Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0Foi há precisamente 66 anos que o Sporting CP conquistou o primeiro Campeonato Nacional de Basquetebol. No dia 12 de junho de 1954, os leões bateram o FC Porto, por 58-35, e sagraram-se campeões nacionais da modalidade. Na fase final, disputada apenas entre quatro equipas, o conjunto orientado por Mário Lemos não começou da melhor maneira, tendo perdido os três primeiros encontros. Contudo, os leões reagiram e venceram as duas partidas seguintes, sendo que o Belenenses, que ocupava o primeiro lugar, somou dois desaires. À entrada para a última jornada, os leões não dependiam apenas de si para conquistarem o título. Todavia, o Belenenses voltou a escorregar e o Sporting CP tinha “apenas” de vencer o FC Porto para vencer o Campeonato Nacional de Basquetebol pela primeira vez na sua história. A partida diante dos dragões realizou-se num Pavilhão dos Desportos completamente lotado, mas a tarefa da turma de Alvalade não era fácil visto que tinha de vencer por, pelo menos, 21 pontos. E assim foi. Contas feitas, as quatro equipas acabaram com os mesmos pontos, mas foi o Sporting CP que se sagrou Campeão Nacional. No encontro decisivo, destaque para Luís de Sousa, com 20 pontos, mas também para José Almeida e Fernando Gomes Vaz, com 14 pontos cada um.
Fotografia de Wiki Sporting
Turma verde e branca tem uma vaga no plantel e pretende preenchê-la em breve, esperando a resposta do jogador
|
0O Sporting terá feito uma proposta por Cat Barber para que este reforce a equipa de basquetebol dos verdes e brancos ainda na presente temporada. Para já, tudo parece estar nas mãos do base, que foi o melhor marcador do Porto na temporada 2023/24, com 847 pontos.
De acordo com as informações avançadas pela página ‘Basquetebol Notícias’, o jogador norte-americano, atualmente ao serviço do KK Cibona, da Croácia, está mesmo muito perto de ingressar na turma de Luís Magalhães, ele que é representado por um agente português que está a facilitar a situação.
Segundo a mesma fonte, esta vaga na formação do Clube de Alvalade surge após a recente dispensa de Reggie Johnson, que chegou ao Sporting no último verão e que acabou por realizar apenas onze encontros com a Listada verde e branca (média de 9,4 pontos, 1,9 assistências e 1,8 ressaltos).
No que toca a Cat Barber, na sua única época desportiva passada em Portugal, ao serviço dos dragões, disputou o total de 51 partidas, terminando a temporada com uma média de 16,6 pontos, 4,5 assistências e 3,4 ressaltos.
A equipa do Sporting segue na segunda posição da Liga Betclic, com nove pontos conquistados em cinco jornadas disputadas (quatro vitórias e uma derrota). O Benfica é líder, com mais um ponto. A 30 de novembro, sábado, os leões recebem o Porto, às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Confira a publicação:
Clube de Alvalade conquistou vitória importante, apesar do sobressalto apanhado nos instantes finais da partida válida para o campeonato
|
0A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 76-72, diante da Galitos, este sábado, dia 16 de novembro, em jogo da sexta jornada da Liga Betclic. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões tiveram de suar para levar de vencida a turma de Pedro Oliveira.
O Clube de Alvalade entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 18-13. No segundo período, o adversário deu luta e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de dois pontos a favor da turma visitante (34-36).
No terceiro parcial, o emblema verde e branco conseguiu, por pouco, operar a reviravolta no marcador, e, com o resultado em 59-58, os últimos 10 minutos avizinhavam-se frenéticos. Perante os adeptos leoninos, os verdes e brancos não tremeram e conquistaram o triunfo, por 76-72.
Os grandes destaques do emblema leonino, no encontro, foram: Diogo Ventura, que fez 21 pontos, seis ressaltos e nove assistências; e Ludgy Debaut que somou 12 pontos e 10 ressaltos, números suficientes para que o Sporting pudesse vencer.
Com esta vitória - a quinta em 12 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na primeira posição com nove pontos. No sábado, dia 30 de novembro, novamente em encontro referente à Liga Betclic, os leões recebem o Porto, às 18h00, no Pavilhão João Rocha.
Clube de Alvalade não conseguiu vencer diante dos adeptos verdes e brancos e já faz mira ao próximo jogo do campeonato nacional
|
0A equipa de basquetebol do Sporting perdeu, por 97-83, diante do Anwil Wloclawek, esta quarta-feira, dia 13 de novembro, em jogo da sexta jornada da FIBA Europa Cup. Veja AQUI como decorreu a partida. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões sofreram uma derrota pesada.
A jogar em casa, o Clube de Alvalade sabia, de antemão, que só iria cumprir calendário, visto já estar afastado da prova. O primeiro período foi bastante equilibrado (21-21), mas os segundos 20 minutos viram o adversário adiantar-se no marcador (44-34).
No terceiro parcial, o emblema verde e branco entrou bastante mal e viu o oponente com uma grande eficácia de lançamento de três pontos (71-58). No último quarto, o conjunto leonino tentou, mas não conseguiu encurtar a desvantagem.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Kenney Funderburk. O norte-americano fez 20 pontos, dois ressaltos e quatro assistências. Já Nick Ward somou 14 pontos e seis ressaltos. Diogo Ventura (13 pontos, um ressalto e seis assistências) e Ludgy Debaut (13 pontos e seis ressaltos), também estiveram em bom plano.
Com esta derrota - a sexta em 12 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães despedem-se das competições europeias com mais um desaire. Na próximo sábado, dia 16 de novembro, os leões recebem o Galitos, às 15h00, no Pavilhão João Rocha, em duelo da sexta jornada do campeonato nacional.