Futebol
Titular do Sporting abatido com desastre na final da Taça: "Torreense quis ganhar mais do que nós"
25 Mai 2026 | 13:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Mar 2020 | 16:57 |
César Prates jogou no Sporting CP entre 1999/2000 e 2002/2003, tendo sido campeão nacional por duas vezes, além da conquista de uma Taça de Portugal e de duas Supertaças. O lateral direito fez 116 jogos com a camisola verde e branca e marcou três golos. O brasileiro deu uma entrevista ao UOL, onde contou como chegou ao Sporting CP.
"Quando cheguei ao Sporting CP eles tiveram que estipular o valor do meu passe, e ao estipular o valor eu fiz um contrato de seis meses também lá. E o que aconteceu: eu disputei a final da competição e com três meses da estreia eu fiz golo, 1-0 e foi golo meu. O lateral não passava do meio-campo e eu acabei fazendo os dois setores, eram os duelos com os extremos e eu ajudava, então, mudou todo o estilo de jogo. O Campeonato Português era uma loucura, porque os portugueses gostam de estudar o futebol, e eu cheguei com uma característica diferente, marcando e apoiando, eu não falhava atrás e ainda chegava na frente, eu tornei-me o melhor assistente da equipa. Então, o que aconteceu, mudou tudo, o Sporting efetuou a minha compra e eu nem sabia”, disse.
Depois a conversa mudou para Cristiano Ronaldo, jogador que estava a começar a aparecer na equipa principal dos leões.
"Sim, eu acompanhei tudo, ele estava lá connosco, era um menino que tinha 16 anos na época, eu tenho 10 anos mais do que ele. Ele tinha 16 anos, era um menino, e eu tinha 26 anos, era um período que ele estava lá. Ele era um menino que gostava de aprender desde cedo, então juntou a fome e a comida, porque eu também gostava de aprender e ele gostava de aprender. Conversava muito com ele. Eu era próximo, quando eu ia cobrar livres, ele estava sempre junto. Foi muito interessante o convívio com ele”, disse, antes de explicar que ajudou Ronaldo a aprender a bater livres.
"A equipa tinha dois batedores, era eu e o André Cruz. Para aprender a bater com o pé esquerdo, o André Cruz tinha uma característica, a minha característica era diferente, a minha batida na bola era diferente. Por ser destro, eu ensinava, ajustava o corpo dele, mostrava onde se posicionar para poder alcançar os dois lados da baliza para poder bater, tanto do lado direito ou esquerdo do guarda-redes, o tempo de partida quando o juiz apita, partes para a bola e surpreendes o guarda-redes, o ventinho da bola, como ajustar a bola por baixo de como, vai virar a bola também... São detalhes que eu aprendi com o Dorinho, no Internacional. O Dorinho foi jogador do Internacional, ele quem me ensinou isso aí e eu fui passando para frente. A fase que ele estava ali connosco, nós ganhamos o título no primeiro ano, e no segundo ano houve a transição, mudou o treinador e não era uma fase boa do Sporting, aquele ano nós só fomos campões da Taça de Portugal. Ele era torcedor do Sporting, com 16 anos, às vezes indo para o banco de suplentes, estava sendo amadurecido, então ele chorava, chorava, porque nós perdíamos e a equipa não estava numa fase boa. Estava sempre por perto passando a mão na cabeça ajustando ele, ajudando ele”, contou. Por fim, ainda sobre Cristiano Ronaldo, César Prates contou como o jogador se tornou, na sua opinião, o melhor do mundo.
