
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Está oficializada a contratação do novo treinador do Sporting. Rui Borges, técnico que estava no Vitória de Guimarães, assinou contrato com os leões até 2026 com mais um ano de opção. O Clube de Alvalade já fez, inclusivamente, a comunicação à CMVM acerca do negócio:
"SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (...) vem informar o mercado que chegou a acordo com a Vitória Sport Clube – Futebol, SAD para a contratação do treinador Rui Manuel Gomes Borges, bem como dos treinadores adjuntos Tiago Manuel Barroso Valtelhas de Aguiar, Ricardo Alberto Medeiros Chaves, Fernando Manuel Nascimento Alves e José Pedro Ferreira Gaspar Lage Meireles, (...) contratos de trabalho (...) válidos até ao dia 30 de Junho de 2026, prorrogáveis até 30 de Junho de 2027, em função da obtenção de objectivos desportivos ou por opção da Sporting SAD. Em contrapartida do acordo celebrado com a Vitória Sport Clube – Futebol, SAD a Sporting SAD pagará o valor total de € 4.100.000,00 (quatro milhões e cem mil euros)", escreveram os leões.
O comunicado aconteceu na manhã desta quinta feira, dia 26 de dezembro, e deixa claro alguns contornos do negócio: o Sporting paga pouco mais de quatro milhões de euros por Rui Borges e os quatro adjuntos, que assinam até 2026, com mais um ano de opção mediante objetivos desportivos - que o jornal 'Record' avança passarem pelo título de campeão em 25/26.
O mesmo jornal avança ainda que os leões quererão ainda esta quinta feira apresentar o novo treinador com pompa e circunstância, através dos seus canais oficiais. Rui Borges já dará esta quinta feira o primeiro treino na Academia de Alcochete, ele que tem o primeiro desafio como treinador dos verdes e brancos já dia 29 de dezembro, frente ao Benfica.
Resta ainda dizer que o novo técnico traz consigo a sua equipa técnica de quatro elementos: Tiago Aguiar e Ricardo Chaves (técnicos-adjuntos), Fernando Morato (preparador físico) e José Meireles (analista). Dos quatro, apenas Tiago Aguiar não está com Rui Borges desde o humilde começo no Mirandela.
Hugo Viana, ex-diretor desportivo dos leões, não deixou de observar exibições de futebolista que tinha referenciado ainda em Alvalade
|
Hugo Viana não deixou de acompanhar Tijjani Reijnders. O médio neerlandês está referenciado pelo diretor desportivo desde os tempos em que trabalhava no Sporting e poderá mesmo deixar o Milan e rumar à Premier League, para representar o Manchester City.
Segundo informação avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os citizens preparam-se para fazer a primeira oferta oficial pelo futebolista, respeitando a vontade do jogador.
A mesma fonte diz que o antigo alvo do Sporting está focado neste final de temporada e o Manchester City vai aguardar que a época termine. Após os últimos jogos do ano, Hugo Viana irá negociar com os responsáveis rossoneros e apresentar os valores iniciais de um possível negócio.
Recentemente foi revelado que Reijnders podia trocar o Milan pelo City por um valor superior a 67 milhões de euros, tornando-se a venda mais cara dos italianos. Kaká, que rumou ao Real Madrid em 2009/10, ainda detém é responsável pelo maior encaixe do emblema de San Siro.
Tijjani Reijnders - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 52 dos 53 jogos oficiais do Milan esta temporada. No total, o médio foi aposta durante 4.411 minutos, nos quais conseguiu contribuir com 15 golos e cinco assistências para os companheiros de equipa.
Confira a publicação:
Rui Borges terá mais uma opção na partida diante dos minhotos, válida para a última jornada do campeonato e que pode valer título aos leões
|
O Sporting enfrenta o Vitória de Guimarães sem Morten Hjulmand. Ausente por acumulação de cartões amarelos, o capitão leonino dará lugar no onze inicial a Hidemasa Morita, que deixa uma vaga livre no banco de suplentes, aproveitada por Eduardo Felicíssimo.
O médio de 18 anos regressa às opções de Rui Borges, após ficar fora dos convocados no dérbi com o Benfica. A falta de opções para o meio-campo obriga o treinador verde e branco a recorrer novamente à formação para preencher lacunas.
Durante o desenrolar da temporada, o técnico do Sporting utilizou vários jovens que se destacaram na Academia Cristiano Ronaldo: João Simões - que acabou por se lesionar -, Alexandre Brito e Eduardo Felicíssimo já foram titulares, enquanto Henrique Arreiol e Kauã Oliveira disputaram alguns minutos.
Em 2024/25, Eduardo Felicíssimo soma já 22 partidas pela equipa B do Sporting, com duas assistências Além disso, marcou presença em sete jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), nos quais apontou dois golos. Na equipa principal tem sete jogos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga Portugal Betclic - confira aqui a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída agendado para as 18h00, no Estádio José Alvalade.
Proposta de Frederico Varandas não terá agradado a futebolista que está em Alvalade desde 2021/22 e atleta deixa leões no próximo mercado
|
O plantel de futebol feminino do Sporting vai sofrer uma revolução para 2025/26. Depois da já confirmada saída de Diana Silva, que ruma ao Benfica, e da capitã Ana Borges, há várias atletas que também não ficam em Alvalade. Hannah Seabert deixa o Clube, recusando renovar contrato.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a guarda-redes norte-americana tem uma proposta para prolongar a ligação ao Sporting, mas os detalhes do contrato oferecido pela Direção verde e branca não terão ido ao encontro das expectativas da jogadora.
Fonte oficial do Sporting garante ao diário desportivo "que o que está em marcha é construção de um plantel forte para a próxima época", uma vez que o plantel de futebol feminino do Clube de Alvalade não vence o campeonato nacional desde a temporada 2017/18.
A Bola garante ainda que Mariana Rosa, Vera Cid, Maria Ferreira e Jacynta Galabadaarachchi não vão continuar, visto não entrarem nos planos de Micael Sequeira para a próxima temporada. Em sentido contrário, Ana Capeta, Fátima Pinto, Joana Martins, Andreia Norheim e Beatriz Fonseca têm proposta para renovar.
Para reforçar a equipa, o Sporting tem já fechada a contratação de Daniela Arques, internacional espanhola do Levante. A médio de 19 anos já foi negociada pela Direção leonina e deverá ser apresentada em Alvalade durante as próximas semanas.