Modalidades
Sporting arrasa nas competições europeias e sobe ao primeiro lugar do grupo
29 Out 2025 | 18:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
24 Jan 2020 | 15:58 |
A LPB Placard regressa este fim-de-semana após a Taça Hugo dos Santos. O Sporting CP desloca-se à cidade da Maia, para defrontar o Maia BC, equipa que está na 11ª posição do campeonato.
Orientados por Alberto Babo, antigo campeão nacional pelo CA Queluz e FC Porto, o treinador de 72 anos já conseguiu levar a sua equipa a vencer cinco partidas, tendo perdido 11, incluindo os últimos quatro jogos.
O Maia Basket foi das equipas que mais problema criou aos leões no Pavilhão João Rocha, com o triunfo a ser garantido apenas nos últimos dez minutos. O resultado de 89-76 não mostra por completo as dificuldades sentidas pela equipa de Luís Magalhães. A equipa de Alberto Babo aposta muito nos triplos e, se a eficácia for grande, como no jogo da primeira volta, fica difícil contrariar o seu jogo. O Maia Basket seguiu uma estratégia um pouco diferente das restantes equipas da LPB Placard.
Os maiatos têm apenas três estrangeiros, um por posição, preferindo apostar na qualidade em vez da quantidade. A aposta pode não estar a resultar em pleno, dada a classificação no campeonato, mas o facto é que o Maia Basket é a única equipa do campeonato que tem dois jogadores entre os dez jogadores com mais pontos e o terceiro está em 12.º, sendo estes precisamente os três norte-americanos, o que também mostra alguma dependência destes jogadores.
Kurt James II, com 20.25 pontos por jogo, Frederick Sims Jr., 19.63, e Lamar Morgan com 16.81, são, respetivamente, sétimo, oitavo e 12.º desta lista. James é ainda o terceiro jogador mais valioso da competição. Entre os portugueses, o jogador mais famoso talvez seja João Torrié, poste que já passou por diversas equipas portuguesas, incluindo o FC Porto durante dois anos.
Do lado leonino, Luís Magalhães quer regressar aos triunfos, numa altura em que continua sem ter um quinto jogador estrangeiro, para substituir Brandon Nazione. Os leões vão querer somar mais um triunfo e aproveitar o jogo entre SL Benfica e FC Porto para ou assumir a liderança isolada ou garantir um fosso maior para os dragões, que estão no terceiro posto.
O jogo de amanhã tem transmissão n’A Bola TV e começa às 15h00.
Emblema verde e branco não conseguiu triunfar no reduto da equipa transalpina e somou segunda derrota na prova internacional
04 Nov 2025 | 21:42 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu por 89-72 frente ao Dinamo Sassari, esta terça-feira, dia 4 de novembro, em jogo da quarta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado em Itália, os leões não conseguiram levar de vencida a turma de Massimo Bulleri.
Os verdes e brancos não entraram bem na partida e, no final do primeiro período, perdiam por 24-20. No segundo parcial, a desvantagem acentuou-se ainda mais e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 14 pontos a favor da turma adversária (55-41).
No terceiro parcial, o Clube de Alvalade ainda conseguiu encurtar distâncias e entrou nos últimos 10 minutos a 10 pontos do Dinamo Sassari (72-62). No último quarto, o conjunto leonino voltou a fraquejar e viu o conjunto transalpino fechar o placard com mais 17 pontos.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 24 pontos, nove ressaltos e três assistências Já Malik Morgan somou 16 pontos, oito ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta derrota - a terceira em nove jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no segundo lugar com seis pontos. O Dinamo Sassari é primeiro com sete e tem vantagem no confronto direto com os leões, apesar do triunfo do Sporting no jogo da ronda inaugural. O Rasta Vechta é terceiro com cinco (menos um jogo), seguido do Vâlcea (três pontos e também menos um encontro). O próximo jogo da formação leonina é no domingo, dia 9 de novembro, frente ao Galitos, às 17h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
Clube de Alvalade recebeu, e venceu, um adversário complicado. O triunfo vale ao emblema verde e branco a ultrapassagem ao rival da segunda circular
02 Nov 2025 | 14:34 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting venceu por 70-59, contra ao Esgueira, este domingo, dia 2 de novembro, em jogo da quinta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, as leoas venceram o segundo encontro consecutivo - de uma equipa que sofreu muitas alterações no verão.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou com empate a 16 pontos no marcador, mas no segundo período, as leoas passaram para a frente do marcador (16-12), deixando o placar a apontar 32-28 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi complicada, e de vantagens marginais para as leoas, suficientes para construir a diferença final. O terceiro período terminou com nova vitória verde e branca (16-14), que carimbou o triunfo por 70-59 no derradeiro parcial (20-15).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. Já Luana Serranho somou 13 pontos, dois ressaltos e sete assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a terceira em cinco jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está, à condição, no terceiro lugar do campeonato nacional, com oito pontos, ultrapassando o Benfica, que tem menos um jogo. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos oito pontos. O próximo jogo da formação leonina é no próximo dia 23 de novembro, frente ao União Desportiva, para o campeonato. O jogo está marcado para as 11h00, no Pavilhão João Rocha.
Clube de Alvalade recebeu, no Pavilhão João Rocha, um adversário muito complicado, em mais uma partida referente ao campeonato nacional
01 Nov 2025 | 20:26 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu por 78-64, contra o Ovarense, este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da quarta jornada da fase regular da Liga Betclic Basquetebol 2025/26. Num encontro contra um dos históricos da modalidade em Portugal, os verdes e brancos deram seguimento ao triunfo para as competições europeias.
Os verdes e brancos arrancaram muito bem a partida. Os leões assinaram um ótimo primeiro período, que terminou com 28-13 no marcador. A Ovarense reagiu nos segundos 10 minutos do encontro, com parcial de 21-15, que deixou a partida com 43-34 ao intervalo.
A segunda parte do encontro foi de gestão para a equipa do Sporting. Os leões tinham 11 pontos de vantagem ao intervalo, e foram mantendo essa margem. O terceiro período terminou 18-14 para os leões, e no último parcial, os verdes e brancos voltaram a superiorizar-se, por 17-16, o que deixou o resultado final da partida em 78-64.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano fez 17 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já Francisco Amarante somou 11 pontos, nove ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta vitória - a sexta em oito jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão, à condição, no segundo lugar do campeonato nacional, com sete pontos. Em primeiro está o Benfica, com oito. O próximo jogo da formação leonina é na terça-feira, dia 4 de novembro, frente ao Dinamo Sassari, para a FIBA Europe Cup 25/26. O jogo está marcado para as 19h30, em solo italiano.