Futebol
Rui Borges coloca pontos nos i's sobre recuperação de craque do Sporting
22 Dez 2025 | 12:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Nov 2025 | 22:38 |
Na antevisão do encontro com o Marinhense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, Rui Borges fez um ponto de situação sobre vários jogadores do plantel, após a interrupção das competições nacionais para os compromissos das seleções, e aproveitou para falar da lesão de Pote, que se lesionou frente ao Santa Clara e de Fotis Ioannidis, garantido que o português não tem um problema grave.
Rui Borges: "Pote será uma paragem curta"
"Sobre os lesionados, Pote será uma paragem curta e Ioannidis precisa de mais tempo, mas não posso precisar. João Simões está fora", começou por dizer, em declarações aos jornalistas presentes no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, lembrando quem pode jogar no seu lugar até ao regresso.
Rui Borges: "Pote deve regressar ao relvado em pouco tempo"
"Em relação ao quantificar, não consigo dizer a paragem do Pote, mas deve regressar ao relvado em pouco tempo, porque tem tido um início fulgurante, se calhar o seu melhor de sempre. Quanto ao Alisson, está preparado como outros, como o Quenda, o Geny ou o Rodrigo Ribeiro que também tem treinado aí. No ano passado, jogámos quase a época toda com o Geny e Quenda até o Pote voltar."
O Sporting volta a entrar em campo já este sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma da Marinha Grande, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 18h00.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 17 jogos: 11 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.394 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou nove golos e seis assistências.
A união de Pote com os adeptos:
Treinador do Clube de Alvalade falou aos jornalistas nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro, antes de novo jogo para a Liga Portugal Betclic
22 Dez 2025 | 13:21 |
Rui Borges falou aos jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao Vitória SC - Sporting, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, às 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões, que pediu respeito por si e pelo Clube.
O que espera de dificuldades no jogo de amanhã?
"É especial. No dia que acabo por me despedir do Vitória, este ano faz um ano que jogarei em casa do Vitória. É graças ao Vitória que estou aqui hoje. É um jogo especial e difícil. O ambiente é especial e quem passa lá percebe. O público faz a diferença e isso notou-se a época passada, em que tínhamos o jogo controlado e de repente vira. Galvaniza a equipa. É um Vitória diferente, mais jovem. O Luís está a fazer um excelente trabalho, tem muito mérito. Tirando o jogo da Taça, vinham de cinco vitórias e com confiança. É uma dificuldade grande. Em casa só perdeu com o Benfica, é a única que ganhou internamente ao Porto"
Já viu as imagens do Santa Clara - Sporting e se acha que foi beneficiado?
"Infelizmente vivemos numa sociedade que é triste porque há falta de respeito para com o Sporting e o seu treinador. Deixa-me triste porque sou tudo menos mentiroso. Não tinha visto o lance, vi no avião. Em casa temos dois tablets, um com a transmissão da Sport TV e outro com a nossa imagem. Serve mais para falarmos ao intervalo ou durante o jogo ajustarmos. E foi isso que aconteceu nos Açores. E como perderam tempo a ver a imagem a olhar para o tablet, também podiam ter perdido tempo a ver o treinador a dizer aos jogadores que não dava para ver. Em momento algum olhei para o telemóvel. Estive 12 minutos sentado à espera de uma decisão. Quando olham para a imagem do tablet tornam-se 'adivinhos'. Vivemos numa sociedade que se alimenta de ódio e no futebol há muita gente com memória curta. Já aconteceu em vários jogos e é o critério do árbitro. O meu capitão diz que há toque. Em relação ao jogo e à arbitragem não falo mais. Às vezes não há respeito com o treinador do Sporting e não é de hoje"
Que presente espera receber de Frederico Varandas?
"O único presente é a vitória amanhã. Vamos estar atentos ao mercado, mas não estamos nessa parte e não estou preocupado. Dentro das possibilidades e do que acharmos importante ajustar, ajustaremos. Qualquer jogo em casa do Vitória é difícil. Valorizar tudo o que o Luís tem feito. É uma equipa jovem. Ele tem tido essa capacidade, independentemente da derrota com o AVS. É difícil jogar lá. Digo isso porque tive a felicidade de estar naquela casa. O ambiente torna a equipa mais forte do que já é. É a quadra natalícia, acredito que esteja uma boa casa. Temos que estar cientes das dificuldades e preparados para a exigência do jogo"
No ano passado ficou algo magoado com a receção em Guimarães... Regresso de Nuno Santos está para breve?
"Em relação ao Nuno, não sei qual é a informação de que vai voltar m janeiro. Está em recuperação, queria muito que voltasse em janeiro mas não sei. Espero tê-lo o mais rapidamente possível. É uma recuperação que tem sido difícil, mentalmente é difícil, mas é diferenciado e capaz de ultrapassar. Em relação à época passada é normal, estavam frescos. São adeptos que amam o clube, que defendem as cores e a cidade. Fazem-no de forma apaixonante e vibrante. Tenho um respeito enorme pelo clube, estrutura e jogadores. Todos me ajudaram a chegar aqui. Jamais serei ingrato."
