Modalidades
Técnico recusou renovar com o Sporting pela falta de investimento no plantel
09 Jun 2026 | 09:53
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
11 Out 2020 | 21:02 |
A equipa principal de basquetebol do Sporting CP conquistou a vitória na estreia no campeonato. Os pupilos de Luís Magalhães derrotaram, este domingo, 11 de outubro, o Galitos FC por 73-53. Foi no Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho que os leões asseguraram a vitória na estreia do campeonato. https://twitter.com/SCPModalidades/status/1315363866302439434?s=19 Os leões entraram em força, com John Fields a ser o autor dos dois primeiros pontos do jogo. Os primeiros cinco minutos da partida foram equilibrados, com pontos falhados para os dois lados. O Galitos FC usou e abusou dos triplos, mas não conseguia marcar nenhum. De sequência, James Ellisor mostrou como se fazia, chegando ao primeiro triplo da partida, elevando a vantagem leonina (8-5). O primeiro quarto ia acabando, com o domínio leonino a manter-se. Os leões tinham uma defensiva sólida, crescendo de qualidade na eficácia, levando a que a distância no marcador fosse crescendo. Algum excesso de confiança até ao final do primeiro quarto fez com que a equipa caseira se conseguisse aproximar, com os leões a levarem apenas três pontos de vantagem para o segundo quarto (16-13) https://twitter.com/SCPModalidades/status/1315341740522471426?s=19 O segundo quarto começou com muita intensidade. Vários ataques rápidos para ambas as partes, embora o capítulo da finalização estivesse a falhar nas duas equipas. Foi através de lances livres que os pupilos de Luís Magalhães chegaram aos pontos. A partir desse instante, os leões tornaram-se numa equipa mais concretizadora, chegando aos dez pontos de vantagem (23-13). Num encontro que vinha a ser marcado pela escassez de pontos, a turma de Alvalade fazia questão de contrariar essa tendência. A equipa visitante conseguia melhorar na sua concretização, embora pecasse na defensiva e sofresse pontos desnecessários. Os leões, apesar de falharem na defesa, conseguiram mantar uma vantagem larga até ao intervalo (38-25). https://twitter.com/SCPModalidades/status/1315348523504881664?s=19 O Galitos FC entrou em força, apanhando a turma de Alvalade desprevenida. A equipa do Barreiro conseguiu marcar dois triplos logo a abrir, diminuindo a vantagem no marcador. Os pupilos de Hugo Salgado estavam fortes no capítulo defensivo, conseguindo recuperar várias bolas no ataque leonino. Ainda assim continuavam algo distantes dos leões no marcador, estando a nove pontos da equipa visitante (44-35). Travante Williams destacava-se na partida, com o norte-americano a estar extremamente motivado, consequência de algumas ações consecutivas que lhe saíram bem. O Galitos FC começava também a ficar mais motivado, defendendo de forma mais atrevida. A turma do Barreiro procurava aproximar-se no marcador, mas mantinha a distância (48-39). https://twitter.com/SCPModalidades/status/1315358106977808385?s=19 Na entrada para o derradeiro quarto, a turma de Hugo Salgado tentava desorganizar o jogo da equipa visitante, obrigando a que os leões alterassem a sua maneira de jogar. Apesar dessa tentativa inicial, os leões iam serenando a partida, levando a que os leões conseguissem dilatar o marcador (62-50). A equipa orientada por Luís Magalhães limitou-se a gerir o marcador nos últimos minutos do quarto decisivo. O Sporting CP começou a ser uma equipa mais concretizadora nos momentos finais da partida, conseguindo aumentar a sua vantagem com alguma vantagem, chegando à vitória com facilidades. Os leões voltam a jogar no próximo sábado, 17 de outubro, frente ao Maia Basket, numa partida a contar para a segunda jornada da fase regular da Liga Placard. A partida será disputada no Pavilhão João Rocha, com início marcado para as 17h00.
Fotografia de Sporting CP
Clube leonino confirmou várias saídas, num movimento que marca uma mudança significativa no plantel verde e branco para 2026/27
20 Jun 2026 | 12:46 |
É oficial. O Sporting vai promover uma profunda reformulação na sua equipa feminina de basquetebol para a temporada 2026/27. O Clube leonino confirmou oficialmente a saída de oito jogadoras, num movimento que marca uma mudança significativa no plantel verde e branco.
As atletas que deixam Alvalade são Anita Pereira, Cláudia Almeida, Emma Huff, Márcia Carvalho, Nany Carvalho (que chegou em janeiro), Maria Oliveira, Maria Cruz e Maria Kostourkova. Todas abandonam o emblema leonino em definitivo, encerrando assim o seu ciclo ao serviço do Sporting.
