Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Oficial! Hugo Viana 'reforça' Manchester City e Sporting anuncia futuro do cargo de diretor desportivo

Frederico Varandas já tomou decisão quanto ao próximo passo após dirigente verde e branco ser confirmado no gigante da Premier League

Com aval de Varandas, Hugo Viana troca Sporting pelo Manchester City
Com aval de Varandas, Hugo Viana troca Sporting pelo Manchester City

  |

Icon Comentário0

É oficial! Hugo Viana cumpre a última época como diretor desportivo do Sporting, rumando, em 2025/26, ao Manchester City. Frederico Varandas tinha conhecimento das negociações e decidiu extinguir o cargo, passado os verdes e brancos a terem apenas um "diretor-geral do futebol".


"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que Hugo Viana irá desempenhar funções no Manchester City FC a partir da temporada 2025/2026. Este processo teve início há meses e conheceu desenvolvimentos importantes nas últimas semanas, tendo sido acompanhado desde o começo pela administração do Sporting CP. Durante este período o Sporting CP foi planeando e preparando uma nova estrutura organizacional no futebol profissional, deixando de existir a figura de diretor desportivo", lê-se, em comunicado.


"Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol do Sporting CP, assumirá, na próxima época, a função de diretor-geral do futebol e juntamente com o atual diretor de scouting, Flávio Costa, vão reportar diretamente ao presidente, Frederico Varandas", explicam os leões.


"O Sporting CP continuará a contar com o empenho e total compromisso de Hugo Viana até ao último minuto de jogo desta época, estando o mesmo envolvido no processo de transição para o futuro modelo organizacional", acrescentam.

"O Sporting CP reconhece o papel central que Hugo Viana teve na criação de uma estrutura profissional de alto nível no futebol do Clube e está determinado em continuar o caminho de crescimento e sucesso verificado nas últimas temporadas", terminam os verdes e brancos.


Recorde a cumplicidade entre Viana, Varandas e Rúben Amorim:



Futebol

Nuno Cristóvão defende nova escolha na estrutura do Sporting

Antigo treinador verde e branco comentou a recente mudança no comando técnico da equipa e apoia a decisão, destacando a importância da competência acima de tudo

Nuno Cristóvão apoia Micael Sequeira no Sporting
Nuno Cristóvão apoia Micael Sequeira no Sporting

  |

Icon Comentário0

A recente saída de Mariana Cabral do comando técnico da equipa de futebol feminino causou surpresa, especialmente pela escolha de Micael Sequeira como seu sucessor. Nuno Cristóvão, antigo treinador das leoas e atual coordenador geral do Sacavenense, comenta a decisão, destacando que o técnico "foi escolhido pelo Sporting porque lhe reconhecem competência".


Apesar da falta de experiência no futebol feminino, Cristóvão acredita que o foco deve estar nas competências dos treinadores, independentemente do género. "No futebol, jogado por homens ou por mulheres, os conceitos são exatamente os mesmos. Gosto pouco dessa designação de treinadores de futebol feminino e treinadores de futebol masculino. Nós somos treinadores e, portanto, temos que estar habilitados para exercer a função seja ela onde for," afirmou. "Quando comecei no futebol feminino, não tinha experiência; esta é que é a realidade." destacou, ao jornal Record.


"Faz-se um grande alarido, mas se estão lá é porque têm competência", frisou. "Tive uma jogadora no Sporting, a Catarina Lopes, que em determinada altura foi treinar a equipa sénior do Beneditense, da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Leiria. Se é uma treinadora que tem competência e tem qualidade, treina. Qual é o problema?", rematou Cristóvão, referindo também o exemplo de Helena Costa, convidada para treinar o Clermont-Ferrand, da 2.ª divisão profissional francesa, há uns anos. 


Sobre a saída de Mariana Cabral, Cristóvão expressou a sua perplexidade: "Foi surpreendente, mais ainda quando já tinha ganho um título esta época. Não conheço as razões. Tanto quanto me apercebi, até foi a treinadora que colocou a questão primeiro, por aquilo que se escreveu, pois estaria descontente." Embora reconheça que a escolha de Micael Sequeira possa ter surpreendido, Cristóvão acredita que o Sporting fez uma aposta consciente. "É certamente um treinador em quem o Sporting acredita, foi escolhido porque lhe reconhecem competência e as oportunidades para trabalhar aparecem," frisou.

Em relação a Micael Sequeira, Cristóvão demonstrou confiança na sua capacidade de levar as leoas a conquistar títulos. Destacou também que o Sporting apresenta um plantel mais forte e equilibrado do que na época passada, e afirma: "Não é por acaso que o único título que já foi atribuído foi ao Sporting." O antigo técnico elogiou a boa prestação do clube na Liga dos Campeões, apesar de considerar que a derrota no primeiro jogo contra o Real Madrid foi infeliz.


