Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0Foi há precisamente 66 anos que o Sporting CP conquistou o primeiro Campeonato Nacional de Basquetebol. No dia 12 de junho de 1954, os leões bateram o FC Porto, por 58-35, e sagraram-se campeões nacionais da modalidade. Na fase final, disputada apenas entre quatro equipas, o conjunto orientado por Mário Lemos não começou da melhor maneira, tendo perdido os três primeiros encontros. Contudo, os leões reagiram e venceram as duas partidas seguintes, sendo que o Belenenses, que ocupava o primeiro lugar, somou dois desaires. À entrada para a última jornada, os leões não dependiam apenas de si para conquistarem o título. Todavia, o Belenenses voltou a escorregar e o Sporting CP tinha “apenas” de vencer o FC Porto para vencer o Campeonato Nacional de Basquetebol pela primeira vez na sua história. A partida diante dos dragões realizou-se num Pavilhão dos Desportos completamente lotado, mas a tarefa da turma de Alvalade não era fácil visto que tinha de vencer por, pelo menos, 21 pontos. E assim foi. Contas feitas, as quatro equipas acabaram com os mesmos pontos, mas foi o Sporting CP que se sagrou Campeão Nacional. No encontro decisivo, destaque para Luís de Sousa, com 20 pontos, mas também para José Almeida e Fernando Gomes Vaz, com 14 pontos cada um.
Fotografia de Wiki Sporting
Clube de Alvalade chegou a ter enorme desvantagem nos últimos minutos do encontro, mas conseguiu operar reviravolta em casa diante dos vimaranenses
|
0A equipa de basquetebol do Sporting venceu frente ao Vitória de Guimarães por 92-90, este sábado, dia 21 de dezembro, em jogo da nona jornada da Liga Placard. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões tiveram de suar para levar de vencida a turma de Miguel Miranda.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade até entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 23-17. No segundo período, a formação vimaranense superiorizou-se e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de quatro pontos a favor dos minhotos (47-43).
No terceiro parcial, o Sporting 'desligou' por completo e entrou nos últimos 10 minutos do duelo com menos 19 pontos do que o Vitória de Guimarães (78-59). No último quarto, o conjunto leonino fez das tripas coração e operou uma reviravolta épica em casa (92-90).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Jeremiah Bailey. O norte-americano fez 16 pontos, cinco ressaltos e oito assistências. Já Isaiah Armwood somou 15 pontos (juntamente com Cat Barber), cinco ressaltos e três assistência, números que valeram o triunfo.
Com esta vitória - a 10.ª em 18 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmo do líder Benfica (menos um jogo). O Porto é terceiro com 15 e também menos um duelo disputado. No próximo domingo, dia 29 de dezembro, em encontro referente à 10 jornada do Campeonato Nacional, os leões visitam o Benfica, às 15h00, no Pavilhão Fidelidade, na Luz.
Clube de Alvalade revelou em comunicado oficial a saída do atleta, que também pode jogar em outras posições, após meia temporada
|
0O Sporting anunciou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, que o atleta Bruno Araújo será cedido ao Portimonense, por empréstimo, até ao final da presente temporada. O jogador de 23 anos, que chegou ao basquetebol verde e branco após ter representado o Vitória SC na última época, terá agora a oportunidade de continuar a sua evolução na Proliga.
Até ao momento, Bruno Araújo realizou dois jogos com a camisola do Sporting, mas irá agora reforçar o os algarvios, onde procurará ganhar mais minutos e experiência. A cedência surge como uma oportunidade para o atleta demonstrar o seu valor em competição regular.
O Sporting destaca o profissionalismo de Bruno Araújo e deseja-lhe muito sucesso na sua passagem pelo clube algarvio. O Leão acredita que esta experiência será benéfica para o seu desenvolvimento enquanto jogador.
Esta temporada, Bruno Araújo realizou dez jogos em três competições diferentes. O extremo português, natural de Almada e ex Benfica, esteve em campo durante 8,97 minutos, tendo feito um total de dois pontos na época 2024-2025.
A equipa comandada por Luís Magalhães tem feito uma época um pouco irregular, ocupando o terceiro lugar no campeonato português. Ao todo, a formação de Alvalade tem um registo de nove vitórias, sete derrotas e um empate em 17 jogos.
Clube de Alvalade jogou em casa, perante o apoio dos adeptos verdes e brancos, e conquistou vitória importante para as contas da competição
|
0A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Imortal, esta terça-feira, dia 17 de dezembro, por 86-68, em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões estiveram sempre no controlo da partida.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou decidido em ganhar vantagem no placard. No final dos primeiros 10 minutos, o resultado registava uma igualdade (22-22). O segundo período foi o mais desnivelado, com os verdes e brancos a conseguirem uma vantagem larga (31-14).
No terceiro quarto, o emblema verde e branco aumentou a distância conseguida anteriormente (22-21) e, no final, voltou a registar-se um empate entre ambas as formações, mas a vantagem conquistada na primeira parte valeu o triunfo aos leões.
O grande destaque do emblema Clube de Alvalade foi Cat Barber - novo reforço dos leões. O jogador norte-americano fez 27 pontos, quatro ressaltos e duas assistências. Nick Ward também esteve em bom plano, registando um duplo-duplo (21 pontos e 13 ressaltos)
Com esta vitória - a nona em 17 na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães somam o primeiro triunfo na Taça Hugo dos Santos. O Sporting volta a jogar no próximo dia 21 de dezembro (sábado), diante do Vitória de Guimarães. A partida da Liga Betclic está agendada para as 18h00, no Pavilhão João Rocha.