Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Números não mentem! O impressionante registo de Rui Borges no Sporting após uma volta da Liga

Treinador da equipa verde e branca prepara-se para atingir marca importante no Clube de Alvalade e os números são muito positivos

No campeonato, Rui Borges ainda não perdeu qualquer jogo no comando técnico do Sporting, somando 11 vitórias e cinco empates
No campeonato, Rui Borges ainda não perdeu qualquer jogo no comando técnico do Sporting, somando 11 vitórias e cinco empates

  |

Icon Comentário0

Rui Borges está prestes a assinalar uma volta completa do campeonato no comando técnico do Sporting. Contratado ao Vitória de Guimarães, em dezembro de 2024, para substituir João Pereira, o treinador de 43 anos estreou-se no dérbi frente ao Benfica – que os leões venceram por 1-0, em Alvalade – e, diante do Gil Vicente, vai cumprir o 17º jogo ao leme dos verdes e brancos na Liga Portugal Betclic. E os registos muito positivos colocam o Sporting na rota do bicampeonato.


Entre as rondas 16 e 31 do campeonato, Rui Borges não perdeu qualquer encontro no comando técnico do Clube de Alvalade – somou 11 vitórias e cinco empates. O treinador pretende manter a invencibilidade nas últimas três jornadas da prova – diante de Gil Vicente, Benfica e Vitória de Guimarães – e, assim, ficar mais perto da conquista do título. Desde que chegou a Alvalade, Rui Borges apenas perdeu dois encontros e ambos na Liga dos Campeões. A equipa leonina foi derrotada pelo Leipzig, por 2-1, na Alemanha, na última jornada da fase de liga da prova milionária e, mais tarde, perdeu na receção ao Borussia Dortmund (0-3), na primeira-mão do play-off da competição.


A nível de títulos, Rui Borges almeja, nesta reta final de temporada, assegurar a ‘dobradinha’, juntando a conquista do campeonato à da Taça de Portugal. Vale lembrar que, em janeiro, o Sporting não conseguiu erguer a Taça da Liga, perdendo a final frente ao Benfica, em Leiria, no desempate por grandes penalidades, depois de uma igualdade 1-1 no tempo regulamentar.


O Sporting de Rui Borges destaca-se também pelos golos marcados. Em 16 jogos na Liga Portugal Betclic, os verdes e brancos marcaram 40 golos, somando 83 no total da prova. Nas últimas três jornadas, a equipa leonina vai procurar, pelo menos, igualar a marca conseguida na temporada passada - 96 golos no campeonato -, sob o comando de Ruben Amorim.

De resto, Rui Borges - que elogiou Conrad Harder - é o terceiro melhor treinador da primeira liga portuguesa, em 2024/25, em termos de pontuação. Somando os pontos amealhados ao serviço do Vitória de Guimarães – na primeira metade da época - e Sporting, o técnico de 43 anos conseguiu 61 pontos. Melhores apenas Bruno Lage (Benfica), com 68, e Carlos Carvalhal (Braga), com 63.



Futebol

Fernando Mendes dá conselho a Rui Borges acerca de pilar do Sporting: "Eu não o punha a jogar"

Elemento que passou pelos quadros verdes e brancos, e que se assumiu como referência para os adeptos dos leões, deixou palavras para o treinador

Fernando Mendes, que passou pelo Sporting, e que se assumiu como referência para os adeptos dos leões, deixou conselho a Rui Borges
Fernando Mendes, que passou pelo Sporting, e que se assumiu como referência para os adeptos dos leões, deixou conselho a Rui Borges

  |

Icon Comentário0

O Sporting entra na reta final do campeonato. Antes do dérbi decisivo com o Benfica, os leões defrontam o Gil Vicente, com alguns jogadores em risco para o jogo na luz. Fernando Mendes prestou declarações, recentemente, à Rádio Renascença, e deixou alguns conselhos a Rui Borges sobre como lidar com a situação. Relembrar que o comentador desportivo se indignou, recentemente, com uma atitude do técnico verde e branco.


A questão mais urgente prende-se com Morten Hjulmand, apesar de, tal como o dinamarquês, também Matheus Reis se encontrar a apenas um cartão amarelo de ficar impedido de jogar por uma partida. Fernando Mendes não tem dúvidas de qual seria a opção correta por parte de Rui Borges.


"Não jogaria. Eu não o punha a jogar, porque é um jogador importantíssimo, no Sporting. É o capitão, é o jogador que equilibra a equipa, é um jogador inteligente, é um jogador que, em termos agressivos, no bom sentido, faz alguma mossa nos adversários. Acima de tudo, é o capitão da equipa", começou por explicar o antigo jogador português.


O ex internacional português conta com passagem pelo Sporting (entre 1984 e 1989), antes de se transferir para o outro lado da 2ª. circular, onde representou o Benfica até 1993. Para terminar, falou também de Viktor Gyokeres, avançado dos leões.

"Há muitos anos que não via, no futebol português, um jogador com esta importância que tem na equipa. Praticamente, consegue resolver jogos sozinho", rematou Fernando Mendes, depois dos conselhos deixados a Rui Borges acerca de Morten Hjulmand.



