Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MENOS DE 10 HORAS PARA COLOCAR SETE JOGADORES

Sporting CP numa corrida contra o tempo até ao fecho do mercado

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Out 2020 | 14:19 |

Icon Comentário0

Bruno Gaspar, Ivanildo Fernandes, Lumor Agbenyenu, Miguel Luís, Rafael Camacho, Tiago Ilori e Renan Ribeiro. São estes os sete jogadores que o Sporting CP está a tentar colocar até ao fecho do mercado.

  • Bruno Gaspar – 1,5 milhões de euros
O lateral direito formado no SL Benfica chegou a Alvalade em 2018, a troco de 4,5 milhões de euros, oriundo da Fiorentina para reforçar a ala direita dos leões. O lateral vestiu a Listada verde e branca em 30 jogos, marcando um golo pela turma de Alvalade. Na época seguinte (2019/2020), rumou ao Olympiakos, por empréstimo, realizando 21 partidas sob o comando de Pedro Martins. De regresso a Alvalade e sem espaço na equipa, o lateral de 27 anos procura mudar de ares.
  • Ivanildo Fernandes – 1 milhão de euros
Jovem formado no Casa Pia e também com passagem na formação leonina, Ivanildo nunca se conseguiu impor ao serviço dos leões. O defesa de 24 anos nunca teve a oportunidade de se estrear com a camisola principal dos leões, tendo três empréstimos consecutivos nos últimos dois anos. No primeiro empréstimo, em 2018/19, foi para Moreira de Cónegos, tendo sido utilizado por 26 vezes e marcado um golo. Na época seguinte (2019/2020), foi cedido ao Trabzonspor, na primeira metade da época, jogando dez partidas e marcando um golo.  Na segunda metade da temporada, permaneceu na Turquia, desta feita para representar o Caykur Rizespor, também por empréstimo. Ao serviço dos turcos, realizou 12 jogos e marcou um golo. De regresso a Alvalade, continua sem ter a oportunidade de estrear com a camisola principal dos leões. Ainda visto como uma jovem promessa dos leões, a colocação por empréstimo será o cenário mais provável.
  • Lumor Agbenyenu – 1,5 milhões de euros
Internacional pelo Gana por 14 vezes, chegou a Alvalade oriundo do Portimonense SC, a troco de 2,5 milhões de euros, valor que só permitiu aos leões ficar com 50% do passe do jogador, sendo que os restantes 50% pertencem ao clube de Portimão. Chegou no último dia do mercado de inverno da época de 2017/2018 e realizou apenas sete partidas de leão ao peito. Na época seguinte (2018/2019), efetuou três partidas, antes de rumar ao Goztepe, da Turquia, por empréstimo, onde somou nove jogos. Na época passada (2019/2020), esteve ao serviço do Mallorca, estando presente em 24 jogos, marcando um golo. O lateral-esquerdo de 24 anos não conta para Rúben Amorim, sendo a sua saída o cenário mais provável, quer seja por empréstimo ou a título definitivo.
  • Miguel Luís – 2 milhões de euros
Formado em Alvalade, o médio centro de 21 anos procura a sua afirmação no futebol sénior. Chegou ao plantel principal dos leões na época de 2018/2019, pelas mãos de José Peseiro, mas fez a sua estreia na equipa principal já sob o comando de Tiago Fernandes, em jogo da Taça de Portugal, onde os leões levaram de vencido o GS Loures por 2-1. Nessa época participou em 14 jogos, marcando dois golos e conquistou a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Na época seguinte somou apenas sete jogos, jogando também no plantel sub-23. O seu último jogo pelos leões já data de dezembro de 2019, frente ao LASK Linz, na derrota dos leões frente aos austríacos por 3-0. Ainda sem somar qualquer minuto sob o comando de Rúben Amorim, o campeão europeu sub-17 e sub-19 procura rumar a outros ares, na tentativa de somar minutos. Visto como uma jovem promessa, o cenário mais provável será o de empréstimo.
  • Rafael Camacho – 4 milhões de euros
Com a sua formação dividida entre Sporting CP, Manchester City e Liverpool FC, o extremo chegou ao reduto leonino proveniente do conjunto treinado por Jürgen Klopp. Os leões desembolsaram cinco milhões de euros para adquirir o internacional sub-20 português. Chegado a Alvalade em 2019/2020, Camacho somou 26 jogos ao serviço dos leões, tendo conseguido marcar um golo. Sob o comando de Rúben Amorim pareceu que ia ser aposta, tendo realizado seis partidas e somado 352 minutos. No entrar da nova época, o extremo parece não reunir condições para ser aposta do técnico leonino, sendo o empréstimo o cenário mais provável.
  • Tiago Ilori – 2 milhões de euros
O internacional sub-21 por Portugal encontra-se na sua segunda passagem por Alvalade. O central formado em Alcochete chegou à equipa principal em 2011/2012, realizando dois jogos. Na época seguinte (2012/2013), somou 12 jogos ao serviço dos leões e marcou um golo. A época de afirmação de leão ao peito levou o Liverpool a desembolsar, em 2013/2014, uma verba de 7,5 milhões de euros. Sem se conseguir afirmar nos reds, foi alvo de consecutivos empréstimos acabando por ser vendido ao Reading. No mercado de inverno de 2018/2019 regressou a Alvalade, com os leões a pagarem 2,4 milhões de euros por 60% do passe ao emblema inglês. O defesa central não entra nas contas de Rúben Amorim e a saída é o cenário mais provável, com os leões a procurarem a título definitivo, embora um empréstimo também seja opção.
  • Renan Ribeiro – 2 milhões de euros
O guarda-redes brasileiro chegou ao Sporting CP em 2018, por empréstimo do GD Estoril Praia. Na primeira temporada de leão ao peito, realizou 38 jogos, o que fez com que os leões acionassem a cláusula de opção de compra, cifrada em 1 milhão de euros. Porém, na temporada seguinte (2019/20), Renan efetuou apenas 18 jogos, perdendo o lugar para Luís Maximiano. Agora, sem espaço na equipa principal da turma de Alvalade, os leões procuram uma solução para o guardião de 30 anos, seja a título definitivo ou uma cedência por empréstimo. Sem espaço no plantel dos leões, o Sporting CP procura colocar estes atletas, numa altura em que resta pouco tempo para o fecho do mercado de transferências (fecha dia 6 de outubro), a Direção leonina terá de se movimentar depressa para arranjar colocação para estes jogadores. Nesta lista, não foram incluídos Stefan Ristovski, Cristian Borja, Luiz Phellype e Andraž Šporar, visto que os mesmos ainda têm o seu futuro em aberto quanto à permanência em Alvalade.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas tem decisão tomada sobre futuro de Rui Borges no Sporting

