Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

LEÃO JOGA CONTINUIDADE NA LUTA PELO TÍTULO EM BARCELOS

Sporting CP defronta este domingo, pelas 16h00, o OC Barcelos. Na primeira volta, turma de Paulo Freitas saiu derrotada por 5-4

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting CP desloca-se, no próximo domingo, 1 de março, pelas 16h00, ao reduto do Óquei Clube Barcelos. Em jogo relativo à 18.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões sabem que, se quiserem continuar a sonhar com a conquista do título, estão obrigados a vencer.


Após duas derrotas consecutivas – Amatori Lodi (LER AQUI) e FC Porto (LER AQUI) – que tiveram como consequência a eliminação da Liga Europeia e a perda do primeiro lugar do campeonato, o conjunto de Paulo Freitas regressou aos triunfos diante do CD Póvoa. Num jogo a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, os rapazes de verde e branco triunfaram, por 5-1, e seguiram para a fase seguinte da prova rainha.


Atualmente no segundo lugar do Campeonato Nacional, com 40 pontos, a apenas três do líder SL Benfica, o Sporting CP sabe que só a vitória interessa para manter o eterno rival à vista. Esta temporada, a jogar fora de portas, os leões registaram cinco vitórias, duas derrotas e um empate. Se, por um lado, as derrotas sofridas na Dragão Arena e no Pavilhão da Luz são “aceitáveis”, o empate, a duas bolas, no reduto da AD Sanjoanense, é pouco compreensível.


Em Barcelos, águias e dragões saíram derrotados

Este domingo, os leões terão pela frente o OC Barcelos, que ocupa atualmente o quinto lugar, com 37 pontos. Os comandados de Paulo Pereira chegaram até a liderar o Campeonato Nacional por algum tempo, mas o desaire caseiro frente à UD Oliveirense, por 6-5, bem como os empates diante do CD Paço de Arcos (2-2) e do HC Turquel (4-4), acabaram por atirar a equipa da cidade de Barcelos para o quinto lugar. Todavia, a jogar perante o seu público, o OC Barcelos só cedeu pontos precisamente nos jogos com a UD Oliveirense e com o HC Turquel. Nos restantes sete compromissos caseiros, somou sete vitórias, tendo inclusive batido o SL Benfica (6-4) e o FC Porto (7-4).


Nota, também, para o facto de o OC Barcelos ser o terceiro melhor ataque do campeonato, com 88 golos marcados. No entanto, no momento defensivo, o conjunto de Paulo Pereira tem apresentado algumas lacunas, sendo a oitava defesa mais batida da liga, com 65 golos sofridos. No capítulo individual, destaque para Alvarinho, que, com 17 finalizações certeiras, é o melhor marcador do OC Barcelos. Franco Ferruccio e Ezequiel Mena, cada um com 14 golos, e Luís Querido, com 13, são os senhores que se seguem.

Para o jogo frente aos leões, os nortenhos não poderão contar com Gonçalo Nunes e Alvarinho, que estão ligados contratualmente ao Sporting CP.

Leão não vence em Barcelos há três temporadas

No que ao confronto direto concerne, o Sporting CP, nos últimos anos, não tem sido feliz nas deslocações ao norte do país. Nos últimos três jogos em casa do OC Barcelos, a turma de Alvalade empatou por duas vezes, sempre a duas bolas, e saiu goleada, por 7-3, na outra partida. A última vitória verde e branca no Pavilhão Municipal de Barcelos aconteceu a 21 de fevereiro de 2016. Nessa ocasião, Cacau, Poka e Tiago Losna apontaram os golos do triunfo leonino.

Na primeira volta, no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP saiu derrotado por 5-4. Este domingo, 1 de março, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, os leões tentarão vingar o desaire sofrido no início da temporada. O jogo terá transmissão na TVI 24.


Modalidades

Lenda do Sporting terminou carreira… mas pode rumar ao vencedor da Liga dos Campeões

Apesar de ter anunciado recentemente a retirada, nome histórico do Clube de Alvalade está em vias de continuar a competir ao mais alto nível

Histórico guarda-redes do Sporting poderá adiar o final de carreira e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões
Histórico guarda-redes do Sporting poderá adiar o final de carreira e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão anunciou o final da carreira como guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25, mas a decisão poderá ser revertida. O ex-guardião do Sporting, que representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, está em vias de ser reforço do Barcelos para a próxima época.


