Futebol
Frederico Varandas prepara contrato melhorado para novo capitão do Sporting
28 Jul 2026 | 10:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Out 2023 | 11:16 |
Tomás Podstawski, jogador formado no Porto mas atualmente no Ruch Chorzów, fez uma análise jornal A Bola sobre o próximo adversário do Sporting na Liga Europa, o Raków. O médio começou por salientar a tendência crescente do projeto da equipa polaca. (SAIBA mais AQUI)
“Foram subindo até chegar ao escalão principal, têm uma estrutura muito boa para o que é a realidade polaca. Têm feito bom investimento, estão a construir um estádio novo, o orçamento permite-lhes contratar outro tipo de jogadores, com mais qualidade, a pensar num projeto a médio/longo prazo. É uma equipa muito intensa, que se sagrou campeã no ano passado, tem vindo a mostrar muitos créditos e é uma das mais fortes da Polónia”, começou por dizer.
Ainda no mesmo momento, Podstawski revelou a forma com que o Rákow se comporta em campo, deixando alguns ‘conselhos’ ao treinador do Sporting, Rúben Amorim. “Curiosamente também jogam em 3x4x3; o plantel tem mistura de jogadores polacos e estrangeiros, lutam até ao fim do jogo, são uma equipa muito física, com grande intensidade, que gosta de sair a jogar logo lá de trás”, continuou.
E prosseguiu: “É certo que não têm muita experiência internacional, mas há que ter em conta que são uma equipa muito capaz, aguerrida, intensa, que vai à luta até ao fim, joga em casa e tem o acérrimo apoio dos adeptos. É uma equipa que corre muitos quilómetros, que já mostrou conseguir marcar muitos golos, além de que defende muito bem. Atravessa bom momento e está a permitir uma experiência nova aos polacos, que estão muito entusiasmados porque esta presença na Liga Europa dá prestígio ao campeonato polaco. O Sporting tem de fazer um jogo sério.”, atirou.
Raków e Sporting, medem forças esta quinta-feira na terceira jornada do Grupo D da Liga Europa (17h45). O Clube de Alvalade encontra-se no segundo lugar do grupo, em igualdade pontual com o Sturm Graz. Já os polacos estão atualmente no último posto, ainda sem qualquer ponto conquistado. (SAIBA mais AQUI)
Conhecido adepto do Clube de Alvalade fez comentários sobre as vendas e rumores do mercado de transferências até ao momento
29 Jul 2026 | 03:00 |
Saídas anunciadas de Francisco Trincão e Morten Hjulmand e iminentes de Pote e Ousmane Diomande fazem parte do "novo Sporting", diz Eduardo Madeira. Neste exclusivo Leonino, o conhecido humorista e adepto leonino considera que as vendas são necessárias.
Eduardo Madeira: "Sporting também precisa de se refrescar"
"São jogadores incríveis. Ganharam tudo pelo Clube. Deram tudo ao Clube, mas é preciso haver renovação. Creio que a ambição e a força deles estava desgastadas. Precisam de novos desafios e outros ares e o Sporting também precisa de se refrescar. Tenho pena de os ver partir, mas é assim que funciona. Não podiam ficar aqui para sempre. Ou melhor, até ficam. Os seus nomes ficam ligados a vários troféus que estão no museu do Sporting", disse ao nosso jornal.
O encontro do Troféu Cinco Violinos contra o Mónaco também foi tema, e o ator afirmou que a equipa de Rui Borges joga um futebol entusiasmante. "A equipa joga um futebol agradável. É ,aliás, surpreendente que nesta fase já joguem tanto. Há fome de golos e passam bem a bola. Isto promete", falou.
Eduardo Madeira: "Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola"
Acerca dos reforços, Eduardo Madeira destaca Jesse Derry, Ibrahima Ba e Rodrigo Zalazar, deixando a ressalva de que nunca viu uma equipa do Sporting com tanta qualidade numa pré-época. "Reforços mais entusiasmantes? Derry, Ba e Zalazar, mas todos têm dado boas indicações. Não me lembro de ver o Sporting a trocar tão bem a bola e a criar oportunidades nesta fase da época há muito", afirmou.
