A equipa tem demonstrado uma grande consistência na Liga, e o principal objetivo da temporada continua a ser o campeonato, especialmente porque a conquista de um bicampeonato é uma ambição clara e ainda mais relevante, dado que o clube não vence o título de forma consecutiva desde o "tetra" de 1954.
Historicamente, o Sporting apresenta um saldo amplamente positivo nos confrontos com o Santa Clara, com 14 vitórias, dois empates (um deles em Alvalade, em 2001) e apenas uma derrota. Contudo, o conjunto açoriano atravessa um bom momento e ocupa a atual 4.ª posição na tabela, pelo que se espera um jogo difícil. A equipa de São Miguel está em grande forma e será, sem dúvida, um desafio complicado para os leões na sua busca por um novo recorde na competição.
Jogador dos leões tem sido destaque desde que chegou a Alvalade e agora está nomeado para um dos prémios mais conceituados do mundo
|
0A FIFA, federação que rege o futebol a nível internacional, revelou na passada quinta-feira, dia 28 de novembro, os nomeados para os prémios The Best - os prémios que a instituição atribui e que distinguem os melhores jogadores do mundo durante o ano. Na lista, onde aparecem os nomes dos melhores jogadores do mundo, surge uma cara conhecida... a de Viktor Gyokeres.
O ponta de lança sueco do Sporting está na corrida para o onze do ano, e surge nomeado entre os melhores avançados do ano de 2024. Partilha esta lista com outros 21 jogadores, onde surge também um dos dois portugueses nomeados: Cristiano Ronaldo. O outro português é Ruben Dias, nomeado para um dos melhores defesas do ano.
A FIFA também revelou os onze nomeados para o prémio The Best - que distingue o melhor jogador do mundo: Dani Carvajal (Real Madrid), Erling Haaland (Manchester City), Federico Valverde (Real Madrid), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), Jude Bellingham (Real Madrid), Kylian Mbappé (París Saint-Germain/Real Madrid), Lamine Yamal (FC Barcelona), Lionel Messi (Inter Miami), Rodri (Manchester City), Toni Kroos (Real Madrid/retirado), Vinícius Jr. (Real Madrid).
Ficaram a saber-se também os nomeados dos outros prémios. Para o melhor treinador: Carlo Ancelotti (Real Madrid), Lionel Scaloni (Argentina), Luis de la Fuente (Espanha), Pep Guardiola (Manchester City) e Xabi Alonso (Bayer Leverkusen). E para melhor guarda redes: Andriy Lunin (Real Madrid), David Raya (Arsenal), Ederson (Manchester City), Emiliano Martínez (Aston Villa), Gianluigi Donnarumma (París Saint-Germain), Mike Maignan (AC Milan) e Unai Simón (Athletic).
Viktor Gyokeres vê confirmado o seu grande momento com as cores do Sporting. O Viking de Alvalade, que em 23/24 marcou 43 golos e fez 14 assistências em 50 jogos, manteve a boa forma na presente temporada, onde já leva 24 golos e quatro assistências em 20 jogos, em todas as competições.