A informação é avançada pelo jornal Record. Os responsáveis do atual vencedor da Liga dos Campeões estão a tentar convencer Ângelo Girão a reconsiderar a decisão de ‘pendurar os patins’ e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões da modalidade, em 2024/25. Um dia depois de ter perdido a final do campeonato, frente ao Porto, o Barcelos já centra atenções na preparação da próxima temporada.


Os dirigentes do emblema nortenho estão empenhados em assegurar um reforço para a baliza da equipa treinada por Rui Neto. Vale sublinhar que o argentino Conti Acevedo, o titular nas últimas cinco épocas, está de saída para o Benfica. Neste sentido, pretendem contratar um guarda-redes experiente e conceituado, sendo que Ângelo Girão encaixa nesse perfil.


Recorde-se que, numa entrevista recente, o ex-guardião do Sporting revelou que o Barcelos foi um dos clubes que lhe apresentou uma proposta, no início de 2024/25. No entanto, a oferta dos barcelenses “não chegou a tempo” e foi recusada pelo internacional português.

Ângelo Girão representou o Sporting nas últimas 11 temporadas, tendo realizado um total de 408 jogos de leão ao peito. No Clube de Alvalade, o internacional português conquistou três Ligas dos Campeões, três Taças Continentais, outros tantos Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.



Modalidades

Novo reforço do Sporting sagra-se campeão... pelo Porto

Dragões venceram na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, a Liga portuguesa; Jogador azul e branco chega a Alvalade com o título nacional

Futuro reforço do Sporting vence o segundo título de campeão pelo Porto e vai chegar a Alvalade após vencer Liga portuguesa
Futuro reforço do Sporting vence o segundo título de campeão pelo Porto e vai chegar a Alvalade após vencer Liga portuguesa

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Porto sagrou-se na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, campeão nacional da modalidade. Os azuis e brancos derrotaram o Barcelos, atual campeão europeu, por 3-2, no quarto jogo da final. Diogo Barata, futuro reforço do Sporting, vence o segundo título de campeão pelos dragões.


A turma de Ricardo Ares colocou-se em vantagem no Pavilhão Municipal de Barcelos com um golo de Gonçalo Alves, logo aos 5 minutos. Carlo di Benedetto (14') aumentou a vantagem portista e Miguel Rocha (25') reduziu para os minhotos ainda antes do intervalo.


Na segunda metade, Gonçalo Alves (31') voltou a marcar e colocou o Porto em vantagem por 3-1. O Barcelos ainda reduziu, por Pedro Silva (35'), mas foi incapaz de evitar o triunfo portista. Assim, a formação azul e branca vence a final por 3-1 e sagra-se bicampeã.


Já o Sporting vai reformular a equipa de hóquei em patins para a próxima temporada. Edo Bosch terá um plantel remodelado, com várias caras novas, para atacar 2025/26. Diogo Barata termina contrato com o emblema liderado por André Villas Boas e não vai renovar, reforçando os leões.

Depois de ter feito toda a formação no Valongo, Diogo Barata cumpriu a terceira temporada no Porto - onde chegou no verão de 2022. Depois de ter feito 12 golos em 56 jogos em 2023/24, o defesa/médio somou 47 encontros pela formação de Ricardo Ares na presente época, com cinco golos marcados.



Modalidades

Campeão pelo Sporting a um pequeno passo de assinar pelo... Porto

Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos

Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto
Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto

  |

Icon Comentário0

Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão. 


Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.


Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.


Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.

O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lenda do Sporting termina a carreira e faz balanço: "Com muitas guerras à mistura..."
Modalidades

Lenda do Sporting termina a carreira e faz balanço: "Com muitas guerras à mistura..."

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting já conhece adversário no Mundial de Clubes 2025
Modalidades

Oficial! Sporting já conhece adversário no Mundial de Clubes 2025

 

Icon Comentário0
Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira
Modalidades

Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira

 

Icon Comentário0