Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MEMÓRIA LEONINA: DIA DOS 7-1 NO DÉRBI ETERNO

Manuel Fernandes (4), Mário Jorge (2) e Ralph Meade apontaram os golos da histórica vitória do Sporting CP diante do SL Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

14 Dez 2020 | 13:56 |

Icon Comentário0

14 de dezembro de 1986. Uma tarde que os adeptos do Sporting CP, desde os mais jovens aos mais graúdos, nunca irão esquecer. Nesse dia, leões e águias mediram forças e, curiosamente, até eram os encarnados que se apresentavam em melhor forma. Porém, o que se passou nesse dia no Estádio José Alvalade ficará, para sempre, na histórica do Clube verde e branco.


Aos 15 minutos, o conjunto leonino, orientado por Manuel José, inaugurou o marcador, por intermédio de Mário Jorge. Seria esse o resultado com que as equipas haviam de recolher aos balneários. No arranque do segundo tempo, aos 50 minutos, Manuel Fernandes ampliou a vantagem do Sporting CP (2-0). Na resposta, aos 59 minutos, Wando fez o 2-1. Por esta altura, chegou a temer-se que os encarnados reentrassem no jogo e Vítor Damas, mítico guardião verde e branco, foi até obrigado a fazer uma tremenda intervenção.


No entanto, o que se passou daí em diante é história. Aos 65, Ralph Meade fez o 3-1 e, logo de seguida, Mário Jorge e Manuel Fernandes fizeram o quarto e quinto golo do Sporting CP, respetivamente. Já nos dez minutos finais, aos 82 e 86 minutos, Manuel Fernandes fez o gosto ao pé por duas vezes e fixou o resultado em 7-1.


Nas redes sociais, o Sporting CP já fez questão de relembrar o momento.

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1338471184669798403


Recorde o encontro entre Sporting CP e SL Benfica.

https://www.youtube.com/watch?v=pmGrSK9d8Q8


Futebol

Com Ioannidis e Vagiannidis em campo, Grécia consegue a reviravolta na Liga das Nações

Com a primeira jornada do Grupo A1 a ser disputada em solo sérvio, a seleção que representam os jogadores do Sporting conseguiu conquistar os três pontos

Com Vagiannidis e Ioannidis dentro das quatro linhas, a Grécia conseguiu os primeiros três pontos no Grupo A1 da Liga das Nações
Com Vagiannidis e Ioannidis dentro das quatro linhas, a Grécia conseguiu os primeiros três pontos no Grupo A1 da Liga das Nações

25 Set 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

A Grécia iniciou a sua caminhada na Liga das Nações com o pé direito, ao somar um triunfo com direito a reviravolta na Sérvia (2-1). A seleção grega viu-se em desvantagem logo ao minuto quatro, fruto de um golo do ex-Benfica Andrija Zivkovic.


A partir do meio do primeiro tempo, a Grécia mostrou-se a equipa dominante na partida. Com 61% de posse de bola e 14 remates à baliza a seleção helénica revelou-se como a mais ameaçadora. No entanto, o resultado manteve-se 1-0 até o final da primeira parte.


Titular na equipa visitante, Pavlidis, jogador do Benfica, começou por ver um golo anulado por fora de jogo, antes de fazer uma excelente assistência para Tzolis restabelecer a igualdade no encontro, aos 74 minutos, já com Fotis Ioannidis - que continua suplente de Luis Suárez - em campo. Destacar que Vagiannidis foi titular no encontro.


A seleção grega conseguiu intensificar a pressão e foi à procura de clarificar a superioridade que mantinha na partida. Foi ao minuto 90+5 quando Tsimikas cruzou da esquerda e Douvikas voou de cabeça para confirmar a reviravolta e conquistar os três primeiros pontos.

Desta forma, os gregos lideram Grupo A1 com 3 pontos, tendo aproveitado o empate entre Alemanha e Holanda. Ainda nesta pausa de seleções, a Grécia ainda irá defrontar, em jornada dupla, a Alemanha (27/09 e 04/10) e os Países Baixos (01/10).



Futebol

Carlo Ancelotti fica maluco com pérola do Sporting: "Tem muito talento"

Pupilo de Rui Borges mostrou-se em bom plano diante da seleção orientada pelo experiente treinador italiano de 67 anos de idade

Nestory Irankunda, jóia do Sporting, foi uma das figuras em destaque no empate entre a Austrália e o Brasil (1-1); Ancelotti teceu rasgados elogios
Nestory Irankunda, jóia do Sporting, foi uma das figuras em destaque no empate entre a Austrália e o Brasil (1-1); Ancelotti teceu rasgados elogios

25 Set 2026 | 16:45 |

Icon Comentário0

Nestory Irankunda foi uma das figuras em destaque no empate entre a Austrália e o Brasil (1-1), ao inaugurar o marcador com um grande golo de livre direto. O extremo de 20 anos do Sporting mostrou-se em bom plano diante da seleção orientada por Carlo Ancelotti e acabou por receber elogios do experiente treinador.