Entre as saídas, destacam-se jogadoras que tiveram papel importante na recente subida de divisão da equipa, como Cláudia Almeida, Maria Cruz e Maria Oliveira, que integraram o grupo que garantiu o regresso ao principal escalão do basquetebol feminino em 2024/25.
Também Anita Pereira, Márcia Carvalho, Emma Huff, Nany Carvalho e Maria Kostourkova deixam o emblema leonino, após períodos de permanência distintos, contribuindo em diferentes fases para o projeto desportivo do Clube de Alvalade.
Em comunicado, o Sporting agradeceu publicamente o trabalho e profissionalismo de todas as atletas, desejando-lhes sucesso para o futuro. Recorde-se que a equipa terminou a última edição da Liga Betclic na oitava posição e foi eliminada nos quartos de final dos playoffs pelo Quinta dos Lombos.
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a preparar várias mudanças para a temporada desportiva e plantel já começa a ganhar forma
17 Jun 2026 | 14:02 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no basquetebol e já tem assegurado mais um reforço para o plantel que será orientado por Bernardo Pires. Depois da saída de Luís Magalhães, os leões avançam para um novo ciclo e João Embaló será uma das novidades no Pavilhão João Rocha em 2026/27.
Segundo o jornal A Bola, o poste de 24 anos vai deixar a Oliveirense ao fim de três temporadas para vestir a camisola verde e branca. Internacional jovem por Portugal, João Embaló chega a Alvalade depois de se afirmar como uma peça importante da equipa de Oliveira de Azeméis, onde realizou 107 encontros oficiais.
Formado no Queluz, o jogador passou ainda pelo CD Póvoa antes de rumar à Oliveirense em 2023. Ao longo da passagem pelo clube aveirense registou médias de 5,1 pontos e 4,2 ressaltos por jogo, números que convenceram os responsáveis leoninos a avançar para a contratação.
A chegada de Embaló - que os leões já haviam tentado na temporada passada - não deverá ser a única novidade no plantel. O Sporting continua ativo no mercado e há outro nome que ganha força para acompanhar Bernardo Pires na mudança para Alvalade. Trata-se de André Silva, base do Imortal que foi uma das figuras da equipa algarvia na última temporada.
O jogador de 25 anos destacou-se ao serviço do conjunto de Albufeira com médias de 13 pontos e 5,5 assistências por encontro, desempenho que despertou a atenção dos responsáveis leoninos. A ligação ao novo treinador poderá facilitar uma eventual mudança para o Sporting.
Sporting - Oliveirense na Taça de Portugal:
Verdes e brancos olham para o técnico como a principal opção para a próxima temporada e negócio pode ser fechado nos próximos dias
11 Jun 2026 | 10:35 |
Bernardo Pires está cada vez mais perto de assumir o comando técnico da equipa de basquetebol do Sporting. O treinador de 32 anos é um dos nomes mais bem colocados para suceder a Luís Magalhães, que deixou o cargo após o final da temporada.
O técnico prepara-se para abandonar o Imortal, clube que orientou nas últimas três épocas, e terá optado pelo projeto leonino apesar de também ter mantido conversações com a Oliveirense. O jornal A Bola indica que Bernardo Pires integra uma curta lista elaborada pelos responsáveis verdes e brancos, surgindo atualmente como o principal candidato ao cargo.
Caso as negociações cheguem a bom porto, a oficialização poderá acontecer nos próximos dias. O treinador é visto como uma aposta de futuro e agrada à estrutura leonina não apenas pelos resultados alcançados, mas também pela capacidade demonstrada no desenvolvimento de jovens jogadores.
Durante a passagem pelo Imortal, Bernardo Pires liderou igualmente o projeto de sub-23 do clube algarvio. Sob o seu comando, a equipa destacou-se pela aposta em talentos portugueses e pela consistência competitiva, garantindo presença regular nas fases decisivas das competições nacionais.
Na temporada agora concluída, o Imortal atingiu as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, os oitavos de final da Taça de Portugal e os quartos de final do play-off da Liga, onde foi eliminado pelo Porto, depois de ter ficado em sexto na Liga Betclic. Além disso, nos três anos em que esteve ao comando da equipa principal, Bernardo Pires conseguiu sempre qualificar os algarvios para a fase final do campeonato.
Do lado do Sporting, a mudança surge após o fim do ciclo de Luís Magalhães. Na última época, os leões conquistaram a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal, tendo alcançado ainda as meias-finais do play-off da Liga e a segunda fase de grupos da Taça Europa.
Sporting terminou a época no Dragão: