Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

LEÃO JOGA CONTINUIDADE NA LUTA PELO TÍTULO EM BARCELOS

Sporting CP defronta este domingo, pelas 16h00, o OC Barcelos. Na primeira volta, turma de Paulo Freitas saiu derrotada por 5-4

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Fev 2020 | 16:29 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting CP desloca-se, no próximo domingo, 1 de março, pelas 16h00, ao reduto do Óquei Clube Barcelos. Em jogo relativo à 18.ª jornada do Campeonato Nacional, os leões sabem que, se quiserem continuar a sonhar com a conquista do título, estão obrigados a vencer.


Após duas derrotas consecutivas – Amatori Lodi (LER AQUI) e FC Porto (LER AQUI) – que tiveram como consequência a eliminação da Liga Europeia e a perda do primeiro lugar do campeonato, o conjunto de Paulo Freitas regressou aos triunfos diante do CD Póvoa. Num jogo a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, os rapazes de verde e branco triunfaram, por 5-1, e seguiram para a fase seguinte da prova rainha.


Atualmente no segundo lugar do Campeonato Nacional, com 40 pontos, a apenas três do líder SL Benfica, o Sporting CP sabe que só a vitória interessa para manter o eterno rival à vista. Esta temporada, a jogar fora de portas, os leões registaram cinco vitórias, duas derrotas e um empate. Se, por um lado, as derrotas sofridas na Dragão Arena e no Pavilhão da Luz são “aceitáveis”, o empate, a duas bolas, no reduto da AD Sanjoanense, é pouco compreensível.


Em Barcelos, águias e dragões saíram derrotados

Este domingo, os leões terão pela frente o OC Barcelos, que ocupa atualmente o quinto lugar, com 37 pontos. Os comandados de Paulo Pereira chegaram até a liderar o Campeonato Nacional por algum tempo, mas o desaire caseiro frente à UD Oliveirense, por 6-5, bem como os empates diante do CD Paço de Arcos (2-2) e do HC Turquel (4-4), acabaram por atirar a equipa da cidade de Barcelos para o quinto lugar. Todavia, a jogar perante o seu público, o OC Barcelos só cedeu pontos precisamente nos jogos com a UD Oliveirense e com o HC Turquel. Nos restantes sete compromissos caseiros, somou sete vitórias, tendo inclusive batido o SL Benfica (6-4) e o FC Porto (7-4).


Nota, também, para o facto de o OC Barcelos ser o terceiro melhor ataque do campeonato, com 88 golos marcados. No entanto, no momento defensivo, o conjunto de Paulo Pereira tem apresentado algumas lacunas, sendo a oitava defesa mais batida da liga, com 65 golos sofridos. No capítulo individual, destaque para Alvarinho, que, com 17 finalizações certeiras, é o melhor marcador do OC Barcelos. Franco Ferruccio e Ezequiel Mena, cada um com 14 golos, e Luís Querido, com 13, são os senhores que se seguem.

Para o jogo frente aos leões, os nortenhos não poderão contar com Gonçalo Nunes e Alvarinho, que estão ligados contratualmente ao Sporting CP.

Leão não vence em Barcelos há três temporadas

No que ao confronto direto concerne, o Sporting CP, nos últimos anos, não tem sido feliz nas deslocações ao norte do país. Nos últimos três jogos em casa do OC Barcelos, a turma de Alvalade empatou por duas vezes, sempre a duas bolas, e saiu goleada, por 7-3, na outra partida. A última vitória verde e branca no Pavilhão Municipal de Barcelos aconteceu a 21 de fevereiro de 2016. Nessa ocasião, Cacau, Poka e Tiago Losna apontaram os golos do triunfo leonino.

Na primeira volta, no Pavilhão João Rocha, o Sporting CP saiu derrotado por 5-4. Este domingo, 1 de março, pelas 16h00, no Pavilhão Municipal de Barcelos, os leões tentarão vingar o desaire sofrido no início da temporada. O jogo terá transmissão na TVI 24.


Modalidades

Oficial! Sporting anuncia contratação de craque de 22 anos que fez 20 golos em 2025/26

Nas primeiras declarações como novo jogador dos leões, atleta assume mudança para o Clube leonino é um passo importante na carreira

É oficial! Sporting garantiu mais um reforço para a equipa de hóquei em patins, com Nil Cervera a chegar a Alvalade
É oficial! Sporting garantiu mais um reforço para a equipa de hóquei em patins, com Nil Cervera a chegar a Alvalade

19 Jul 2026 | 13:59 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting garantiu mais um reforço para a equipa de hóquei em patins, com Nil Cervera a chegar a Alvalade proveniente do Liceo. O defesa/médio internacional espanhol, de 22 anos, assume a mudança para o Clube leonino como um passo importante na carreira, depois dos 20 golos em 52 jogos na época passada.


N. Cervera: “Trabalhei, ao longo de todos estes anos para chegar a um clube assim"


“Trabalhei, ao longo de todos estes anos para chegar a um clube assim, é o que sempre quis e chegar aqui é o cumprir de um objetivo. Agora, o que quero é estar aqui muito tempo e poder desfrutar do Sporting, um clube muito histórico e muito grande”, afirmou aos meios de comunicação do Clube.


O jogador destacou também a ligação que sente com os princípios que orientam o Sporting: “É um Clube de cujos valores sempre gostei muito, sempre de trabalho, conheci muita gente que já esteve aqui e falaram-me muito bem do Clube. É um Clube que se identifica muito com o meu carácter, como eu gosto de trabalhar e creio que é uma muito boa opção”, explicou.

