summary_large_image
A MARCA SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Chega de lamentações e de passarmos a vida a falar das asneiras do passado recente. O caminho é olhar para a frente aprendendo com os erros do passado.
Imagem de destaque23 Fev 2020, 08:00

Recentemente li que Cristiano Ronaldo tem mais seguidores nas redes sociais (Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram) que todos os clubes da primeira divisão Espanhola onde pontificam clubes consagrados como o Real Madrid e o Barcelona.

É neste sentido que devemos, o quanto antes, capitalizar estes ativos em fim de carreira de modo a dinamizar a marca Sporting CP.

Somos seguramente um dos maiores clubes do mundo (e nenhum em Portugal tem esta possibilidade pois estão a anos luz), de levar a marca Sporting Clube de Portugal para todo o universo. Conseguindo este objetivo significa que teremos seguramente valores e benefícios financeiros extraordinários.

Jogadores como Cristiano Ronaldo, e neste caso estamos a falar do mais conhecido atleta do mundo, são a cereja em cima do bolo. Ter o nosso estádio com o seu nome ou a academia e ter o mesmo a representar o Sporting Clube de Portugal em cerimónias e acontecimentos nacionais e internacionais, permitirão ao Sporting retirar dividendos quase incalculáveis. A marca ganha prestígio e esse “valor” permite ter jogadores que queiram vir para o clube jogar, seja em que modalidade for. Por outro lado, o próprio terá capacidade de ajudar na negociação e na vinda de talentos. Conseguiremos aumentar seguramente o merchandising, os patrocínios, seja para as camisolas das modalidades como para camarotes, entre muitos outros. Teremos ainda outras formas de rentabilizar todo este universo da marca Sporting, desde os núcleos, angariação de sócios, e inclusive capacidade para a abertura de escolas pelo mundo fora.

Enquanto esperamos pela reforma desse extraordinário talento que conseguimos formar na nossa academia, temos vários outros que ajudarão, apesar de numa escala mais pequena, a consolidar e a dimensionar a nossa marca.  Após Alcochete este desafio ainda é mais importante, pois como vimos no jogo de quinta-feira, tudo o que fazemos serve de chacota internacional, como o tão propalado tema do cântico dos sapatos…

Refiro-me a Madjer (cinco vezes o melhor jogador do mundo) que tive o privilégio de conhecer aquando da minha breve passagem pela comissão de gestão liderada pelo Artur Torres Pereira. Temos outro talento extraordinário como Nani que está também a terminar a sua carreira. E tantos outros campeões do mundo e que dentro de alguns anos serão ídolos por esse mundo fora.

É urgente investir numa equipa de gestão orientada para a estratégia de marketing e comunicação. Esta equipa não precisa de ter mais do que quatro ou cinco pessoas que trabalhem o conceito de forma pensada, estruturada, e com o apoio a consultores, estudos de mercado, etc.. Considero sem qualquer dúvida, como uma das três áreas mais importantes na gestão de todo o universo do Sporting CP.

Chega de lamentações e de passarmos a vida a falar das asneiras do passado recente. O caminho é olhar para a frente aprendendo com os erros do passado. Mas olhar para a frente mesmo! Somos um dos maiores clubes do mundo e seguramente um dos que possui mais potencial para ainda ser maior. “Só” temos de nos unir e focar no importante e não dar importância ao supérfluo. Eu acredito. Viva o Sporting CP!

  Comentários