Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"O CRISTIANO CHORAVA QUANDO PERDÍAMOS"

Antigo lateral brasileiro falou sobre a chegada ao Sporting CP e sobre Cristiano Ronaldo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

29 Mar 2020 | 15:57 |

Icon Comentário0

César Prates jogou no Sporting CP entre 1999/2000 e 2002/2003, tendo sido campeão nacional por duas vezes, além da conquista de uma Taça de Portugal e de duas Supertaças. O lateral direito fez 116 jogos com a camisola verde e branca e marcou três golos. O brasileiro deu uma entrevista ao UOL, onde contou como chegou ao Sporting CP.


"Quando cheguei ao Sporting CP eles tiveram que estipular o valor do meu passe, e ao estipular o valor eu fiz um contrato de seis meses também lá. E o que aconteceu: eu disputei a final da competição e com três meses da estreia eu fiz golo, 1-0 e foi golo meu. O lateral não passava do meio-campo e eu acabei fazendo os dois setores, eram os duelos com os extremos e eu ajudava, então, mudou todo o estilo de jogo. O Campeonato Português era uma loucura, porque os portugueses gostam de estudar o futebol, e eu cheguei com uma característica diferente, marcando e apoiando, eu não falhava atrás e ainda chegava na frente, eu tornei-me o melhor assistente da equipa. Então, o que aconteceu, mudou tudo, o Sporting efetuou a minha compra e eu nem sabia”, disse.


Depois a conversa mudou para Cristiano Ronaldo, jogador que estava a começar a aparecer na equipa principal dos leões.


"Sim, eu acompanhei tudo, ele estava lá connosco, era um menino que tinha 16 anos na época, eu tenho 10 anos mais do que ele. Ele tinha 16 anos, era um menino, e eu tinha 26 anos, era um período que ele estava lá. Ele era um menino que gostava de aprender desde cedo, então juntou a fome e a comida, porque eu também gostava de aprender e ele gostava de aprender. Conversava muito com ele. Eu era próximo, quando eu ia cobrar livres, ele estava sempre junto. Foi muito interessante o convívio com ele”, disse, antes de explicar que ajudou Ronaldo a aprender a bater livres.

"A equipa tinha dois batedores, era eu e o André Cruz. Para aprender a bater com o pé esquerdo, o André Cruz tinha uma característica, a minha característica era diferente, a minha batida na bola era diferente. Por ser destro, eu ensinava, ajustava o corpo dele, mostrava onde se posicionar para poder alcançar os dois lados da baliza para poder bater, tanto do lado direito ou esquerdo do guarda-redes, o tempo de partida quando o juiz apita, partes para a bola e surpreendes o guarda-redes, o ventinho da bola, como ajustar a bola por baixo de como, vai virar a bola também... São detalhes que eu aprendi com o Dorinho, no Internacional. O Dorinho foi jogador do Internacional, ele quem me ensinou isso aí e eu fui passando para frente. A fase que ele estava ali connosco, nós ganhamos o título no primeiro ano, e no segundo ano houve a transição, mudou o treinador e não era uma fase boa do Sporting, aquele ano nós só fomos campões da Taça de Portugal. Ele era torcedor do Sporting, com 16 anos, às vezes indo para o banco de suplentes, estava sendo amadurecido, então ele chorava, chorava, porque nós perdíamos e a equipa não estava numa fase boa. Estava sempre por perto passando a mão na cabeça ajustando ele, ajudando ele”, contou. Por fim, ainda sobre Cristiano Ronaldo, César Prates contou como o jogador se tornou, na sua opinião, o melhor do mundo.


"Olha, o Cristiano foi exemplo de uma obsessão focada e a minha carreira também foi isso. Se eu não tivesse a obsessão focada por aquilo que eu entendia, que era usar toda a minha força e velocidade e a aliar com técnica e com sabedoria dentro de campo para jogar bem posicionado, eu não teria chegado a lugar nenhum. O Cristiano foi essa obsessão focada e o que eu dou para ele é os parabéns. Ficamos felizes que ele tenha chegado ao lugar que ele me falou um dia que chegaria. Tem uma coisa que ficou muito clara para mim foi aquilo que eu ouvi do Cristiano, talvez poucas pessoas ouviram, depois ouviram publicamente ele falar, mas eu pessoalmente, estando com ele naquele dia e eu ouvi ele falando assim: 'que ele iria se tornar o melhor jogador do mundo'. É uma loucura, vimos ele transformar-se no melhor jogador do mundo. Entre ele e Messi, o Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não, ele nasceu com uma condição, um dom para jogar futebol, e ele se tornou nessa obsessão focada um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do mundo. O talento já está em ti, no caso o Messi, o dom está dentro de ti também, mas tem outros casos que é preciso desenvolver. Eu aprendi na minha vida a desenvolver as coisas, por exemplo, eu estou aqui na minha casa, eu estou com o violão, tenho o meu sistema de som aqui, a minha família toda toca e canta, todos os meus tios, avós e o que acontece? Eu não, eu só queria o futebol, mas chegou um tempo que eu desenvolvi isso que estava dentro de mim, eu tinha o dom para tocar e para cantar, e o que eu fiz? Desenvolvi, com o Cristiano foi a mesma coisa, não é como alguns que não fazem técnica vocal, não fazem nada e já acontece, não, eu desenvolvi isso e com o Cristiano foi isso. Entre ele e o Messi, o Messi nasceu com aquilo, não se vê que ele treina normalmente, e o Cristiano não treina normalmente, o Cristiano chega antes e sai depois", finalizou.


