summary_large_image
A IMPORTÂNCIA DE UM GRANDE GUARDA-REDES
Grandes guarda-redes ganham campeonatos. Agora, é preciso ter mais acerto na finalização, chegar mais vezes à baliza e marcar golos que não nos deixem tão dependentes da sua (grande) forma.
Imagem de destaque19 Abr 2021, 09:00

A posição de Guarda-Redes é, não poucas vezes, desconsiderada por alguns dos adeptos de Futebol que, frequentemente, se esquecem do quão decisivos estes podem ser. O Sporting CP já teve grandes nomes, como Peter Schmeichel, que foram essenciais para que o nosso clube chegasse a títulos. O segredo começa, realmente, na baliza. É importante ter uma defesa sólida, que cometa poucos erros e que conceda poucas oportunidades aos seus adversários, e é igualmente importante que exista um guarda-redes capaz de, nos lances em que a defesa falha, assegurar que as suas redes se mantêm intransponíveis. O guarda-redes do Futebol Moderno atua quase como um líbero. Tem a capacidade de ler o jogo a partir de trás e apoiar os seus companheiros, participando ativamente na partida.

António Adán é, sem qualquer dúvida, um das grandes figuras desta época do Sporting. Max ainda tem muito que crescer e Renan não é, nem de perto nem de longe uma solução que ofereça garantias. Assim, acertou a direção em ir buscar um guarda-redes com a escola do Real Madrid e com a tarimba do Atlético. Um jogador que se encontrava tapado, na minha opinião, pelo melhor guarda-redes do Mundo, Oblak, e que decidiu dar outro rumo à sua carreira. Felizmente, decidiu vir para os lados de Alvalade. O jogador espanhol é um guarda-redes experiente e maduro que, apesar de pouco ter jogado no Atlético, chegou a Portugal e afirmou-se imediatamente no onze de Rúben Amorim.

Na partida de sexta-feira, na qual o nosso clube venceu o Farense por 0-1, foram concedidas algumas oportunidades de perigo aos Algarvios que, sem um guarda-redes do nível de Adán, muito provavelmente teriam resultado em golo. O nosso guarda-redes encheu a baliza, pôs à prova os seus reflexos e mostrou aos seus companheiros de equipa que, quando chamado a ajudar, responde afirmativamente. O guardião espanhol foi o garante dos 3 pontos leoninos e recebeu, justamente, o prémio de homem do jogo. O Sporting não podia vacilar novamente, após 2 empates e, de facto, assegurou que tal não iria acontecer. Este jogo foi muito importante para as aspirações que todos temos de ser felizes em Maio.

Grandes guarda-redes ganham campeonatos. Agora, é preciso ter mais acerto na finalização, chegar mais vezes à baliza e marcar golos que não nos deixem tão dependentes da sua (grande) forma.

  Comentários
Mais Opinião