
Futebol
Titular do Sporting cai nas graças de Arne Slot e surge como opção do Liverpool
09 Out 2025 | 06:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jan 2025 | 12:13 |
No encontro da passada quarta feira, dia 29 de janeiro, entre o Sporting e o Bolonha, que terminou com um empate a uma bola e garantiu a qualificação dos leões para os playoffs, Geny Catamo saiu do jogo com algumas queixas devido às numerosas faltas que sofreu por parte da equipa italiana. O extremo moçambicano foi alvo de uma marcação agressiva, sofrendo várias entradas duras ao longo da partida.
Catamo, que já havia sido poupado no encontro anterior frente ao Nacional, teve um jogo particularmente difícil devido à intensidade física imposta pelo Bolonha. Aos 21 e aos 49 minutos, ficou estendido no relvado com visíveis dores, mas, apesar das dificuldades, conseguiu resistir e permanecer em campo até ao apito final.
É importante recordar que Geny Catamo tem sido uma das principais figuras do Sporting esta temporada, destacando-se tanto na ala esquerda como na direita, atuando frequentemente como extremo. O jogador já apontou golos decisivos, incluindo o único da vitória sobre o Benfica em dezembro de 2024, demonstrando a sua importância na equipa leonina.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 32 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2126 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e realizou três assistências.
Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Confira o momento em que Geny Catamo marca golo no encontro entre Sporting e Benfica:
Depois de Pedro Gonçalves, o 'camisola 17' dos verdes e brancos é um dos jogadores com quem a estrutura leonina pretende rever os detalhes contratuais
09 Out 2025 | 07:23 |
Francisco Trincão é um dos próximo jogadores na lista de renovações do Sporting. Depois de Pedro Gonçalves, o dossiê do 'camisola 17' também avançou, mas agora encontra-se parado e deverá regressar à agenda da estrutura verde e branca apenas nos próximos dias, com um motivo urgente para resolver.
Quando se fala da extensão do vínculo do internacional português, torna-se claro que este acordo irá rever a questão salarial do titular de Rui Borges que, neste momento, já é dos mais bem pagos do plantel. No entanto, o jornal A Bola revela que os leões já têm um teto salarial pensado para Trincão.
Assim sendo, não só o salário mas o estatuto do jogador acabarão por colocá-lo no topo da hierarquia da equipa do Sporting, sobretudo no que toca aos valores auferidos. O novo vínculo do extremo deverá ser de mais três anos, ou seja, de 2027 para 2030, com a cláusula de rescisão a passar dos 80 milhões de euros para os 100M - o patamar mais alto de Alvalade, onde também está Fotis Ioannidis.
Outro dos 'prémios' de Trincão no momento da renovação será a entrada para a estrutura de capitães dos verdes e brancos, com a braçadeira a ser-lhe entregue aquando da saída de Morten Hjulmand, que deverá acontecer no verão de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
Mais recentes exibições do 'camisola 8' dos verdes e brancos são motivo de análise de Rui Borges, que pretende mudar o rumo dos acontecimentos
09 Out 2025 | 07:08 |
O Sporting continua a querer arranjar uma alternativa a Pedro Gonçalves e, por isso, a Direção dos leões irá novamente atrás de um extremo que possa fazer concorrência ao 'camisola 8' já na abertura do mercado de transferências de inverno.
Depois do 'falhanço' relacionado com a não transferência de Jota Silva para Alvalade, nos últimos minutos do defeso transacto, Rui Borges continua a querer um jogador que possa ser quase como um 'clone' de Pote, ou seja, mais um extremo destro que possa jogar pelo lado esquerdo - com as exibições e desgaste do português a trazerem alguma 'urgência' a esta opção.
Fruto da não contratação de qualquer alternativa, o treinador do Sporting tem vindo a apostar em Alisson Santos, que viu o seu plano dos leões ser alterado para ajudar a colmatar as lacunas do plantel de Rui Borges nesta fase - no entanto, era suposto o brasileiro passar mais tempo a jogar pela equipa B, além de que, apesar de o técnico estar satisfeito, o perfil não corresponde ao idealizado.
Ainda assim, no momento em que regressar de lesão, Nuno Santos também poderá ocupar esta posição. No entanto, é igualmente um jogador de profundidade, pelo que o Sporting não terá outra alternativa que não ir ao mercado de abrir os bolsos.
Com tal em vista, Yeremay Hernández continua a ser a preferência de Rui Borges para a sua equipa. O problema é que o preço pedido pelo Corunha é impeditivo para o Sporting, que já no verão havia oferecido 25 milhões de euros fixos + 5M de objetivos pelo jogador. Fora isso, o jogador não quer sair a mal do emblema da segunda divisão espanhola e transferir-se a meio da época não seria bem visto.
Internacional japonês regressou à titularidade depois uma paragem por lesão e conheceram-se alguns dados relativos ao jogador leonino
09 Out 2025 | 06:51 |
Sporting, Hidemasa Morita e a seleção do Japão chegaram a acordo e realizaram um 'pacto' para aquilo que diz respeito às chamadas do médio dos leões para representar o seu país, uma vez que, na última temporada, as pausas para compromissos internacionais deixaram uma grande mossa no jogador.
De acordo com as informações reveladas pelo jornal Record, os verdes e brancos conseguiram fechar um acordo entre todas as partes para que o internacional nipónico não entrasse nas escolhas de Hajime Moriyasu para os jogos frente ao Paraguai (amanhã) e o Brasil (terça-feira), para a Taça Kirin.
Em condições normais, Morita faria parte da lista de convocados, mas tal iria contra o combinado entre Sporting, jogador e Japão, que diz respeito a que o médio seja poupado ao desgaste não só dos jogos, mas das viagens entre Europa e Ásia, uma vez que o 'camisola 5' ainda não recuperou totalmente desde que sentiu dores musculares frente ao Nacional, na terceira jornada da Liga Portugal Betclic.
Assim sendo, a ausência do futebolista verde e branco da convocatória nipónica pode vir a repetir-se, sobretudo porque o Japão já garantiu a sua qualificação para o Mundial 2026, pelo que já não precisa de estar na máxima força e pode dispensar o craque do Sporting. O Clube de Alvalade acredita que as mazelas a que o jogador tem sido sujeito estão altamente relacionadas com as idas à seleção.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma nove partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 445 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.