Futebol

Seba Coates deixa mensagem e pilar do Sporting responde: "Temos muitos"

Antigo capitão verde e branco deixou uma mensagem especial a um elemento da equipa dos leões que cumpriu uma marca especial no Clube

Seba Coates, antigo capitão do Sporting, deixou uma mensagem especial a um elemento da equipa dos leões que cumpriu uma marca especial no Clube
Seba Coates, antigo capitão do Sporting, deixou uma mensagem especial a um elemento da equipa dos leões que cumpriu uma marca especial no Clube

30 Ago 2025 | 15:42 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand - que foi convocado para representar a Dinamarca - cumpriu o jogo 100 de leão ao peito no Nacional - Sporting da terceira jornada da Liga Portugal Betclic. O médio verde e branco foi presenteado com mensagens de vários capitães das diferentes equipas verdes e brancas, contando ainda com algumas palavras de Seba Coates, antigo defesa-central dos leões.


Morten Hjulmand: "É o meu objetivo: ganhar mais títulos"


O Sporting partilhou um vídeo, através dos seus canais oficiais, onde Morten Hjulmand é confrontado com várias perguntas de diferentes figuras do Sporting. O médio dos leões começou por responder a Salvador Salvador, acerca dos discursos no balneário: "Ainda não fiz um discurso em português. Sinto-me mais tranquilo em inglês ainda. Então falo em inglês".


"Eu tento sempre meter energia positiva quando as coisas não correm bem. Não acontece muitas vezes, mas eu tento sempre", respondeu, de seguida, a João Matos, antes de explicar a Diogo Ventura, da equipa de basquetebol, o que sentiu quando entrou em campo na partida frente ao Gil Vicente, na época passada.

"Eu estava tranquilo ainda. Mas percebi também a importância daquele jogo. Acho que é também a nossa qualidade ter calma quando a situação é difícil. Estávamos quase a perder o campeonato, mas tivemos calma e ganhámos o jogo". Contou, depois, que o jogo mais importante "foi contra o Vitória no ano passado, quando ganhámos no nosso estádio e eu ganhei o meu primeiro título como capitão", sem esquecer o momento mais marcante, quando chegou ao Marquês, em 2024.


Respondeu, depois, a três antigos capitães do Sporting. "Para mim é sempre importante ganhar títulos. Então eu vou experimentar ganhar mais títulos no clube. É o meu objetivo: ganhar mais títulos", explicou a Adrien Silva, para dizer, de seguida, a Iordanov, que percebe a responsabilidade da sua função no Sporting, onde está contente. Por último, falou com Coates, a quem deixou elogios por ter sido uma referência para si, sem esquecer: "Preciso sempre de ajudar os miúdos no balneário. Temos muitos".

A terminar, respondeu aos atuais colegas de equipa. Com Gonçalo Inácio, brincou com a roupa do defesa-central português, antes de terminar, com resposta a Daniel Bragança: "É muito mais difícil perceber as piadas do Paulinho. Mas estou a tentar. Ele fala com as mãos e os braços. É difícil. Quero agradecer aos capitães pelas perguntas. Estou muito feliz por fazer 100 jogos aqui! Obrigado aos meus colegas, staff e adeptos".


Futebol

Após nega do Nottingham Forest, Sporting dá boas notícias a Jota Silva

Clube de Alvalade continua muito ativo no mercado de transferências, e tenta garantir os últimos reforços antes do término da janela de verão

Sporting continua muito ativo no mercado de transferências, e tenta garantir os últimos reforços, com Jota Silva, do Nottingham Forest, a ser alvo prioritário
Sporting continua muito ativo no mercado de transferências, e tenta garantir os últimos reforços, com Jota Silva, do Nottingham Forest, a ser alvo prioritário

30 Ago 2025 | 15:36 |

Icon Comentário0

A nega do Nottingham Forest ao Sporting não parece ter feito os leões perder as esperanças de conseguirem contratar Jota Silva na presente janela de transferências. O jogador, que se cruzou com Rui Borges em Guimarães, continua a ser alvo verde e branco e os responsáveis leoninos já enviaram nova proposta para tentar garantir os serviços do internacional português antes do fim do mercado de verão.


