Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
22 Dez 2022 | 12:37 |
Oficial: Francisco Costa e Martim Costa renovaram com o Sporting. Os dois irmãos assinaram um novo contrato pela equipa de andebol do Clube de Alvalade, até 2027.
Kiko, o mais jovem dos dois, fez questão de referir que "poder renovar com este clube é um sentimento de orgulho. Tenho de agradecer muito ao Sporting pela confiança que depositou em mim quando era um miúdo muito jovem sem experiência na primeira divisão e, também, à equipa técnica. Sem eles, não podia ter chegado a este nível. Posso prometer entrega, foco e ambição. Vou sempre lutar por este clube", realçou.
Já Martim, de 20 anos, deixou o seu agradecimento aos leões por terem apostado na sua carreira quando mais precisava: "O Clube acreditou em mim há um ano, quando estava numa fase menos boa da minha carreira, e tenho de agradecer ao Sporting . Vou continuar a ajudar o Clube da mesma maneira que ajudei até agora", referiu.
Sobre o futuro, o lateral-esquerdo não teve papas na língua: "Gosto de marcar golos e o meu papel na equipa passa muito por aí. Se são dez, cinco ou um, não tem importância, o que importa é ajudar a equipa e ganhar os jogos. Se pudermos melhorar época após época, melhor ainda. Acho que estou a conseguir aumentar a minha qualidade no Sporting e espero continuar esse trabalho", sublinhou.
A assinatura contou com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Diretivo, e Carlos Carneiro, responsável pelo andebol leonino. Este último confessou a sua satisfação em renovar com a dupla.
"Apesar de terem chegado há apenas um ano, têm demonstrado toda a qualidade e aquilo que podem crescer. É um voto de confiança porque acreditamos que podem vir a ser referências do andebol e do Sporting CP. Quando há qualidade, a idade não conta. Acreditamos muito em jovens talentos e isso pode ser uma mais-valia no futuro. O ADN do Clube é formar e lançar jovens jogadores. Jogar a este nível e com as condições que o Clube proporciona, a evolução é natural e rápida e é o que tem acontecido. São peças fundamentais na equipa de andebol jogo após jogo e têm os olhos do mundo inteiro postos neles", disse.
Francisco Costa, de 17 anos, é considerado por muitos como o melhor jovem jogador do Mundo. Na temporada de estreia – depois de o Sporting ter pagado a cláusula de rescisão (superior a 250 mil euros) ao Porto –, o lateral direito realizou 48 jogos e marcou 263 golos (média de cinco golos por jogo). Este ano, Kiko contabiliza 129 tiros certeiros em 24 encontros (média de cinco golos por jogo).
Por sua vez, Martim Costa, que ingressou nos leões ao mesmo tempo que o irmão, tem 20 anos e é um dos grandes prodígios do andebol mundial. Em 2021/22, o lateral esquerdo faturou por 148 vezes em 41 jogos (média de 3,6 golos por jogo). Esta época, Martim já leva 140 golos em 24 encontros (média de quase seis golos por encontro).
Confira o anúncio feito pelos leões:
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1605896192021434368?s=20&t=nVyoD_d4D8aIGfSkXsDclA
Nas primeiras declarações, novo jogador do emblema verde e branco mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube de Alvalade
17 Jul 2026 | 14:41 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada 2026/27. O lateral esquerdo, de apenas 20 anos, é visto como uma das grandes promessas mundiais do andebol e chega proveniente do Politehnica Timisoara, da Roménia.
C. Manojlovic: "Nunca vi um clube com esta organização"
Nas primeiras declarações, o jogador mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube: "Quando cheguei aqui percebi que o nível é de topo. Nunca vi um clube com esta organização, por isso estou muito agradecido por estar aqui. (...) Sou um jogador que consegue dar tudo à equipa. Sou muito rápido, focado e inteligente".
O internacional A italiano apontou aos principais objetivos da temporada: "Claro que vamos tentar ganhar todos os títulos novamente. A Champions League é um grande objetivo, também. (...) A equipa tem muitos jovens jogadores, mas acho que podemos fazer parte das cinco melhores equipas do mundo, similar ao que aconteceu na última época. Acho que devo ir passo a passo na minha evolução e tornar-me cada vez melhor para atingir este nível".
Depois de conhecer o Pavilhão João Rocha, Christian Manojlovic deixou uma mensagem aos adeptos leoninos, apelando ao apoio ao longo da nova época: "Nós vamos fazer o nosso trabalho e espero que venha muita gente ver-nos. Vamos tentar ganhar tudo".
Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting, explicou ainda os motivos que levaram à contratação do jovem lateral: "Já acompanhávamos o Christian há algum tempo e acho que estamos perante um jogador que se vai tornar de topo. É um jogador lutador, que finta, com muita potência de remate e margem de progressão. (...) Gostamos de alimentar o projeto com novos talentos e reforçar a equipa para que fique cada vez mais forte. Vir para o Sporting é realmente muito atrativo para qualquer jovem". Recentemente, os leões garantiram outros dois laterais.
Chegada dos dois jogadores ao Clube faz parte da estratégia de preparar o futuro; Emblema verde e branco garante dupla de pérolas
14 Jul 2026 | 15:00 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27, reforçando a aposta no futuro do andebol leonino. Os dois atletas, de 16 anos, deixam o Levada/Marítimo para rumar a Lisboa.
"Sendo o Sporting um grande clube, vir para cá permitiria evoluir muito mais e fazer o que mais gosto em vários escalões. Seria muito melhor para mim ter uma carreira aqui. (…) Espero, no futuro, ser um grande jogador de andebol e evoluir muito neste clube, ganhando muitos títulos", afirmou Enzo Santos aos meios de comunicação.
O lateral esquerdo acredita que a mudança para Alvalade será determinante para o seu crescimento: "Sou um jogador rápido, inteligente, que sabe jogar e que se adapta a vários tipos de jogo. Espero tornar-me um jogador muito mais completo. Espero poder corrigir os meus erros e poder melhorar ao longo do tempo aqui, no Sporting. Espero que acreditem em mim. Se os responsáveis do Clube acreditaram, vou dar o máximo e espero que estejam a torcer por nós", acrescentou.
Também Salvador Santos mostrou enorme entusiasmo por concretizar o sonho de representar os leões: "Sempre tive o sonho de jogar num clube grande como o Sporting. Agradeço muito a oportunidade e a confiança de me trazerem da Madeira para melhorar e ajudar a realizar o meu sonho. (…) Tenho um orgulho imenso em usar esta camisola. Vai ser importante para o desenvolvimento da minha carreira", referiu o lateral direito.
C. Carneiro: "Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas"
Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou que a chegada dos dois jovens faz parte da estratégia de preparar o futuro: "Ainda muito novos, mas temos condições para acelerar os seus processos. Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas. Estamos sempre a preparar o futuro e penso que podem ser peças muito importantes para o Sporting. Precisamos de ter talento, ajudar o andebol português com jogadores acima da média, e penso que eles podem ser atletas de topo", concluiu.
Veja a publicação:
Confronto entre rivais já tem data marcada e os leões entram em campo com um objetivo que nenhuma equipa portuguesa conseguiu alcançar
10 Jul 2026 | 17:34 |
O Sporting já conhece a data de um dos jogos mais aguardados do arranque da nova temporada de Andebol. Os leões vão enfrentar o Benfica na Supertaça, numa partida que promete emoções fortes e que poderá colocar a equipa verde e branca perante um feito histórico no panorama nacional.
O dérbi eterno está marcado para o próximo dia 23 de agosto, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, e surge como uma reedição da final da Taça de Portugal da última temporada. Nessa ocasião, a formação leonina levou a melhor sobre o rival encarnado, vencendo por 38-37, apenas após prolongamento, num dos encontros mais emocionantes da época.
Mais do que a conquista de um troféu, o Sporting entra em campo com um objetivo muito especial. Caso vença o Benfica, a equipa leonina tornar-se-á a primeira da história do andebol português a conquistar quatro Supertaças consecutivas, ultrapassando o registo alcançado pelo ABC, vencedor da competição em 1991, 1992 e 1993.
A formação verde e branca chega a este encontro embalada por uma temporada memorável, na qual conquistou a terceira tripla consecutiva. Agora, os comandados leoninos pretendem prolongar o domínio interno e acrescentar mais um capítulo dourado à história recente da modalidade em Alvalade. Na secção masculina, Sporting foi hegemónico.
Antes disso, o andebol português terá ainda outro momento importante, com o sorteio dos campeonatos masculino e feminino agendado para o próximo dia 16 de julho, na Maia. No entanto, todas as atenções dos adeptos do Sporting já começam a centrar-se no dérbi com o Benfica, um jogo que pode valer muito mais do que apenas mais uma taça.