"Olha, o Cristiano foi exemplo de uma obsessão focada e a minha carreira também foi isso. Se eu não tivesse a obsessão focada por aquilo que eu entendia, que era usar toda a minha força e velocidade e a aliar com técnica e com sabedoria dentro de campo para jogar bem posicionado, eu não teria chegado a lugar nenhum. O Cristiano foi essa obsessão focada e o que eu dou para ele é os parabéns. Ficamos felizes que ele tenha chegado ao lugar que ele me falou um dia que chegaria. Tem uma coisa que ficou muito clara para mim foi aquilo que eu ouvi do Cristiano, talvez poucas pessoas ouviram, depois ouviram publicamente ele falar, mas eu pessoalmente, estando com ele naquele dia e eu ouvi ele falando assim: 'que ele iria se tornar o melhor jogador do mundo'. É uma loucura, vimos ele transformar-se no melhor jogador do mundo. Entre ele e Messi, o Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não, ele nasceu com uma condição, um dom para jogar futebol, e ele se tornou nessa obsessão focada um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do mundo. O talento já está em ti, no caso o Messi, o dom está dentro de ti também, mas tem outros casos que é preciso desenvolver. Eu aprendi na minha vida a desenvolver as coisas, por exemplo, eu estou aqui na minha casa, eu estou com o violão, tenho o meu sistema de som aqui, a minha família toda toca e canta, todos os meus tios, avós e o que acontece? Eu não, eu só queria o futebol, mas chegou um tempo que eu desenvolvi isso que estava dentro de mim, eu tinha o dom para tocar e para cantar, e o que eu fiz? Desenvolvi, com o Cristiano foi a mesma coisa, não é como alguns que não fazem técnica vocal, não fazem nada e já acontece, não, eu desenvolvi isso e com o Cristiano foi isso. Entre ele e o Messi, o Messi nasceu com aquilo, não se vê que ele treina normalmente, e o Cristiano não treina normalmente, o Cristiano chega antes e sai depois", finalizou.
Derrota do Clube de Alvalade na final da Taça de Portugal contra o Torreense continua a provocar fortes reações no universo leonino
25 Mai 2026 | 17:50 |
A temporada sem títulos do Sporting continua a gerar enorme contestação no universo leonino e Frederico Varandas voltou a ser um dos principais alvos das críticas após a derrota frente ao Torreense na final da Taça de Portugal. Nuno Sousa, antigo candidato à presidência do Clube de Alvalade, analisou o momento dos verdes e brancos e deixou duras palavras para a liderança dos leões, comparando Frederico Varandas a Pinto da Costa.
N. Sousa: "Vemos é que o Frederico Varandas copia muito Pinto da Costa"
"Vemos é que o Frederico Varandas copia muito Pinto da Costa: os timings, aquilo que passa cá para fora, mas não tem, de longe, a experiência e cultura que ele tinha. Aquela fina ironia é muito difícil de fazer. E a renovação de Rui Borges foi um pouco isso: "ah não ganhamos? Então vou renovar"... como um bad boy", afirmou ao jornal Record.
O antigo candidato considera mesmo que a atitude de Varandas acabou por prejudicar o Sporting ao longo da época. "Sinto que tem havido aqui alguma sobranceria do presidente em relação aos adversários... quase a picá-los e, quando assim é, nunca dá bons resultados. Mesmo que seja campeão, é preciso ser humilde", apontou.
N. Sousa: "Rui Borges olha para o banco e tem de espremer sempre os mesmos"
Nuno Sousa também deixou críticas muito fortes à gestão física e médica do plantel verde e branco. "Foi tudo pago ali: a gestão médica e física do plantel. Quando vi que íamos a prolongamento ainda achei que se iria superiorizar, mas não. Não consigo criticar totalmente o treinador perante aquilo que aconteceu esta época. A direção não deu os melhores reforços e, se calhar, Rui Borges olha para o banco e tem de espremer sempre os mesmos", explicou.
As críticas estenderam-se ainda ao departamento médico e às contratações feitas pelo Sporting durante a temporada. "Por mais que se diga que o Sporting tem o melhor departamento médico... a verdade é que não vemos nada disso. É propaganda. Depois de terem uma lesão, os jogadores demoram muito tempo a recuperar: o Pote é logo o exemplo acabado. Começa a época e chega a dezembro e parece que está nas últimas. E depois estas contratações que não se percebe muito bem o fio condutor", referiu.
