
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Após mais uma jornada europeia, a equipa de andebol leonina está de volta ao Pavilhão João Rocha para defrontar, no próximo dia 27 (quarta-feira), pelas 20h00, a equipa do Boa Hora, em jogo referente à 14.ª jornada do campeonato nacional Andebol 1.
Apesar do empate concedido nos últimos segundos da partida frente ao Bidasoa Irun, os leões encontram-se num excelente momento de forma. Nos últimos oito jogos, a equipa de Alvalade somou seis vitórias e apenas dois empates. Atualmente na liderança do campeonato, com 38 pontos, em igualdade pontual com o FC Porto, a equipa de andebol do Sporting CP ainda não perdeu (12 vitórias e 1 empate) e vai tentar, assim, dar seguimento aos bons resultados, na antecâmara da importante partida da Liga dos Campeões, frente ao IK Sävehof, no próximo sábado (30 de Novembro).
Relativamente à equipa do Boa Hora, está a realizar um excelente campeonato e encontra-se no 7.º lugar do campeonato Placard Andebol 1, com 25 pontos. No entanto, os últimos resultados não têm sido os melhores: nas últimas cinco partidas, averbou quatro derrotas e apenas uma vitória.
Outro dos pontos de interesse deste encontro é o regresso ao Pavilhão João Rocha de três jovens jogadores formados em Alvalade. Atualmente emprestados ao Boa Hora, Nuno Reis, Joel Rocha e Salvador Salvador têm vindo a somar minutos na primeira divisão do campeonato português, para, no futuro, poderem ser opções bastante válidas para o técnico Thierry Anti. Em conjunto, até ao momento, os jovens leões somam já 175 golos, com destaque para Salvador Salvador, que contabiliza uns impressionantes 78 tentos certeiros.
Este tipo de evolução já aconteceu com outros jogadores, nomeadamente com Manuel Gaspar e Francisco Tavares. No caso do guarda-redes leonino, esteve emprestado ao Boa Hora na primeira metade da época de 2018/2019, tendo depois regressado a casa fruto da saída de Matej Asanin. Por sua vez, Francisco Tavares esteve toda a temporada ao serviço do Boa Hora, tendo contabilizado um total de 209 golos, em 40 jogos.
O Sporting CP parte, naturalmente, como grande favorito para este encontro, mas terá de estar ao seu melhor nível para levar de vencida a equipa do Boa Hora. Estão assim reunidos todos os ingredientes necessários para um excelente jogo de andebol.
Conjunto verde e branco alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante na luta pelo título da Liga Portuguesa
|
A equipa de andebol do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Porto, em partida a contar para a terceira jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional. Os leões venceram os dragões por 35-32, no reduto adversário. No final da partida, Ricardo Costa, treinador verde e branco, deixou o seu comentário.
O treinador do Sporting começou por dedicar a vitória importante do Sporting a uma figura mítica do Clube que faleceu recentemente: "Quero dedicar esta vitória ao Aurélio Pereira, alguém muito importante para o futebol português e para nós, que temos jogadores da formação", começou por dizer, destacando a "perda enorme" em Portugal.
Passou, de seguida, à análise do jogo, que se pode revelar decisivo na luta pelo título nacional esta época. Sporting e Porto chegavam empatados a esta jornada do campeonato, e os leões alcançam uma preciosa vantagem, principalmente por ter sido no campo dos rivais.
"A vitória assenta bem ao Sporting, com consistência defensiva e o nosso ataque encontrou sempre boas soluções. Não saímos daqui campeões, mas era importante, julgo que o FC Porto fez um grande jogo mas estivemos bem melhor", explicou Ricardo Costa, treinador dos leões.
Por último, comentou um regresso muito importante à equipa, de um jogador que vinha a fazer muita falta aos leões: "Kiko Costa de regresso? Se cada um contribuir com o seu grão de areia...", atirou o treinador e pai de Francisco Costa, uma das maiores estrelas da equipa do Sporting.
Jogador do emblema verde e branco sai, sem surpresas, do plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada
|
É oficial. William Hoghielm, pivô da equipa de andebol do Sporting, vai jogar nos nórdicos do Kristianstad na próxima temporada desportiva. O emblema revela que chegou a acordo com o jogador sueco e assinar um contrato de dois anos até ao final de 2026/2027.
"Joguei contra o Kristianstad várias vezes, sempre foi divertido. Ouvi coisas boas relativamente ao clube e às pessoas que lá trabalham diariamente para tentar atingir o sucesso. A decisão não foi difícil", referiu, em declarações aos meios de comunicação do futuro emblema.
Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025, após confirmado o adeus do ainda pupilo de Ricardo Costa.
Até ao momento, William Hoghielm soma 42 partidas na presente temporada com 75 golos marcados. O Clube de Alvalade continua em várias frentes, nomeadamente a luta pelo Campeonato, Taça de Portugal e está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Neste momento, os comandados de Ricardo Costa têm 38 pontos e seguem na liderança do Campeonato, em igualdade com o Porto. O andebol do Sporting volta a jogar no próximo sábado, dia 12 abril, diante dos dragões (18h30), na Dragão Arena, em partida da terceira ronda da fase final.
Veja a publicação do Kristianstad:
Encontro entre rivais eternos será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam um
|
A equipa de andebol do Sporting vai defrontar o Benfica, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Este será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam apenas um. No entanto, a vitória dos encarnados aconteceu no último encontro entre as duas equipas.
Assim sendo, Ricardo Costa, técnico do emblema verde e branco, garante que a sua equipa está mais do que avisada para os perigos que o rival traz, até porque o jogo é a eliminar e vale o apuramento para os quartos da prova. De momento, o Clube de Alvalade é o atual detentor do troféu, tendo vencido a competição nas suas últimas três edições.
"O Benfica fez-nos aquilo que praticamente nenhuma equipa conseguiu este ano: marcar-nos 38 golos e ganhar por quatro. A exceção foi o Dínamo Bucareste, na Roménia (33-29). Por isso, sabemos aquilo de que são capazes no 7x6 e em cada nuance do jogo", começou por dizer aos órgãos de comunicação do Sporting.
Ricardo Costa reconhece que estarão frente a frente dois favoritos a vencer a prova rainha, mas diz estar confiante. "É óbvio que são dois candidatos a vencer a Taça, mas nós temos a responsabilidade de defender as últimas três conquistas. Não há margem de erro: há que ganhar sim ou sim, porque queremos ir em busca da quarta Taça seguida", apontou.
Os leões, comandados por Ricardo Costa, vivem um bom momento e ficaram no primeiro lugar da fase regular à frente do Porto (63), mas com vantagem no confronto direto. O andebol do Sporting vira agora atenções para a Taça de Portugal e volta a jogar este sábado, dia 22 de março, diante do Benfica (15h30), em partida dos oitavos de final da prova rainha.