
Modalidades
Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal entra a vencer no Eurobasket
27 Ago 2025 | 17:06
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
05 Set 2025 | 21:28 |
É oficial. Dayna Rouse, extremo norte-americana de 1,83 metros, é reforço para a equipa feminina de basquetebol do Sporting, depois de Maria Kostourkova. A jogadora chega ao Clube de Alvalade, proveniente do GDESSA, que terminou a última edição do campeonato no terceiro lugar da fase regular.
Dayna Rousa: "Estou entusiasmada para ver até onde podemos chegar"
A nova aquisição está ansiosa por se estrear: “O Sporting é um Clube com muito boa reputação, muito respeitado. Isso foi o que mais me atraiu. Tem boas instalações, uma boa equipa técnica e estou entusiasmada para ver até onde podemos chegar no nosso primeiro ano na Liga”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Dayna Rousa confessou que adora a cidade de Lisboa: “Digo muitas vezes que pessoas aqui são muito amigáveis e acolhedoras, foi isso que me fez voltar regularmente. Gosto muito de Lisboa, é uma cidade onde há sempre muito para fazer. Por isso, é um bom lugar a que ‘chamar’ casa longe de casa”, frisou.
Dayna Rouse: “É um campeonato muito competitivo"
A basquetebolista antevê uma temporada exigente: “É um campeonato muito competitivo, todos os anos há uma equipa nova a surpreender e não podemos excluir ninguém. É uma boa Liga para jogar e espero que a minha experiência nos ajude muito nesta temporada”, referiu, definindo os objetivos para 2025/26.
“Individualmente, quero ser uma boa líder, trazer energia positiva e ser melhor do que fui no ano passado. A nível coletivo, espero que possamos ficar o melhor classificadas possível, ter o apoio dos adeptos e deixá-los orgulhosos". A terminar, deixou uma mensagem aos adeptos: “Venham apoiar a equipa feminina de basquetebol, vamos deixar-vos orgulhosos. Valorizamos muito o vosso apoio”, concluiu.
Veja a publicação:
Atleta de 1,94 metros regressa a Portugal depois de ter deixado clube nacional em 2015 para ingressar nos Estados Unidos da América
05 Set 2025 | 16:18 |
É oficial. Maria Kostourkova, de 28 anos, é reforço para a equipa feminina de basquetebol do Sporting. A atleta é filha de Ivan Kostourkov, técnico adjunto de Luís Magalhães na formação masculina - que viu regressar um ex-leão. A poste, de 1,94 metros, regressa a Portugal depois de ter deixado o Quinta dos Lombos em 2015 para ingressar no basquetebol universitário dos EUA.
M. Kostourkova: "Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso"
A internacional por Portugal não esconde o entusiasmo por integrar o plantel verde e branco: "O Sporting tem vindo a desenvolver um projeto muito ambicioso e os últimos anos têm provado isso mesmo. Fico muito feliz por poder fazer parte desta família e desta equipa", disse aos meios de comunicação do Clube.
A atleta falou das ambições para a próxima temporada desportiva: "Individualmente, o meu objetivo é ajudar a equipa no que puder fazer. Coletivamente, vamos estabelecer os objetivos como equipa e vão ser os mais altos possíveis". Maria Kostourkova não tem dúvidas de que a equipa tem muita qualidade.
M. Kostourkova: "As jogadoras são muito boas"
"As jogadoras são muito boas e agora há que criar um grupo forte e unido". A terminar, Maria Kostourkova deixou uma mensagem à massa associativa leonina: "Vamos fazer tudo para orgulhar os Sportinguistas. Espero que nos venham apoiar", concluiu Maria Kostourkova.
Depois da passagem pelos EUA, a jogadora voltou à Europa, em 2019, e já atuou pelas eslovenas do Celje, pelas espanholas do Clarinos Ciudad de La Laguna Tenerife, do Basket Zaragoza e do Sedis Bàsquet, pelas alemãs do Saarlouis Royals e pelas polacas do Zagłębie Sosnowiec, onde estava em 2024/2025.
