Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"O CRISTIANO CHORAVA QUANDO PERDÍAMOS"

Antigo lateral brasileiro falou sobre a chegada ao Sporting CP e sobre Cristiano Ronaldo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Mar 2020 | 15:57 |

Icon Comentário0

César Prates jogou no Sporting CP entre 1999/2000 e 2002/2003, tendo sido campeão nacional por duas vezes, além da conquista de uma Taça de Portugal e de duas Supertaças. O lateral direito fez 116 jogos com a camisola verde e branca e marcou três golos. O brasileiro deu uma entrevista ao UOL, onde contou como chegou ao Sporting CP.


"Quando cheguei ao Sporting CP eles tiveram que estipular o valor do meu passe, e ao estipular o valor eu fiz um contrato de seis meses também lá. E o que aconteceu: eu disputei a final da competição e com três meses da estreia eu fiz golo, 1-0 e foi golo meu. O lateral não passava do meio-campo e eu acabei fazendo os dois setores, eram os duelos com os extremos e eu ajudava, então, mudou todo o estilo de jogo. O Campeonato Português era uma loucura, porque os portugueses gostam de estudar o futebol, e eu cheguei com uma característica diferente, marcando e apoiando, eu não falhava atrás e ainda chegava na frente, eu tornei-me o melhor assistente da equipa. Então, o que aconteceu, mudou tudo, o Sporting efetuou a minha compra e eu nem sabia”, disse.


Depois a conversa mudou para Cristiano Ronaldo, jogador que estava a começar a aparecer na equipa principal dos leões.


"Sim, eu acompanhei tudo, ele estava lá connosco, era um menino que tinha 16 anos na época, eu tenho 10 anos mais do que ele. Ele tinha 16 anos, era um menino, e eu tinha 26 anos, era um período que ele estava lá. Ele era um menino que gostava de aprender desde cedo, então juntou a fome e a comida, porque eu também gostava de aprender e ele gostava de aprender. Conversava muito com ele. Eu era próximo, quando eu ia cobrar livres, ele estava sempre junto. Foi muito interessante o convívio com ele”, disse, antes de explicar que ajudou Ronaldo a aprender a bater livres.

"A equipa tinha dois batedores, era eu e o André Cruz. Para aprender a bater com o pé esquerdo, o André Cruz tinha uma característica, a minha característica era diferente, a minha batida na bola era diferente. Por ser destro, eu ensinava, ajustava o corpo dele, mostrava onde se posicionar para poder alcançar os dois lados da baliza para poder bater, tanto do lado direito ou esquerdo do guarda-redes, o tempo de partida quando o juiz apita, partes para a bola e surpreendes o guarda-redes, o ventinho da bola, como ajustar a bola por baixo de como, vai virar a bola também... São detalhes que eu aprendi com o Dorinho, no Internacional. O Dorinho foi jogador do Internacional, ele quem me ensinou isso aí e eu fui passando para frente. A fase que ele estava ali connosco, nós ganhamos o título no primeiro ano, e no segundo ano houve a transição, mudou o treinador e não era uma fase boa do Sporting, aquele ano nós só fomos campões da Taça de Portugal. Ele era torcedor do Sporting, com 16 anos, às vezes indo para o banco de suplentes, estava sendo amadurecido, então ele chorava, chorava, porque nós perdíamos e a equipa não estava numa fase boa. Estava sempre por perto passando a mão na cabeça ajustando ele, ajudando ele”, contou. Por fim, ainda sobre Cristiano Ronaldo, César Prates contou como o jogador se tornou, na sua opinião, o melhor do mundo.