O Sporting já tinha enviado uma proposta ao Nottingham Forest na última terça-feira, dia 26 de agosto, que até foi bem recebida numa fase inicial. No entanto, o dono do clube da Premier League Evangelos Marinakis, não terá ficado nada agradado com a contratação de Ioannidis por parte dos leões, e o negócio por Jota Silva complicou-se.


Isto aconteceu porque, para além de deter o Nottingham Forest, Evangelos Marinakis também é dono do Olympiakos, arqui-rival do Panathinaikos, clube de onde chegou Ioannidis. Para além disto, o grego também faz parte da SAD do Rio Ave, onde alinha Clayton, que seria a alternativa a avançado que o Sporting acabou por contratar.


Estes dois fatores fizeram a situação tremer, mas o jornal A Bola avança que os leões não querem desistir, e que Frederico Varandas voltou a enviar nova proposta por Jota Silva, na última sexta-feira, 29 de agosto. Apesar das dificuldades, a expetativa é de que Frederico Varandas consiga levar o negócio a bom porto, para fazer chegar a Alvalade o extremo, que terá sido um pedido de Rui Borges.

O Sporting continua a tentar Jota Silva por empréstimo, com uma opção de compra mediante o cumprimento de objetivos por parte do extremo português. De momento, não está de parte que esta opção seja obrigatória no final da temporada, o que pode vir a ser uma das condições para finalmente resolver o dossier do ex Guimarães.


Jota Silva em êxtase com golo frente ao Man United:


Futebol

Rayan Lucas nas nuvens; Rui Borges dá grande novidade ao médio do Sporting

Depois de ter sido chamado a representar a seleção sub-20 do Brasil, treinador do emblema verde e branco dá destaque ao jovem futebolista

 Rayan Lucas chegou ao Sporting, numa cedência válida até ao final da temporada, e recebe novidade por parte de Rui Borges
Rayan Lucas chegou ao Sporting, numa cedência válida até ao final da temporada, e recebe novidade por parte de Rui Borges

30 Ago 2025 | 14:53 |

Icon Comentário0

Rayan Lucas, de apenas 20 anos, foi a grande novidade na convocatória do Sporting para o Clássico com o Porto, este sábado, dia 30 de agosto, em Alvalade, na quarta jornada da Liga. O jovem futebolista brasileiro entra para o lugar de Hidemasa Morita, afastado por lesão.


De recordar que o futebolista, que tem atuado pela equipa B do Sporting, sobreviveu a uma verdadeira tragédia no Brasil. Em 2019, fortes chamas consumiram o Ninho do Urubu, centro de treinos do clube Flamengo. O 'mengão' viria a perder 10 atletas de formação. O futebolista foi um dos cinco jovens que sobreviveu à catástrofe.


Rayan Lucas vive agora um bom momento de forma e foi chamado a representar a seleção sub-20 do Brasil. Depois de chegar aos leões, mereceu a confiança do selecionador Ramon Menezes, nos jogos que visam a preparação para o Mundial do escalão que será realizado no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro.


Vale a pena recordar que Rayan Lucas chegou ao Clube de Alvalade, numa cedência válida até ao final da temporada. Apesar de ter iniciado os trabalhos de pré-época com o plantel principal, sob o comando de Rui Borges, o brasileiro tem sido opção na escolhas de João Gião.

Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já três partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. O médio defensivo de 20 anos jogou 90 minutos frente ao Torreense, 77’ contra o União de Leiria e 70’ diante da Oliveirense, naquela que foi a primeira derrota dos leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ioannidis confessa que foi aconselhado por jogador do Sporting: "Claro que falei com ele"
Futebol

Ioannidis confessa que foi aconselhado por jogador do Sporting: "Claro que falei com ele"

30 Ago 2025 | 14:34

Icon Comentário0
Negócio de Harder sofre reviravolta e avançado do Sporting pode rumar à Bundesliga
Futebol

Negócio de Harder sofre reviravolta e avançado do Sporting pode rumar à Bundesliga

30 Ago 2025 | 14:22

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Excedentário do Sporting dificulta rescisão e não pretende sair
Futebol

Exclusivo Leonino - Excedentário do Sporting dificulta rescisão e não pretende sair

30 Ago 2025 | 13:48

Icon Comentário0