Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

Oficial! Extremo de 22 anos está de regresso ao Sporting: "Sinto-me muito bem"

Jovem atleta, com experiência em Portugal, conhece bem a realidade verde e branca e chega com uma ambição clara para a nova temporada 2026/27

Malik Bowman está de volta ao Sporting e reforça o basquetebol de Bernardo Pires com o objetivo de ajudar os leões a conquistar a Liga
Malik Bowman está de volta ao Sporting e reforça o basquetebol de Bernardo Pires com o objetivo de ajudar os leões a conquistar a Liga

08 Out 2026 | 16:40 |

Icon Comentário0

É oficial! Malik Bowman está de regresso ao Sporting e é reforço para a equipa masculina de basquetebol orientada por Bernardo Pires. O extremo de 22 anos volta a vestir de verde e branco depois de já ter representado o Clube. O atleta não joga desde dezembro. 


M. Bowman: "Sinto-me muito bem por estar de volta"


"Estou de volta e sinto-me muito bem por estar de volta. O Sporting e Portugal, no geral, fazem-me sentir em casa", afirmou, aos meios do Clube, não escondendo a satisfação pelo retorno aos pavilhões e sentir-se em casa.


A ligação ao grupo e ao treinador também pesou no regresso do basquetebolista norte-americano, que trabalhou com Bernardo Pires no Imortal BC. "Conheço o treinador, joguei com vários jogadores do plantel, por isso acredito que posso ter impacto imediato".

J. Patinho: "É um ressaltador por excelência e um marcador de pontos muito acentuado"


Jorge Patinho - que falou acerca de Liam O'Reilly - , coordenador de basquetebol do Sporting, destacou a versatilidade do atleta, que mede 2,03 metros e não contará como estrangeiro na Liga por ter formação portuguesa. "O Malik é um jovem físico, com 2,03 metros, já teve no passado contrato com o Sporting. É um jovem com números, nomeadamente no Imortal BC, é um ressaltador por excelência e um marcador de pontos muito acentuado. Ao trazê-lo de volta ao Sporting CP queremos transformar todo esse potencial em rendimento e o Malik tem todas as condições para nos ajudar na concretização dos nossos objetivos", justificou.

Depois de passagens pelo SC Lusitânia e Imortal BC, além da anterior experiência nos leões, o extremo regressa ao Pavilhão João Rocha com a fasquia elevada. "Creio que temos todas as grandes qualidades para ganhar a Liga. Esse é o meu maior objetivo", falou.


Modalidades

Custou, mas foi! Sporting estreia-se a vencer na Europa com 'ajuda' de prolongamento

Apesar de uma entrada menos positiva neste início de temporada, a equipa dos verdes e brancos conseguiu uma vitória importante na competição europeia

Numa partida em que esteve quase sempre na frente do marcador, o Sporting conseguiu entrar a vencer na Europa
Numa partida em que esteve quase sempre na frente do marcador, o Sporting conseguiu entrar a vencer na Europa

08 Out 2026 | 12:31 |

Icon Comentário0

Depois de uma derrota na primeira jornada do campeonato nacional - frente ao Benfica -, a equipa do Sporting estreou-se a vencer no Grupo C da FIBA Europe Cup. Numa partida frente aos búlgaros do Rilski Sportist, o Pavilhão João Rocha foi o palco da estreia europeia. Apesar de os leões se terem conseguido superiorizar em quase todos os momentos da partida, foi preciso ir a prolongamento, para selar a vitória dos verdes e brancos.


Numa partida que teve como parciais de 20-16, 23-18, 15-13 e 10-21 no tempo regulamentar, os comandados de Bernardo Pires acabaram por se impor nos cinco minutos do tempo suplementar por 11-7, estabelecendo o resultado final em 79-75.


Francisco Amarante, com 25 pontos, foi o grande destaque dentro da quadra. Sobretudo no prolongamento, em que foi a solução para os problemas levantados pela equipa búlgara, que pressionou muito na defesa. Ainda assim, o jogador dos leões marcou todos os dez primeiros pontos da equipa nos cinco minutos extra.


"É muito importante vencer e numa competição europeia e porque vínhamos de uma derrota. Agora é continuar na luta para conseguirmos vencer mais jogos", disse Francisco Amarante. Na próxima semana, o Sporting desloca-se ao reduto dos romenos do SCM Universitatea Craiova.

Tal como também frisou o técnico da formação leonina, o foco está já apontado para o próximo encontro: "Vamos encarar jogo a jogo, sempre com a ambição de vencer. Só podemos estar contentes. Foi um jogo sofrido, já conseguimos vencer, mas vamos tentar com uma margem maior".



Modalidades

Míster estreia-se pelo Sporting com derrota em casa frente ao Benfica

Apesar do resultado negativo, Clube de Alvalade manteve encontro equilibrado durante grande parte dos minutos, acabando por perder terreno na reta final

Equipa feminina de basquetebol do Sporting entrou na Liga com uma derrota diante do Benfica, por 75-63
Equipa feminina de basquetebol do Sporting entrou na Liga com uma derrota diante do Benfica, por 75-63

04 Out 2026 | 15:08 |

Icon Comentário0

A equipa feminina de basquetebol do Sporting entrou na Liga com uma derrota diante do Benfica, por 75-63, num dérbi disputado este domingo. Apesar do resultado negativo, as leoas mantiveram o encontro equilibrado durante grande parte dos 40 minutos, acabando por perder terreno na reta final.


