Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Out 2024 | 16:27 |
Fernando Mendes, antigo lateral do Sporting, admitiu que a situação de Iván Fresneda no Sporting incomoda-o. O jogador, que chegou no mercado de verão da época passada, tem tido dificuldades em afirmar-se na equipa leonina e a última vez que foi titular foi a 21 de outubro de 2023, num jogo relativo à Taça de Portugal.
"Incomoda-me que o Sporting contratou o Fresneda por 9 milhões de euros e neste momento nem primeira, nem segunda, nem terceira opção é. Não o conhecia antes, na altura do Valladolid, mas esta já é a segunda temporada dele e raramente joga. Não está minimamente preparado para ser titular", afirmou, em declarações ao jornal Record, constatando que o jovem não foi titular frente ao Portimonense, mas o nome de um atleta da equipa B surgiu no onze inicial - Bruno Ramos.
Além disso, Fernando Mendes sugere que o jovem espanhol poderia aproveitar melhor o recuo no terreno de jogo: "Se na posição dele, de lateral, não joga, tem de dar outra coisa como central. Jogando a partir de trás e com três centrais, provavelmente pode ter outra facilidade a sair a jogar desde a linha defensiva e a subir no terreno. Claro que poderá sentir dificuldades a trabalhar numa posição que não é a dele, mas não entendo esta pouca utilização", atirou.
Para o futuro, o ex-jogador dos leões considera que, a curto e médio prazo, Fresneda deveria passar por um empréstimo no mercado de transferências de janeiro para ganhar ritmo e notoriedade "O melhor era emprestá-lo para ele ganhar ritmo de jogo e ver se tem o valor que deram por ele. E isto tudo não é uma questão da idade e de ser jovem. O Quenda tem só 17 anos e conseguiu impor-se no Sporting. Tem a ver com a adaptação e possível qualidade do Fresneda", rematou.
Importante lembrar que Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade para ocupar o lugar deixado a arrefecer por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros.
Veja aqui este momento de Iván Fresneda:
Antigo campeão pelo Clube de Alvalade revelou episódio do momento da sua última saída dos leões e deixou algumas palavras sobre Frederico Varandas
09 Jan 2026 | 11:15 |
Augusto Inácio recordou os bastidores da sua saída do Sporting após a crise de Alcochete e deixou uma avaliação direta - e dividida - sobre o impacto de Frederico Varandas na história do clube, numa entrevista em que abordou tanto episódios pessoais como o legado desportivo da atual liderança leonina.
Augusto Inácio: "Não estava a fazer nada no Sporting"
O antigo jogador, treinador e dirigente revelou que, apesar de ter contrato em vigor, não estava a desempenhar funções no clube aquando da eleição de Frederico Varandas, quatro meses depois dos acontecimentos de Alcochete. Foi o próprio Inácio quem tomou a iniciativa de esclarecer a situação. “Eu tenho três anos de contrato e não estava a fazer nada no Sporting. Provoco uma reunião: eu, Varandas e o advogado João Sampaio”, contou.
Durante esse encontro, Augusto Inácio estranhou a abordagem feita pelo então recém-eleito presidente. “O Varandas começa a falar e a dizer que estivera no Vitória de Setúbal nove meses sem receber. E eu a pensar: ‘Mas isto é o Sporting, não é o Vitória’”, relatou.
Augusto Inácio: "O advogado começa a falar numa cláusula do contrato e eu dou dois berros"
Segundo Inácio, a conversa acabou por escalar quando foi invocada uma cláusula contratual. “O advogado começa a falar numa cláusula do contrato e eu dou dois berros e digo: ‘Olha, mete a cláusula pelo rabinho acima. Só quero receber até ao dia em que trabalhei. Não me pagam mais nada’”, afirmou, descrevendo a forma abrupta como encerrou a sua ligação ao clube.
Questionado sobre o lugar que Frederico Varandas ocupará na história do Clube de Alvalade, Augusto Inácio foi claro ao separar o plano pessoal do desportivo. “Não me posso esquecer de que o Sporting, com ele, ganhou três campeonatos e os adeptos sabem bem a importância que isto tem”, sublinhou.
Para o antigo internacional português, o sucesso desportivo é determinante na avaliação de qualquer presidente. “Podes fazer um grande trabalho e reverter as coisas no plano financeiro, podes fazer tudo, mas se não fores campeão, nunca serás um presidente marcante”, defendeu, acrescentando que “o atual presidente, com três campeonatos, ficará na história, claro”.
Augusto Inácio: "Varandas, como homem, não merecia ganhar um campeonato que fosse"
Ainda assim, Augusto Inácio fez questão de traçar uma distinção clara entre o homem e o dirigente. “Não confundo amizades com inimizades. Posso falar, sim, do homem e do presidente”, explicou, antes de deixar uma das declarações mais duras da entrevista: “Como homem, não merecia ganhar um campeonato que fosse. Zero. Nenhum. Como presidente está a fazer um bom trabalho, sim senhor”.