O atleta colocou os australianos em vantagem através de um livre direto executado com precisão, num lance que não passou despercebido ao selecionador brasileiro. Ancelotti reconheceu a qualidade do remate do jogador leonino e admitiu que a equipa já conhecia as suas capacidades antes do particular.


C. Ancelotti: "Já sabíamos que tem muito talento, está a dar-se muito bem na Europa"


"Eles defenderam-se muito bem. Usam o contra-ataque. Nós estávamos bem posicionados. Sofremos o golo de bola parada, mas isso pode acontecer porque o Irankunda bate muito bem. Já sabíamos que tem muito talento, está a dar-se muito bem na Europa", analisou Carlo Ancelotti.

O técnico acabou por relativizar o resultado do encontro: "Não tem o sabor de derrota porque foi um empate. Acho que a equipa podia ter vencido, tivemos oportunidades. Era difícil jogar neste campo, é verdade que depois de sofreremos a equipa reagiu. Foi um empate merecido no final, temos de ser pacientes porque são testes que temos de fazer para dar oportunidades aos jogadores que jogam menos", defendeu.


A exibição de Irankunda ganha assim ainda maior relevância por ter acontecido frente ao Brasil e perante um treinador com a experiência de Ancelotti. O internacional australiano, que chegou ao Sporting neste verão, respondeu da melhor forma no palco internacional e fez o sétimo golo pela seleção em 20 jogos.


Futebol

Geny Catamo solta bomba de fora da área; Jogador do Sporting brilha por Moçambique (vídeo)

'Camisola 10' do Clube de Alvalade encontra-se ao serviço do respetivo país e entra na lista de craques dos leões a marcarem nesta pausa internacional

Geny Catamo foi o mais recente jogador do Sporting a deixar marca ao serviço da respetiva seleção, no empate de Moçambique com o Senegal (1-1)
Geny Catamo foi o mais recente jogador do Sporting a deixar marca ao serviço da respetiva seleção, no empate de Moçambique com o Senegal (1-1)

25 Set 2026 | 16:40 |

Icon Comentário0

Geny Catamo foi o mais recente jogador do Sporting a deixar marca ao serviço da respetiva seleção. O extremo leonino fez o golo de Moçambique no empate a uma bola com o Senegal, esta sexta-feira, na primeira jornada do Grupo J da fase de qualificação para a CAN 2027.


A formação senegalesa colocou-se primeiro em vantagem, graças a Nicolas Jackson, que inaugurou o marcador aos 32 minutos. Ainda antes do intervalo, aos 45+2', Geny Catamo encheu o pé esquerdo de fora de área para restabelecer a igualdade e fixar o resultado que acabaria por permanecer até ao apito final.


O 'camisola 10' do Sporting continua, assim, a transportar para a seleção moçambicana o protagonismo que tem assumido em Alvalade. O golo surge numa pausa FIFA particularmente positiva para vários internacionais pertencentes ao plantel de Rui Borges.


Antes de Geny, Maxi Araújo já tinha marcado pelo Uruguai, Jesse Derry fez igualmente o gosto ao pé e uma assistência ao serviço de Inglaterra sub-21 e Nestory Irankunda brilhou pela Austrália. O extremo australiano, inclusivamente, assinou um grande golo de livre frente ao Brasil.

No que a Moçambique ainda diz respeito, no outro encontro do Grupo J, o Sudão derrotou a Etiópia por 1-0. Geny Catamo regressará posteriormente ao Sporting com mais um golo na bagagem, numa pausa internacional que, até ao momento, tem sido fértil em festejos para vários jogadores leoninos.


Confira o golo de Geny Catamo:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Flávio Gonçalves está a voar no Sporting, mas leva banhada de Luís Freire nos sub-21
Futebol

Flávio Gonçalves está a voar no Sporting, mas leva banhada de Luís Freire nos sub-21

25 Set 2026 | 15:59

Icon Comentário0
Reforço do Braga dá graças a Deus por não ter assinado pelo Sporting
Futebol

Reforço do Braga dá graças a Deus por não ter assinado pelo Sporting

25 Set 2026 | 12:13

Icon Comentário0
Jesse Derry não conta no Sporting, mas dá show com golo e assistência por Inglaterra (vídeo)
Futebol

Jesse Derry não conta no Sporting, mas dá show com golo e assistência por Inglaterra (vídeo)

25 Set 2026 | 14:41

Icon Comentário0