O conjunto orientado por Gilda Correia terminou o primeiro quarto em desvantagem por 19-15. No segundo período, as dificuldades ofensivas aumentaram, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques e alguma ansiedade a condicionar a eficácia leonina (35-28).


Após o descanso, o Sporting conseguiu aproximar-se novamente e viveu os seus melhores momentos na partida. Ana Urbano abriu a pontuação leonina no terceiro período e Dayana Rouse apareceu em grande nível, somando vários pontos e reduzindo a diferença para apenas um ponto, aos 42-41. A equipa verde e branca chegou a condicionar fortemente a construção ofensiva do Benfica, mas dois triplos consecutivos de Maria Neto voltaram a dar margem às visitantes, que entraram no último quarto a vencer por 52-46.


A reação das leoas manteve-se no período decisivo, com Simone Costa a responder aos pontos das encarnadas e Dayana Rouse a reduzir novamente a diferença para quatro pontos, após recuperação de bola de Luana Serranho. Contudo, o Sporting começou a acusar algum desgaste físico e duas perdas de bola consecutivas, sem sequer conseguir finalizar as respetivas posses, acabaram por travar a recuperação. Com maior profundidade no banco, o Benfica aproveitou a quebra leonina e, a cerca de cinco minutos do fim, já vencia por 68-57.

Dayana Rouse terminou como a melhor marcadora do Sporting, com 20 pontos. Gilda Correia estreia-se assim com um desaire diante do eterno rival. O próximo jogo está marcado para o próximo sábado, dia 10 de outubro, às 18h00, no reduto do André de Resende.



Modalidades

Sporting leva 0 vitórias em 26/27 e técnico dos leões admite problemas: "Vai levar o seu tempo"

Em conferência de imprensa, treinador destacou equilíbrio que marcou grande parte da partida frente ao Benfica, mas reconhece que ainda há erros por corrigir

Bernardo Pires analisou a derrota do Sporting diante do Benfica, por 84-71, no dérbi que marcou o arranque do campeonato nacional de basquetebol
Bernardo Pires analisou a derrota do Sporting diante do Benfica, por 84-71, no dérbi que marcou o arranque do campeonato nacional de basquetebol

04 Out 2026 | 11:36 |

Icon Comentário0

Bernardo Pires analisou a derrota do Sporting diante do Benfica, por 84-71, no dérbi que marcou o arranque do campeonato nacional de basquetebol. Em conferência de imprensa, o treinador destacou o equilíbrio que marcou grande parte da partida e reconhece que a adaptação dos novos jogadores e da equipa técnica ainda vai demorar.


"Quando a vantagem passa de três ou quatro pontos para 10, num jogo a este nível e que estava a ser disputado posse de bola a posse de bola, criar essa 'almofada' no início do último quarto pode fazer a diferença. Hoje fez a diferença para o Benfica, mas se nós tivéssemos tido a mesma 'almofada' emocional poderia ter gerado o mesmo para a nossa equipa".


O técnico identificou ainda a componente emocional como um dos fatores prejudiciais: "Há dois pontos a ter em consideração. O primeiro, inevitavelmente, é o distanciamento e a gestão emocional a seguir a esse momento, porque somos pessoas e perante a adversidade e a frustração precisámos de alguns momentos para nos recompor. A seguir, em termos mais tácticos e estratégicos, a questão das faltas e o atingir do bónus rapidamente faz com que a nossa defesa fique mais permeável. Acaba por ser uma dupla-penalização: ficar emocionalmente feridos num jogo que estava a ser disputado posse de bola a posse de bola e, depois, alguma impotência visto que não podíamos subir de forma tão agressiva a defesa".


O treinador do emblema verde e branco lembrou que o plantel é bastante renovado e que também a equipa técnica está numa fase inicial dentro da estrutura leonina, o que implica um período de adaptação a novos métodos e processos.

B. Pires: "Neste momento toda a secção está em reconstrução, o que vai levar o seu tempo"


"Acredito que sim, porque o grupo é novo e nós somos também novos na estrutura. Uma entrada num clube desta dimensão requer muito mais do que treinar a equipa durante a semana e representá-lo ao fim-de-semana. Requer aprendizagem de processos, de estrutura e neste momento toda a secção está em reconstrução, o que vai levar o seu tempo. Foram dois fins-de-semana em que demonstrámos quão preparados estamos, que estamos quase lá e, depois, fruto da fadiga e da gestão das emoções acabámos por prevaricar nos momentos finais. Com o tempo, isso poderá ser diluído e o grupo terá condições para fechar o jogo de forma mais adulta e capaz".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting deixa escapar vantagem ao intervalo e perde com o Benfica
Modalidades

Sporting deixa escapar vantagem ao intervalo e perde com o Benfica

03 Out 2026 | 19:08

Icon Comentário0
Sporting já conhece todos os adversários na Europa e parte com estatuto especial
Modalidades

Sporting já conhece todos os adversários na Europa e parte com estatuto especial

01 Out 2026 | 11:13

Icon Comentário0
Treinador do Sporting expõe fragilidades do plantel: "Porto está mais bem preparado do que nós"
Modalidades

Treinador do Sporting expõe fragilidades do plantel: "Porto está mais bem preparado do que nós"

27 Set 2026 | 13:12

Icon Comentário0