Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

“O APOIO DOS SPORTINGUISTAS PODE SER FUNDAMENTAL”

Ricardo Ribeiro analisou a partida entre Sporting CP e SL Benfica

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Jan 2020 | 10:28 |

Icon Comentário0

É já amanhã, dia 1 de fevereiro, que se disputa o primeiro dérbi de basquetebol – equipa sénior - no Pavilhão João Rocha. Os eternos rivais lideram a LPB Placard ex-aequo, com apenas uma derrota. O Leonino falou com Ricardo Ribeiro, treinador da equipa de iniciados (sub-14), do Sporting CP, que analisou as duas formações. “A equipa encarnada apresenta como pontos fortes a qualidade e experiência do seu plantel, recheado de internacionais portugueses, norte americanos de qualidade e a experiência do treinador Carlos Lisboa. A equipa tem a rodagem da FIBA Eurocup, onde tem apresentado bons resultados, mas apresenta um maior desgaste de jogos. Betinho Gomes e Micah Downs deverão ser ausência por lesão. Destaques na equipa benfiquista, os já consagrados Fábio Lima, Eric Coleman e Damian Hollis que têm comando a equipa nos últimos jogos”, analisou, antes de passar à análise ao Sporting CP. “Na equipa construída de raiz pelo titulado Luís Magalhães, as ausências de Brandon Nazione e Cândido Sá fazem muita falta quando é preciso alguma rotação no jogo interior. Em termos estatísticos a equipa lidera a Liga em: pontos marcados, melhor defesa, ressaltos, roubos de bola e MVP, revelador da grande intensidade defensiva e trabalho coletivo, onde a espetacularidade de Abdul-Malik Abu, a competitividade de Travante Williams e a classe de James Ellisor têm entusiasmado os Sportinguistas e os amantes da modalidade”, disse Ricardo Ribeiro. Nas previsões para o jogo, o treinador da equipa de sub-14 disse esperar um jogo equilibrado. “Prevê-se um jogo equilibrado e decidido nos detalhes. O fator casa e o apoio dos Sportinguistas pode ser o impulso extra que a equipa precisa para bater o eterno rival”, terminou. O jogo começa às 16h00 e tem transmissão na RTP2.


Fotografia tirada do facebook do treinador.




Modalidades

Sporting ganha ao terceiro classificado da Liga e iguala Benfica, à condição, no primeiro lugar

Após triunfo categórico nas competições europeias, Clube de Alvalade vence fora de casa e segue na luta pela liderança dp Campeonato

Equipa de basquetebol do Sporting venceu a Ovarense por X-X, este sábado, dia 14 de fevereiro, em jogo da 15.ª jornada e iguala Benfica
Equipa de basquetebol do Sporting venceu a Ovarense por X-X, este sábado, dia 14 de fevereiro, em jogo da 15.ª jornada e iguala Benfica

14 Fev 2026 | 17:12 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Ovarense por 85-82, este sábado, dia 14 de fevereiro, em jogo da 15.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado na Arena de Ovar, os leões voltaram a vencer, depois do triunfo na FIBA Europe Cup.


No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 23-17. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (40-35). 


No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais equilibrado, mas o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais três pontos do que a Ovarense (59-56). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (85-82).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O base belga somou 17 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Diogo Ventura contabilizou 17 pontos e três assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 22.ª em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 27 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 21 de fevereiro, os leões disputam as meias-finais da Taça de Portugal e vão defrontar a Oliveirense, às 19h00, em Albufeira.



Modalidades

Sporting despede-se da Europa com grande vitória em casa

Equipa do Clube de Alvalade garantiu o seu único triunfo na sexta e última jornada da competição europeia na noite desta quarta-feira, 11 de fevereiro

A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza em partida válida para a última jornada da FIBA Europe Cup
A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza em partida válida para a última jornada da FIBA Europe Cup

11 Fev 2026 | 21:18 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza, por 92-73, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da sexta e última jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, fecharam com o primeiro triunfo.


Após a derrota frente ao Porto no último jogo, os verdes e brancos entraram melhores na partida e, no final do primeiro período, venciam por 24-21. No segundo parcial, a vantagem continuou do lado do Clube de Alvalade e, ao intervalo, a diferença era ligeiramente maior (51-46).


No terceiro parcial, os verdes e brancos 'cresceram' ainda mais no jogo e garantiram a entrada nos últimos dez minutos com uma distância tranquila de 20 pontos (78-58). No último período, o Sporting conseguiu manter-se em cima e fechar com uma vitória (92-73).


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga somou 24 pontos, três ressaltos e quatro assistências. Já Robby Robinson somou 19 pontos, dez ressaltos e duas assistência, números que se mostraram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 21.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães terminam a sua participação no terceiro lugar do Grupo M com sete pontos. O Bilbao Basket terminou em primeiro com 12, seguido de PAOK (dez) e Prievidza (sete). O próximo duelo, a contar para a 15.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 13 de fevereiro, frente à Ovarense, às 15h00, no reduto adversário.



Modalidades

Sporting condena comportamento de adepto de racismo a jogadores do Porto

Presente em ambiente de Clássico, apoiante do Clube dirigiu insultos a atletas do emblema rival. Leões prometem instaurar processo disciplinar

Em jogo para a 14.ª jornada do campeonato de basquetebol, Sporting - Porto, um adepto do Clube é condenado pela própria estrutura, após insultos racistas
Em jogo para a 14.ª jornada do campeonato de basquetebol, Sporting - Porto, um adepto do Clube é condenado pela própria estrutura, após insultos racistas

09 Fev 2026 | 13:16 |

Icon Comentário0

O Sporting condena o comportamento do adepto que dirigiu insultos racistas a basquetebolistas do Porto, no passado sábado, no decorrer do jogo entre os dois emblemas no Pavilhão João Rocha, assegurando que irá instaurar um processo disciplinar caso este seja sócio do Clube.


"O Sporting considera absolutamente inaceitável o comportamento do adepto, condena-o de forma firme e inequívoca e adoptará uma postura de total intolerância face a condutas desta natureza", revelou uma fonte oficial da estrutura leonina, à agência Lusa.


A mesma fonte acrescenta que, "como sempre, caso se confirme que o adepto em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de procedimento disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar".


Um dia depois do incidente, o Sporting explicou à Lusa que "o adepto foi de imediato retirado do Pavilhão João Rocha, tendo o Sporting iniciado os respetivos procedimentos internos de averiguação". O Porto deu nota do repúdio de "qualquer forma de racismo, discriminação ou discurso de ódio, práticas que não têm lugar no desporto nem na sociedade".

O incidente, que teve como alvo os basquetebolistas Wes Washpun e Javian Davis, foi denunciado no sábado pelo Porto, após a vitória no terreno dos leões, por 82-76, em jogo da 14.ª jornada do campeonato. De momento, após a derrota frente ao rival azul e branco, o Sporting encontra-se no segundo lugar da tabela com 25 pontos e dois do líder, Benfica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting cede perante o Porto e acaba derrotado em casa
Modalidades

Sporting cede perante o Porto e acaba derrotado em casa

07 Fev 2026 | 16:29

Icon Comentário0
Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"
Modalidades

Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"

06 Fev 2026 | 17:16

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título

05 Fev 2026 | 14:40

Icon Comentário0