Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirHóquei em patins
|
0Este sábado, 12 de dezembro, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP venceu, por 5-3, o SC Tomar, em jogo a contar para as meias finais da Taça 1947, seguindo para a final, frente ao SL Benfica. Veja AQUI a partida ao detalhe. https://twitter.com/SCPModalidades/status/1337801595271188481?s=20 A primeira parte da partida foi bastante equilibrada, sendo que os leões só se superiorizaram em completo no segundo tempo. Os golos do conjunto verde e branco foram marcados por Toni Pérez, Alessandro Verona (2), Ferran Font e João Souto. A turma de hóquei em patins reserva, assim, um lugar na final da primeira edição da Taça 1947. Os pupilos de Paulo Freitas têm encontro marcado frente ao SL Benfica, no próximo domingo, 13 de dezembro, pelas 15h00.
Fotografia de Sporting CP
Emblema leonino terá dois adversários pela antes de poder entrar na competição internacional
|
0A equipa de hóquei em patins do Sporting vai defrontar o Barcelos e os franceses do La Vendéenne no play off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A turma agora liderada por Edo Bosch ficou no grupo 2 desta fase da prova, na qual só o primeiro classificado entra na competição internacional.
Apesar de os leões serem os atuais Campeões Europeus, vão começar a prova na fase de qualificação, uma vez que o título não assegura a presença na principal competição europeia de clubes na edição seguinte. Além do mais, as equipas que ficaram sem segundo e terceiro lugar caem para a WSE Cup.
Além do mais, o emblema verde e branco ficou também recentemente a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do Clube de Alvalade na Liga Placard está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga, no Pavilhão João Rocha.
O conjunto leonino vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os leões vão deslocar-se ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi eterno da época.
Em 2023/24, os leões foram eliminados pelo Porto nas meias-finais da Liga portuguesa numa eliminatória que se disputou à melhor de cinco encontros (3-2) e falhou o acesso à final. Os verdes e brancos procuravam vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que os verdes e brancos não conquistam desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas.
Clube de Alvalade deu a conhecer as datas na última quarta-feira, dia 31 de julho
|
0Na tarde da passada quarta-feira, dia 31 de julho, a equipa de hóquei em patins do Sporting ficou a conhecer o sorteio do Campeonato Nacional. Deste modo, o arranque do prestigiado torneio para os leões de Edo Bosch está marcado para o dia 20 de outubro, com uma receção ao Braga no Pavilhão João Rocha.
O conjunto verde e branco vai, assim, jogar na condição de anfitriões logo na ronda inaugural da competição, com o primeiro jogo fora de casa agendado para o dia 26 de outubro, data esta em que os Campeões Europeus se vão deslocar ao reduto do Benfica, naquele que será o primeiro dérbi da época.
Vale destacar que o Clássico diante do Porto está agendado para a penúltima jornada da primeira volta, com o plantel leonino a receber os dragões na 12.ª jornada, prevista para o dia 25 de janeiro. Já na segunda volta, o Sporting receberá o Benfica em partida a valer para a 15.ª jornada, prevista para 22 de fevereiro, e jogará em casa do Porto a 27 de abril.
No que diz respeito à equipa B dos verdes e brancos, esta vai participar no Campeonato Nacional da II Divisão, começando, desta forma, a zona sul da prova em casa da Física, a 5 de outubro, tendo finalmente o primeiro jogo em casa frente a Oeiras, no dia 12 do mesmo mês.
Recorde-se que no dia 26 de junho, a equipa de hóquei em patins dos leões sofreu uma grande mudança: Alejandro Domínguez disse adeus ao Clube de Alvalade, depois de estar ao leme do conjunto por duas temporadas, nas quais orientou 100 encontros: 51 na época de estreia e 49 em 2023/24. No total, venceu 68 jogos, empatou 14 e perdeu 18. Ao longo da caminhada, os verdes e brancos venceram a Liga dos Campeões.
Promessa mundial vai jogar em Alvalade e é pedido expresso do treinador em concordância com a Direção
|
0Ângelo Girão vai sair do Sporting no final da temporada. A confirmação foi dada pelo próprio e já tinha sido avançada em Exclusivo pelo Leonino, no passado dia 28 de junho. No entanto, para colmatar a ausência do capitão, a estrutura já tem substituto: Xano Edo é reforço para 2024/25.
"Quer tu faças alguma coisa, quer não faças, vão sempre criticar, falar mal de ti, inventar histórias, mas estou bem calejado disso. O carinho que recebo na rua é gigante. Fui à festa do título e saí de lá de coração cheio, pois os adeptos têm sido muito bons para comigo. Eu entreguei-me a esta casa a 100%, é a lei da vida, é natural, a renovação é perfeitamente natural. Não estou contra o que estão a fazer, o Xano Edo é uma guarda-redes fantástico", disse, ao Zerozero.
"Toda a gente sabe (da chegada do jovem) no Mundo do hóquei. Eu tive com o Xano Edo em Montreux, é um rapaz espetacular, cinco estrelas. (Sporting fica bem servido?) Muito bem. Para mim já é um guarda-redes de top mundial e é um top mundial para muitos anos, para além da pessoa que é fora da pista. Estivemos uma semana em Montreux e não tenho nada a dizer. O clube vai continuar muito bem entregue", admitiu.
A chegada do internacional português visa não só colmatar a saída de Girão, histórico da modalidade verde e branca, como satisfazer um desejo de Edo Bosch, pai do atleta e novo treinador do hóquei leonino. O Sporting segura, desta forma, uma das maiores promessas mundiais.
Xano Edo cumpriu, em 2023/24, a quinta época a nível sénior. No total, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell - adversário do Sporting na última edição edição da WSE Champions League - uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona. Em escalões mais abaixo, o jovem tem, também, vários troféus, como o Europeu sub-17 por Portugal.