Futebol

Morten Hjulmand à bica? Rui Borges toma decisão surpreendente antes do Benfica - Sporting

Apesar do aviso deixado por Varandas e do risco de suspensão, o treinador do Sporting já terá decidido o que vai fazer com o médio defensivo

Morten Hjulmand arrisca falhar o dérbi, mas Rui Borges mantém aposta no médio dinamarquês para o duelo do Sporting na próxima jornada, antes do Benfica
Morten Hjulmand arrisca falhar o dérbi, mas Rui Borges mantém aposta no médio dinamarquês para o duelo do Sporting na próxima jornada, antes do Benfica

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas lançou o alerta após a vitória diante do Rio Ave, revelando que Morten Hjulmand tem jogado condicionado fisicamente. A revelação do presidente do Sporting deixou os adeptos apreensivos quanto ao médio dinamarquês, mas a resposta foi dada em campo. No Bessa, frente ao Boavista, o médio de 25 anos, voltou a ser essencial, exibindo-se a bom nível e demonstrando estar pronto para os desafios decisivos que se aproximam.


Além da questão física, há agora outro risco a pesar na gestão de Hjulmand: os cartões amarelos. O internacional dinamarquês viu novo cartão frente ao Boavista e ficou à bica, ou seja, em risco de falhar o dérbi com o Benfica se vir novamente cartão no jogo contra o Gil Vicente. Apesar disso, Rui Borges não pretende abdicar de um dos pilares do meio-campo e deverá incluí-lo na ficha de jogo frente aos gilistas.


A decisão surpreende, tendo em conta a importância do dérbi da próxima jornada, mas mostra bem o nível de confiança e exigência da equipa técnica nesta reta final da temporada. Rui Borges sabe que o Sporting ainda tem muito por decidir e quer manter os melhores em campo sempre que possível. Diomande, por exemplo, estava igualmente em risco, viu cartão e ficará de fora por castigo.


Morten Hjulmand chegou a Alvalade na temporada passada e desde então que se tem notado a sua entrega e liderança em campo, sendo um dos verdadeiros pilares na equipa verde e branca. O capitão de equipa em duas temporadas já somou em 93 jogos, sete golos e seis assistências. 

O Sporting segue firme na luta pelo título e os próximos jogos são cruciais. Com a final da Taça de Portugal no horizonte e a visita à Luz, o treinador dos leões prefere manter o foco jogo a jogo. Hjulmand, apesar do risco, continua a merecer total confiança e será novamente aposta no onze inicial frente ao Gil Vicente, no próximo domingo, no Estádio José de Alvalade, às 20h30.



Futebol

Comentador desportivo rende-se a Gyokeres mas deixa aviso: "Sporting completamente dependente..."

As exibições e os golos do avançado internacional sueco continuam a impressionar tudo e todos e o goleador é alvo de muitos elogios

Na presente temporada, Viktor Gyokeres soma 52 golos e 12 assistências, em 48 jogos com a camisola do Sporting
Na presente temporada, Viktor Gyokeres soma 52 golos e 12 assistências, em 48 jogos com a camisola do Sporting

  |

Icon Comentário0

Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pela conquista do campeonato. Igualados no topo da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 75 pontos, leões e encarnados sabem que o dérbi marcado para a 33ª jornada, no Estádio da Luz, deverá ser determinante na decisão do título. Vasco Mendonça, comentador desportivo, fala sobre esse encontro e comenta a importância de Viktor Gyokeres na estratégia da equipa verde e branca.


“A três jornadas do fim, está tudo a postos para um dos despiques mais empolgantes de que há memória. Digo que está tudo a postos porque a vida é, neste momento, uma sucessão de acontecimentos de moderada relevância entre agora e o dérbi de 10 de maio”, começa por referir o também consultor de marketing, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola.


Vasco Mendonça realça ainda a importância do dérbi para as contas finais do título: “Muito daquilo que torna o próximo confronto entre Benfica e Sporting tão emocionante começa na possível consequência direta: uma vitória de qualquer uma das equipas — no caso do Benfica, por dois ou mais golos de diferença — pode garantir o título já nessa noite”.


Em seguida, Vasco Mendonça comenta o estilo de jogo da equipa verde e branca, destacando a preponderância de Viktor Gyokeres: “Sporting completamente dependente de Gyokeres, mas muito seguro de si nessa condição. Esse pragmatismo tem favorecido Rui Borges. A equipa chega a esta fase da temporada com a versão mais competente da única ideia de jogo que poderia garantir a este plantel do Sporting condições para lutar pelo título. Neste último ano ganhou força o hábito de diminuir as defesas adversárias por ainda não terem aprendido a impedir o sueco de marcar golos. Aqui chegados, talvez seja importante admitir que a tarefa não é fácil e está fora do alcance da esmagadora maioria dos defesas desta liga, tal é a facilidade revelada pelo sueco para repetir movimentos que já todos vimos dezenas de vezes”.

Ainda no mesmo texto de opinião, o comentador desportivo elogia as declarações públicas de Frederico Varandas, depois do jogo frente ao Rio Ave, na semana passada: “Não consigo avaliar negativamente a intervenção do presidente do Sporting. Não concordando com algumas coisas que disse, parece-me que o objetivo de galvanizar as tropas foi atingido. Digo-o com desportivismo e porque reconheço que Varandas tem sabido fazer o seu caminho”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Bruno Fernandes fala do último objetivo da época do Manchester United: "Não vai salvar nada"
Futebol

Bruno Fernandes fala do último objetivo da época do Manchester United: "Não vai salvar nada"

 

Icon Comentário0
Última hora! FPF de Proença ao ataque: Processo disciplinar contra Varandas e Sporting
Futebol

Última hora! FPF de Proença ao ataque: Processo disciplinar contra Varandas e Sporting

 

Icon Comentário0
Gyokeres indeciso! Avançado do Sporting ainda não deu o sim a transferência para…
Futebol

Gyokeres indeciso! Avançado do Sporting ainda não deu o sim a transferência para…

 

Icon Comentário0