"Olha, o Cristiano foi exemplo de uma obsessão focada e a minha carreira também foi isso. Se eu não tivesse a obsessão focada por aquilo que eu entendia, que era usar toda a minha força e velocidade e a aliar com técnica e com sabedoria dentro de campo para jogar bem posicionado, eu não teria chegado a lugar nenhum. O Cristiano foi essa obsessão focada e o que eu dou para ele é os parabéns. Ficamos felizes que ele tenha chegado ao lugar que ele me falou um dia que chegaria. Tem uma coisa que ficou muito clara para mim foi aquilo que eu ouvi do Cristiano, talvez poucas pessoas ouviram, depois ouviram publicamente ele falar, mas eu pessoalmente, estando com ele naquele dia e eu ouvi ele falando assim: 'que ele iria se tornar o melhor jogador do mundo'. É uma loucura, vimos ele transformar-se no melhor jogador do mundo. Entre ele e Messi, o Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não, ele nasceu com uma condição, um dom para jogar futebol, e ele se tornou nessa obsessão focada um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do mundo. O talento já está em ti, no caso o Messi, o dom está dentro de ti também, mas tem outros casos que é preciso desenvolver. Eu aprendi na minha vida a desenvolver as coisas, por exemplo, eu estou aqui na minha casa, eu estou com o violão, tenho o meu sistema de som aqui, a minha família toda toca e canta, todos os meus tios, avós e o que acontece? Eu não, eu só queria o futebol, mas chegou um tempo que eu desenvolvi isso que estava dentro de mim, eu tinha o dom para tocar e para cantar, e o que eu fiz? Desenvolvi, com o Cristiano foi a mesma coisa, não é como alguns que não fazem técnica vocal, não fazem nada e já acontece, não, eu desenvolvi isso e com o Cristiano foi isso. Entre ele e o Messi, o Messi nasceu com aquilo, não se vê que ele treina normalmente, e o Cristiano não treina normalmente, o Cristiano chega antes e sai depois", finalizou.


Futebol

A viver momento feliz no Sporting, Luis Suárez recebe grande novidade

Em consequência à brilhante fase que tem vivido, superando todas as expectativas, 'camisola 97' do Clube de Alvalade recebe boas notícias

Após brilhantes meses ao serviço do Sporting, Luis Suárez foi, novamente, convocado para a seleção colombiana
Após brilhantes meses ao serviço do Sporting, Luis Suárez foi, novamente, convocado para a seleção colombiana

20 Mar 2026 | 13:54 |

Icon Comentário0

Luis Suárez foi convocado para a seleção colombiana. O 'camisola 97' do Sporting irá defender as cores do seu país nos encontros de preparação com Croácia e França, nos Estados Unidos da América, dia 26 e 29 de março, respetivamente.


O estágio da seleção da Colômbia começa este sábado, dia 21 de março, em Orlando. Contudo, Suárez apresentar-se-á mais tarde, pois o Sporting visitará o reduto do Alverca no domingo, às 18h00, em jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma sul-americana será adversária de Portugal no Grupo K do Mundial.


Também Richard Ríos, seu compatriota e rival no campeonato, foi chamado por Néstor Lorenzo. Quando voltarem a Portugal, os dois colombianos vão preparar-se para se defrontarem, no dérbi lisboeta. O encontro entre Sporting e Benfica está marcado para 19 de abril, ainda sem confirmação oficial.


Recorde-se que Luis Suárez - que voltou a ser distinguido no campeonatoé o melhor marcador do campeonato, com 23 golos em 24 jogos, assumindo-se como a principal referência ofensiva da equipa de Rui Borges. Mais do que marcar, tem sido constante, decisivo e praticamente indispensável no ataque leonino.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 41 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.321 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 32 golos e fez cinco assistências.



Futebol

Luís Freire chama dupla do Sporting aos sub-21, mas ignora craque em destaque

Selecionador Nacional do jovem escalão das quinas apresentou a sua lista de convocados no início da tarde desta sexta-feira, dia 20 de março

Do Sporting, Luís Freire convocou João Simões, João Muniz e Rodrigo Ribeiro, que está emprestado, para a equipa de sub-21
Do Sporting, Luís Freire convocou João Simões, João Muniz e Rodrigo Ribeiro, que está emprestado, para a equipa de sub-21

20 Mar 2026 | 13:38 |

Icon Comentário0

Luís Freire, selecionador dos Sub-21 de Portugal, revelou, esta sexta-feira, dia 20 de março, os convocados para os próximos jogos de qualificação para o Europeu de 2027, frente a Azerbaijão (dia 27) e Escócia (31), com várias novidades. Do Sporting foram chamados João Simões, João Muniz e Rodrigo Ribeiro, que está emprestado.


Uma das principais novidades desta lista acaba por ser Mateus Mané, do Wolverhampton, que terá escolhido representar Portugal e não Inglaterra. De resto, Mathias Amorim e Gustavo Sá, ambos referenciados pelo Sporting, também entram nas escolhas.


Quem também acabou por ser incluído na convocatória de Luís Freire foi Youssef Chermiti, que se encontra ao serviço dos Rangers. O antigo avançado do Sporting chegou a ser associado a uma possível chamada para a Seleção Nacional A, por Roberto Martínez, mas tal acabou por não se suceder. Vale lembrar a ausência de Rafael Nel, que até se estreou recentemente ao marcar pelos leões na Liga dos Campeões.


