Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

MAIS DE 20 JOGOS EM RISCO PARA AS MODALIDADES

Futsal e hóquei em patins, com dois jogos no Pavilhão João Rocha, são as modalidades mais afetadas. Ao todo, podem realizar-se mais de 20 partidas sem público nas bancadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Mar 2020 | 13:00 |

Icon Comentário0

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que a 25.ª jornada da Liga NOS e da Liga Pro será jogada à porta fechada (LER AQUI). Assim sendo, também as modalidades leoninas podem ser afetadas. O Leonino fez as contas e concluiu que, de acordo com a data estabelecida pelo Governo (3 de abril), os rapazes de verde e branco poderão ter de disputar sete jogos sem os melhores adeptos do mundo nas bancadas do Pavilhão João Rocha. O destaque vai para o Sporting CP – FC Porto, em basquetebol, que está previsto realizar-se no dia 27 de março, às 19h30.


As modalidades mais afetadas são o futsal e o hóquei em patins, com dois compromissos caseiros previstos até ao dia 5 de abril. A turma de Nuno Dias tem encontro marcado com a AD Fundão e com o Elétrico FC, para 22 de março e 4 de abril, respetivamente. Por sua vez, a equipa de Paulo Freitas, que já tinha visto a Liga Europeia ser suspensa, jogará com o HC Tigres e com o Riba D´Ave, a 21 e 28 de março, respetivamente.


Relativamente às restantes modalidades, poderão estar em risco apenas um jogo para cada uma delas. Contudo, um desses compromissos reveste-se de especial importância nas contas finais do campeonato. É que o basquetebol leonino tem encontro marcado com o FC Porto para dia 27 de março, às 19h30, no Pavilhão João Rocha.


Modalidades leoninas podem ter de jogar mais de 20 jogos á porta fechada

Ao todo, e tendo também em conta os compromissos fora de portas, as modalidades do Sporting CP poderão ter de disputar mais de 20 jogos à porta fechada. O futsal verde e branco é a modalidade mais afetada, com a possibilidade de entrar em quadra por seis vezes sem público nos pavilhões. Logo de seguida, surge o basquetebol, com cinco, e o hóquei em patins e o voleibol, com quatro. No caso do andebol, ainda não é possível perceber quantos jogos estarão em causa para o conjunto de Thierry Anti, porque o sorteio da fase final do Campeonato Placard Andebol 1 só se realiza esta quarta-feira. No entanto, os comandados do treinador francês já sabem que a partida dos oitavos de final da Taça de Portugal, frente à Artística de Avanca, que está prevista realizar-se no dia 14 de março, às 18h00, no Pavilhão João Rocha, pode estar em causa.


Confira a agenda das modalidades do Sporting CP até dia 5 de abril:

- FUTSAL (6):

SL Benfica – Sporting CP

  • Quartos de final da Taça de Portugal Placard

    • 12 de março, às 21h30, no Centro Desportos Congressos Matosinhos

A Taça de Portugal realiza-se num formato de final 8 e, consequentemente, as meias finais e a final realizam-se a 14 e 15 de março, respetivamente.

Sporting CP – AD Fundão

  • 21.ª jornada da Liga Placard Futsal

    • 22 de março, às 18h00, no Pavilhão João Rocha

CCRD Burinhosa – Sporting CP

  • 22.ª jornada Liga Placard Futsal

    • 29 de março, às 14h20, no Pavilhão Gimnodesportivo da Burinhosa

Sporting CP – Elétrico FC

  • 23.ª jornada da Liga Placard Futsal

    • 4 de abril, às 16h00, Pavilhão João Rocha

- BASQUETEBOL (5)

UD Oliveirense – Sporting CP

  • 23.ª jornada LPB Placard

    • 15 de março, às 15h00, no Pavilhão Dr. Salvador Machado

Sporting CP – Vitória de Guimarães

  • Meias finais da Taça de Portugal
  • 21 de março, às 17h30, no Pavilhão Multiuso de Odivelas

Em caso de triunfo, os leões jogam a final no dia 22 março, às 16h00, diante do SL Benfica ou FC Porto.

Sporting CP – FC Porto

  • 24.ª jornada da LPB Placard

    • 27 de março, às 19h30, no Pavilhão João Rocha

CAB Madeira – Sporting CP

  • 25.ª jornada da LPB Placard

    • 29 de março, às 16h00, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete

- HÓQUEI EM PATINS (4)

Sporting CP – Quévert

  • 6.ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia. A competição encontra-se suspensa por tempo indeterminado.