A chegada de Nil Cervera acontece numa altura em que o atleta acredita que pode integrar-se rapidamente numa equipa: “O português é um idioma que posso aprender facilmente e acredito que ajudará também o Sporting ter muitos jogadores jovens, com idades próximas da minha, vai ser uma vantagem para criar um grande grupo e que teremos uma equipa muito boa”.


Pedro Gil, coordenador do hóquei em patins, explicou os motivos da contratação: “Achámos que precisávamos de um jogador de transporte, com bom remate, com uma boa postura em campo e achamos que é o perfil ideal do que procuramos no Clube. Acho que nos vai aportar muita coisa boa. O Sporting é um clube muito grande e histórico e quero seguir com a história do Sporting e ganhar muitos títulos. Prometo que o Sporting vai continuar o seu caminho, continuar a crescer e acredito que temos uma equipa muito boa para o poder fazer”. Também o irmão Eloi Cervera é alvo dos leões.


Modalidades

Oficial! Avançado de 24 anos rescinde com o Sporting e vai rumar à Catalunha

Apesar de ainda ter contrato por mais uma temporada desportiva, as duas partes chegaram a entendimento para término do vínculo

É oficial; Sporting anunciou a saída de Roc Pujadas, colocando um ponto final na ligação do avançado espanhol ao Clube
É oficial; Sporting anunciou a saída de Roc Pujadas, colocando um ponto final na ligação do avançado espanhol ao Clube

28 Jun 2026 | 10:37 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting anunciou a saída de Roc Pujadas, colocando um ponto final na ligação do avançado espanhol ao Clube. Apesar de ainda ter contrato por mais uma temporada, as duas partes chegaram a entendimento para a rescisão.


O futuro do jogador deverá passar por um regresso a Espanha, com o Reus, emblema da Catalunha, a surgir como o destino mais provável. O principal objetivo do avançado é somar mais minutos de competição e aumentar as hipóteses de garantir um lugar na Seleção espanhola.


O jogador chegou ao hóquei português em 2022 para representar o Porto e, duas épocas depois, mudou-se para Alvalade. Com a camisola leonina, integrou um dos períodos mais bem-sucedidos da modalidade recente, tendo conquistado um Mundial de Clubes, duas Taças e uma Supertaça.


Na última temporada, Roc Pujadas realizou 47 partidas oficiais pela equipa A, onde registou um total de 13 golos. Também Henrique Magalhães colocou um ponto final numa longa ligação ao Clube de Alvalade, sendo esperado no Valongo na próxima temporada.

A despedida já era esperada nos bastidores da modalidade, mas foi confirmada pelos leões através dos seus meios oficiais. O português deixa o emblema leonino depois de ter representado o Clube em dois momentos distintos: de 2017 a 2019 e de 2021 a 2026 (Recorde AQUI).


Recorde a conquista do Mundial de Clubes:


Modalidades

Oficial! 5 anos depois, defesa do Sporting sai e ruma ao sexto classificado da Liga portuguesa

Jogador coloca assim um ponto final numa longa ligação ao Clube de Alvalade, sendo que já sabe onde vai estar na próxima temporada

Sporting oficializou este sábado a saída de Henrique Magalhães da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade
Sporting oficializou este sábado a saída de Henrique Magalhães da equipa de hóquei em patins do Clube de Alvalade

27 Jun 2026 | 15:37 |

Icon Comentário0

O Sporting oficializou este sábado a saída de Henrique Magalhães da equipa de hóquei em patins. O internacional português, de 34 anos, coloca assim um ponto final numa longa ligação ao Clube de Alvalade, sendo esperado no Valongo, sexto classificado na fase regular, na próxima temporada.


A despedida já era esperada nos bastidores da modalidade, mas foi agora confirmada pelos leões através dos seus meios oficiais. O jogador deixa o emblema leonino depois de ter representado o Clube em dois momentos distintos: de 2017 a 2019 e de 2021 a 2026.


Numa entrevista concedida recentemente, o experiente hoquista assumiu que viveu no Pavilhão João Rocha os melhores anos da sua carreira. Despede-se como o quinto jogador com mais partidas disputadas pela equipa de hóquei em patins do Sporting, contabilizando um total de 304 jogos.


Na última temporada, Henrique Magalhães voltou a desempenhar um papel importante nas conquistas do Mundial de Clubes, da Supertaça e da Taça de Portugal, embora os verdes e brancos tenham falhado a conquista do campeonato nacional, perdido na final frente ao Benfica.

O futuro do defesa/médio passa pelo Valongo, clube onde já fez história ao conquistar o Campeonato Nacional na época 2013/14. O regresso representa um reencontro com uma casa que bem conhece e onde iniciou um dos capítulos mais marcantes da sua carreira.


Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting perde 3-1 com o Benfica e vê rival sagrar-se campeão nacional
Modalidades

Sporting perde 3-1 com o Benfica e vê rival sagrar-se campeão nacional

20 Jun 2026 | 16:45

Icon Comentário0
Após 'tareia' do Benfica, treinador do Sporting atira: "Diferença não traduz o que se passou"
Modalidades

Após 'tareia' do Benfica, treinador do Sporting atira: "Diferença não traduz o que se passou"

18 Jun 2026 | 09:55

Icon Comentário0
Técnico do Sporting perdeu por um golo com o Benfica, mas diz que "é igual perder por dois ou cinco"
Modalidades

Técnico do Sporting perdeu por um golo com o Benfica, mas diz que "é igual perder por dois ou cinco"

14 Jun 2026 | 12:34

Icon Comentário0