
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O sucesso recente do Sporting leva a que vários jogadores sejam cobiçados no mercado. Gonçalo Inácio apresenta-se como um dos mais consistentes do plantel, subindo vários escalões de formação até ser um dos capitães da equipa principal. Desejado por Liverpool e Newcastle, o central tem outros objetivos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, os reds e os magpies "há muito perseguem" o internacional português. No entanto, o 'camisola 25' do Clube de Alvalade "não tem pressa em sair e tem o foco no bicampeonato", garante o diário desportivo.
Além de Liverpool e Newcastle, o canhoto já foi apontado a Manchester United, Real Madrid e, mais recentemente, Borussia Dortmund. Os alemães terão mesmo feito uma proposta no mercado de janeiro, mas a SAD do Sporting recusou abordagens pelo defesa.
Vale recordar que Inácio está fora da receção ao Famalicão, para cumprir suspensão. O lance do quinto amarelo aconteceu a abrir o encontro com o Casa Pia, aos 6 minutos, ainda com o marcador a zeros. O central dos leões, de forma involuntária, acertou com o braço em Jérémy Livolant numa disputa de bola, sendo admoestado por Hélder Malheiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 32 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.413 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Confira este golo marcado por Gonçalo Inácio, frente ao Arsenal na Liga dos Campeões:
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade, e que se sagrou campeão da Europa pela Seleção Nacional, está a ponderar terminar a carreira
|
José Fonte está a ponderar terminar a carreira este verão. O defesa central português, que conta com passagem pelo Sporting, alinhou na Liga Portugal Betclic nas últimas duas temporadas: jogou no Braga em 2023/24, e ao serviço do Casa Pia em 2024/25. Ainda não tem o futuro definido.
A confissão de José Fonte aconteceu no programa 'Capitães'. No primeiro episódio do novo conteúdo da Liga TV, José Fonte, defesa central português, reconheceu que a carreira pode estar perto de chegar ao fim, uma vez que, aos 41 anos, sabe já não lhe restar muito dentro de campo.
"Tenho perdido algumas noites a pensar se chegou o momento de pendurar as botas", admitiu José Fonte, capitão do Casa Pia. O defesa central realizou, durante a temporada 2024/25, um total de 26 jogos ao serviço dos gansos, equipa que terminou a Liga Portugal Betclic na nona posição, e que chegou aos oitavos de final da Taça de Portugal.
Relembrar que José Fonte tem estatuto de histórico do futebol português. O defesa central fez a dupla no eixo defensivo da Seleção Nacional durante o Europeu 2016, com Pepe. A equipa das quinas viria a conquistar esse Campeonato da Europa, com vitória sobre a França na final, e o experiente capitão do Casa Pia foi uma das figuras de destaque dessa conquista.
Destacar, ainda, a passagem de José Fonte pelo Sporting, em duas ocasiões. No início da carreira, ainda bem cedo nos escalões de formação, o central esteve em Alvalade entre 1993 e 1997, saindo para o Sacavenense. Voltou aos leões em 2000, onde se juntou aos sub-19 verdes e brancos, e esteve no Clube até 2004, depois de duas épocas a alinhar pela equipa B.
Encontro entre os conjuntos da África do Sul e do Brasil marcou o término da competição para um elemento com passagem pelo Clube de Alvalade
|
Miguel Cardoso foi eliminado do Mundial de Clubes depois do empate a zero no Sundowns - Fluminense. O treinador português, que chegou a ser técnico adjunto no Sporting, viu a sua formação, que alinha no campeonato sul africano, terminar a participação no terceiro lugar no F, e falhar o acesso aos oitavos de final da prova. Relembrar uma grande surpresa que já aconteceu nos Estados Unidos.
O Sundowns precisava de um conjunto de resultados para ultrapassar a fase de grupos, mas, acima de tudo, precisava de vencer o seu jogo contra o Fluminense. A equipa do ex Sporting Miguel Cardoso entrou melhor, com mais posse e mais remates, mas não conseguiu marcar na primeira parte do encontro.
A segunda parte viu mais do mesmo. A equipa da África do Sul tentou de tudo para derrotar o Fluminense, conjunto brasileiro do Rio de Janeiro, mas viu as suas tentativas serem frustradas, e o conjunto da América do Sul conseguir o empate, que servia na perfeição para o apuramento para a fase seguinte.
A jogar com o resultado do Sundowns - Fluminense estava o Borussia - Ulsan Hyundai. No outro jogo do grupo F, alemães e nipónicos também lutavam para conquistar o melhor lugar possível no grupo F. Na primeira parte, o Dortmund adiantou-se, por Svensson. O golo solitário foi suficiente para ganhar a partida para a equipa europeia.
Estes dois resultados da última jornada do grupo F viram Borussia Dortmund assegurar o primeiro lugar, com sete pontos em três partidas disputadas. Atrás, ficou o Fluminense, com cinco pontos, no último lugar de acesso aos oitavos finais. Em terceiro, o Sundowns de Miguel Cardoso, seguido do Ulsan Hyundai, equipas que ficam pelo caminho após a parte inicial da competição.
Elemento muito próximo do treinador verde e branco falou, recentemente, com a imprensa nacional, e explicou que não estava à espera deste percurso
|
Manuel Borges, pai de Rui Borges, admitiu que não esperava ver o filho chegar tão rápido ao Sporting. Em declarações aos microfones da Sporttv, o familiar próximo do treinador verde e branco aproveitou para fazer um pequeno comentário sobre o percurso no futebol.
Manuel Borges: "Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece"
"Fica sempre na memória. Uma pessoa sofre mais um bocadinho. Vou começando a ver, mas dá-me aquela tremedeira e às vezes desligo um bocadinho o jogo", começou por explicar Manuel Borges, na reportagem que foi realizada e transmitida pela Sporttv.
Prosseguiu, acabando por fazer uma admissão acerca da carreira de Rui Borges, que não esperava que disparasse com tamanha brevidade: "Sou um pai sortudo. Sempre pensei que ele fosse alguém no futebol, mas nunca que chegasse tão rápido a um Sporting. Mas merece".
Relembrar que Rui Borges teve uma ascensão quase meteórica no futebol português. Começou no Mirandela, em 2017/18, tendo passado pelos vários escalões do futebol português até chegar ao Mafra, em 2022/23. Na época seguinte rumou ao Moreirense, depois disso assinou pelo Vitória de Guimarães, antes de, em dezembro de 2024, rumar ao Sporting, onde se sagrou campeão nacional.
Rui Borges é, de resto, uma das figuras mais adoradas na sua terra natal de Mirandela. O treinador do Sporting fez questão de mencionar várias vezes o amor pela terra natal durante a sua estadia em Lisboa, voltou para receber várias homenagens durante as férias, e têm sido várias as peças que ilustram o carinho que os habitantes de Mirandela têm pelo treinador dos leões.