Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
17 Jan 2020 | 11:55 |
19 de abril de 1986. Uma data que à partida não diz nada à grande maioria dos Sportinguistas, mas que é o dia em que o Sporting CP venceu o seu último título nacional - equipa sénior masculina - no basquetebol.
O dia 19 de janeiro pode interromper um jejum de quase 34 anos, motivado também pela longa ausência leonina na modalidade regressada esta temporada. Este fim-de-semana, disputa-se a Taça Hugo Santos, a Taça da Liga da modalidade, e a equipa comandada por Luís Magalhães chega a Sines em muito boa forma, ainda que tenha caído para o segundo lugar da LPB Placard, mantendo-se, no entanto, com os mesmos pontos do SL Benfica.
O Sporting CP defronta, este sábado, a UD Oliveirense, equipa bicampeã nacional e detentora do troféu. Se é verdade que a equipa de Oliveira de Azeméis não tem estado ao nível dos últimos anos, também é verdade que tem muita qualidade e que quando as peças estiverem todas a trabalhar, bem serão uma equipa muito forte.
No único jogo entre estas duas equipas na presente temporada, o Sporting CP levou de vencida a equipa bicampeã por 94-70, ainda que o resultado seja escasso para a diferença que existiu em campo. A verdade é que desde dia 1 de dezembro já existiu uma mudança na equipa da Oliveirense. O conjunto de Norberto Alves contratou o jovem base Corey Sanders, de 22 anos, para o lugar do poste Aron Nwankwo.
Do lado leonino continuam as duas ausências já conhecidas. Brandon Nazione não joga mais este ano e não tem substituto, até agora, e Cândido Sá está de fora por ter partido um dedo. Os leões, apesar destas ausências, estão num excelente momento de forma, como prova o resultado do passado fim-de-semana frente à AD Ovarense, 108-56.
Vencer o Troféu Hugo Santos não é impossível. Os leões já provaram ter qualidade para bater qualquer equipa em Portugal, mesmo que neste momento estejam fragilizados por ter menos um jogador estrangeiro que os seus rivais diretos. Serão, espera-se, dois jogos intensos num fim-de-semana que pode entrar para a história da modalidade no Clube.
Nota final para os sub-18, que disputam entre hoje e domingo a final-four do campeonato distrital. Os leões têm sido a melhor equipa de Lisboa este ano e podem vencer o primeiro campeonato distrital desde o regresso na temporada 2012/2013.
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27