Futebol
Sporting está mais preparado do que nunca para o Benfica e dados comprovam
19 Abr 2026 | 11:11
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2026 | 11:41 |
Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG, em Alvalade. A publicação francesa foi ouvir quem privou com o técnico leonino enquanto jogador. O jornal sublinha que o treinador - que conta com várias baixas para o duelo com o PSG - nunca chegou à elite enquanto futebolista.
L’Équipe: "Nunca saboreou a elite como jogador"
"Nunca saboreou a elite como jogador", escreve, contrastando o percurso discreto nas quatro linhas com o estatuto atual do técnico. Aos 44 anos, é apresentado como o homem forte do Sporting, depois de ter conduzido os leões à dobradinha na época passada, um feito que o clube não alcançava desde 2002.
Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, reforça a ideia de que o perfil de líder já era visível nos tempos de jogador. "O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas", recorda ao diário desportivo. O dirigente destaca ainda traços que se mantêm intactos: "Era um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo uma pessoa muito positiva".
Segundo o L’Équipe, a chegada de Rui Borges a Alvalade não foi isenta de desconfiança. Numa fase inicial, o treinador optou por adaptar o modelo, utilizando três centrais, num esquema mais próximo daquele que Ruben Amorim havia implementado. "Voltou ao seu sistema esta época", sublinham, apontando os resultados como prova da aposta certa.
Com um estilo de jogo atrativo e números expressivos, os "50 golos marcados em 18 jogos do campeonato", Rui Borges já deixou marca também na Europa, com três vitórias consecutivas em casa na Liga dos Campeões: "Trabalhou toda a carreira para um projeto como o do Sporting e não tenho dúvidas de que continuará a ter sucesso e chegará ao topo", disse Carlos Correia.
Nova jornada do Campeonato Nacional já tem horários definidos e partida pode ser determinante nas contas finais do título
19 Abr 2026 | 15:27 |
A Sporting já conhece o calendário detalhado para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic e entra numa fase absolutamente decisiva da temporada. Os leões jogam no domingo, dia 26 de abril, às 20h30, no terreno do despromovido AFS SAD, num duelo que surge poucos dias depois de compromissos importantes noutras competições, como o dérbi deste domingo e o confronto da Taça de Portugal como o Porto.
Além disso, o calendário leonino inclui ainda a partida em atraso com o Tondela (Casa) e duelos exigentes frente ao Vitória de Guimarães (Casa), Rio Ave (Fora) e Gil Vicente (Casa), adversários que podem complicar e muito as contas finais.
Enquanto isso, o Benfica entra em campo mais cedo nessa jornada, recebendo o Moreirense no sábado, dia 25, às 18h00, o que pode colocar pressão adicional sobre os leões antes mesmo de entrarem em campo. Já o Porto joga também no domingo, às 18h00, frente ao Estrela da Amadora, mantendo a luta intensa no topo da tabela.
Com o campeonato a entrar na reta final, o Sporting não depende apenas de si mas tem nas mãos uma combinação rara: calendário definido, margem de manobra e um jogo em atraso que pode ser decisivo. Porém, há outro confronto decisivo ainda por disputar.
O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Adversários lisboetas estão atentos ao mesmo nome e há movimentações discretas que podem influenciar as janelas dos dois clubes nos próximos tempos
19 Abr 2026 | 13:53 |
O Benfica entrou em cena por um alvo que já vinha sendo seguido de perto pelo Sporting , abrindo portas a um possível duelo também fora das quatro linhas. Em causa está Issa Doumbia, médio do Venezia, que tem despertado cada vez mais atenções.
De acordo com informações de Nico Schira, os encarnados já enviaram observadores para acompanhar o jogador ao vivo nos últimos encontros, sinal claro de que o interesse é concreto e pode evoluir rapidamente. Do lado leonino, o nome já estava bem referenciado e até existem indicações de uma possível investida.
O Sporting está a pensar em avançar com uma proposta na ordem dos 10 milhões de euros, mas o Venezia mantém uma posição firme: só negoceia por valores a rondar os 15 milhões. Um cenário que pode abrir espaço para o Benfica tentar intrometer-se e alterar o rumo do negócio.
Vale lembrar que o médio não está apenas a ser seduzido pelo clubes de Lisboa. Também Inter de Milão e Milan acompanham de perto a evolução do internacional sub-21 italiano, que atravessa uma temporada em destaque na segunda divisão italiana.
Com 22 anos, Doumbia soma oito golos e quatro assistências em 34 jogos esta temporada, números que confirmam o crescimento de um médio que começa a ganhar protagonismo. Agora, resta saber qual dos rivais vai dar o passo decisivo - num "dérbi" que promete aquecer o mercado.
Confronto lisboeta traz um protagonista em destaque que chega com números impressionantes e que quer regressar à melhor forma
19 Abr 2026 | 12:19 |
O Sporting entra no dérbi com o Benfica com todas as atenções viradas para Luis Suárez, avançado que tem sido a principal figura ofensiva dos leões nesta temporada. Com 33 golos em todas as competições pelos leões, 24 dos quais na Liga, lidera a corrida ao prémio de melhor marcador e assume-se como a maior esperança verde e branca.
Apesar dos números impressionantes, há um dado que marca o momento do colombiano. O cafetero atravessa o seu maior jejum desde que chegou a Alvalade, com três jogos consecutivos sem marcar. Um cenário raro para quem tem sido tão consistente, aumentando ainda mais a pressão e a motivação para este duelo decisivo.
Além disso, Suárez ainda não conseguiu marcar ao Benfica desde que chegou ao futebol português. Na Supertaça teve poucos minutos e, no empate na Luz, o golo leonino foi apontado por Pedro Gonçalves, deixando o 'camisola 97' ainda à procura do seu primeiro momento decisivo frente ao eterno rival.
Ainda assim, o histórico recente do avançado em jogos grandes deixa sinais positivos. Já marcou ao Porto por duas vezes esta época e, antes de chegar ao Sporting, ganhou fama em Espanha como o "Terror da Andaluzia", depois de uma temporada impressionante ao serviço do Almería - clube ligado a CR7 -, onde somou 31 golos e brilhou em dérbis regionais como Granada, Bétis e Sevilha, por exemplo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 45 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.673 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
Sporting está mais preparado do que nunca para o Benfica e dados comprovam
19 Abr 2026 | 11:11
Quem tem vantagem para o Sporting - Benfica? O histórico do dérbi dos dérbis
19 Abr 2026 | 10:39
Porro ainda dá esperança, mas Tottenham continua em perigo após empate tardio com o Brighton (vídeo)
19 Abr 2026 | 10:28