Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

LIGA PORTUGAL BWIN: SPORTING - MARÍTIMO AO MINUTO

Acompanhe aqui todas as emoções da 32.ª jornada do Campeonato Nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

13 Mai 2023 | 20:30 |

Icon Comentário0

Final do encontro. Sporting 2-1 Marítimo


https://twitter.com/Sporting_CP/status/1657500656683319298?s=20


90+9′ – Anulado. Sporting 2-1 Marítimo


90+7′ – Golo do Marítimo e expulsão de Antonio Adán.

90+3′ – GOLO DO SPORTING!!! Seba Coates faz o 2-1 !!!


https://twitter.com/Sporting_CP/status/1657497416432603138?s=20

90′ – Vão jogar-se mais sete minutos.

85′ – GOLO DO SPORTING! Cruzamento de Pote acaba desviado e vale o empate!

80′ – Coates já está a ponta de lança.

75′ – Edwards! Muito perto do empate.

66′ – Ao lado!!! Ugarte remate muito perto do poste da baliza do Marítimo.

65′ – Pote perde uma grande oportunidade para igualar a partida.

63′ – Amorim mexe pela última vez. Sai - Diomande, Entra - Ricardo Esgaio.

57′ – Nova alteração nos leões: Sai - Trincão, Entra - Fatawu.

53′ – Canto para o Sporting, que segue em busca do empate.

51′ – Amarelo para Diomande.

46′ – Recomeça a partida!

Substituições ao intervalo: Saem - Bellerín, Arthur Gomes e Matheus Reis, Entram: Nuno Santos, Gonçalo Inácio e Morita.

Amorim vai arriscar e fazer entrar Nuno Santos, Morita e Inácio. De recordar que os dois primeiros ficam fora do dérbi com o Benfica, caso vejam amarelo.

Intervalo; Sporting 0-1 Marítimo

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1657480932494921728?s=20

45 +3′ – Remate de Arthur Gomes sai tão torto, que é lançamento.

45′ – Vão jogar-se mais três minutos.

38′ – Novo canto para os leões.

34′ – Pedia-se penálti por falta sobre Edwards. O árbitro e o VAR mandam seguir.

31′ – Primeiro remate enquadrado é de Paulinho. Encaixa o guarda-redes adversário.

28′ – Amarelo para Manuel Ugarte, num lance onde cortou a bola.

26′ – A turma de Amorim vai trocando a bola, tentado procurar espaços para marcar.

20′ – Remate de Edwards, afastado pela defensiva adversária.

13′ – Canto para os leões, que procuram o empate.

10′ – Golo do Marítimo, na primeira oportunidade do encontro.

1′ – Rola a bola em Alvalade! FORÇA, SPORTING!

0′ – JÁ HÁ ONZE!

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1657452668401377283?s=20

 

0′ – E garantiu o primeiro reforço da próxima época.

https://twitter.com/leoninopt/status/1657020300658196480?s=20

0′ – Com as notícias da venda de Ugarte, o técnico deixou uma palavra aos adeptos.

https://twitter.com/leoninopt/status/1657017784046583808?s=20

0′ – E garantiu a permanência em Alvalade, de um atleta pouco usado.

https://twitter.com/leoninopt/status/1657012752182050817?s=20

0′ – Na conferência de antevisão, Amorim confirmou a titularidade de um jogador com poucos minutos:

https://twitter.com/leoninopt/status/1657007729221816320?s=20

0′ – A equipa orientada por José Gomes empatou, a duas bolas, diante do Rio Ave.

0′ – O conjunto de Rúben Amorim vem de uma vitória forasteira (4-0), frente ao Paços de Ferreira.

0′ – A turma leonina e a formação madeirense já se defrontaram por 107 ocasiões: os verdes e brancos venceram 73 jogos contra 18 do adversário. Registam-se ainda 16 empates.

0′ – Os insulares estão na 16.ª posição, com 23 pontos.

0′ – Os leões ocupam a quarta posição, com 67 pontos. O Braga é terceiro, (71) e o Porto  segundo (76). O Benfica lidera a tabela, com 83 pontos e mais um jogo disputado.

0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do embate válido para 32.ª jornada da Liga Portugal Bwin.