AE Física – Sporting CP

  • 20.ª jornada do Campeonato Nacional

    • 14 de março, às 18h30, no Pavilhão Física de Torres Vedras

Sporting CP – HC Tigres

  • 21.ª jornada do Campeonato Nacional

    • 21 de março, às 21h00, no Pavilhão João Rocha

Sporting CP – Riba D´Ave

  • Oitavos de Final da Taça de Portugal
  • 28 de março, às 15h00, no Pavilhão João Rocha

Juventude Viana – Sporting CP

  • 22.ª jornada do Campeonato Nacional

    • 4 de abril, às 21h30, no Pavilhão Municipal José Natário

- VOLEIBOL (4)

CN Ginástica – Sporting CP

  • 25.ª jornada do Campeonato Honda

    • 14 de março, às 18h00, no Complexo desportivo CN Ginástica

Sporting CP – SC Espinho

  • 26.ª jornada do Campeonato Honda

    • 15 de março, às 16h00, no Pavilhão João Rocha

AC São Samede - Sporting CP

  • Meias finais da Taça de Portugal

    • 21 de março, às 18h00, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Em caso de vitória, os leões jogam a final no dia 22 de março, às 15h00, com o SL Benfica ou o Leixões SC.

- ANDEBOL (1)

Sporting CP – Artística de Avanca

  • Oitavos de Final da Taça de Portugal

    • 14 de março, às 18h00, no Pavilhão João Rocha

Com o fim da 1ª Fase do Campeonato Placard Andebol 1 no próximo sábado, o sorteio da Fase Final – Grupo A e Grupo B vai realizar-se na quarta-feira, 11 de março. O sorteio da Fase Final terá lugar no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, pelas 17h30. O início da Fase Final está previsto para 21 de março.

 


Modalidades

João Matos viu-se ‘obrigado’ a acabar a carreira e deixa revelação sobre o Sporting (vídeo)

Histórico capitão leonino falou sem filtros sobre os últimos momentos da ligação a Alvalade e revelou detalhes que ajudam a tomar uma decisão difícil

João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato
João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato

24 Ago 2026 | 15:33 |

Icon Comentário0

João Matos, histórico capitão e uma das maiores figuras da história do futsal do Sporting, abriu o livro sobre o momento em que decidiu colocar um ponto final na carreira.  O internacional português, que conquistou mais de três dezenas de troféus ao serviço dos leões, entre os quais duas Ligas dos Campeões, vários Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças, explicou que chegou a um momento em que precisava de escolher o caminho a seguir. A possibilidade de continuar a jogar existia, mas implicava encontrar uma solução diferente daquela que desejava.


João Matos: "O Sporting não quis renovar"


"Tinha de ser tomada essa decisão de ou acabo ou vou para outro clube. Efetivamente acabava contrato com o Sporting, o Sporting não quis renovar e eu tinha de tomar uma opção na minha vida", revelou, em entrevista ao podcast Final Cut.


O antigo capitão leonino assumiu, aliás, que estaria disponível para continuar caso o Clube tivesse demonstrado essa intenção. "Se o Sporting quisesse mais um ano, se eu estaria disposto a sacrificar-me mais um ano? Sem dúvida, sem dúvida", garantiu, numa declaração que evidencia a vontade que tinha de prolongar a ligação ao emblema verde e branco, apesar da idade e dos muitos anos dedicados à modalidade.

João Matos: "Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias"


João Matos abordou ainda a componente financeira do futsal e o respeito que sempre manteve pelas hierarquias do Sporting, destacando particularmente a relação com Nuno Dias. "Acho que as pessoas conseguem entender o lado financeiro que mexe o futsal. Sempre fui habituado a respeitar hierarquias... Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias", explicou.

Os números do ex fixo resumem a dimensão da sua carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.027 jogos disputados. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas desportivas, o antigo capitão nunca perdeu importância dentro do grupo verde e branco.