Clube de Alvalade já garantiu um novo jogador para a turma orientada por Rui Borges no presente mercado de transferências
09 Jan 2026 | 10:37 |
Souleymane Faye já é jogador do Sporting, carecendo apenas de anúncio oficial. Um nome ainda pouco mediático para muitos adeptos, mas que começa a ganhar espaço no futebol espanhol. Depois de passar pela equipa secundária do Betis, o extremo senegalês destacou-se esta época no Granada, onde soma seis assistências e dois golos em 21 jogos oficiais, assumindo-se como uma das principais figuras da equipa.
Mas que tipo de reforço chega a Alvalade? Para responder a essa questão, Guilherme Fernandes, guarda-redes português de 24 anos, formado no Sporting e atualmente titular no Valladolid deu uma entrevista ao jornal A Bola. Os dois tornaram-se próximos no Betis e chegaram até a defrontar-se esta temporada no Granada-Valladolid.
Guilherme Fernandes: "Faye pode ser um Quenda 2.0"
Nos últimos dias, Guilherme Fernandes trocou mensagens com o novo reforço leonino e garante que o extremo está entusiasmado com o salto na carreira: "Está feliz e muito motivado por ter essa possibilidade de se mostrar num clube gigante como o Sporting. É um jogador com algumas semelhanças com outro que está no plantel. Se Rui Borges conseguir potenciar a sua veia goleadora, pode ser um Quenda 2.0. No jogo que fizemos contra o Granada começou na esquerda e terminou na direita. Tem muita versatilidade e isso é uma grande vantagem para um clube grande. O rendimento não baixa jogando em qualquer um dos flancos".
Guilherme Fernandes: " Penso que vai encaixar na perfeição numa equipa como o Sporting"
As qualidades técnicas são evidentes, sobretudo no duelo individual. "O que posso dizer do Faye? O que salta à vista é a sua velocidade, aliada a um enorme potencial no 1x1. É muito forte na mudança de direção e ainda esta época, no jogo da primeira volta, nos criou enormes dificuldades. Tem golo e muita assistência. Penso que vai encaixar na perfeição numa equipa como o Sporting, rodeado de craques, vai poder ganhar um destaque ainda maior".
Também no plano mental, Guilherme Fernandes acredita que Faye está preparado para o desafio em Alvalade. "Está mais do que preparado para este desafio. Vem do Senegal, de famílias humildes e tem noção de que esta é uma oportunidade de uma vida. No Betis sempre foi muito trabalhador e acreditem que trabalhou muito para dar este salto".
Por fim, destaca a condição física do novo reforço dos leões, algo que pode ser determinante na integração imediata: "Está com muito andamento, muito jogo. Na segunda liga espanhola não há paragem de seleções, está a jogar e com muito ritmo. Se Rui Borges decidir dar-lhe minutos ele irá dar resposta total sobretudo em termos físicos".
Antigo treinador dos verdes e brancos acabou por comentar os rumores do mercado de transferências relacionados com o seu jogador
09 Jan 2026 | 10:15 |
Jorge Jesus abordou publicamente o interesse de vários emblemas na contratação de Wesley, como é o caso de Sporting e Benfica. O experiente técnico do Al Nassr admitiu a forte possibilidade de saída do extremo nesta janela de transferências. As declarações surgiram após o desaire da equipa de Riade diante do Al-Qadisiyah, por 2-1, na última quinta-feira.
Jorge Jesus sobre Wesley: "Pode ser negociado"
“Acreditamos na capacidade do Wesley, o interesse de clubes europeus nele não é por acaso. Jogou 20 minutos hoje e não foi a razão desta derrota. É um dos nossos avançados, é rápido e forte no um para um. É sem dúvida um dos jogadores estrangeiros que pode ser negociado neste mercado”, afirmou Jorge Jesus.
Durante o encontro decisivo da turma de Cristiano Ronaldo, o jovem criativo não integrou o 11 inicial. O jogador foi lançado na partida aos 74 minutos, substituindo Ayman Yahya para tentar virar o resultado. Apesar da tentativa de reação, não conseguiu evitar a derrota do Al Nassr, que perdeu terreno na luta pelo topo.
Do lado do Sporting, o interesse manifestado no passado enquadrou-se numa estratégia de prospeção focada em jogadores jovens, com perfil para evoluir e gerar impacto desportivo e financeiro. O Clube de Alvalade não avançou com nenhuma proposta concreta, mas acenou com 15 milhões de euros pelo jogador canarinho, como adiantou Ekrem Konur.
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.