summary_large_image
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA: GRITOS E APITOS
O tempo tem-nos evidenciado uma tendência escandalosa, para beneficiar certos clubes! As pressões exercidas diretamente, sobre os árbitros, são irrevogáveis aos olhos de qualquer mortal!
Imagem de destaque28 Mai 2020, 10:00

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

Como já tive a oportunidade de dizer, irei continuar a falar sobre este tema importantíssimo para a ressuscitação da credibilidade desportiva do desporto em geral e do futebol profissional em particular. A pertinência do tema obriga a uma reflexão tematicamente faseada, de forma a podermos fazer uma abordagem o mais abrangente possível.

Hoje, irei desafiá-los a refletirmos sobre o contributo dos árbitros e dos sócios/adeptos para a falta de verdade desportiva. Nunca é demais agradecer os contributos que tenho recebido, de todos vós, com inúmeros comentários nas redes socias. Ainda bem que estamos em sintonia sobre a importância da restituição da verdade desportiva!

A arbitragem é, na verdade, um tema muito sensível no que concerne ao futebol. Ela é culpa, contributo e desculpa para tudo! A fragilidade organizacional e constitucional do Conselho de Arbitragem é um dos principais calcanhares de Aquiles do nosso futebol! As pressões sobre os decisores da arbitragem e os sobre os próprios árbitros, são, de há muito, um escândalo que só uma clubite muito aguda impede de ver!

O tempo tem-nos evidenciado uma tendência escandalosa, para beneficiar certos clubes!  As pressões exercidas diretamente, sobre os árbitros, são irrevogáveis aos olhos de qualquer mortal! Infelizmente, aos olhos da lei, do Conselho de Arbitragem, da Liga e da FPF, elas têm sido impossíveis de caírem nas redes da justiça, pois, esta, também se encontra controlada e esmagada entre os interesses do futebol e da política!

O VAR poderia trazer alguma transparência ao futebol! A tecnologia de ponta, colocada ao serviço do futebol, não tem sido suficiente para derrotar os interesses instalados! Há sempre uma forma de contornar o que todos podem ver e rever no VAR! Depois, estas decisões, de plano inclinado, são amplamente suportadas por alguns comentadores, por encomenda, que recebem das televisões para estarem ao serviço dos altos interesses dos grupos de comunicação que, por sua vez, estão a servir de cobertura às artimanhas dos tais clubes. De referir que, felizmente, também se encontra gente capaz, honesta e transparente como comentador desportivo. Pena serem poucos!

Nesta fase de pandemia esperava que, o Conselho e Arbitragem da FPF, aproveitasse a paragem nas competições para fazer uma séria reflexão sobre a arbitragem! A carreira de árbitro profissional tem que ser pensada de forma a blindar, o mais possível, a possibilidade de estes serem corrompidos! Numa indústria de milhões, quem tem o apito na boca, e pode decidir campeonatos, não pode ter uma remuneração que lhe deixe com o apetite aberto á corrupção! Devem ser bem remunerados! Deve-lhes ser exigido um comportamento profissional e social ao nível do exigido a um jogador profissional de futebol!

A arbitragem tem muito que fazer, ELA PRÓPRIA, para se credibilizar!

Quanto aos “GRITOS” estes são a contribuição ruidosa e muito danosa, por parte de muitos adeptos e sócios dos clubes que, a troco de um qualquer resultado positivo das suas equipas, branqueiam qualquer ato de corrupção, pressão ou violação da verdade desportiva! “Ultimamente”, especialmente nas redes socias, são muitos os gritos que afogam a verdade em troco de um troféu que geralmente não representa uma conquista desportiva, mas sim empresarial e pouco séria!

Vale a pena pensar sobre tudo isso e não sacudir a água do capote. Todos temos a nossa cota parte de culpa, na falta de verdade desportiva, quer por ação ou conformismo!

Muita saúde, protejam-se e saudações leoninas!

  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!