Confira o vídeo:


Modalidades

Sporting dá nova cabazada no Benfica e conquista Supertaça

Emblema verde e branco prolonga domínio no panorama nacional; Este foi o 11.º troféu consecutivo alcançado pela equipa leonina em provas nacionais

Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,
Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,

23 Ago 2026 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu. Os leões venceram o Benfica por 31-24, em Santo Tirso, e levantaram a Supertaça, prolongando o domínio no panorama nacional. Este foi o 11.º troféu consecutivo conquistado pela equipa leonina em provas nacionais.


A formação orientada por Ricardo Costa - sem Martim Costa - assumiu o controlo desde os primeiros minutos e rapidamente construiu uma vantagem confortável. Os leões chegaram a estar a vencer por 7-2 e mantiveram uma diferença significativa ao longo da primeira parte, perante um rival em muitas dificuldades.


A equipa encarnada ainda tentou reagir, mas encontrou pela frente uma defesa leonina muito consistente e um Mohamed Aly em grande nível entre os postes. O guarda-redes esteve vários minutos sem sofrer golos, enquanto Martim Costa se destacou no ataque com cinco golos ainda durante a primeira parte.


Ao intervalo, o marcador apresentava 15-9 a favor dos leões e a tendência manteve-se após o regresso dos balneários. Diogo Branquinho aumentou a vantagem para a dezena de golos, deixando o Sporting cada vez mais confortável no marcador. O clube da Luz ainda conseguiu reduzir a diferença na reta final, mas os leões confirmaram mais um triunfo.

O Clube de Alvalade volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, frente à Artística de Avanca. O duelo, a contar para a segunda jornada (antecipada) da Liga portuguesa diante da turma orientada por Pedro Silva, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Oficial! Sporting contrata antigo central do River Plate: "Queria muito jogar num grande"

Clube de Alvalade anunciou a chegada de atleta sul-americano e jogador já deixou as suas primeiras palavras de leão ao peito

Sporting anunciou a chegada de Emiliano Molini, jovem central argentino da equipa de voleibol do Leixões e que passou pelo River Plate
Sporting anunciou a chegada de Emiliano Molini, jovem central argentino da equipa de voleibol do Leixões e que passou pelo River Plate

21 Ago 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

Oficial! Emiliano Molini é reforço da equipa masculina de voleibol do Sporting. O central argentino, de 21 anos e 1,98 metros, chega ao Pavilhão João Rocha depois de percurso interessante ao serviço do Leixões e no River Plate.


E. Molini: "Sei que o Sporting é um clube muito grande"


"Sei que o Sporting é um clube muito grande, com muita História, por isso estou muito entusiasmado. Estou consciente de que é um grande passo na minha carreira e quero corresponder da melhor maneira", sublinhou aos meios de comunicação do Clube.


O atleta sul-americano ficou totalmente convencido com a decisão tomada. "Quando chegou a proposta não tive de pensar muito. Queria muito jogar num clube tão grande", acrescentou Emiliano Molini, que já conta com a vantagem de uma época em Portugal.

E. Molini: "Ele disse-me que gostou muito de jogar aqui e que foi muito feliz"


No seu país cresceu ao serviço do River Plate e por lá coincidiu com um ex Sporting, o também central Imanol Tombion - saiu do Clube em 2024 -, e por isso chega com algumas referências a esta nova aventura que se abre no Pavilhão João Rocha. "Falei muito com ele, somos amigos. Ele disse-me que gostou muito de jogar aqui e que foi muito feliz durante o tempo que esteve aqui, por isso estou muito entusiasmado", revelou.

À margem desta contratação, João Fidalgo, coordenador da modalidade Leonina, justificou a contratação pelas características já identificadas em Emiliano Molini antes da sua ida para o Leixões. "É um atleta que no ano passado estreou-se no campeonato português ao serviço do Leixões e fez uma época muito interessante mesmo", destacou o dirigente.

Confira o anúncio do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting e Benfica já conhecem data e horário do primeiro dérbi da época
Modalidades

Sporting e Benfica já conhecem data e horário do primeiro dérbi da época

20 Ago 2026 | 11:26

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting vai parar entre três e seis semanas
Modalidades

Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting vai parar entre três e seis semanas

19 Ago 2026 | 13:07

Icon Comentário0
Negócio fechado! Internacional polaco vai reforçar o Sporting a custo zero
Modalidades

Negócio fechado! Internacional polaco vai reforçar o Sporting a custo zero

19 Ago 2026 | 09:45

Icon Comentário0