Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting estuda contratação de poste para dar a Luís Magalhães
20 Nov 2025 | 13:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
31 Jan 2020 | 11:11 |
O Pavilhão João Rocha recebe já amanhã, dia 1 de fevereiro, pelas 16h00, o dérbi de Lisboa da LPB Placard, que tem o aperitivo extra de decidir quem será o líder isolado do campeonato.
As duas equipas apenas perderam um jogo no campeonato até agora. O Sporting CP precisamente frente ao adversário de amanhã e os encarnados no terreno do FC Porto.
Este é um dérbi que não acontece, na casa do leão, desde o dia 15 de outubro de 1994, na saudosa Nave de Alvalade. Neste jogo, entre duas equipas em que uma era claramente mais forte do que a outra, o Benfica venceu por 93-66. 25 anos depois, espera-se um jogo muito equilibrado e decidido nos detalhes.
O SL Benfica, orientado por Carlos Lisboa é uma equipa com muitas opções de mais-valia, ainda que tenha duas peças fundamentais lesionadas. Betinho Gomes, talvez o melhor jogador português dos últimos 15 anos, e Micah Downs, o melhor jogador encarnado da temporada passada.
Os encarnados têm o plantel com mais profundidade do campeonato, apesar das lesões já referidas e estão com muita rodagem das competições europeias, que apresentam um nível muito mais alto que a maioria dos jogos em Portugal. No entanto, a favor do Sporting CP pode estar o facto dos encarnados já terem feito oito jogos em 2020, enquanto a turma de Alvalade apenas fez quatro.
Do lado verde e branco também existem duas ausências que fazem muita falta, talvez mais do que as do SL Benfica, uma vez que os encarnados têm um plantel mais experiente. Brandon Nazione e Cândido Sá continuam de fora, e tornam mais débil o jogo interior leonino. Jeremias Manjate nos minutos que tem tido mostra que tem qualidade, mas que ainda lhe falta algo para poder ser uma verdadeira mais-valia em campo, pelo que o jogo interior fica resumido a João Fernandes, Cláudio Fonseca e Abdul-Malik Abu. Ainda que Diogo Araújo já tenha jogado na posição 4 e possa fazer descansar algum destes jogadores.
A partida de amanhã começa às 16h00 e pode ser vista na RTP2.
Clube de Alvalade chegou ao intervalo com vantagem curta, mas permitiu reviravolta à equipa da casa e afasta-se assim do primeiro lugar
06 Dez 2025 | 23:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Esgueira por 95-87, este sábado, dia 6 de dezembro, em jogo da sétima jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado em Aveiro, os leões puseram fim ao bom momento, depois da vitória na Taça da Liga.
No primeiro período, o emblema leonino esteve melhor e, após os primeiros 10 minutos, venciam por três pontos (25-22). No segundo parcial, a formação verde e branca continuou por cima e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de cinco pontos (50-45).
No terceiro parcial, o Sporting fraquejou e permitiu a reviravolta ao Esgueira (72-67). No último quarto, o conjunto leonino, a correr atrás do prejuízo, não só conseguiu voltar para a frente como permitiu que o conjunto da casa se distanciasse no marcador e triunfasse de forma surpreendente.
A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Malik Morgan. O norte-americano somou 28 pontos, quatro assistências e sete assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou 16 pontos, 10 ressaltos e duas assistências, números insuficientes para que os leões venceseem.
Com esta derrota - a quarta em 15 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 12 pontos. O Benfica é líder com 14. Na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, os leões disputam a primeira jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão visitar os espanhóis do Bilbao Basket, às 17h30, no País Basco.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, para disputar mais um encontro referente à Liga Portuguesa, com o rival de Lisboa
03 Dez 2025 | 23:01 |
A equipa de basquetebol feminino do Sporting perdeu, por 74-67, contra o Benfica, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em jogo da sexta jornada da fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol 2025/26 (jogo em atraso). No dérbi de Lisboa, as leoas caíram depois de um confronto renhido - numa altura em que a equipa masculina atravessa um bom momento.
A equipa feminina do Sporting começou bem, numa partida que arrancou com muito equilíbrio. O primeiro parcial terminou contou com muitos pontos, e terminou 29-27 para as águias. No segundo período, as leoas voltaram a ficar por baixo, por 13-8. O marcador apontava 42-35 ao intervalo, para a equipa da casa.
A segunda parte do encontro foi complicada, e voltou a começar com muito equilíbrio. O Benfica superiorizou-se, de novo, mas apenas por um ponto (17-16), e atirou a vantagem para oito pontos à entrada dos derradeiros 10 minutos. As leoas lutaram no último quarto, mas as águias acabaram por vencer, com resultado final 74-67.
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Dayna Rouse. A alemã fez 19 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Simone Costa somou 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar na competição nacional.
Com esta derrota - a terceira em oito jogos na presente temporada - a equipa de basquetebol feminino do Sporting está no quarto lugar do campeonato nacional, com 13 pontos. Em primeiro está o Quinta dos Lombos, com os mesmos 16 pontos. O próximo jogo da formação leonina é no dia 6 de dezembro, frente ao Barcelos, para o campeonato. O jogo está marcado para as 18h30, no Pavilhão João Rocha.
Em jogo a contar para a segunda jornada, emblema verde e branco triunfou confortavelmente e segue na luta por um título que já venceu em duas ocasiões
22 Nov 2025 | 20:14 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Vasco da Gama por 94-62, este sábado, dia 22 de novembro, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões seguem na luta para conquistar um título que já venceram em duas ocasiões e seguem num bom momento de forma, após vitória a meio da semana para as competições europeias.
O Clube de Alvalade entrou melhor na partida e, no final do primeiro período, vencia por 25-13. No segundo período, a formação leonina voltou a superiorizar-se e ampliou a vantagem. Ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de 18 pontos a favor do Sporting (52-34).
No terceiro parcial, o Sporting continuou a acelerar o ritmo e distanciou-se do opositor, entrando nos últimos 10 minutos do duelo com mais 24 pontos do que o Vasco da Gama (70-46). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu agarrar-se à vantagem e triunfou (94-62).
O grande destaque do emblema leonino no encontro foi Brandon Johns Jr. O norte-ameircano terminou a partida com 24 pontos, 10 ressaltos e duas assistências. João Fernandes também assinou uma partida positiva, somando 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência.
Com esta vitória - a 11.ª em 14 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão no primeiro lugar com quatro pontos. Os leões voltam a entrar em campo no sábado, dia 6 de dezembro, em encontro referente à sétima jornada do Campeonato Nacional. O Sporting visita o Esgueira, em Aveiro, às 21h00.
Jogadores festejaram vitória nas competições europeias com os adeptos:
Exclusivo Leonino - Sporting estuda contratação de poste para dar a Luís Magalhães
20 Nov 2025 | 13:04
Exclusivo Leonino - Varandas quer reforçar o Sporting com 'gigante' para atacar o campeonato
19 Nov 2025 | 18:20
Sporting vence na Europa e agarra lugar na próxima fase da competição
19 Nov 2025 | 21:08