0’ – O Sporting recebe o Marítimo, este sábado, dia 13 de maio, pelas 20h30, em Alvalade.


Futebol

Idade de Irankunda colocada em causa! Extremo do Sporting fecha batalha judicial

Jogador que se juntou ao Clube de Alvalade neste mercado de transferências viu o seu nome envolvido numa grande polémica agora resolvida

Nestory Irankunda, extremo do Sporting, chegou a um acordo financeiro no processo judicial que moveu contra Tony Basha, treinador e agente australiano
Nestory Irankunda, extremo do Sporting, chegou a um acordo financeiro no processo judicial que moveu contra Tony Basha, treinador e agente australiano

21 Set 2026 | 14:01 |

Icon Comentário0

Nestory Irankunda, extremo do Sporting, chegou a um acordo financeiro no processo judicial que moveu contra Tony Basha, treinador e agente australiano, depois de declarações públicas nas quais este colocou em causa a idade do internacional australiano.


Segundo o jornal australiano ‘The Advertiser’, as partes chegaram a entendimento antes de o caso avançar para julgamento. O acordo prevê o pagamento de uma compensação financeira ao jogador, bem como a retratação de Basha e a retirada das acusações anteriormente feitas.


A polémica remontava a abril de 2024, quando Tony Basha afirmou nas redes sociais, sem apresentar provas, que Irankunda não teria a idade oficialmente registada. O responsável alegou que o jogador teria 25 anos, e não 20, sustentando essa versão em alegados relatos provenientes de África.


O internacional australiano reagiu através dos tribunais e avançou com um processo por difamação, reclamando uma indemnização a rondar os 210 mil euros. A defesa do extremo sustentou ainda que este tipo de suspeitas relativamente a certidões de nascimento de jogadores africanos assenta em estereótipos discriminatórios recorrentes no futebol.

Nascido num campo de refugiados na Tanzânia, Irankunda - que tem gerado algumas críticas - viu agora o processo terminar fora dos tribunais, com as acusações retiradas. O acordo encerra, assim, um caso que se arrastava há mais de dois anos e que colocava em causa a reputação do jogador.



Futebol

Rui Borges esteve mesmo para sair do Sporting: Razões que o ‘salvaram’ e o ‘ultimato’ de Varandas

Treinador do Clube de Alvalade tem sido alvo de bastante contestação sobretudo após os dois empates consecutivos para a Liga Portugal Betclic

Rui Borges vai continuar no comando técnico do Sporting e SAD teve dois motivos para manter o técnico, no entanto, está pressionado por Frederico Varandas
Rui Borges vai continuar no comando técnico do Sporting e SAD teve dois motivos para manter o técnico, no entanto, está pressionado por Frederico Varandas

21 Set 2026 | 13:44 |

Icon Comentário0

Rui Borges vai continuar no comando técnico do Sporting. A SAD verde e branca analisou a situação do treinador depois do empate a duas bolas com o Arouca, em Alvalade, e decidiu manter a confiança no técnico de 45 anos, mas exige uma rápida reação da equipa.


Segundo o jornal A Bola, a possibilidade de uma mudança chegou a ser ponderada, mas a estrutura entendeu que existem fatores que ajudam a enquadrar o momento menos positivo. A profunda transformação sofrida pelo plantel durante o último mercado foi um dos principais argumentos utilizados na avaliação.


A administração considera que Rui Borges continua a reunir condições para inverter o atual ciclo e que uma mudança imediata poderia interromper um processo ainda em fase de consolidação. O treinador renovou contrato em maio até junho de 2028, numa demonstração clara da confiança então depositada por Frederico Varandas.


O próprio Rui Borges mantém a convicção de que consegue dar a volta à situação. O técnico sente que o grupo continua unido e ao seu lado, apesar da insatisfação com os últimos resultados e da forte contestação registada nas bancadas de Alvalade após o encontro com o Arouca.

O voto de confiança, contudo, não elimina a pressão. O Sporting deixou escapar vantagens em três das primeiras sete jornadas da Liga e aumentou para 17 o número de ocasiões em que permitiu ao adversário recuperar depois de estar em vantagem desde que Rui Borges assumiu o comando.


