Futebol Formação
Negócio fechado! Sporting garante contratação de Vítor Pereira
01 Ago 2026 | 15:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
20 Ago 2026 | 15:17 |
O Sporting oficializou mais uma aposta para o futuro e garantiu a chegada de uma jovem promessa proveniente da Madeira. O emblema leonino continua a reforçar os escalões de formação e assegurou um talento de apenas 14 anos para prosseguir o seu desenvolvimento na Academia Cristiano Ronaldo.
O protagonista é Gustavo Meireles, extremo madeirense que chega ao Sporting depois de representar o Nacional. O jovem assinou um contrato de formação com os leões e inicia agora uma nova etapa numa das academias de referência do futebol português, procurando seguir um caminho semelhante ao de outros talentos que passaram por Alcochete.
Gustavo Meireles começou o percurso no Machico, clube onde deu os primeiros passos no futebol. Posteriormente, passou pelo CE O Liceu, antes de chegar ao Nacional na temporada 2022/23. Ao longo das últimas épocas, o extremo evoluiu no emblema madeirense, onde permaneceu até 2025/26.
Aos 14 anos, o jovem atacante muda agora de realidade e passa a integrar a estrutura de formação do Sporting. A chegada a Alcochete representa uma oportunidade para continuar a desenvolver as suas características e trabalhar num contexto de elevada exigência, acompanhado por treinadores especializados na formação de jovens jogadores.
A ligação à Madeira ganha ainda um simbolismo especial devido à história de Cristiano Ronaldo - que falhou jogo do Al Nassr. O antigo jogador leonino nasceu no Funchal e passou pela formação do Sporting antes de se tornar uma das maiores figuras da história do futebol mundial. Gustavo Meireles começa agora o seu percurso na mesma academia, com o sonho de construir também uma carreira de sucesso no futebol profissional.
Depois da vitória na ronda inaugural, emblema verde e branco não conseguiu voltar a vencer e soma, neste momento, quatro pontos na tabela
16 Ago 2026 | 11:32 |
A equipa sub-19 do Sporting não foi além de um empate a uma bola no reduto da União de Leiria, referente à segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Depois da vitória na ronda inaugural, os leões não conseguiram voltar a vencer.
A formação da casa adiantou-se logo aos 6 minutos por Sandro Vieira. O Clube de Alvalade reagiu e assumiu o controlo da partida, passando grande parte do primeiro tempo instalado no meio-campo adversário, mas só conseguiram chegar ao empate já nos descontos do primeiro tempo.
Aos 45+2 minutos, David Almeida recuperou uma segunda bola à entrada da área e lançou José Garrafa em profundidade. O avançado apareceu ao segundo poste e, com um bom gesto técnico, cabeceou para o fundo das redes (1-1).
Na segunda parte, o domínio leonino tornou-se ainda mais evidente. Foram 22 remates, sendo oito enquadrados, mas a falta de eficácia impediu a equipa de Pedro Guerreiro de completar a reviravolta. Os leões somam assim quatro pontos e regressam ao Estádio Aurélio Pereira na próxima jornada para defrontar o Oriental.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Samuel Tavares, Francisco Cabeçana (C), Duarte Rosa, Sandro Gamboa, Martim Almeida, Diego Farinha, David Almeida, José Garrafa e José Mendes.
Maldade de Geny Catamo:
Equipa dos verdes e brancos ainda chegou a estar à frente do resultado e teve grande parte do tempo por cima do jogo, mas não escapou à igualdade
12 Ago 2026 | 13:28 |
A equipa de sub-23 do Sporting arrancou a nova edição da Liga Next Gen com um empate a uma bola com a UD Leiria, esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo. A equipa agora orientada por Leandro Grimi entrou assim um pouco aquém das expetativas na temporada, somando apenas um ponto.
Os leões assumiram maior protagonismo desde cedo e chegaram ao intervalo por cima do encontro, embora sem conseguir traduzir a superioridade em golos. A melhor oportunidade pertenceu a Diogo Martins, aos 21 minutos, quando apareceu isolado e tentou picar a bola sobre o guarda-redes, mas acabou por atirar por cima.
Do outro lado, os leirienses praticamente não conseguiram chegar à área leonina, mas deixou um aviso num lance em que Tauzy ultrapassou Diogo Clara e caiu no duelo com Stasiak. O árbitro entendeu que não existia motivo para assinalar grande penalidade e mandou seguir.
A vantagem do Sporting surgiu já na segunda parte, aos 58 minutos, por Daniel Lopes, que tinha entrado seis minutos antes para o lugar do lesionado Sandro Ferreira. Rafael Besugo conduziu a transição e o avançado finalizou para o 1-0, mas a União de Leiria respondeu aos 71’, com Xavier Cavaco a converter uma grande penalidade cometida por Diogo Clara sobre Sebastião Leandro.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Diogo Clara, André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxa, João Rijo, Paulo Simão, Sandro Ferreira, Rafael Camacho (C), Diogo Martins, Rafael Besugo e Délcio Aurélio.
Emblema verde e branco assumiu desde cedo o controlo do encontro e confirmou o favoritismo no duelo diante da formação lisboeta
09 Ago 2026 | 13:04 |
A equipa de juniores do Sporting arrancou a temporada 2026/27 com uma vitória frente ao Casa Pia por 2-0 na primeira jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os jovens leões assumiram desde cedo o controlo do encontro e confirmaram o favoritismo.
A equipa orientada por Pedro Guerreiro, que se estreou oficialmente no comando técnico, criou várias oportunidades durante a primeira parte e acabou por chegar à vantagem aos 31 minutos. José Garrafa esteve na origem da jogada, Duarte Rosa rematou para defesa de Joaquim Pereira e José Mendes apareceu na recarga para fazer o 1-0.
O segundo golo surgiu logo no início da etapa complementar. Aos 49 minutos, José Mendes voltou a marcar, desta vez após uma excelente iniciativa individual, finalizando de ângulo apertado e completando o bis que permitiu aumentar a vantagem para 2-0.
Depois do segundo golo, os leões continuaram a criar ocasiões para ampliar o resultado, embora o Casa Pia também tenha ameaçado nos minutos finais. O resultado não sofreu alterações e o Sporting começou o campeonato com três pontos. Segue-se uma deslocação à União de Leiria no próximo sábado, dia 15 de agosto, às 17h00.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Francisco Cabeçana, Duarte Rosa, Sandro Gamboa, David Almeida, Martim Almeida, José Mendes, Martim Ribeiro e José Garrafa.
Negócio fechado! Sporting garante contratação de Vítor Pereira
01 Ago 2026 | 15:47
Oficial! Varandas gostou do que viu em 2025/26 e promove treinador do Sporting
30 Jul 2026 | 11:53
Oficial! Lateral que jogou 5 anos no Benfica chega a acordo com o Sporting: "Estou muito feliz"
24 Jul 2026 | 15:36