Presidente dos verdes e brancos está ciente da atual desconfiança em torno do treinador dos leões, fruto dos recentes resultados

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas mantém a aposta em Rui Borges para atacar o tricampeonato pelo Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas mantém a aposta em Rui Borges para atacar o tricampeonato pelo Sporting

15 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

A Direção do Sporting mantém total confiança em Rui Borges, apesar dos resultados recentes, sabe o Leonino. Frederico Varandas acredita que alcançar o tricampeonato é uma meta realista. Por isso, não equaciona fazer alterações no comando da equipa técnica nesta fase decisiva da temporada.


Segundo apurou o nosso Jornal, o Presidente dos leões já fez questão de transmitir pessoalmente esta mensagem de segurança ao seu técnico. Frederico Varandas garantiu a Rui Borges que o lugar permanece seguro, reforçando a união existente entre estrutura e balneário. O objetivo passa por atacar a segunda metade da época com a máxima estabilidade interna.


Nem mesmo o despedimento de Ruben Amorim do Manchester United alterou o planeamento traçado pela administração da SAD. Pelo contrário, existe a forte possibilidade de avançar para a renovação do vínculo com o atual timoneiro. Esta postura demonstra que o projeto desportivo verde e branco continua sólido e muito focado.


Desde que assumiu o leme do Sporting, Rui Borges apresenta um registo globalmente positivo. Nos 58 encontros oficiais realizados até agora, o técnico somou 38 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas. Estes números sustentam a aposta continuada da Direção nas suas capacidades para liderar o grupo.

O Sporting, atual segundo classificado da Liga Portugal Betclic com 42 pontos, volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, 16 de janeiro. O duelo frente ao Casa Pia, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Sporting prepara receção ao Casa Pia sem... ponta de lança

Penúltima sessão antes do duelo de sexta-feira ficou marcada não só por algumas novidades e constrangimentos, mas principalmente pela ausência do avançado

Agora só com um avançado ao dispor e constrangimentos adicionais, Rui Borges tenta preparar o Sporting - Casa Pia da melhor maneira possível
Agora só com um avançado ao dispor e constrangimentos adicionais, Rui Borges tenta preparar o Sporting - Casa Pia da melhor maneira possível

14 Jan 2026 | 17:50 |

Icon Comentário0

O Sporting realizou esta quarta-feira mais um treino de preparação para a receção ao Casa Pia, marcada para sexta-feira, mas o grande destaque da sessão matinal foi a ausência de Rodrigo Ribeiro, revela o jornal Record. O jovem avançado, que vinha a integrar os trabalhos da equipa principal, já não marcou presença na Academia.