A pausa para as seleções surge, por isso, como um período importante para corrigir problemas defensivos e emocionais, ainda que o treinador perca 17 jogadores do plantel principal para compromissos internacionais. O trabalho ficará condicionado, mas a exigência para o regresso será elevada.

O Sporting volta à competição a 9 de outubro, no terreno do Braga, num encontro que será acompanhado com atenção acrescida. Rui Borges continua no cargo, mas sabe que precisa de uma resposta rápida nos resultados e no comportamento da equipa para aliviar a pressão em torno do seu futuro.


Futebol

Iturralde denuncia vermelho perdoado contra os leões no Sporting - Arouca: “É jogo bruto grave”

Zeno Debast foi expulso na partida que terminou em empate, mas antigo árbitro internacional acredita que a turma visitante também devia ter ficado reduzida a 10

 Sporting ficou reduzido a dez jogadores frente ao Arouca, mas, na opinião de Iturralde González, a equipa visitante também deveria ter tido um expulso
Sporting ficou reduzido a dez jogadores frente ao Arouca, mas, na opinião de Iturralde González, a equipa visitante também deveria ter tido um expulso

21 Set 2026 | 13:05 |

Icon Comentário0

O Sporting ficou reduzido a dez jogadores frente ao Arouca após a expulsão de Zeno Debast, mas, na opinião de Iturralde González, a equipa visitante também deveria ter terminado o encontro em inferioridade numérica. O antigo árbitro internacional espanhol considera que Espen van Ee merecia cartão vermelho por uma entrada sobre Sergi Altimira.


Iturralde González: "Parece-me vermelho também, tem mesmo tudo"


Na avaliação ao lance para o jornal Record, Iturralde foi taxativo. “Parece-me vermelho também, como a anterior. É que tem mesmo tudo. Quando um jogador controla mal a bola e quer recuperar rapidamente, 90% das jogadas levam a cartão amarelo ou expulsão e é o que lhe acontece aqui".


Iturralde González: "É jogo bruto grave"

O antigo juiz espanhol detalhou depois os motivos pelos quais entende que a entrada sobre o médio do Sporting deveria ter resultado em expulsão. “O jogador controla mal a bola, quer recuperá-la rapidamente, vai com os pitons à frente, atira-se para o chão e atinge acima do tornozelo com os pitons. Tem tudo para ser vermelho, é jogo bruto grave. Não se pode entrar assim, pode-se lesionar com gravidade um jogador".


Iturralde González não teve, ainda assim, dúvidas quanto ao vermelho mostrado a Debast por falta sobre Rukavina. “É um cartão vermelho muito claro e o jogador sabe-o. Chega muito atrasado, com muita velocidade, com uma força excessiva, vai com os pitons à frente e acaba por atingir o adversário. Tem tudo para ser vermelho, tem mesmo tudo: velocidade, força excessiva, não toca na bola, chega atrasado. Vermelho de manual.”

Em relação ao penálti cometido por Eduardo Quaresma sobre Barbero, o espanhol também concordou com a decisão final, embora tenha criticado o facto de o árbitro precisar da intervenção do VAR. “É um penálti claríssimo em que o avançado se antecipa ao defesa quando o defesa já está no movimento para para aliviar a bola".

Já no lance entre Arruabarrena e Rodrigo Zalazar, Iturralde entendeu que a equipa de arbitragem decidiu corretamente ao não assinalar grande penalidade. “Toca primeiro na bola e então já não é penálti”, explicou, considerando que o contacto posterior aconteceu já dentro do movimento natural do guarda-redes.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges já tem uma baixa para Braga e Sporting pode ficar sem mais três
Futebol

Rui Borges já tem uma baixa para Braga e Sporting pode ficar sem mais três

21 Set 2026 | 10:14

Icon Comentário0
Pinotes Batista avisa Varandas sobre Rui Borges: “Não desejo para o Sporting uma gestão à Benfica”
Futebol

Pinotes Batista avisa Varandas sobre Rui Borges: “Não desejo para o Sporting uma gestão à Benfica”

21 Set 2026 | 10:03

Icon Comentário0
Juventude Leonina pede saída de Rui Borges do Sporting: “Chegou ao fim a sua história”
Futebol

Juventude Leonina pede saída de Rui Borges do Sporting: “Chegou ao fim a sua história”

21 Set 2026 | 09:16

Icon Comentário0