Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2026 | 09:45 |
É negócio fechado. Chris Grombahi vai prosseguir a carreira na Bélgica, depois de Sporting e Club Brugge terem chegado a acordo para o empréstimo do extremo até ao final da temporada. O negócio inclui uma opção de compra de 2 milhões de euros, valor que poderá aumentar em mais 500 mil euros mediante o cumprimento de objetivos.
Com apenas 17 anos, o driblador já teve oportunidade de se estrear pela equipa principal. O jovem atacante foi utilizado no triunfo por 5-1 frente ao Alverca, a contar para a Allianz Cup, partida em que deixou boas indicações e chamou a atenção pela irreverência e qualidade no um-para-um.
No final desse encontro, o treinador Rui Borges não poupou elogios ao jogador de 17 anos, chegando mesmo a apelidá-lo de ‘Geovany Quenda II’, numa clara referência ao potencial e às semelhanças com outro dos jovens talentos emergentes da formação leonina. De resto, o jogador publicou uma mensagem de despedida, mas foi obrigado a apagar a mesma.
No Club Brugge, que terminou a fase de liga da Champions League no 19.º lugar, dará os primeiros passos na equipa B, que compete na 2.ª Liga belga, num contexto pensado para potenciar o seu desenvolvimento competitivo. O Sporting acompanha de perto a evolução do extremo, mantendo aberta a porta para um encaixe futuro caso o jogador confirme as expetativas.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Chris Grombahi soma 17 jogos pela equipa de sub-23 (cinco golos), seis pelos juniores (um golo e uma assistência) e um pela formação A. No total, o extremo disputou 1.596 minutos.
Italianos têm discutido a possibilidade de pagar uma taxa de empréstimo de cerca de 3 milhões, com uma opção ou cláusula obrigatória de compra
31 Jan 2026 | 09:29 |
O Nápoles está a intensificar contactos com o Sporting para assegurar a contratação de Alisson Santos, numa operação que pode render ao Clube de Alvalade cerca de 20 milhões no total. As negociações giram-se em torno de um empréstimo com uma cláusula de compra.
Os italianos têm discutido a possibilidade de pagar uma taxa de empréstimo de cerca de 3 milhões, com uma opção ou cláusula obrigatória de compra na ordem dos 17 milhões no final do período de cedência, dependendo de objetivos a definir entre os clubes.
Fontes italianas acrescentam que o clube de Antonio Conte vê Alisson como alternativa prioritária após dificuldades em fechar outras opções para o ataque e que o Nápoles já chegou a um princípio de acordo com os leões, ficando apenas dependente de detalhes finais.
As recentes contratações de Luis Guilherme e Souleymane Faye mudaram por completo o panorama. Neste momento, o jogador entende que perdeu espaço, apesar do golo no último jogo da Liga dos Campeões, e que a sua utilização/evolução será muito reduzida, pelo que está aberto a mudar de ares no imediato.
Nesta temporada, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 30 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 686 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou três golos e fez duas assistências.
Em recente entrevista, 'camisola 97' do Clube de Alvalade, afirma que está pronto para perseguir feito do atual jogador do Arsenal
30 Jan 2026 | 17:44 |
Luis Suárez, que tem 24 golos marcados em 32 jogos de leão ao peito, deixou claro que está pronto para ir atrás do recorde de Viktor Gyökeres (54 tentos em 52 partidas), em 2024/2025. Ainda para mais, o avançado internacional colombiano, sublinhou que se sente feliz de verde e branco, reforçando que a decisão de rumar ao Sporting - que tem titular em dúvida para o encontro com o Nacional -, no verão, foi "inteligente e sensata".
Luis Suárez: "Bater esse recorde de golos é um bom desafio"
"Nunca coloco um teto para o que posso conseguir, em cada época posso sempre melhorar. Penso que isso torna-me num melhor jogador. Bater esse recorde de golos é um bom desafio, mas não é algo que me mantenha acordado à noite. Gosto de cada jogo, de cada golo, de cada assistência. Gosto do processo, apenas isso", explicou o avançado, ao canal de televisão colombiano 'Win Sports'.
Após exibição de sonho, o camisola 97 ainda não esqueceu a épica vitória frente ao campeão europeu: "Foi perfeito. O prémio de MVP desse jogo também é muito especial. Andava a persegui-lo, até a minha mulher pressionou-me, entre aspas, para o conseguir. Em criança sonhamos com esse tipo de jogos e imaginamo-nos a marcar golos. Tive a sorte de marcar aqueles dois golos, mas a equipa fez um trabalho incrível para conseguir aqueles três pontos".
Luis Suárez: "Foi uma decisão muito inteligente e muito sensata"
Em relação ao ainda curto trajeto em Alvalade, Luis Suárez acredita que a decisão de rumar ao Sporting foi a melhor: "Não queria dar dois ou três passos em frente e depois ter de voltar para trás. Queria continuar a dar passos pequenos, mas seguros, daí a decisão de vir para cá. Penso que foi uma decisão muito inteligente e muito sensata."
O goleador mostra-se focado: "Assinei um contrato de cinco anos, já se passaram seis, quase sete meses. As coisas estão a correr muito bem. Estou concentrado no que aí vem, um jogo importante no campeonato, depois na Taça e obviamente ainda a próxima fase da Liga dos Campeões. Quando acabar, veremos o que acontece, mas como disse tenho um contrato longo e eu e a minha família estamos tranquilos. O importante é o trabalho no futebol", destacou.
Em torno de debate à volta do prestigiado prémio individual, antigo craque leonino, em recente entrevista, esclarece dúvidas
30 Jan 2026 | 16:33 |
Raphinha, atual avançado do Barcelona, falou da recente lista de votação da Bola de Ouro, onde acabou inesperadamente em quinto lugar, do impacto de Carlo Ancelotti no comando técnico da seleção brasileira e da influência decisiva de Hansi Flick na melhor época da carreira.
Raphinha: "Se tivesse de escolher, tinha-me colocado em primeiro lugar"
"Estava chateado. Esperava estar pelo menos entre os três primeiros. Se tivesse de escolher, colocava-me em primeiro lugar. Um prémio individual não pode basear-se numa só competição. Pelos títulos que ganhei, pelos números que fiz e por tudo o que entreguei dentro de campo, acredito sinceramente que merecia ter ganho", começou por dizer, em entrevista ao 'Sofascore'.
De seguida, o antigo extremo do Sporting - que tem dois novos jogadores em lista exclusiva da UEFA - destacou a importância de Carlo Ancelotti, como selecionador brasileiro: "Surpreendeu-me muito. A forma como trabalha, a maneira como se mantém próximo dos jogadores… isso faz uma diferença enorme. Com a chegada dele à seleção, voltámos a reconectar-nos. Sentes que o treinador confia em ti e isso muda tudo."
Raphinha: "Flick foi quem me fez ter a melhor época da minha vida"
Ao concluir, Raphinha destacou ainda o papel decisivo do atual técnico do Barcelona: "Flick foi quem me fez ter a melhor época da minha vida. Deu-me confiança quando acho que ninguém mais me deu — nem sequer eu próprio. Acreditou em mim num momento em que eu precisava disso".
Nesta temporada, com a camisola blaugrana, Raphinha – avaliado em 80 milhões de euros – realizou 21 jogos: 13 na La Liga, cinco na Liga dos Campeões, dois na Supertaça e um na Taça do Rei. Nos 1.363 minutos em que esteve em campo, o esquerdino marcou 13 golos e fez cinco assistências.
Mário Branco arma-se em engraçadinho e provoca Sporting; Adeptos furiosos com dirigente do Benfica
30 Jan 2026 | 13:21