O ponta de lança encontra-se em solo alemão para formalizar a sua transferência, por empréstimo, para o Augsburgo, emblema que compete na Bundesliga. A saída do internacional jovem português desfalca assim ainda mais o Sporting, uma vez que Rui Borges só conta com Luis Suárez como avançado, depois da lesão de Fotis Ioannidis.


Perante esta baixa, o treinador leonino optou por recorrer à equipa B para compor o grupo de trabalho. Três jovens atletas foram chamados à ala profissional da Academia, integrando o treino da equipa principal e aproveitando a oportunidade para se mostrarem num contexto mais exigente.


No que toca aos restantes constrangimentos, Diomande realizou apenas trabalho de ginásio, numa gestão física após o regresso recente da Taça das Nações Africanas. Já no boletim clínico permanecem Debast, Ioannidis, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Mangas, Quenda, Pote e Blopa, todos ainda entregues ao departamento médico. No entanto, há uma nota positiva a registar: o belga já voltou a trabalhar no relvado, embora de forma condicionada e à parte do restante grupo.

O Sporting volta a treinar esta quinta-feira de manhã, à porta fechada, antes da conferência de imprensa de antevisão de Rui Borges, agendada para as 12h30, em Alcochete. Recorde-se que o conjunto verde e branco receberá o Casa Pia em Alvalade, no dia 16 de janeiro, pelas 20h15, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic.



Futebol

Exclusivo Leonino confirmado! Ex Chelsea não singrou no Sporting e já tem destino

Atleta proveniente do emblema londrino não correspondeu às expectativas em Alvalade e está de saída dos verdes e brancos

Jovem lateral oriunda do Chelsea, Rubi Bose, não vingou no Sporting e agora ruma de volta à Inglaterra por transferência, a título definitivo
Jovem lateral oriunda do Chelsea, Rubi Bose, não vingou no Sporting e agora ruma de volta à Inglaterra por transferência, a título definitivo

14 Jan 2026 | 16:57 |

Icon Comentário0

Oficial: Ria Bose, de 19 anos, está de saída do Sporting. A jovem lateral inglesa já foi anunciada como reforço do West Ham United, colocando um ponto final numa passagem curta e pouco marcante por Alvalade. Os leões também fizeram as suas despedidas através das redes sociais.


A jogadora transfere-se para o emblema londrino, tendo assinado um contrato válido por dois anos e meio. O anúncio foi feito através de um comunicado oficial do clube inglês, confirmando aquilo que já vinha sendo trabalhado internamente pelos responsáveis verdes e brancos ao longo dos últimos meses, tal como o Leonino avançou, em Exclusivo.


Ria Bose chegou ao Sporting no verão de 2024, depois de ter passado pelas academias do Brighton & Hove Albion e do Chelsea, clubes reconhecidos pela forte aposta na formação. A defesa fez a sua estreia sénior em outubro de 2024, mas nunca conseguiu afirmar-se de forma consistente na equipa principal leonina.


Apesar do contexto de adaptação a um novo país e campeonato, o rendimento da jogadora ficou aquém das expectativas criadas aquando da sua contratação. Na primeira época, teve utilização residual e, em 2025/26, não somou qualquer minuto oficial, sendo suplente não utilizada em várias ocasiões, cenário que acabou por ditar a decisão final.

No plano internacional, Ria Bose conta ainda com um currículo relevante nos escalões jovens de Inglaterra, tendo representado a seleção até ao nível sub-20. Ainda assim, a estrutura do futebol feminino do Sporting entendeu que a evolução da atleta não justificava a continuidade, encerrando um ciclo que não correspondeu ao investimento e às expectativas iniciais.


Confira o vídeo de apresentação no West Ham:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting fecha acordo: Já há detalhes sobre o empréstimo de Rodrigo Ribeiro
Futebol

Sporting fecha acordo: Já há detalhes sobre o empréstimo de Rodrigo Ribeiro

14 Jan 2026 | 15:38

Icon Comentário0
Agora! Rui Borges com três novidades no regresso do Sporting aos treinos
Futebol

Agora! Rui Borges com três novidades no regresso do Sporting aos treinos

14 Jan 2026 | 15:45

Icon Comentário0
Antigo selecionador nacional admira Ruben Amorim: “Alguém que entendia o jogo"
Futebol

Antigo selecionador nacional admira Ruben Amorim: “Alguém que entendia o jogo"

14 Jan 2026 | 15:08

Icon Comentário0