Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
08 Out 2024 | 20:15 |
Depois do adiamento da primeira jornada do campeonato nacional de basquetebol, também a segunda ronda foi adiada após entendimento entre os 12 clubes. Em causa volta a estar a renovada Lei da Imigração, que obrigou os clubes a regularizarem documentos, autorização de residência e contratos de trabalho dos atletas, além de apresentarem as respetivas manifestações de interesse.
Num comunicado conjunto, os clubes lamentam que não tenha "havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as autoridades competentes" para contornar os problemas relacionados com a "inscrição dos seus atletas estrangeiros (em particular, oriundos dos Estados Unidos da América)". Por isso, os clubes, incluindo o Sporting, entendem que "continuam a não estar reunidas as condições mínimas que assegurem uma competição justa entre todos".
Confira o comunicado na íntegra: "Não tendo havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as Autoridades competentes acerca das inúmeras dificuldades de índole prática com que diariamente se deparam os Clubes na inscrição dos seus atletas estrangeiros (em particular, oriundos dos Estados Unidos da América) e que já foram, ainda que de forma muito genérica, por eles divulgados, entendem os 12 Clubes que continuam a não estar reunidas as condições mínimas que assegurem uma competição justa entre todos".
"Assim, devidamente ponderados todos os fatores, os 12 Clubes decidiram que não vão comparecer a nenhum dos seis jogos da segunda jornada da Liga Betclic Masculina, com o consequente reagendamento para data a acordar. Naturalmente, esperam os Clubes que a situação seja rapidamente resolvida, para que a terceira jornada decorra conforme previsto. Para tal, reiteram o apelo às Autoridades competentes para que, por um lado, percebam o contexto particular do basquetebol já anteriormente abordado e, por outro, que haja consistência e coerência de procedimentos e cumprimento dos prazos estabelecidos em Protocolo".
"Aos Sócios e Adeptos dos Clubes e aos simpatizantes do Basquetebol em geral, bem como aos Parceiros e Patrocinadores, os Clubes renovam o apelo à compreensão por esta decisão (reforce-se, de último recurso), tomada a bem da defesa da verdade desportiva e consequente dignificação do produto Basquetebol Português. Juntos pelo Basquetebol!", pode ler-se.
Vale recordar que o próximo jogo do Sporting na Liga Betclic estava agendado para as 15h00 do próximo sábado, dia 12 de outubro, frente ao Porto. A formação comandada por Luís Magalhães ia receber o clube azul e branco, mas a partida fica, por consequência, sem efeito.
Veja aqui a preparação da equipa de basquetebol do Sporting:
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27