Jogador de 23 anos recorreu às redes sociais após encerramento da temporada e publicou texto em tom de despedida do Nápoles
25 Mai 2026 | 16:06 |
Alisson Santos deixou no ar a possibilidade de ter realizado o último jogo pelo Nápoles. O extremo brasileiro, emprestado pelo Sporting ao clube italiano, recorreu às redes sociais após o encerramento da temporada e publicou uma mensagem... em tom de despedida.
Alisson: “Last Dance... Infelizmente não consegui ajudar da maneira que eu queria"
“Last Dance... Infelizmente não consegui ajudar da maneira que eu queria, mas muito feliz pela vitória da nossa equipa em casa. Hora de descansar e renovar as energias... Espero que tudo fique logo bem para que eu possa estar pronto e preparado para a próxima temporada”, escreveu o atleta, que saiu lesionado aos 10 minutos.
Desde que chegou a Itália, em fevereiro, Alisson conseguiu ganhar espaço no Nápoles e terminou a temporada com quatro golos em 15 jogos, ajudando a equipa a assegurar o segundo lugar na Serie A. Apesar do pouco tempo no clube, o brasileiro mostrou-se agradecido pela experiência vivida.
“Agradeço a Deus por tudo vivido até aqui, para mim é um sonho realizado poder ter vestido, jogado e vibrado com a ‘Maglia del Napoli’, onde fui muito bem recebido e acarinhado desde o primeiro dia em que cheguei. Também agradeço aos adeptos do Nápoles e a toda cidade de Napoli pelo apoio e carinho que sempre me deram dia após dia. Gigantes”, concluiu.
Apesar da mensagem, o futuro do jogador continua em aberto, uma vez que o Nápoles mantém uma opção de compra, enquanto Alisson Santos continua ligado contratualmente ao Sporting até 2030. Nas últimas semanas, o Barcelona demonstrou interesse no atleta.
Golaço de Alisson pelo Nápoles:
Derrota do Clube de Alvalade frente ao Torreense na final da Taça de Portugal continua a provocar forte contestação no universo leonino
25 Mai 2026 | 15:21 |
A derrota do Sporting frente ao Torreense na final da Taça de Portugal continua a provocar forte contestação. Entre as vozes mais críticas surgiu Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, que exigiu a saída de Frederico Varandas e Rui Borges.
J. Marta Soares: "O presidente e o treinador deveriam fazer as malas e parar de fazer mal ao Clube"
“O Sporting tem de fazer já um 2 em 1: o presidente e o treinador deveriam fazer as malas e parar de fazer mal ao Clube”, afirmou, considerando ainda que Rui Borges “não tem estatuto para treinar” os leões. O ex dirigente questionou também a renovação contratual do treinador, mostrando-se surpreendido com a decisão.
“Não sei em que circunstâncias vai gerir a parte desportiva com um técnico, quando diz que vencendo a Taça de Portugal estava feita a época”, disse, antes de classificar a renovação como “um tiro nos pés. Mas de canhão... não de pistola”.
Além das críticas à estrutura, Jaime Marta Soares deixou ainda reparos à atitude de alguns jogadores durante a final, apontando diretamente a Pote e Francisco Trincão: “Vimos alguns jogadores a arrastarem-se em campo. Mais valia entrar só com nove”, atirou.
Em jeito de conclusão, voltou a visar o líder máximo dos leões: “Não tenho nada contra Frederico Varandas e tenho respeito pessoal e profissional, mas não enquanto presidente do Sporting. Não lhe reconheço mérito suficiente e foi o quebrar de tudo. Ganhámos o quê este ano? O apuramento direto para a Liga dos Campeões? Pelo menos isso”, concluiu.
Titular do Sporting abatido com desastre na final da Taça: "Torreense quis ganhar mais do que nós"
25 Mai 2026 | 13:43
Sporting garante acesso direto à Liga dos Campeões; Saiba em que pote estão os leões
25 Mai 2026 | 12:58
Júlio Isidro desiludido com derrota desastrosa do Sporting na final da Taça de Portugal
25 Mai 2026 | 13:21