No término da entrevista, o adepto Sportinguista abordou os assobios que Luis Suárez recebeu na partida de apresentação aos sócios devido a uma possível mudança para o Fenerbahçe. Eduardo Madeira defende que o avançado colombiana tem de ser "orientado", mas que teve uma má atitude que não pode ser repetida. "Suárez é craque, mas é também um jovem que precisa de ser orientado e bem aconselhado. O futebol está cheio de jogadores que fazem trapalhadas e se precipitam. Vamos ver neste caso, o atleta merece uma segunda chance, ele e o empresário dele. O Clube está a lidar bem com ele e sabe que tem alguém que não se portou muito bem agora. Por isso acredito que deve estar a ser alvo de uma vigilância especial. O futuro ditará se foi só um erro ou se é melhor meter o jogador na secção náutica, ou seja, ir de vela", rematou.
Equipa dos verdes e brancos foram a jogo diante da formação minhota no decorrer do dia desta terça-feira, 28 de julho, marcada por triunfo
28 Jul 2026 | 17:30 |
A equipa de sub-23 do Sporting terminou o estágio realizado em Lousada com uma vitória por 1-0 diante do Braga. O encontro particular permitiu a Leandro Grimi encerrar esta fase da preparação com um resultado positivo antes do regresso à Academia Cristiano Ronaldo.
O único golo da partida surgiu aos 79 minutos, por intermédio de Ivanildo Mendes. O extremo apareceu em zona de finalização e, com um remate certeiro, garantiu o triunfo dos jovens leões no derradeiro teste realizado durante o estágio.
Ivanildo Mendes realizou parte da formação nos Países Baixos, ao serviço do Feyenoord, antes de chegar ao Sporting na temporada 2021/22. O jovem tem vindo a cumprir o percurso nos escalões de formação leoninos e procura agora afirmar-se na equipa de sub-23 orientada por Leandro Grimi.
Concluída a preparação em Lousada, o Sporting vira atenções para a estreia na Liga Next Gen, nova designação da competição do escalão. Os verdes e brancos iniciam a prova no dia 11 de agosto, com uma receção à União de Leiria na primeira jornada.
O calendário reserva ainda um dérbi frente ao Benfica na terceira ronda, agendado para 25 de agosto, na Academia Cristiano Ronaldo. A primeira fase será composta por 16 partidas, oito em casa e oito fora, e termina para os leões a 22 de dezembro, diante do Felgueiras.
Os oito primeiros classificados seguem para a luta pelo título nacional, enquanto as equipas posicionadas entre o nono e o 20.º lugares vão disputar o acesso à Taça Next Gen, prevista para o início de 2027. Além de União de Leiria e Benfica, o Sporting terá pela frente Vizela, Estrela da Amadora, Leixões, Estoril, Rio Ave, Farense, Torreense e Felgueiras.
Jogador continua a realizar trabalho de recuperação às ordens do departamento médico dos verdes e brancos e não joga desde maio
28 Jul 2026 | 14:39 |
Nuno Santos continua afastado dos trabalhos de grupo do Sporting e sem um prazo definido para regressar aos relvados. O ala, de 31 anos, foi apresentado aos adeptos no encontro com o Mónaco, mas mantém-se a realizar trabalho individualizado na Academia Cristiano Ronaldo.
De acordo com o jornal A Bola, o departamento médico leonino ainda não estabeleceu uma data para o regresso do jogador. A estrutura pretende evitar qualquer precipitação num processo clínico delicado, privilegiando uma recuperação completa antes de autorizar a reintegração no plantel de Rui Borges.
O calvário de Nuno Santos começou em outubro de 2024, quando sofreu uma rotura total do tendão rotuliano do joelho direito. Depois de vários meses afastado, o regresso à competição ficou marcado por novas queixas musculares e algumas recaídas, que limitaram a sua utilização na última temporada.
O esquerdino somou apenas 211 minutos pelo Sporting em 2025/26 e não compete desde 4 de maio, data em que participou durante 20 minutos no triunfo por 5-1 frente ao Vitória de Guimarães. Para já, continuará a trabalhar à margem do grupo até reunir todas as condições físicas.
Apesar de entrar na última época do contrato, uma saída não está em cima da mesa neste momento. Nuno Santos continua a ser visto como um elemento importante no balneário, tanto pela experiência acumulada como pelo papel desempenhado na integração dos jogadores mais jovens. Uma possível renovação continua sob análise da Direção.