Dupla Ioannidis + Suarez? Vagiannidis é opção para o lado direito do ataque?
"Bragança não está para jogo, acredito que esteja para breve. É mais um para ajudar. O Fotis já está melhor em relação è lesão, foi um autêntico exemplo. São dois avançados, dão coisas diferentes. Temos que nos adaptar aos jogadores que temos disponíveis e à estratégia. O Fotis, tanto ele como o Vagiannidis, podem jogar a extremo. É um jogador que pode jogar lá, treinou e a qualquer momento pode fazê-lo"
Renovação de Diomande
"Renovação? Se aconteceu, ainda não foi anunciada pelo clube... oxalá acontença. É muito importante na equipa. Ficarei contente, também para o futuro dele. Ganha mais importância no Sporting. Feliz por qualquer renovação. Geny e Diomande? Já disse que tenho sempre alternativas, não há problema. Temos uma equipa com muita qualidade e vontade de ganhar. Foco-me nisso. Temos sempre alternativas. Jamais numa equipa como Sporting diria que não tinha alternativas"
Treinador dos verdes e brancos foi confrontado sobre a possibilidade de perder jogadores no mercado de transferências de janeiro
22 Dez 2025 | 13:08 |
Com a aproximação da reabertura da janela de transferências, Rui Borges voltou a ser confrontado com as necessidades dos leões já para janeiro. À margem da antevisão à partida frente ao Vitória de Guimarães, o treinador do Sporting não quis abrir o jogo sobre possíveis reforços.
Rui Borges: "Mercado? Dentro das possibilidades e do que acharmos importante ajustar, ajustaremos"
"O único presente é a vitória amanhã. Vamos estar atentos ao mercado, mas não estamos nessa parte e não estou preocupado. Dentro das possibilidades e do que acharmos importante ajustar, ajustaremos. Qualquer jogo em casa do Vitória é difícil. Valorizar tudo o que o Luís tem feito. É uma equipa jovem. Ele tem tido essa capacidade, independentemente da derrota com o AVS. É difícil jogar lá. Digo isso porque tive a felicidade de estar naquela casa. O ambiente torna a equipa mais forte do que já é. É a quadra natalícia, acredito que esteja uma boa casa. Temos que estar cientes das dificuldades e preparados para a exigência do jogo", atirou o treinador do Sporting.
Rui Borges: "Não sairá ninguém"
Quando questionado sobre possíveis saídas do Sporting em janeiro, Rui Borges deixou uma garantia: "Em relação ao perder jogadores, acredito e espero bem, porque é esse trabalho que temos feito, que não sairá ninguém. É importante não perder ninguém e creio que não acontecerá. Espero estar tranquilo. Não vou comentar mais sobre arbitragem".
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 35 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 32, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 40 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio D. Afonso Henriques, pelas 20h45.
Equipa dos verdes e brancos venceu uma partida bastante disputada na manhã desta segunda-feira, dia 22 de dezembro, seguindo à próxima fase
22 Dez 2025 | 12:59 |
A equipa sub-23 do Sporting venceu a UD Leiria, por 1-0, no Estádio Papa Francisco, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro, em partida a contar para a 18.ª jornada da série B da Liga Revelação. Os leões continuaram a senda vitoriosa e garantiram presença na fase de apuramento de campeão.
Os verdes e brancos entraram bem no encontro em Fátima, contra um adversário também ele com qualidade. A primeira metade da partida teve oportunidades para ambos os lados, com um ligeiro ascendente para os leões. O marcador não mexeu nestes 45 minutos, até porque o Sporting geria o empate - que poderia bastar para passar à próxima fase, devido à vantagem em confronto direto com o Farense.
Na segunda metade, o Sporting manteve o bom nível e tentou chegar à baliza da UD Leiria com maior afinco. Fruto disso, os jovens leões acabaram por se colocar em vantagem na partida à passagem pelo minuto 73, com um golo da autoria de Chris Grombahi.
Com esta vitória - a nona em 19 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto terminaram esta fase com 27 pontos e fixaram-se no quarto lugar, a oito pontos do líder Benfica (35). Leões e águias seguem para a fase de apuramento de campeão juntamente com Torreense e Santa Clara.
Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Cris Palamarchuk, Miguel Alves (C), Konstantin Nikitenko, Rayhan Momade, Rafael Camacho, Bento Estrela, Chris Grombahi, Micael Sanhá, Martim Peixoto e Diogo Martins.
Rui Borges coloca pontos nos i's sobre recuperação de craque do Sporting
22 Dez 2025 | 12:54
Rui Borges explode com jornalista antes do Vitória de Guimarães - Sporting: "Não sou mentiroso"
22 Dez 2025 | 12:42
Nuno Moreira perde no Vasco da Gama - Corinthians, mas ex Sporting entra para a história
22 Dez 2025 | 10:09