Vale lembrar que as partidas já referidas prosseguem a qualificação de Portugal para o Euro 2027 do escalão, onde os comandados de Luís Freire enfrentarão, igualmente, no Grupo B, as equipas da Bulgária, Chéquia e Gibraltar.

Confira a convocatória completa:


Guarda-redes: André Gomes (FC Alverca), Gonçalo Ribeiro (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga);

Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Diogo Monteiro (FC Arouca), Gabriel Brás (FC Porto), João Muniz (Sporting CP), Leonardo Barroso (Chicago Fire FC), Rodrigo Rêgo (SL Benfica), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (FC Felgueiras);

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Diogo Sousa (Vitória SC), Gonçalo Moreira (SL Benfica), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP) e Mathias de Amorim (FC Famalicão);

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Mateus Mané (Wolverhampton Wanderers FC), Noah Saviolo (Vitória SC), Rodrigo Ribeiro (FC Augsburg), Roger Fernandes (Al Ittihad) e Youssef Chermiti (Rangers FC);


Futebol

Sem Cristiano Ronaldo, Roberto Martínez chama quarteto do Sporting à Seleção

Selecionador Nacional divulgou, esta sexta-feira, dia 20 de março, a convocatória das quinas na última lista antes do Mundial 2026

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão foram os jogadores do Sporting chamados por Roberto Martínez, sem Cristiano Ronaldo
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão foram os jogadores do Sporting chamados por Roberto Martínez, sem Cristiano Ronaldo

20 Mar 2026 | 12:50 |

Icon Comentário0

Roberto Martínez divulgou esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, os convocados de Portugal para os amigáveis antes do Campeonato do Mundo de 2026, diante dos Estádios Unidos da América e México. Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão foram os jogadores do Sporting selecionados pelo técnico.


Numa convocatória sem Cristiano Ronaldo - que se encontra afastado após lesão sofrida ao serviço do Al Nassr -, destaca-se também a ausência de Paulinho na lista, mas não só: Eduardo Quaresma também não entrou nas escolhas do treinador espanhol.


Roberto Martínez repetiu os mesmos jogadores do Sporting da última convocatória, mas a surpresa entra na categoria de ex: Mateus Fernandes, do West Ham, foi chamado pelo técnico. Ainda no que toca a outros futebolistas que passaram por Alvalade, destaque para os seguintes: Renato Veiga, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Bruno Fernandes e Rafael Leão.


A lista de convocados agora revelada da Seleção Nacional diz respeito aos particulares frente a México e Estados Unidos, que se realizam respetivamente nos dias 29 deste mês (02h00) e 1 de abril (00h07), e justificou as suas escolhas.

Confira a lista de convocados:


Guarda-redes: Diogo Costa (Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton)

Defesas: Matheus Nunes (Manchester City), João Cancelo (Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), Nuno Mendes (PSG), Gonçalo Inácio (Sporting), Renato Veiga (Villarreal), António Silva (Benfica) e Tomás Araújo (Benfica)

Médios: Rúben Neves (Al Hilal), Samu Costa (Maiorca), Mateus Fernandes (West Ham), Vitinha (PSG), João Neves (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Rodrigo Mora (Porto) e Pedro Gonçalves (Sporting)

Avançados: Ricardo Horta (Braga), Pedro Neto (Chelsea), Gonçalo Guedes (Real Sociedad), Rafael Leão (Milan), Francisco Conceição (Juventus), Francisco Trincão (Sporting), João Félix (Al Nassr) e Gonçalo Ramos (PSG)


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Após épica passagem aos 'oitavos', Sporting vê trio na equipa da semana da Champions
Futebol

Após épica passagem aos 'oitavos', Sporting vê trio na equipa da semana da Champions

20 Mar 2026 | 11:34

Icon Comentário0
Jogador do Sporting que esteve afastado por 126 dias é chamado à seleção
Futebol

Jogador do Sporting que esteve afastado por 126 dias é chamado à seleção

20 Mar 2026 | 12:29

Icon Comentário0
Rui Borges prepara grandes mudanças para evitar problemas no Alverca - Sporting
Futebol

Rui Borges prepara grandes mudanças para evitar problemas no Alverca - Sporting

20 Mar 2026 | 12:19

Icon Comentário0