Cristóvão concluiu que o Sporting tem potencial para competir pelo título esta temporada, prevendo uma luta renhida com o Benfica e o Braga. Acredita que uma mudança no comando técnico pode trazer novas oportunidades e que com a competência de Micael Sequeira e a qualidade do plantel, o futuro das leoas é promissor.


Futebol

Inácio, Quenda, Diomande e Hjulmand: Destino dos jogadores do Sporting dá que falar

Há quem garanta que quatro dos principais titulares de Rúben Amorim podem abandonar Alvalade e destino já é conhecido

Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Ousmane Diomande e Morten Hjulmand podem deixar Sporting
Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Ousmane Diomande e Morten Hjulmand podem deixar Sporting

  |

Icon Comentário0

Com a já oficial mudança de Hugo Viana para o Manchester City, abre-se um cenário de possíveis transferências em Alvalade. A imprensa inglesa dá conta de que, com o diretor desportivo dos leões ao lado de Pep Guardiola, poderão sair várias estrelas da equipa.


O Manchester Evening News destaca Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Morten Hjulmand e Ousmane Diomande como quatro futebolistas que poderão deixar Alvalade e assinar com um emblema que milita naquela que é considerada a melhor liga do Mundo.


Sobre o central português, os britânicos escrevem que "as suas atuações consistentes pelos leões levaram-no à Seleção Nacional", enquanto Quenda "Pode ser considerado para o futuro. Jogava no Benfica e rumou ao Sporting durante a sua fase mais jovem. Depois de apenas uma temporada com a equipa sub-23, o promissor adolescente entrou na equipa principal e já tem oito partidas no campeonato".


A fonte em questão refere que, Ousmane Diomande "seria uma boa opção defensiva de longo prazo para o City e já tem admiradores, como o Arsenal, que acompanha o central de perto". Já Morten Hjulmand é descrito como um admirador do campeonato inglês, com o jornal a recordar as palavras do capitão, na temporada passada: "Se é um sonho, eu não sei, mas é um objetivo para mim jogar na Premier League um dia".

O Manchester Evening News menciona ainda a excelente capacidade de negócio de Hugo Viana. Bruno Fernandes, Manuel Ugarte, Matheus Nunes, Pedro Porro, João Palhinha e Raphinha são alguns dos mencionados pela imprensa local.



Futebol

E esta? João Goulart fala da saída do Sporting e deixa recado a Varandas

Central está ao serviço do Casa Pia e chegou a ser utilizado por Rúben Amorim na equipa principal dos verdes e brancos

João Goulart avisa Frederico Varandas de que gostaria de voltar ao Sporting
João Goulart avisa Frederico Varandas de que gostaria de voltar ao Sporting

  |

Icon Comentário0

Voltar ao Sporting é um dos desejos de João Goulart, central do Casa Pia. O defesa chegou a ser utilizado por Rúben Amorim, na equipa principal dos leões, e, recordando a estreia, deixou no ar um aviso ao Presidente, Frederico Varandas.


"Claro que gostava de voltar ao Sporting. Foi uma casa em que tive muitos anos e há um sentimento de gratidão", disse, ao jornal Record, lembrando a estreia pela equipa principal e admitindo que "É uma sensação incrível. Desde miúdo que ambicionas isso, todos querem estrear-se pelo Sporting. É um orgulho".


Questionado sobre se acreditou que ia jogar na Liga dos Campeões diante do Dortmund, Goulart recordou que ainda antes teve "a experiência em Alvalade contra o Ajax. Mas, sim, o facto de ter ido aquecer deixa-te logo noutro mundo. Num estádio daqueles, na Champions, só pensas: ‘chama, chama’. Até podes nem estar muito pronto, mas queres é jogar".


Esta temporada, João Goulart - avaliado em 500 mil euros - já disputou oito encontros pelo Casa Pia, sendo totalista dos gansos na Liga. O central participou em todos os minutos possíveis de todos os jogos oficiais do emblema de Pina Manique.

João Goulart fez grande parte da sua formação no Sporting, tendo, inclusive, chegado a realizar um encontro pela equipa principal dos leões, na temporada 2021/22, a 15 de outubro, no triunfo dos verdes e brancos diante do Belenenses, por 4-0, com o defesa-central a entrar aos 83 minutos para o lugar de Gonçalo Inácio. Em Alvalade, foi campeão de juvenis, em 2016/17.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Decisão do Barcelona mexe com Viktor Gyokeres: Avançado do Sporting pode acabar na Premier League
Futebol

Decisão do Barcelona mexe com Viktor Gyokeres: Avançado do Sporting pode acabar na Premier League

 

Icon Comentário0
Tudo explicado! Revelado motivo da visita de Luís Neto à Academia do Sporting
Futebol

Tudo explicado! Revelado motivo da visita de Luís Neto à Academia do Sporting

 

Icon Comentário0
“Precisa de aprender”: Conrad Harder leva conselho de companheiro no Sporting
Futebol

“Precisa de aprender”: Conrad Harder leva conselho de companheiro no Sporting

 

Icon Comentário0