Futebol
Sporting procura voltar a encher os bolsos na Champions, mas Gyökeres também pode ajudar
20 Mar 2026 | 10:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Nov 2022 | 17:15 |
Muitos apontam a saída de Matheus Nunes como o começo do descalabro da temporada do Sporting. Porém, se olharmos para as estatísticas de um médio dos leões, esta temporada, percebemos que o novo ‘8’ do Sporting tem… melhor rendimento – falamos de Hidemasa Morita.
O internacional japonês voltou a faturar com a camisola verde e branca, ontem, 5 de novembro, frente ao Vitória SC (veja AQUI o golo). Com três tentos apontados, Morita já tem tantos como Matheus Nunes o ano passado, na Liga Portugal, em menos… 22 jogos.
Mas não é só nos golos que o ex-Santa Clara ganha. Segundo as estatísticas do site ‘GoalPoint’, Morita remata mais com a bola corrida, executa mais passes aproximativos, tem mais acerto a distribuir a bola pelos colegas e tem mais ações defensivas por jogo. Apenas perde nos passes para finalização e nas conduções de bola pelo terreno, características em que Matheus Nunes é mais forte.
https://twitter.com/_Goalpoint/status/1589246161881178112
Morita foi contratado, no início da temporada 2022/23, ao Santa Clara, por 3,8 milhões de euros. Tem sido habitual titular na equipa de Rúben Amorim – conta com 17 jogos, três golos e duas assistências.
Renovação do vínculo que liga o técnico dos verdes e brancos a Alvalade já está em marcha e há várias informações relativas ao mesmo
20 Mar 2026 | 11:59 |
A renovação de Rui Borges já entrou numa fase concreta no Sporting e começa a ganhar forma nos bastidores. Houve uma primeira reunião entre as partes na quinta-feira, ao início da noite, que serviu para dar o pontapé de saída num processo que é visto como relativamente simples de fechar — ainda que sem pressas.
Para já, a ideia passa por negociar com calma, mas com bases bem definidas. Com Frederico Varandas já confirmado para o novo mandato (2026-2030), a intenção da SAD é clara: prolongar o vínculo do treinador por mais dois anos, estendendo o contrato atual, que termina em junho de 2027.
Além da duração, também o salário será revisto. Neste momento, Rui Borges aufere cerca de 1 milhão de euros brutos por ano, valor que deverá subir no novo acordo, refletindo o crescimento e os resultados alcançados desde que assumiu a equipa.
Já no que diz respeito à cláusula de rescisão, não estão previstas alterações. O valor deverá manter-se nos 20 milhões de euros, tal como foi definido aquando da chegada ao Sporting. Ainda assim, tudo isto está a ser delineado de acordo também com as intenções dos seus representantes.
Com vontade clara de ambas as partes em continuar e com os principais pontos já alinhados, o processo deverá avançar sem grandes obstáculos. Falta apenas acertar detalhes e o tempo para oficializar, mas tal está previsto de ficar concluído antes do final da temporada.
Franceses e galegos mediram forças na tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa
20 Mar 2026 | 11:18 |
Num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Lyon de Afonso Moreira, ex Sporting - que reuniu com Rui Borges -, saiu derrotado em casa pelo Celta de Vigo por 2-0. Desta forma, os franceses foram eliminados da competição, isto depois do agregado da eliminatória ter ficado fixado em 3-1 a favor dos espanhóis.
A primeira parte começou com os visitantes a demonstrarem maior vontade de controlar o jogo. Contudo, aos 19 minutos, Moussa Niakhaté foi expulso, obrigando a equipa francesa a jogar com menos um jogador durante grande parte do encontro. Dominik Greif manteve a baliza intacta, levando a partida empatada a zero para o intervalo.
No segundo tempo, os celestes dominaram a posse de bola e inauguraram o marcador aos 61 minutos, quando Javier Rueda recebeu um passe de Hugo Álvarez e finalizou para o fundo das redes. Momentos depois, Rueda, que atravessava um bom momento, teve nos pés o segundo golo depois de ganhar as costas à defesa francesa numa jogada em que, em vez de rematar, optou por procurar Ferran Jutglá.
Com o português Afonso Moreira já em campo, o Lyon continuou a ser pressionado. Assim, os visitantes aumentaram a vantagem, selando a eliminatória em tempo de desconto (90'+2) com Jutglà a aproveitar o espaço nas costas da defesa do Lyon e a concretizar no frente a frente com o guardião adversário.
Agora fora da Liga Europa, a equipa comandada por Paulo Fonseca não vence qualquer jogo oficial desde 15 de fevereiro. A formação da Galiza tem agora encontro marcado com o Freiburg nos quartos-de-final, que recebeu e venceu o Genk por 5-1.
Reforço de inverno da equipa verde e branca não se encontra satisfeito neste momento em Alvalade e motivos acabam por ser revelados
20 Mar 2026 | 11:04 |
A lesão de Luís Guilherme caiu mesmo na pior altura possível. não só para o Sporting, mas também para o próprio jogador. Ao que parece, o brasileiro não está a lidar bem com a paragem forçada nestes primeiros meses em Alvalade.
O extremo estava a atravessar um momento importante, a lutar pela titularidade e a recuperar os índices físicos e de confiança que tinha mostrado no Palmeiras, antes de se transferir para o West Ham. A entorse no pé esquerdo, sofrida no treino de domingo, travou esse crescimento de forma abrupta.
A paragem, que pode ir até quatro semanas, foi recebida com grande frustração pelo jogador. Luís Guilherme estava a ganhar espaço e esta lesão obriga-o a voltar praticamente ao ponto de partida, com regresso previsto apenas para meados de abril — já numa fase decisiva da época.
O problema é que não está sozinho no boletim clínico do Sporting. Rui Borges continua sem vários jogadores: Geovany Quenda continua em recuperação, tal como Fotis Ioannidis, enquanto Ricardo Mangas e Giorgi Kochorashvili também são dúvidas.
E como se não bastasse, para o jogo com o Alverca há ainda mais uma baixa: Maxi Araújo está suspenso após ver o nono cartão amarelo da temporada. Ou seja, Rui Borges entra nesta fase com várias limitações, sobretudo nas alas e no ataque, precisamente numa altura em que o calendário aperta e a equipa precisa de soluções e frescura.
Sporting procura voltar a encher os bolsos na Champions, mas Gyökeres também pode ajudar
20 Mar 2026 | 10:42
Porto - Estugarda: Ex Sporting tenta salvar alemães, mas dragões voam para os 'quartos'
20 Mar 2026 | 09:48
Iván Fresneda fez jogo de loucos no Sporting e tem Premier League à perna
20 Mar 2026 | 10:09