Highlights de Maria Kostourkova nos EUA:
Pela primeira vez no percurso da modalidade, os linces asseguraram o apuramento aos oitavos de final da competição, com contributo leonino
03 Set 2025 | 15:38 |
Portugal garantiu um apuramento histórico para os oitavos de final do Eurobasket. Os linces venceram a seleção da Estónia por 68-65, naquele que foi o segundo triunfo lusitano nesta fase de grupo, depois da partida da primeira jornada contra a Chéquia. O homem do jogo, acabou por ser Rafael Lisboa.
O equilíbrio entre as duas formações acabou por ser uma constante e as mudanças na liderança do marcador acabaram por ser uma norma, principalmente na primeira parte. Quando as equipas regressaram do balneário, os pupilos de Mário Gomes conseguiram abrir aquela que, até então, foi a maior diferença em todo o jogo.
Naquele que estava a ser o melhor período de Portugal, foi também quando a Seleção Nacional sofreu a maior adversidade. A estrela da companhia, Neemias Queta, foi excluído do jogo após cometer duas faltas técnicas em dois minutos. Os festejos excessivos do poste dos Boston Celtics deixaram os linces a jogar sem a sua principal figura.
Sem a única estrela da NBA em campo, Rafael Lisboa vestiu o papel de herói e assumiu as responsabilidades. No final do encontro, o base registou 17 pontos, dois ressaltos e cinco assistências. No que toca aos jogadores do Sporting, Diogo Ventura voltou a fazer a sua marca da linha de triplo, apontado quatro pontos e duas assistências. Já o reforço Francisco Amarante somou um ressalto em cerca de seis minutos de utilização.
Com o apuramento para os oitavos de final para o Eurobasket garantido, Portugal irá encontrar o vencedor do grupo A, no próximo sábado. Ainda sem adversário definido, tudo indica que será a campeã do Mundo, Alemanha, das estrelas Franz Wagner e Dennis Schroeder.
Confira, aqui, a expulsão polémica de Neemias Queta:
Atleta que venceu vários títulos pelo emblema verde e branco está de regresso ao Clube de Alvalade, dois anos depois de ter abandonado plantel
02 Set 2025 | 22:15 |
É oficial. João Fernandes está de regresso à equipa de basquetebol do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade, esta terça-feira, dia 2 de setembro. O extremo/poste angolano de 32 anos representou a Oliveirense nas últimas duas temporadas e mostrou-se satisfeito por voltar a vestir de verde e branco.
João Fernandes: "Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito"
"Sinto-me bem. Tive momentos muito felizes com este emblema ao peito e tinha saudades. Por isso, estou aqui para voltar a representar o Sporting da melhor forma. Tive momentos muito bons a Oliveirense, o que me fez crescer. Foi importante", disse aos meios de comunicação do emblema leonino.
João Fernandes: "Prometo dar-vos momentos muito felizes"
O jogador traçou os objetivos para a próxima temporada desportiva: "Estarmos o melhor possível e representarmos o Sporting da melhor forma. Para isso, temos de conquistar taças e tenho 100% de certeza que o grupo pensa da mesma forma que eu", referiu. O atleta deixou uma mensagem aos adeptos: "Sportinguistas, não se esqueçam de vir ao Pavilhão João Rocha acompanhar o basquetebol. Prometo dar-vos momentos muito felizes", terminou.
O luso-angolano, de 32 anos, volta assim a um Clube onde foi feliz. A ligação aos leões chegou ao fim em 2023, depois de oito títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/21), três Taças de Portugal (2019/20, 2020/21, 2021/22), duas Supertaças (2021 e 2022) e duas Taças da Liga (21/22 e 2022/23). Também Claude Robinson foi recentemente apresentado.
Formado no Benfica, João Fernandes chegou a Alvalade em 2019 proveniente da Ovarense. Em quatro temporadas, o atleta somou 174 jogos, com 1.036 pontos marcados. Em 2024/25, o basquetebolista somou uma média de 9,6 pontos, 5,4 ressaltos e 2,2 assistências em 34 partidas pelo emblema de Oliveira de Azeméis.
Veja a publicação:
Com dois jogadores do Sporting em campo, Portugal entra a vencer no Eurobasket
27 Ago 2025 | 17:06
Oficial! Braga contrata jogador dispensado do Sporting por Varandas
23 Ago 2025 | 16:16
Oficial! Benfica contrata jogador que passou pelo Sporting em 2023/24: "Espero ser campeão"
21 Ago 2025 | 20:42